Duka escreveu:Concordo com tudo o que foi exposto pelos colegas. Porém também é fato que regimes totalitários e personalistas são instáveis por natureza. Sempre acabam mal.
A China por exemplo, não é uma democracia, porém existe um processo de escolha, os líderes são eleitos por um partido e não pela biologia (ser filho do líder anterior).
Por isso que penso que a solução (verdadeira e de longo prazo) passe por uma transição entre os rebeldes mais moderados e o próprio Assad. Fora disso é enxugar gelo.
Mas isso é bem complicado no mundo árabe. A maioria dos países são artificiais, foram criados com fronteiras imaginárias em convenções europeias. A divisão do antigo império Otomano foi um desastre e explica praticamente todos os conflitos na região nos últimos cem anos. Povos estranhos vivendo nas mesmas fronteiras. Só são estáveis na base do punho. A própria Síria é exemplo disso, antes de 2011 era um país que não escutava-se praticamente nada, sendo até uma das principais rotas de turismo na região. Não é a toa que praticamente todo país da região é governado por um tipo de governo autoritário, sejam as republicas Baath, as monarquias do golfo, emirados etc. A questão é que, gostando ou não, o regime sírio é secular, não é uma estado islâmico, tanto que a maioria da população é sunita e não alauita como os Assad. Sem contar os enclaves cristão, que até hoje são fieis a Assad. Cobrar por democracia, querer derrubar regimes totalitários e personalistas eu só vou levar a sério quando o angelical e imaculado ocidente fizer o mesmo com os seus aliados árabes, leia-se: Kuwait (comandado pela família Al Sabah desde 1752, isso mesmo é a mesma família a 263 anos), Bahrain (comandado pela família Al Khalifa desde 1783, 232 anos), Omã (um sultanato sob a dinastia Al Said desde 1749, 266 anos), Qatar (comandado pela família Al Thani desde 1850, 165 anos), Arabia Saudita (a casa de Saud controla o país desde 1932) e, por fim, Emirados Árabes (no comando da família Al Nahyan desde 1971, 44 anos). Como pode um filha duma puta como o Hollande pedir uma mudança de governo na Síria, onde os Assad comandam há 44 anos, e no mesmo ano vender caças Rafale para o Qatar, onde um regime comanda a 165 anos? Não faz sentido. Ah, faz sim. É a famosa hipocrisia ocidental. Para defender seus interesses, vale tudo. Então meu caro, me desculpe, mas o futuro da Síria é Assad e ponto final.