FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Moderador: Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37921
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5730 vezes
- Agradeceram: 3266 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
http://www.defesaaereanaval.com.br/esca ... -de-cacas/
Não é exatamente uma notícia, mas comentários vinculados a questão do suposto desenvolvimento do Gripen Naval, como mostrado pelo Abuldog no tópico do Gripen -FX.
Há razões para crer, e descrer, do envolvimento da MB com este projeto. Pelo menos neste momento em que estamos, vide a quase situação de insolvência em que se encontra a esquadra.
Mas, compramos um navio anfíbio do nada, quando ninguém achava ser possível. E como nossa classe política não é chegada a planejamentos de nenhum tipo, a não ser aqueles voltados a si mesmos, e seus interesses pessoais, talvez não seja tão difícil assim de se ver algo como um contrato de desenvolvimento oficial da versão Naval do Gripen E/F.
Obviamente que tal proposta estaria embasada nos estudos recebidos pela MB durante este ano, e quem sabe até, contando com o apoio indireto da FAB, posto que seremos nós a propor e desenvolver uma versão biplace daquele caça, que penso eu, seria ou poderia vira a ser, a versão base para esta ainda hipotética versão naval do Gripen.
Chegou-se a ventilar há tempos atrás que o desenvolvimento final desta versão custaria algo em torno de uns US 200-300 milhões. Algo que talvez, se os comentários abaixo tiverem um mínimo de contato com a realidade dos fatos, mesmo que não sejam públicos, podem indicar a intencionalidade da MB avançar, e insistir, na manutenção e extensão da vida operacional do A-12, que como se sabe, agora terá de durar, pelo menos, até 2039. Ou seja, mais vinte anos ainda de catrapos por vir. Obviamente os A-4BR não vão durar até lá. E na ausência de outras opções mais factíveis - como os F-18C//D do Kuwait - podemos imaginar que o almirantado tem, ou pensa ter, alguma carta na manga junto ao GF a fim de garantir seus projetos mais importantes.
A ver.
http://www.defesaaereanaval.com.br/esca ... -de-cacas/
Carpe Diem
-
- Sênior
- Mensagens: 1039
- Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 61 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Eu só acredito nisso se for feito da mesma forma do Gripen E/F.
Pagar depois da ultima entrega.
Pagar depois da ultima entrega.
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
- Stephen R. Covey
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37921
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5730 vezes
- Agradeceram: 3266 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Como disse Tikuna, os almirantes podem ter, ou acham que tem, uma carta na manga quanto a este projeto.
Veremos se tem mesmo.
abs.
Veremos se tem mesmo.
abs.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37921
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5730 vezes
- Agradeceram: 3266 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Uma possível luz no fim do túnel do Gripen N?
http://www.defesaaereanaval.com.br/grip ... o-da-saab/
http://www.cavok.com.br/blog/saab-volta ... -na-india/
A ver.
abs.
http://www.defesaaereanaval.com.br/grip ... o-da-saab/
http://www.cavok.com.br/blog/saab-volta ... -na-india/
A ver.
abs.
Carpe Diem
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18736
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1960 vezes
- Agradeceram: 2488 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
A gente não tinha condições de arcar de início com financiamento algum (vide a dificuldade de fechar o contrato com os KC 767 modernizados pela IAI, decisão ocorrida em maio de 2.013..) e os suecos propuseram 8 anos de carência para inicio de pagto do pacote do GripenNG para a FAB com juros de 2.1%a.a.-depois baixados devido a negociações a 1.9% a.a.).
Acho que não há dificuldade deles fazerem algo semelhante com a MB. Com 20% a mais de potência, esse caça vai ser muito atraente para países que planejam um NAe Stobar. Há interesse potencial dos 2 lados nisso:dos suecos querendo entrar no mercado naval com esse caça e da MB, que precisa de um novo caça não muito pesado para o São Paulo, e de quebra é o da FAB, facilitando a comunalidade com uma força irmã que já o possui.
Eu vejo boas perspectivas. Outro fator, como eu havia escrito no Aéreas, é que a FAB está acompanhando o projeto do Gripen Naval. Aí tem...
Acho que não há dificuldade deles fazerem algo semelhante com a MB. Com 20% a mais de potência, esse caça vai ser muito atraente para países que planejam um NAe Stobar. Há interesse potencial dos 2 lados nisso:dos suecos querendo entrar no mercado naval com esse caça e da MB, que precisa de um novo caça não muito pesado para o São Paulo, e de quebra é o da FAB, facilitando a comunalidade com uma força irmã que já o possui.
Eu vejo boas perspectivas. Outro fator, como eu havia escrito no Aéreas, é que a FAB está acompanhando o projeto do Gripen Naval. Aí tem...
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
FCarvalho escreveu:
http://www.defesaaereanaval.com.br/esca ... -de-cacas/
Não é exatamente uma notícia, mas comentários vinculados a questão do suposto desenvolvimento do Gripen Naval, como mostrado pelo Abuldog no tópico do Gripen -FX.
Há razões para crer, e descrer, do envolvimento da MB com este projeto. Pelo menos neste momento em que estamos, vide a quase situação de insolvência em que se encontra a esquadra.
Mas, compramos um navio anfíbio do nada, quando ninguém achava ser possível. E como nossa classe política não é chegada a planejamentos de nenhum tipo, a não ser aqueles voltados a si mesmos, e seus interesses pessoais, talvez não seja tão difícil assim de se ver algo como um contrato de desenvolvimento oficial da versão Naval do Gripen E/F.
Obviamente que tal proposta estaria embasada nos estudos recebidos pela MB durante este ano, e quem sabe até, contando com o apoio indireto da FAB, posto que seremos nós a propor e desenvolver uma versão biplace daquele caça, que penso eu, seria ou poderia vira a ser, a versão base para esta ainda hipotética versão naval do Gripen.
Chegou-se a ventilar há tempos atrás que o desenvolvimento final desta versão custaria algo em torno de uns US 200-300 milhões. Algo que talvez, se os comentários abaixo tiverem um mínimo de contato com a realidade dos fatos, mesmo que não sejam públicos, podem indicar a intencionalidade da MB avançar, e insistir, na manutenção e extensão da vida operacional do A-12, que como se sabe, agora terá de durar, pelo menos, até 2039. Ou seja, mais vinte anos ainda de catrapos por vir. Obviamente os A-4BR não vão durar até lá. E na ausência de outras opções mais factíveis - como os F-18C//D do Kuwait - podemos imaginar que o almirantado tem, ou pensa ter, alguma carta na manga junto ao GF a fim de garantir seus projetos mais importantes.
A ver.
http://www.defesaaereanaval.com.br/esca ... -de-cacas/
http://www.defesanet.com.br/gripenbrazi ... GRIPEN-NG/Informe Diretoria da Aeronáutica da MB
DAerM
No dia 24 de outubro de 2014, a Força Aérea Brasileira (FAB) assinou com a empresa sueca SAAB o contrato para aquisição de 36 aviões de caça Gripen NG. A primeira aeronave deverá ser entregue em 2019, e a última, em 2024.
O investimento de aproximadamente R$ 13 bilhões envolve o treinamento de pilotos e mecânicos brasileiros na Suécia, apoio logístico e a transferência de tecnologia para indústrias brasileiras.
A Embraer vai assumir um papel de liderança na fabricação local dos aviões, com a participação de outras empresas brasileiras, proporcionando um salto de qualidade para a nossa indústria em geral.
Para a Marinha do Brasil, este contrato representa o primeiro passo de um processo o qual permitirá que, no futuro, tenhamos a possibilidade de dispor de um avião para emprego naval como versão da aeronave em uso pela FAB e de produção nacional, trazendo, com isto, todos os benefícios decorrentes. O contrato assinado contempla no Volume 7 - Industrial, Commercial And Technology And Industrial Cooperation Offset Proposal) Anexo D, Apêndice 22 Additional projects, o item 3.5, o qualprevê o Preliminary Feasibility Study Of A Naval Version Of Gripen NG (SEA GRIPEN).
Este acordo de cooperação, que permitirá a transferência de tecnologia às indústrias brasileiras, é tão relevante que o próprio presidente da SAAB, Senhor Hakan Buskhe, afirmou em entrevista à imprensa "Nós iremos transferir tecnologia e a capacidade de projetar e construir caças".
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- ABULDOG74
- Sênior
- Mensagens: 2273
- Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 153 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Olá camaradas, também sou a favor da criação de uma versão VTOL para operar a bordo de PA`S , LHD`S(está na END aquisição) e LPD`S e até em bases da amazônia(FAB), para operações CAS e OPANF`S na seguinte linha de idéia:
Que tal fazer um projeto partindo dessa maquete, transferindo os dois motores para as ponta das asas com o eixo das hélices móveis para cima(em vôo vertical idêntico ao V-22 OSPREY), uma pequena hélice na parte traseira e embaixo da aeronave para dar estabilidade (no vôo vertical).
A vantagem de um projeto igual a esse,além da quantidade de cabides (09 ao todo, pois tem 03 embaixo da coluna central), seria seu preço de construção e manutenção; também poderia se investir em uma boa blindagem para ele ;ficando próxima ou até igual ao A-10 ; sem falar que ele deteria também algumas características do ST(BAIXA VELOCIDADE NO APOIO FAZENDO O TEMPO DE PERMANÊNCIA NO CONFLITO MAIOR); segundo aquela matéria que postei dos MARINES no tópico CFN(COLEI A PÁGINA DO TÓPICO ABAIXO) ; o USMC ia adorar essa aeronave pra compra e se eles comprarem; a UE vai seguir em anexo como ele sempre fazem em escolhas militares; principalmente numa área que só existem o HARRIERS e agora o F-35B.
EMB-320 LIBÉLULA(fotos de uma maquete)
REFERÊNCIA DAS MATÉRIAS QUE CITEI SOBRE O USMC:
http://defesabrasil.com/forum/viewtopic ... &start=960
A PARTIR: Qua Jan 22, 2014 5:38 pm
ADSUMUS
Que tal fazer um projeto partindo dessa maquete, transferindo os dois motores para as ponta das asas com o eixo das hélices móveis para cima(em vôo vertical idêntico ao V-22 OSPREY), uma pequena hélice na parte traseira e embaixo da aeronave para dar estabilidade (no vôo vertical).
A vantagem de um projeto igual a esse,além da quantidade de cabides (09 ao todo, pois tem 03 embaixo da coluna central), seria seu preço de construção e manutenção; também poderia se investir em uma boa blindagem para ele ;ficando próxima ou até igual ao A-10 ; sem falar que ele deteria também algumas características do ST(BAIXA VELOCIDADE NO APOIO FAZENDO O TEMPO DE PERMANÊNCIA NO CONFLITO MAIOR); segundo aquela matéria que postei dos MARINES no tópico CFN(COLEI A PÁGINA DO TÓPICO ABAIXO) ; o USMC ia adorar essa aeronave pra compra e se eles comprarem; a UE vai seguir em anexo como ele sempre fazem em escolhas militares; principalmente numa área que só existem o HARRIERS e agora o F-35B.
EMB-320 LIBÉLULA(fotos de uma maquete)
REFERÊNCIA DAS MATÉRIAS QUE CITEI SOBRE O USMC:
http://defesabrasil.com/forum/viewtopic ... &start=960
A PARTIR: Qua Jan 22, 2014 5:38 pm
ADSUMUS
- Vinícius Almeida
- Avançado
- Mensagens: 358
- Registrado em: Sex Dez 12, 2014 9:49 pm
- Agradeceu: 223 vezes
- Agradeceram: 49 vezes
- Contato:
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Ola.
Uma possível versão navalizada do Textron Scorpion não seria mais interessante para a Marinha no lugar do Sea Gripen?
Uma possível versão navalizada do Textron Scorpion não seria mais interessante para a Marinha no lugar do Sea Gripen?
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37921
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5730 vezes
- Agradeceram: 3266 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Olá Abuldog.
Isso aí mais parece uma mistura de Bronco com Pucará e nariz de Apache...
Me pegunto de voaria de verdade.
Mas creio que seja mais fácil adotarmos uma versão naval do Super Tucano do que investir em novos projetos.
Se a MB chegar a topar entrar com o exercito em um projeto de helo de ataque que eles querem, pode ser que os problemas de CAS do CFN possam ser parcial ou totalmente resolvidos, com os caças fazendo o resto.
abs.
Isso aí mais parece uma mistura de Bronco com Pucará e nariz de Apache...
Me pegunto de voaria de verdade.
Mas creio que seja mais fácil adotarmos uma versão naval do Super Tucano do que investir em novos projetos.
Se a MB chegar a topar entrar com o exercito em um projeto de helo de ataque que eles querem, pode ser que os problemas de CAS do CFN possam ser parcial ou totalmente resolvidos, com os caças fazendo o resto.
abs.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37921
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5730 vezes
- Agradeceram: 3266 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Não Vinicius. São aviões diferentes, em categorias diferentes, com propósitos e capacidades diferentes.Vinícius Almeida escreveu:Ola.
Uma possível versão navalizada do Textron Scorpion não seria mais interessante para a Marinha no lugar do Sea Gripen?
abs.
Carpe Diem
- ABULDOG74
- Sênior
- Mensagens: 2273
- Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 153 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Olá camarada e amigo, o que sugeri foi uma aeronave no qual o mundo todo é carente e só existe dois tipos de aeronave o F-35B e HARRIER e que pode pousar em quase todo tipo de navio principalmente em operações anfíbias(LPD e LST); enquanto o ST NAVAL dependeria sempre do PA na área de operações para lançá-lo.FCarvalho escreveu:Olá Abuldog.
Isso aí mais parece uma mistura de Bronco com Pucará e nariz de Apache...
Me pegunto de voaria de verdade.
Mas creio que seja mais fácil adotarmos uma versão naval do Super Tucano do que investir em novos projetos.
Se a MB chegar a topar entrar com o exercito em um projeto de helo de ataque que eles querem, pode ser que os problemas de CAS do CFN possam ser parcial ou totalmente resolvidos, com os caças fazendo o resto.
abs.
ADSUMUS
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37921
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5730 vezes
- Agradeceram: 3266 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Bom, se ninguém mais la´para frente arrumar concorrência para eles, nós e meio mundo vai ter que se virar com o que tiver na mão. Creio eu que helos de ataque e caças convencionais poderão atender a contento esta necessidade.
E quem tiver dindin para gastar, e for muito amigo também, pode arrumar uns F-35 para brincar.
abs.
E quem tiver dindin para gastar, e for muito amigo também, pode arrumar uns F-35 para brincar.
abs.
Carpe Diem
- ABULDOG74
- Sênior
- Mensagens: 2273
- Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 153 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Olá camaradas, o que cansei de citar como idéia como o Capitânea da MB; a Turquia fez e melhor..........
MINHA SUGESTÃO:
Uma sugestão para substituição do CAPITÂNEA/PORTA AVIÕES para o futuro na MB:
Uma solução interessante seria que em vez de termos um capitânea PA, poderíamos ter três capitâneas baseado em NAVIOS DE PROPÓSITOS MÚLTIPLOS modelo JUAN CARLOS I(baseado em bases navais no Nordeste, Sudeste e Sul ) :OPERAÇÕES AÉREAS COM: F-35B, HELICÓPTEROS ANTISUBMARINOS(SH-70 SEAHAWK), HELICÓPTEROS DE TRANSPORTE(EC-725) , V-22 OSPREY CUMPRINDO AS MISSÕES DIVERSAS INCLUINDO AEW E ALÉM DISSO O NAVIO CUMPRIRIA AS OPERAÇÕES ANFÍBIAS TAMBÉM; com isso teria, num único modelo de navio, várias funções(excluindo os SUB`S , escoltas e apoio logístico), abriria mão dos patrulhas e das corvetas em prol de escoltas multipropósitos acumulando essa função além da própria escolta; talvez manteria os patrulhas pequenos para o mar raso(próximo as praias)…….talvez.
Essa minha solução visa centralizar os recursos e diminuir gastos com muitos tipos de navios ; tendo meios modernos e atuais e com recursos operativos voltados para eles.
O navio é Multipropósito e com isso dará uma flexibilidade de configuração para o tipo de missão naquele momento; + aviões ou - aviões, + meios anfíbios ou - meios anfíbios, + FN`S ou - FN`S e em caso de indefinição da missão ou prontidão permanente um equílibrio de tudo citado acima.
Mas o mais importante é que tudo citado acima mostra a ENORME FLEXIBILIDADE que esse tipo de navio daria a MB.
NOTÍCIA:
Agora é oficial: primeiro porta-aviões turco de projeção de força irá se chamar ‘Anadolu’ (‘Anatólia’)
Posted by Roberto Lopes
Por Roberto Lopes
A Marinha da Turquia anunciou oficialmente nesta segunda-feira (04.01) que o seu primeiro porta-aviões concebido para atuar como navio de projeção de força e de assalto anfíbio – uma embarcação de desenho inspirado no conhecido e bem avaliado Juan Carlos I, da Armada espanhola – irá se chamar Anadolu (Anatólia).
Projetado pelo estaleiro Navantia, da Espanha, o barco turco, de 225 m de comprimento, 32 m de boca e 28.000 toneladas de deslocamento (a plena carga) – ligeiramente maior que o Juan Carlos I –, está sendo construído no estaleiro Sedef Shipbuilding Inc., de Istambul, e deve entrar em serviço dentro de cinco anos e meio.
Sua principal característica será a capacidade de operar caças tipo short take-off and vertical landing aircraft (aeronaves STOVL), de decolagem assistida, que irão alçar voo de uma pista Ski-jump, impulsionados por catapulta.
Os almirantes turcos esperam poder operar, a bordo do Anadolu, as aeronaves supersônicas F-35 Lightning II, de fabricação americana.
A novidade permitirá uma expressiva elevação dos préstimos da Força Naval da Turquia – hoje uma importante aliada das marinhas da Organização do Tratado do Atlântico Norte.
O barco será consagrado às operações de apoio ao assalto anfíbio, de defesa aérea de frota e de ataque a alvos navais e terrestres.
Ele transportará quatro grandes lanchas de desembarque, oito helicópteros, dezenas de viaturas blindadas, e ainda terá acomodações para um contingente de 1.400 fuzileiros navais (dois batalhões completamente equipados), além de um pequeno hospital capaz de realizar intervenções cirúrgicas.
http://www.planobrazil.com/agora-e-ofic ... -anatolia/
ADSUMUS
MINHA SUGESTÃO:
Uma sugestão para substituição do CAPITÂNEA/PORTA AVIÕES para o futuro na MB:
Uma solução interessante seria que em vez de termos um capitânea PA, poderíamos ter três capitâneas baseado em NAVIOS DE PROPÓSITOS MÚLTIPLOS modelo JUAN CARLOS I(baseado em bases navais no Nordeste, Sudeste e Sul ) :OPERAÇÕES AÉREAS COM: F-35B, HELICÓPTEROS ANTISUBMARINOS(SH-70 SEAHAWK), HELICÓPTEROS DE TRANSPORTE(EC-725) , V-22 OSPREY CUMPRINDO AS MISSÕES DIVERSAS INCLUINDO AEW E ALÉM DISSO O NAVIO CUMPRIRIA AS OPERAÇÕES ANFÍBIAS TAMBÉM; com isso teria, num único modelo de navio, várias funções(excluindo os SUB`S , escoltas e apoio logístico), abriria mão dos patrulhas e das corvetas em prol de escoltas multipropósitos acumulando essa função além da própria escolta; talvez manteria os patrulhas pequenos para o mar raso(próximo as praias)…….talvez.
Essa minha solução visa centralizar os recursos e diminuir gastos com muitos tipos de navios ; tendo meios modernos e atuais e com recursos operativos voltados para eles.
O navio é Multipropósito e com isso dará uma flexibilidade de configuração para o tipo de missão naquele momento; + aviões ou - aviões, + meios anfíbios ou - meios anfíbios, + FN`S ou - FN`S e em caso de indefinição da missão ou prontidão permanente um equílibrio de tudo citado acima.
Mas o mais importante é que tudo citado acima mostra a ENORME FLEXIBILIDADE que esse tipo de navio daria a MB.
NOTÍCIA:
Agora é oficial: primeiro porta-aviões turco de projeção de força irá se chamar ‘Anadolu’ (‘Anatólia’)
Posted by Roberto Lopes
Por Roberto Lopes
A Marinha da Turquia anunciou oficialmente nesta segunda-feira (04.01) que o seu primeiro porta-aviões concebido para atuar como navio de projeção de força e de assalto anfíbio – uma embarcação de desenho inspirado no conhecido e bem avaliado Juan Carlos I, da Armada espanhola – irá se chamar Anadolu (Anatólia).
Projetado pelo estaleiro Navantia, da Espanha, o barco turco, de 225 m de comprimento, 32 m de boca e 28.000 toneladas de deslocamento (a plena carga) – ligeiramente maior que o Juan Carlos I –, está sendo construído no estaleiro Sedef Shipbuilding Inc., de Istambul, e deve entrar em serviço dentro de cinco anos e meio.
Sua principal característica será a capacidade de operar caças tipo short take-off and vertical landing aircraft (aeronaves STOVL), de decolagem assistida, que irão alçar voo de uma pista Ski-jump, impulsionados por catapulta.
Os almirantes turcos esperam poder operar, a bordo do Anadolu, as aeronaves supersônicas F-35 Lightning II, de fabricação americana.
A novidade permitirá uma expressiva elevação dos préstimos da Força Naval da Turquia – hoje uma importante aliada das marinhas da Organização do Tratado do Atlântico Norte.
O barco será consagrado às operações de apoio ao assalto anfíbio, de defesa aérea de frota e de ataque a alvos navais e terrestres.
Ele transportará quatro grandes lanchas de desembarque, oito helicópteros, dezenas de viaturas blindadas, e ainda terá acomodações para um contingente de 1.400 fuzileiros navais (dois batalhões completamente equipados), além de um pequeno hospital capaz de realizar intervenções cirúrgicas.
http://www.planobrazil.com/agora-e-ofic ... -anatolia/
ADSUMUS
- Ilya Ehrenburg
- Sênior
- Mensagens: 2449
- Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
- Agradeceram: 1 vez
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Quando houver um substituto para o A-12, haverá a escolha do seu grupo aéreo.
Os vetores serão aqueles existentes, o que vale dizer:
Rafale-M;
MiG-29K;
F-18E;
F-35...
Grinpen N não existe, apenas no mundo dos sonhos.
Aliás, sequer existe o Gripen E, pelo menos até maio...
Os vetores serão aqueles existentes, o que vale dizer:
Rafale-M;
MiG-29K;
F-18E;
F-35...
Grinpen N não existe, apenas no mundo dos sonhos.
Aliás, sequer existe o Gripen E, pelo menos até maio...
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!