TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77941 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 28, 2015 10:56 pm

Penguin escreveu:Carvalho,
Os mísseis da família Python (III e IV) foram adquiridos em momentos diferentes e sairão de serviço com o fim de suas vidas uteis.
O Python III armou o Mirage III e o F-5E.
Quando os F-5E foram modernizados para F-5BR, suas armas tb o foram e adquiriu-se o Python IV e o Derby.
Com a modernização dos AMX, decidiu-se equipá-los com o Piranha.
Os Python III devem estar com a validade perto de vencer ou já vencida.
Logo, restam na FAB 3 tipos de mísseis: Piranha no AMX e PIV e Derby no F-5BR. Um nacional e os israelenses de um mesmo fabricante e compartilhando uma série de componentes comuns.
Não faz sentido integrar novos mísseis nesses vetores. Eles vão continuar usado o que já está em estoque até sair de operação.
É verdade que tivemos muitos problemas com o programa Piranha que atrasou muito. Mas desenvolvemos algum conhecimento.
Se tudo der certo com o A-Darter, em termos financeiros, técnicos e operacionais, teremos antes de 2025 um míssil IR competitivo em operação no Gripen.
Com relação ao BVR, a coisa é mais complicada mesmo. Mas há um caminho e esse caminho passa pela África do Sul. É essa a janela que se abre. Em paralelo a isso, usaremos o Meteor (ou outro BVR a ser selecionado).
No futuro com o Gripen, a FAB estará equipada com mísseis competitivos comparados com os de qualquer país (A-Darter e Meteor), coisa que nunca aconteceu antes na história desse país.
A compra de 10 míseros IRIS-T, cujo custo deve ser inferior a USD 10 milhões, com financiamento de longo prazo, não afeta a capacidade de investimento no A-Darter.
[]s
Olá Penguim,

Eu concordo que o uso de vários mísseis ao mesmo tempo na FAB tem menos a ver com ela do que com a oportunidade do momento. Nosso histórico neste sentido não nos propicia.
Mas creio que algumas decisões poderiam ser repensadas. Contudo, como não somos nós aqui que vamos fazer as coisas mudarem, então podemos debater sobre.
Tenho cá comigo que o A-Dater tem muito em termos de capacidade que o Iris-T apresentará, com algumas diferenças a mais ou a menos que são, obviamente, relativas à capacidade técnica de investimento de seus fabricantes.
Doravante, penso que este investimento no míssil europeu poderá, se muito, nos trazer a percepção de questões superficiais quanto ao uso e atributos deste tipo de míssil, e que por agora, tenho lá minhas dúvidas quanto a nos favorecer no desenvolvimento do A-Dater. Mas claro, posso estar enganado e falando bobagem.
No mais, eu defendi aqui no fórum em varias ocasiões uma parceria mais aprofundada com os sul-africanos não somente no Marlin, mas em toda uma gama de mísseis que eles estão tentando desenvolver, e para os quais procuram parcerias, e que são todos, em maior ou menor medida, de nosso interesse. Mas até hoje o que se viu é basicamente aquele mesmo isolacionismo de sempre com cada força olhando o seu próprio umbigo e agindo por si mesma. Aí depois o pessoal reclama de certas intubações recebidas...
Mas torço pelo Marlin e nossa participação nele. E que possamos nos capacitar para além do mínimo básico necessário como tanto se propala por aqui na mentalidade militar tupiniquim. Esta é a ideia por trás do Gripen E/F. E das parcerias em P&D, off set e tot's afins.
Se não fosse, ele nem sequer teria chegado até aqui.
Boa sorte para nós. Vamos precisar.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77942 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 28, 2015 11:09 pm

knigh7 escreveu:
FCarvalho escreveu:Olha, eu realmente não entendo o porque de comprar 10 mísseis apenas para treinamento. Um negócio que equipa mal e porcamente 5 aeronaves. E para quê? Comparação com algo que ainda vamos receber e que nem temos ainda parâmetros reais?...
Olá Carvalho.
Observe os números: 10 de operação e 20 de treinamento.
O IRIS-T, como O missil WVR mais moderno vai servir como benchmarking para o A-Darter. E é bom ter o conhecimento sobre outros no mercado. O iris-t tem sistemas inovadores, como a cabeça de guiagem.
Nós vamos começar a receber o GripenNG em 2019. Já estamos chegando em 2016. O tempo passa rápido...Já estava na hora de fazer o contrato com eles. Antes da producao é necessário obter as liberações dos governos do consórcio. 3 anos não é tempo demais.
Outra coisa: Ioc de esquadrão na FAB em 2021. Esquadrão.... Em 2019 esse míssil tem de estar aqui.
Olá Knight7,

Eu tendo a crer que a FAB fez uma aposta na incerteza. Não do projeto do A-Dater, mas na gestão do processo financeiro-orçamentário governamental. Sabemos como as coisas aqui funcionam.
Mesmo entrando em serviço em 2016, o A-Dater ainda teria 3 anos de espaço para crescimento, análise e desenvolvimento, nos nossos F-5M/A-1M. Isso até ser integrado no Gripen E/F. Mas sei lá.
Tudo bem que o Iris -T possa ser um baita WVR, e cobrirá uma lacuna indesejável em termos de equipamento do Gripen E/F, mas isso também tem muito a ver com os próprios atrasos no desenvolvimento do nosso míssil. Atrasos bastante considerados, por sinal.
Vamos ver como as coisas se desenrolam A FAB a meu ver não pode abrir mão de contar com o A-Dater funcional e operando em 2019.
E se quisermos mesmo fazer algo de bom por este projeto, a encomenda de, no mínimo, 72 undes iniciais é o desejável, a fim de que se possa começar a suprir, e cobrir, as despesas de investimento feitas nele. Do contrário, isso de encomendar 10 mísseis em um ano, 5 no outro e mais 3 ali na frente, vai nos trazer apenas prejuízos já sabidos e esperados. E mais uma boa desculpa para alguem aqui reclamar que estamos gastando desenvolvendo para depois não usar.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77943 Mensagem por knigh7 » Seg Dez 28, 2015 11:23 pm

é importante ressaltar que a FAB quer aperfeiçoar o A-Darter. 10, ou 5 A-Darter por ano? Isso é muito pouco, a FAB não compra assim. Não obstante a necessidade de manter a linha aberta.
Um exemplo é o Derby: a FAB 38 inicialmente. Após, comprou mais 50; E salvo engano, tem mais um outro lote. E a quantidade de PIV é bastante grande.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77944 Mensagem por knigh7 » Seg Dez 28, 2015 11:27 pm

FCarvalho escreveu:Se eu entendi direito, entre 2015 e 2025 vamos operar:

Gripen E//F: IRIS-T e A-Dater

F-5M: Phyton III, IV, V

A-1M: MAA-1A/B

Não é muito míssil para para pouco caça não? :roll:

E no meio disso tudo, um punhado de Derby e Meteor fazendo figuração...

Sinceramente, que falta faz planejamento e cumprimento de metas neste país. :?

abs.
GripenNG: correto. Acrescento o Meteor, cujo contrato está sendo negociado a parte com a MBDA.

F-5M: Python IV e Derby (PIII já foram retirados e não há perspectiva de comprar o V).

A-1M. A-Dater.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77945 Mensagem por knigh7 » Ter Dez 29, 2015 12:37 am

Túlio escreveu:
Aí temos o típico post que me faz voltar a este tópico de vez em quando e passar uns dias acompanhando e postando. Sóbrio e informativo.

Acreditem ou não, eu NÃO sabia que a certificação do Gripen seria aqui. Só me faz gostar ainda mais do NOSSO cacinha.

O resto é CHORA VIOLA!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Olá, Túlio.

Com o NG, o Gripen deixou de ser "cacinha". Ele tem praticamente as mesmas dimensões, pesos e capacidade de carga do Mirage2000.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77946 Mensagem por Carlos Lima » Ter Dez 29, 2015 4:50 am

A cada $ centavo que gastamos com o missil estrangeiro e' menos $ que se gasta com o nacional.

Considerando o nosso 'historico' de aprendizado por misseis disparados vamos e' jogar mais $$ que nao existe para investimento no lixo.

Adoraria dizer que estou surpreso... Mas infelizmente nao estou...

[]s
CB




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77947 Mensagem por talharim » Ter Dez 29, 2015 7:59 am

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
AEROESPACIAL

COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA
AERONAVE DE COMBATE

EXTRATO DE TERMO ADITIVO Nº 23/2015
No Processo: 67701.025763/2012-89. Espécie: Termo Aditivo de Contrato.
Contratante: A União, Ministério da Defesa, por Intermédio do
Comando da Aeronáutica, Representado pelo Departamento de Ciência
e Tecnologia Aeroespacial - DCTA e pela Comissão Coordenadora
do Programa Aeronave de Combate - COPAC. Contratada: SAAB AB
(PUBL) ELECTRONIC DEFENSE SYSTEMS.
Número do Termo
Aditivo e Contrato Original: 2o Termo Aditivo ao Contrato de Despesa
no 001/DCTA-COPAC/2013. Finalidade: a) Alterar o
ITEM/CLÁUSULAS: IV - CONVENÇÕES; 3ª - PREÇO; 4ª -CUSTEIO;
6ª - CRITÉRIOS DE REAJUSTAMENTO; 7ª -PRAZO DE
VIGÊNCIA; 8ª -PRAZO DE EXECUÇÃO E EFICÁCIA; 12 -GARANTIA
FINANCEIRA; 20- LEGISLAÇÃO APLICÁVEL; 21 -
ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO; 43 - CORRESPONDÊNCIA;
b) Alterar os ANEXOS: I -CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO;
IV - METODOLOGIA DE ENTREGA E ACEITAÇÃO
DOS BENS E SERVIÇOS - MEA; VI - PROCEDIMENTOS DE
IMPORTAÇÃO; e c) Substituir em todo o corpo do CONTRATO e
em seus Anexos a nomenclatura do GAC-EUROCOPTER pela do
GAC-EMBRAER.
Amparo Legal: artigo 57, §1º, inciso III, da Lei n°
8.666/93. Valor: houve acréscimo no valor de C= 4.295.319,68. Data de
assinatura: 23 de dezembro de 2015. Vigência: 30 de julho de 2021.

EXTRATO DE TERMO ADITIVO Nº 24/2015
No Processo: 67701.025762/2012-34. Espécie: Termo Aditivo de Contrato.
Contratante: A União, Ministério da Defesa, por Intermédio do
Comando da Aeronáutica, Representado pelo Departamento de Ciência
e Tecnologia Aeroespacial - DCTA e pela Comissão Coordenadora
do Programa Aeronave de Combate - COPAC. Contratada: AEROELETRÔNICA
INTERNATIONAL LTD.
Número do Termo Aditivo e
Contrato Original: 1o Termo Aditivo ao Contrato de Despesa no
002/DCTA-COPAC/2013. Finalidade: a) Alterar o ITEM/CLÁUSULAS:
IV - CONVENÇÕES; 3ª - PREÇO; 4ª - CUSTEIO; 5ª - CONDIÇÕES
DE PAGAMENTO; 7ª -PRAZO DE VIGÊNCIA; 8ª -PRAZO
DE EXECUÇÃO E EFICÁCIA; 11 - RECEBIMENTO DE ETAPAS,
ACEITAÇÃO E RECEBIMENTO DEFINITIVO DO OBJETO
DO CONTRATO; 12 - GARANTIA FINANCEIRA; 20 - LEGISLAÇÃO
APLICÁVEL; 21 - ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO;
43 - CORRESPONDÊNCIA; b) Alterar os ANEXOS: I -
CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO; III - DETALHAMENTO
DOS FORNECIMENTOS E SERVIÇOS; e IV - METODOLOGIA
DE ENTREGA E ACEITAÇÃO DOS BENS E SERVIÇOS - MEA; e
c) Substituir em todo o corpo do CONTRATO e em seus Anexos a
nomenclatura do GAC-CASA pela do GAC-EMBRAER
. Amparo Legal:
artigo 57, §1º, inciso III, da Lei n° 8.666/93. Valor: houve acréscimo
no valor de U$ 507.037,63.
Data de assinatura: 23 de dezembro
de 2015. Vigência: 1º de março de 2020.

EXTRATO DE TERMO ADITIVO Nº 25/2015
No Processo: 67701.025761/2012-90. Espécie: Termo Aditivo de
Contrato. Contratante: A União, Ministério da Defesa, por Intermédio
do Comando da Aeronáutica, Representado pelo Departamento de
Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA e pela Comissão Coordenadora
do Programa Aeronave de Combate - COPAC. Contratada:
ROHDE & SCHWARZ.
Número do Termo Aditivo e Contrato
Original: 2o Termo Aditivo ao Contrato de Despesa no 003/ DCTACOPAC/
2013. Finalidade: a) Alterar o ITEM/CLÁUSULAS: IV -
CONVENÇÕES; 3ª - PREÇO; 4ª -CUSTEIO; 5ª - CONDIÇÕES DE
PAGAMENTO; 7ª -PRAZO DE VIGÊNCIA; 8ª -PRAZO DE EXECUÇÃO
E EFICÁCIA; 11 - RECEBIMENTO DE ETAPAS, ACEITAÇÃO
E RECEBIMENTO DEFINITIVO DO OBJETO DO CONTRATO;
12 -GARANTIA FINANCEIRA; 20- LEGISLAÇÃO APLICÁVEL;
21 - ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO; 41 - COOPERAÇÃO
INDUSTRIAL, COMPENSAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL
E TECNOLÓGICA ("OFFSET"); 43 - CORRESPONDÊNCIA;
b) Alterar os ANEXOS: I -CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO;
III - DETALHAMENTO DOS FORNECIMENTOS E
SERVIÇOS; IV - METODOLOGIA DE ENTREGA E ACEITAÇÃO
DOS BENS E SERVIÇOS; VI - PROCEDIMENTOS DE IMPORTAÇÃO;
e c) Substituir em todo o corpo do CONTRATO e em seus
Anexos a nomenclatura do GAC-CASA pela do GAC-EMBRAER.
Amparo Legal: artigo 57, §1º, inciso III, da Lei n° 8.666/93. Valor:
houve acréscimo no valor de C= 314.232,72.
Data de assinatura: 23 de
dezembro de 2015. Vigência: 15 de julho de 2021.

EXTRATO DE TERMO ADITIVO Nº 27/2015
No Processo: 67700.006637/2012-35. Espécie: Termo Aditivo de
Contrato. Contratante: A União, Ministério da Defesa, por Intermédio
do Comando da Aeronáutica e pelo Departamento de Ciência e Tecnologia
Aeroespacial - DCTA. Contratada: MECTRON - ENGENHARIA,
INDÚSTRIA E COMÉRCIO S.A.
Número do Termo Aditivo
e Contrato Original: 5o Termo Aditivo ao Contrato de Despesa no
025-S/CTA/2004. Finalidade: a) Modificar a Cláusula 6ª - PRAZO
DE VIGÊNCIA; e b) Ceder a titularidade ativa do Contrato de Despesa
nº 025-S/CTA/2004, por meio da cessão contratual com subrogação
em direitos e obrigações, do Departamento de Ciência e
Tecnologia Aeroespacial - DCTA para a Comissão Coordenadora do
Programa Aeronave de Combate - COPAC. Amparo Legal: artigo 57,
inciso I c/c § 2º e no artigo 54, tudo da Lei n° 8.666/93. Valor: Não
houve alteração no valor do Contrato.
Data de assinatura: 28 de
dezembro de 2015. Vigência: 30 de agosto de 2016.

EXTRATO DE TERMO ADITIVO Nº 28/2015
No Processo: 67701.020077/2010-50. Espécie: Termo Aditivo de
Contrato. Contratante: A União, Ministério da Defesa, por Intermédio
do Comando da Aeronáutica, Representado pela Comissão Coordenadora
do Programa Aeronave de Combate - COPAC. Contratada:
Embraer Aviation International - EAI.
Número do Termo Aditivo e
Contrato Original: 3o Termo Aditivo ao Contrato de Despesa no
009/DCTA-COPAC/2010. Finalidade: a) Ajustar as CLÁUSULAS: 1ª
- OBJETO, 4ª - CUSTEIO, 6ª - PRAZO DE VIGÊNCIA, 7ª - PRAZO
DE EXECUÇÃO E EFICÁCIA e b) Substituir os ANEXOS: I -
CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO e III - LISTA DE ENTREGAS
DO LOTE 2 - MATERIAL AVIÃO. Amparo Legal: artigo 57,
inciso I e no artigo 65, inciso I, alínea "a", da Lei n° 8.666/93. Valor:
Não houve alteração no valor do Contrato.
Data de assinatura: 28 de
dezembro de 2015. Vigência: 30 de junho de 2018.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77948 Mensagem por knigh7 » Ter Dez 29, 2015 1:31 pm

Carlos Lima escreveu:A cada $ centavo que gastamos com o missil estrangeiro e' menos $ que se gasta com o nacional.

Considerando o nosso 'historico' de aprendizado por misseis disparados vamos e' jogar mais $$ que nao existe para investimento no lixo.

Adoraria dizer que estou surpreso... Mas infelizmente
Olá Lima.

Como vc bem se referiu, o A Darter está praticamente pronto hoje.viewtopic.php?f=1&t=13152&p=5437825#p5437825

Mas ele precisa avançar no desenvolvimento. E também a gente precisa treinar contra o adversário. Para essas 2 coisas nada melhor que o pequeno lote de de um míssil de ponta.

Provavelmente os suecos devem ter praticado a mesmas taxa de juros da OCDE (1.9% a.a.).para o financiamento do armamento. Uma condição excelente.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77949 Mensagem por Penguin » Ter Dez 29, 2015 2:14 pm

knigh7 escreveu:
Carlos Lima escreveu:A cada $ centavo que gastamos com o missil estrangeiro e' menos $ que se gasta com o nacional.

Considerando o nosso 'historico' de aprendizado por misseis disparados vamos e' jogar mais $$ que nao existe para investimento no lixo.

Adoraria dizer que estou surpreso... Mas infelizmente
Olá Lima.

Como vc bem se referiu, o A Darter está praticamente pronto hoje.viewtopic.php?f=1&t=13152&p=5437825#p5437825

Mas ele precisa avançar no desenvolvimento. E também a gente precisa treinar contra o adversário. Para essas 2 coisas nada melhor que o pequeno lote de de um míssil de ponta.

Provavelmente os suecos devem ter praticado a mesmas taxa de juros da OCDE (1.9% a.a.).para o financiamento do armamento. Uma condição excelente.
A Denel já têm um roadmap para melhoramentos no A-Darter que inclui melhoramentos na cabeça de busca, resistência a contra-medidas e propulsão:

A-Darter MK.II e MK.III

É interessante notar que ele nem bem entrou em serviço e já há melhoramentos necessários no horizonte.
Denel has also planned a product roadmap. An A-Darter Mk.II would reportedly feature seeker acquisition, target tracking, and decoy countermeasures upgrades. A-Darter Mk.III would be full a mid-life update, and is likely to add extended range.
http://www.defenseindustrydaily.com/sou ... aam-03286/

Aliás, o link acima é muito interessante.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77950 Mensagem por Carlos Lima » Ter Dez 29, 2015 2:31 pm

Nao vamos precisar do missil ate 2020...

Com isso aplicar qualquer $$ no armamento nacional seria o melhor investimento.

Ainda mais sabendo que existe um road map para o nosso missil.

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77951 Mensagem por Penguin » Ter Dez 29, 2015 5:50 pm

Carlos Lima escreveu:Nao vamos precisar do missil ate 2020...

Com isso aplicar qualquer $$ no armamento nacional seria o melhor investimento.

Ainda mais sabendo que existe um road map para o nosso missil.

[]s
CB
Como já foi explicado, as vezes é necessário conhecer o estado da arte para se saber exatamente o que se deve melhorar.

O acesso ao AA-11, por exemplo, provocou no Ocidente o desenvolvimentos de uma série de aperfeiçoamentos em seus mísseis e o desenvolvimentos de novos modelos: AIM-9X Sidewinder (EUA), AIM-132 ASRAAM (Reino Unido), IRIS-T (Alemanha e Europa), e Python 4/5 (Israel) que não teriam aparecido caso não se tivesse acesso, via unificação da Alemanha, ao sistema russo

Por isso, nessa aquisição incomum, há muito mais mísseis de treino (20) que funcionais (10). A intenção é claramente conhecer na prática as características do IRIS-T.

:arrow: the missile literally needs no maintenance
:arrow: Seeker acquisition range matching with missile kinematic range
:arrow: IRIS-T can successfully engage flying targets at a distance of up to 25 kilometers
:arrow: High resistance to IRCM and DIRCM
:arrow: Destruction of targets in the rear hemisphere
:arrow: Anti-missile capability against incoming A/A and S/A missiles

Fontes:
http://www.diehl.com/fileadmin/diehl-de ... ighter.pdf
http://www.diehl.com/en/diehl-defence/p ... ation.html




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: "

#77952 Mensagem por knigh7 » Ter Dez 29, 2015 6:00 pm

knigh7 escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: tem a questão em relação ao processo, como no exemplo que mencionei antes, quantos pontos ganha quem excede isso? Ou não ganha nada?
Eu vou perguntar a ele também sobre isso.(também não garanto resposta)
O Ex-Presidente da COPAC já me respondeu.

Eu aguardei autorização dele para divulgação.

Na resposta ele encaminhou também uma tabela. O problema é que eu só consigo visualizar pelo celular (não aparece no Chrome, Mozilla, Internet Explorer). E também não consigo fazer download do celular.

Se alguém puder ajudar...

Bom, resumindo a parte escrita: pontuação se os requisitos atendiam ou não. Se atendiam, passavam a serem valorados além do atendimento obrigatório.

Ou seja, se requisito alcance era atingido, aquele que tinha um alcance maior recebia uma maior pontuação.

A tabela é bastante interessante...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77953 Mensagem por knigh7 » Ter Dez 29, 2015 6:04 pm

Carlos Lima escreveu:Nao vamos precisar do missil ate 2020...

Com isso aplicar qualquer $$ no armamento nacional seria o melhor investimento.

Ainda mais sabendo que existe um road map para o nosso missil.

[]s
CB
Até se conseguir as autorizações, começar a produção e entregas.

Daqui há 3 anos e meio nós vamos estar com o GripenNG aqui.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77954 Mensagem por knigh7 » Ter Dez 29, 2015 6:45 pm

Marechal-do-ar escreveu:E isso não é exatamente como era no F-16? O Justin perguntou por novidade, realmente, não me parece novidade.
Sim, corrigindo, as semiasas no NG são uma linha contínua, do mesmo modo que no F-16. Mas mais discretas.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77955 Mensagem por Túlio » Ter Dez 29, 2015 7:10 pm

knigh7 escreveu:
Olá, Túlio.

Com o NG, o Gripen deixou de ser "cacinha". Ele tem praticamente as mesmas dimensões, pesos e capacidade de carga do Mirage2000.

Buenas

Não quis desmerecer, apenas mantenho minhas reservas sobre usar o tempo presente para determinar o futuro. Quando voar, quando começarem a aparecer os relatórios sobre dimensões, pesos e desempenho definitivos, aí sim, vou ser mais incisivo.

Até lá, mantenho o termo, cupincha véio. :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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