TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78166 Mensagem por JT8D » Sex Jan 29, 2016 11:25 pm

Como ninguém é confiável, tudo o que todo mundo disser, na verdade pode ser o contrário. Ou não.
E aí voltamos à estaca zero.

Abs,

JT




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78167 Mensagem por joao fernando » Seg Fev 01, 2016 10:31 am





Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78168 Mensagem por ABULDOG74 » Seg Fev 01, 2016 11:42 am

COBERTURA ESPECIAL - GRIPEN NG BRAZIL - AVIAÇÃO

01 de Fevereiro, 2016 - 08:00 ( Brasília )
GRIPEN NG - Começou a participação do Brasil no projeto
Primeiros engenheiros brasileiros já estão na Suécia para ajudar a desenvolver o futuro caça da FAB

Imagem

A neve domina a paisagem, o termômetro marca temperaturas negativas e o Sol se põe pouco depois das três da tarde, após nascer quase às nove da manhã. Mas o casal Viviam Lawrence e Marcelo Takase está feliz por trocar o verão brasileiro pelo frio de Linköping, cidade sueca com pouco mais de cem mil habitantes. Os dois fazem parte do primeiro grupo de 46 profissionais enviados por empresas do Brasil para participarem do projeto Gripen NG.

“O trabalho de desenvolvimento do avião em conjunto com eles está se iniciando e esta etapa será essencial para a troca de conhecimento, visando à transferência da tecnologia”, diz Viviam. Mestre em engenharia mecânica pela USP, ela leva na bagagem a experiência de 13 anos na Embraer, onde trabalhou nos projetos do Super Tucano, do cargueiro KC-390 e dos jatos E-170/190, Phenom, Lineage e Legacy.

Já Marcelo, engenheiro da Embraer desde 1998, trabalha com sistemas ambientais e pela primeira vez vai enfrentar os desafios do desenvolvimento de um jato capaz de superar a velocidade do som. “Uma das diferenças é que no voo supersônico a temperatura externa do ar é mais elevada, o que dificulta a capacidade de resfriamento dos equipamentos e dos sistemas do avião que trocam calor com o ar externo”, conta.

Marcelo irá trabalhar ao lado do sueco Erik Israelsson, que não esconde a surpresa com a parceria. “O que vem à mente quando escuto a palavra Brasil é o Carnaval no Rio e florestas tropicais exuberantes. Então eu não estava realmente certo do que esperar, e estou agradecido por relatar que até agora a experiência tem sido positiva”, conta o engenheiro.

Erik explica que foram criados cursos rápidos para que os brasileiros comecem a trabalhar o mais rapidamente possível. Para ele, além de transmitir conhecimento, a presença de novos parceiros pode significar mudanças positivas no processo. “Eu acho que será muito útil trabalhar com pessoas não familiarizadas com o ‘jeito Saab’. Penso que isso nos fará refletir sobre como nós fazemos as coisas, e isso dá a esperança de mudanças positivas”, explica.

A troca de conhecimentos será mútua. É essa a aposta do engenheiro Per Randell, um dos coordenadores do processo de transferência de tecnologia. “Mudar o ambiente e a estrutura de como as coisas são feitas desafia a sua percepção e faz você aprender mais”, afirma. “Tanto suecos quanto brasileiros têm conhecimentos e experiências, mas talvez de plataformas e sistemas diferentes”, completa.

Mais de 350 brasileiros na Suécia

Até 2022, mais de 350 brasileiros vão trabalhar com o projeto Gripen NG na Suécia. Além da Embraer, as empresas AEL, Akaer, Atech, Inbra e Mectron também vão enviar profissionais para a sede da Saab em Linköping. Eles vão atuar no desenvolvimento da aeronave, gerenciamento de projeto, desenvolvimento de simuladores e certificação, dentre outras atividades. Com status de parceiro no projeto Gripen NG, o Brasil terá papel de protagonista no desenvolvimento da versão para dois pilotos e nos primeiros estudos de viabilidade do Sea Gripen, modelo com adaptações necessárias para operar a bordo de porta-aviões.

Para 2016 a expectativa da Saab é concluir a montagem do primeiro protótipo do Gripen NG. Daqui a três anos, em 2019, sairá da fábrica em Linköping a primeira aeronave para o Brasil. Das 36 unidades adquiridas, quinze serão produzidas no Brasil, com a última prevista para entrega em 2024. A Força Aérea da Suécia já encomendou outras 60 unidades do modelo. Ao todo, são 96 encomendas firmes, e a expectativa é aumentar os números com novas exportações.

Se ainda faltam alguns anos para o novo caça da FAB ser uma realidade nas bases aéreas brasileiras, no mundo da engenharia o projeto já é motivo de satisfação. “Sou neto de um integrante da FAB e também um pioneiro da Embraer, Raimundo Fernandes Dias, e tenho muito orgulho de poder, assim como ele, contribuir de alguma forma com a nossa Força Aérea”, finaliza o engenheiro Marcelo Takase.

FONTE: AGÊNCIA FORÇA AÉREA

http://www.defesanet.com.br/gripenbrazi ... o-projeto/


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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78169 Mensagem por kirk » Seg Fev 01, 2016 11:58 am

Tikuna escreveu:Um ponto interessante onde a SAAB compara as aeronaves.

Aponta o gripen como mais capaz que o EF2000 e inferior ao F-18 e Rafale.


Eles tem que se decidir logo...

Imagem
Neste Gráfico o Gripen está pareado (Capability) com EF2000, SH, SU-35 e Rafale, com 50% custos




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78170 Mensagem por Bolovo » Seg Fev 01, 2016 1:40 pm

kirk escreveu:
Tikuna escreveu:Um ponto interessante onde a SAAB compara as aeronaves.

Aponta o gripen como mais capaz que o EF2000 e inferior ao F-18 e Rafale.


Eles tem que se decidir logo...

Imagem
Neste Gráfico o Gripen está pareado (Capability) com EF2000, SH, SU-35 e Rafale, com 50% custos
Powerpoint aceita tudo, cara.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78171 Mensagem por joao fernando » Seg Fev 01, 2016 1:44 pm

Alem de fazer o mesmo com 50% dos custos, ainda fala que pode ser exportado. A Argentina confirma isso...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78172 Mensagem por Tikuna » Ter Fev 02, 2016 1:06 am

kirk escreveu: Neste Gráfico o Gripen está pareado (Capability) com EF2000, SH, SU-35 e Rafale, com 50% custos


Na verdade , se você perceber, o ponto de referencia é a ponta do nariz da aeronave. ou seja, abaixo de SH e Rafale.

:lol: :lol: :lol:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78173 Mensagem por Bolovo » Ter Fev 02, 2016 1:09 am

Eu acho que o desafio maior, o famoso desafio da Tela Azul, é o kirk concordar com a SAAB e confirmar que o PAK-FA é o caça com maior capacidade operacional do mundo, apenas atrás do F-22. Aí sim eu quero ver. Concordar com parte do gráfico é lindo, agora quero ver concordar com tudo.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78174 Mensagem por kirk » Ter Fev 02, 2016 2:07 am

Tikuna escreveu:
kirk escreveu: Neste Gráfico o Gripen está pareado (Capability) com EF2000, SH, SU-35 e Rafale, com 50% custos


Na verdade , se você perceber, o ponto de referencia é a ponta do nariz da aeronave. ou seja, abaixo de SH e Rafale.

:lol: :lol: :lol:
Acima do Typhoon e BEM acima do SU-35 ! :D




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78175 Mensagem por kirk » Ter Fev 02, 2016 2:10 am

Bolovo escreveu:Eu acho que o desafio maior, o famoso desafio da Tela Azul, é o kirk concordar com a SAAB e confirmar que o PAK-FA é o caça com maior capacidade operacional do mundo, apenas atrás do F-22. Aí sim eu quero ver. Concordar com parte do gráfico é lindo, agora quero ver concordar com tudo.
Gripen E/F vai evoluindo suas capacidades ... gráfico vai se atualizando :

Imagem




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78176 Mensagem por Bolovo » Ter Fev 02, 2016 2:14 am

kirk escreveu:
Bolovo escreveu:Eu acho que o desafio maior, o famoso desafio da Tela Azul, é o kirk concordar com a SAAB e confirmar que o PAK-FA é o caça com maior capacidade operacional do mundo, apenas atrás do F-22. Aí sim eu quero ver. Concordar com parte do gráfico é lindo, agora quero ver concordar com tudo.
Gripen E/F vai evoluindo suas capacidades ... gráfico vai se atualizando :

Imagem
Esse gráfico é sobre raio de curva e não tem absolutamente nada a ver com atualização de um gráfico "capacidade operacional" x "custo".




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78177 Mensagem por joao fernando » Ter Fev 02, 2016 11:08 am

É um GIF animado gente...basta esperar umas 768 horas sem desgrudar da tela que os pontos se movem




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78178 Mensagem por kirk » Ter Fev 02, 2016 11:58 am

Bolovo escreveu:
kirk escreveu: Gripen E/F vai evoluindo suas capacidades ... gráfico vai se atualizando :

Imagem
Esse gráfico é sobre raio de curva e não tem absolutamente nada a ver com atualização de um gráfico "capacidade operacional" x "custo".
joao fernando escreveu:É um GIF animado gente...basta esperar umas 768 horas sem desgrudar da tela que os pontos se movem
Senhores,

Tem haver com raio de curva e taxa de curva sustentada, que por sua vez está diretamente ligada à taxa de sobrevivência ... quem sobreviveu é quem venceu ... isso nada tem haver com "capacidade operacional" ??? ... como bem diz a matéria que apresentou o gráfico "tais capacidades continuam sendo determinantes como sempre foram" ...

A matéria cita literalmente :

"A aeronave no quadrante superior direito do gráfico terá uma maior taxa de sobrevivência. Os do quadrante inferior esquerdo produzirão mais viúvas."

http://dailycaller.com/2016/01/22/ameri ... nightmare/




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78179 Mensagem por LeandroGCard » Ter Fev 02, 2016 1:01 pm

kirk escreveu:Senhores,

Tem haver com raio de curva e taxa de curva sustentada, que por sua vez está diretamente ligada à taxa de sobrevivência ... quem sobreviveu é quem venceu ... isso nada tem haver com "capacidade operacional" ??? ... como bem diz a matéria que apresentou o gráfico "tais capacidades continuam sendo determinantes como sempre foram" ...

A matéria cita literalmente :
Sei.

Então coisinhas como capacidade de aceleração, taxa de subida e taxa de rolamento, além de outros "detalhes", não querem mais dizer nada. Isso em mencionar que não são citadas as fontes dos valores de taxas de giro utilizadas na montagem do gráfico. Será que os valores consideram os aviões com combustível e carga militar, ou com pouco combustível e em configuração limpa? Nada disso é mencionado.

Se formos considerar apenas este gráfico o que se conclui então é que a toda-poderosa USAF está ferrada. Fora o punhado de F-22 que eles tem, todos os seus demais caças estão em flagrante inferioridade com relação a qualquer coisa que venham a encontrar no futuro... :roll: .


Leandro G. Card




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78180 Mensagem por joao fernando » Ter Fev 02, 2016 1:16 pm

Fato: só teremos dados REAIS qdo o NG existir no mundo real. O resto é mimimi.




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