Mensagem
por FCarvalho » Sáb Dez 26, 2015 5:52 pm
Um adendo a esta discussão sobre helos militares no Brasil.
Hoje, a MB tem hoje 4 programas para a renovação total da sua frota de helos, a saber: IHL, UHP, UHM e HME. Destes, apenas os dois últimos resultaram em adoção e emprego de novos vetores, respectivamente, UH-15/15A e MH-16.
No EB, existe uma intencionalidade de se adotar um novo helo de ataque, helos pesados, e eventualmente, um helo médio. Neste caso, o interesse da força para o médio/longo prazo é em adquirir mais BH, um substituto para os Pantera, e talvez os CH-47F americanos. No caso dos Pantera, aparentemente, o AW-149 tem chamado a atenção da Avex. Se isto tem haver com o Sisfront, ou não, é outra coisa. O Esquilo (Fennec e AS350L) também tem previsto sua substituição nos próximos 10/15 anos, apesar da modernização.
Por último, a FAB tem interesse em mais BH e na substituição também dos Esquilo que operam em Natal. Eventualmente também pode ser que um helo médio-leve venha a ser necessário, mas isto não é oficial e nem há estudos sobre. Havia também a necessidade, que não se sabe se ainda existe, de helos pesados para o apoio da logística na Amazônia.
Como se pode observar, há mais comunalidades do que diferenças entre as forças quanto as suas necessidades em termos de operação de helos militares no Brasil. Se soubermos catalizar isso em um bom planejamento, nos mesmos moldes do que se propôs fazer no programa dos H-225M, penso que não há porque não chegarmos na década de 2020 como o terceiro ou segundo maior mercado de helos civis do mundo, e o quarto ou quinto do mundo em termos militares. Isso não apenas em termos e aquisição/operação, mas, e principalmente, industriais.
E penso eu aqui com os meus botões, se o que se propôs anos atrás no PAED sobre esta questão - a dos helos - fosse perseguido como um objetivo concreto e palpável, então as possibilidades comerciais e industriais se tornariam exponencialmente muito maiores.
Mas por enquanto, isso é só mais um dos meus não poucos devaneios.
abs.
Carpe Diem