TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77806 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Dez 19, 2015 8:45 pm

JT8D escreveu:Quem era o professor?
Abs,

JT
Não me recordo o nome dele, isso faz mais de 20 anos. Era um professor de cálculo estrutural do departamento de eng. Naval da USP-Poly, e as matérias se chamavam cálculo de vasos sob pressão externa I e II. Ainda tenho as apostilas guardadas em algum lugar, e o nome dele está na capa, mas não vou revirar tudo aqui em casa para procurar agora :wink: .

Nem sei se estas matérias ainda existem, acredito que não mais.


Leandro G. card




Avatar do usuário
JT8D
Sênior
Sênior
Mensagens: 1164
Registrado em: Sex Mai 04, 2007 1:29 pm
Agradeceram: 100 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77807 Mensagem por JT8D » Sáb Dez 19, 2015 8:50 pm

LeandroGCard escreveu:
JT8D escreveu:Quem era o professor?
Abs,

JT
Não me recordo o nome dele, isso faz mais de 20 anos. Era um professor de cálculo estrutural do departamento de eng. Naval da USP-Poly, e as matérias se chamavam cálculo de vasos sob pressão externa I e II. Ainda tenho as apostilas guardadas em algum lugar, e o nome dele está na capa, mas não vou revirar tudo aqui em casa para procurar agora :wink: .

Nem sei se estas matérias ainda existem, acredito que não mais.


Leandro G. card
Só estava pensando se seria o Carlos Alberto Nunes Dias. Fiz duas disciplinas com ele na pós da poli. Ele era da naval, mas as disciplinas que fiz eram outras: Métodos Matriciais Aplicados à Estrutura do Navio e uma de dinâmica que nem me lembro mais o nome. Ele dava listas de exercícios bem extensas pra calcular as estruturas na mão.
Abs,

JT




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77808 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Dez 19, 2015 8:53 pm

JT8D escreveu:Só estava pensando se seria o Carlos Alberto Nunes Dias. Fiz duas disciplinas com ele na pós da poli. Ele era da naval, mas as disciplinas que fiz eram outras: Métodos Matriciais Aplicados à Estrutura do Navio e uma de dinâmica que nem me lembro mais o nome. Ele dava listas de exercícios bem extensas pra calcular as estruturas na mão.
Abs,

JT
Pode ser o mesmo professor sim.

Lembro de listas de exercícios que eu levava o fim de semana inteiro para fazer... :wink: . E tudo na ponta do lápis :? . Ou vai ver isso era moda no departamento.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
JT8D
Sênior
Sênior
Mensagens: 1164
Registrado em: Sex Mai 04, 2007 1:29 pm
Agradeceram: 100 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77809 Mensagem por JT8D » Sáb Dez 19, 2015 8:54 pm

LeandroGCard escreveu:
JT8D escreveu:Só estava pensando se seria o Carlos Alberto Nunes Dias. Fiz duas disciplinas com ele na pós da poli. Ele era da naval, mas as disciplinas que fiz eram outras: Métodos Matriciais Aplicados à Estrutura do Navio e uma de dinâmica que nem me lembro mais o nome. Ele dava listas de exercícios bem extensas pra calcular as estruturas na mão.
Abs,

JT
Pode ser o mesmo professor sim.

Lembro de listas de exercícios que eu levava o fim de semana inteiro para fazer... :wink: . E tudo na ponta do lápis :? .


Leandro G. Card
Se foi o Nunes, ele já faleceu. Era um bom professor.
Abs,

JT




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77810 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Dez 19, 2015 9:00 pm

JT8D escreveu:Se foi o Nenes, ele já faleceu. Era um bom professor.
Abs,

JT
Bem, aquele com quem estudei também era. Tive dificuldades no início (sou mecânico e não naval, mas ele partiu do princípio de que algumas coisas já eram conhecidas quando começou a matéria e depois teve muita paciência de voltar atrás e me explicar). E consegui entender bem o conceito de tudo o que ele nos passou.

Só algumas dúvidas mais conceituais (e na verdade um tanto amalucadas - sou um cara meio esquisito :wink:) ele jamais conseguiu responder de forma convincente, pelo menos para mim. Mas isso é outra história e já estendemos demais este off-topic.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
JT8D
Sênior
Sênior
Mensagens: 1164
Registrado em: Sex Mai 04, 2007 1:29 pm
Agradeceram: 100 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77811 Mensagem por JT8D » Sáb Dez 19, 2015 9:03 pm

LeandroGCard escreveu:
JT8D escreveu:Se foi o Nenes, ele já faleceu. Era um bom professor.
Abs,

JT
Bem, aquele com quem estudei também era. Tive dificuldades no início (sou mecânico e não naval, mas ele partiu do princípio de que algumas coisas já eram conhecidas quando começou a matéria e depois teve muita paciência de voltar atrás e me explicar). E consegui entender bem o conceito de tudo o que ele nos passou.

Só algumas dúvidas mais conceituais (e na verdade um tanto amalucadas - sou um cara meio esquisito :wink:) ele jamais conseguiu responder de forma convincente, pelo menos para mim. Mas isso é outra história e já estendemos demais este off-topic.


Leandro G. Card
Vou parar com o off topic antes que o moderador pegue no meu pé :mrgreen:
Abs,

JT




Editado pela última vez por JT8D em Dom Dez 20, 2015 12:04 am, em um total de 1 vez.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77812 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Dez 19, 2015 9:55 pm

Mathias escreveu:Leandro, pelo que me foi explicado, no caso do Tupi aprendemos a fazer um projeto pronto.
Não é o que dizem do Tikuna...




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77813 Mensagem por Mathias » Sáb Dez 19, 2015 10:31 pm

.




Editado pela última vez por Mathias em Qua Dez 23, 2015 2:36 pm, em um total de 1 vez.
“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77814 Mensagem por Mathias » Sáb Dez 19, 2015 10:35 pm

.




Editado pela última vez por Mathias em Qua Dez 23, 2015 2:36 pm, em um total de 1 vez.
“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
MasterCaiafa
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 232
Registrado em: Sáb Fev 23, 2013 4:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Agradeceram: 16 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77815 Mensagem por MasterCaiafa » Dom Dez 20, 2015 3:37 pm

https://youtu.be/EBaxZS1GE64

Publicado em 19 de dez de 2015

Pouso em Congonhas com E-Jet da Azul (Homenagem a Omar Fontana-Santos Dumont no Restaurante), C I BLD, falando da torre de um carro de combate MBT Leopard 1A5BR, Praia do Pepê (RJ), Tropical Barra Hotel, LAAD 2015 Mock-up Gripen NG, MBDA Meteor Entrevista com Patrick De La Reveliere falando sobre o Meteor, entrevista com o vice-almirante Pierantoni Gamboa, vice-presidente executivo da ABIMDE, falando da participação das empresas afiliadas na LAAD 2015, Homenagem a Ronaldo Olive (Senhor das Armas) no estilo NAVAL, na redação LAAD 2015, tiro real na pistola .40 e Fuzil de Assalto Imbel IA2 5,56mm, THALES Omnisys SBC, Pouso no CDG Paris A320 Air France, Paris Torre Eiffel Crazy Horse Cabaret, BAse de Submarinos de Brest (2ª Guerra Mundial), Moinho de Vento original na Holanda (por dentro como funciona), Base Naval de Den Helder (Royal Netherlands Navy), Morro da Pedra, mirante de Santa Maria (RS). Vídeos e Edição por Roberto Valadares Caiafa




Avatar do usuário
MasterCaiafa
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 232
Registrado em: Sáb Fev 23, 2013 4:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Agradeceram: 16 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77816 Mensagem por MasterCaiafa » Dom Dez 20, 2015 3:44 pm



20 Minutos de 2015 (Nº2), pelo Jornalista Roberto Roberto Valadares Caiafa
Pouso em Congonhas com E-Jet da Azul (Homenagem a Omar Fontana-Santos Dumont no Restaurante), C I BLD, falando da torre de um carro de combate MBT Leopard 1A5BR, Praia do Pepê (RJ), Tropical Barra Hotel, LAAD 2015 Mock-up Gripen NG, MBDA Meteor Entrevista com Patrick De La Reveliere falando sobre o Meteor, entrevista com o vice-almirante Pierantoni Gamboa, vice-presidente executivo da ABIMDE, falando da participação das empresas afiliadas na LAAD 2015, Homenagem a Ronaldo Olive (Senhor das Armas) no estilo NAVAL, na redação LAAD 2015, tiro real na pistola .40 e Fuzil de Assalto Imbel IA2 5,56mm, THALES Omnisys SBC, Pouso no CDG Paris A320 Air France, Paris Torre Eiffel Crazy Horse Cabaret, BAse de Submarinos de Brest (2ª Guerra Mundial), Moinho de Vento original na Holanda (por dentro como funciona), Base Naval de Den Helder (Royal Netherlands Navy), Morro da Pedra, mirante de Santa Maria (RS). Vídeos e Edição por Roberto Valadares Caiafa




Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77817 Mensagem por Mathias » Dom Dez 20, 2015 3:53 pm

.




Editado pela última vez por Mathias em Qua Dez 23, 2015 2:36 pm, em um total de 1 vez.
“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60739
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6396 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77818 Mensagem por Túlio » Dom Dez 20, 2015 4:25 pm

Mathias escreveu:Eu copiei e abri direto no youtube, mas precisa consertar o link aqui do teu post.
8-]




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77819 Mensagem por Mathias » Dom Dez 20, 2015 6:28 pm

.




Editado pela última vez por Mathias em Qua Dez 23, 2015 2:37 pm, em um total de 1 vez.
“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#77820 Mensagem por knigh7 » Seg Dez 21, 2015 2:04 am

Túlio escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:Túlio, como ousa criticar esses programas de absorção de tecnologias (que já tínhamos comprado antes)? Esses programas serão muito importantes para nos livrarmos da dependência futura e, na hora de substituir os meios adquiridos, termos liberdade de comprar as ToTs de quem quisermos.

Creio que tens razão, Marechal véio: estes programas que estamos comprando serão utilíssimos para sabermos quais serão os que iremos comprar daqui a meio século ou mais para substitui-los... :lol: :lol: :lol: :lol:
O problema de ToT para o desenvolvimento de equipamentos militares sempre esbarra na falta de fluxo orçamentário para aplicar em novos projetos. Assim, o conhecimento que teve não se desenvolve. Quando existe uma outra oportunidade, 30 anos depois, aí tem de fazer tudo novamente.

A questão do FX2 é um pouco diferente, pois boa parte da tecnologia aeroespacial a ser transferida pode ser utilizada pelas empresas beneficiadas em outros projetos civis ou duais (como é o caso da Embraer e suas subfornecedoras).

Já tecnologias que serão repassadas para o CTA, como de diminuição de assinaturas-radar, nem precisaria ter uma aplicabilidade imediata. Serviria para queimar etapas, e principalmente, economizar dinheiro. Os técnicos podem ir evoluindo a tecnologia a partir do que receberam.

São USD 9,1 Bilhões de offset tecnológicos EM CONTRATO para serem repassados ao longo de 10 anos, uma quantia gigantesca.

Eu havia colocado aqui esse ppt há 6 meses atrás. São de uma palestra do Presidente da COPAC, sobre ToT da SAAB no FX2:

http://jornalggn.com.br/sites/default/f ... os_cha.pdf




Responder