Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39200
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2787 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4141 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Nov 14, 2015 3:09 pm

Pois é que no principio a Embraer fez a rampa à Russa e de repente pelos vistos mudou de opinião, mas não parece-me que a coisa resulte assim. Ou eles vão fazer alterações estruturais, ou vão ter sérios problemas no programa.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1323
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 475 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4142 Mensagem por Cassio » Sáb Nov 14, 2015 4:27 pm

porque?




Avatar do usuário
coringa1
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 245
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 3:11 pm
Localização: Rio Claro - SP
Agradeceram: 9 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4143 Mensagem por coringa1 » Sáb Nov 14, 2015 5:04 pm

cabeça de martelo escreveu:Pois é que no principio a Embraer fez a rampa à Russa e de repente pelos vistos mudou de opinião, mas não parece-me que a coisa resulte assim. Ou eles vão fazer alterações estruturais, ou vão ter sérios problemas no programa.
Cabeça, olha esse vídeo aos 2:40min. eles fazem saltos individuais pela lateral, mas o salto coletivo é feito usando a rampa aberta. Ainda nesse vídeo eles só mostram o reabastecimento de jatos, nenhum helicóptero.
Assistindo todo o vídeo dá pra ter uma noção de quantos testes o KC390 terá que fazer para ficar operacional.
Será que as restrições foram feitas após a queda do exemplar turco?




bcorreia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1253
Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
Agradeceram: 41 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4144 Mensagem por bcorreia » Sáb Nov 14, 2015 6:51 pm

cabeça de martelo escreveu:Pois é que no principio a Embraer fez a rampa à Russa e de repente pelos vistos mudou de opinião, mas não parece-me que a coisa resulte assim. Ou eles vão fazer alterações estruturais, ou vão ter sérios problemas no programa.
Que alterações estruturais? Essa solução atual com a parte superior subindo me parece que gera menos arrasto e menos esforço estrutural do que a solução anterior, não?




Avatar do usuário
MasterCaiafa
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 232
Registrado em: Sáb Fev 23, 2013 4:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Agradeceram: 16 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#4145 Mensagem por MasterCaiafa » Sáb Nov 14, 2015 8:05 pm

bcorreia escreveu:
cabeça de martelo escreveu:Pois é que no principio a Embraer fez a rampa à Russa e de repente pelos vistos mudou de opinião, mas não parece-me que a coisa resulte assim. Ou eles vão fazer alterações estruturais, ou vão ter sérios problemas no programa.
Que alterações estruturais? Essa solução atual com a parte superior subindo me parece que gera menos arrasto e menos esforço estrutural do que a solução anterior, não?


Nunca houve problemas com a porta rampa, ou ela foi projetada como uma solução russa, no estilo portas Antonov (que é ucraniana, afinal). A versão rampa de carga do KC-390 nada mais é que a reedição do mesmo sistema da rampa do C-130 ou do C-17, só que com um avançado sistema de controle e comando da rampa, e dos cálculos de lançamento de diferentes payloads, cargas e tropas.

PROVO isso postando as fotos do walk-around que fiz no protótipo. Não se troca todo o projeto de uma porta rampa de carga em questão de meses, muito menos isso tem a ver com a queda de um A400M turco, diga-se de passagem, no voo inaugural, e por falha de software de controle dos motores.

A rampa carga do KC-390 é do tipo que se abre a parte inferior para fora, e a parte superior retrai para dentro. se existe alguma arte com outro desenho, não deve ser oficial do fabricante e mais provavelmente, uma fã art.

Confira as fotos, por Roberto Caiafa no roll out do KC-390


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem




Avatar do usuário
coringa1
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 245
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 3:11 pm
Localização: Rio Claro - SP
Agradeceram: 9 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4146 Mensagem por coringa1 » Sáb Nov 14, 2015 11:07 pm

MasterCaiafa escreveu:
bcorreia escreveu: Que alterações estruturais? Essa solução atual com a parte superior subindo me parece que gera menos arrasto e menos esforço estrutural do que a solução anterior, não?


Nunca houve problemas com a porta rampa, ou ela foi projetada como uma solução russa, no estilo portas Antonov (que é ucraniana, afinal). A versão rampa de carga do KC-390 nada mais é que a reedição do mesmo sistema da rampa do C-130 ou do C-17, só que com um avançado sistema de controle e comando da rampa, e dos cálculos de lançamento de diferentes payloads, cargas e tropas.

PROVO isso postando as fotos do walk-around que fiz no protótipo. Não se troca todo o projeto de uma porta rampa de carga em questão de meses, muito menos isso tem a ver com a queda de um A400M turco, diga-se de passagem, no voo inaugural, e por falha de software de controle dos motores.

A rampa carga do KC-390 é do tipo que se abre a parte inferior para fora, e a parte superior retrai para dentro. se existe alguma arte com outro desenho, não deve ser oficial do fabricante e mais provavelmente, uma fã art.

Confira as fotos, por Roberto Caiafa no roll out do KC-390


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Caiafa parece que está havendo uma confusão devido às mensagens que se seguiram ao post do Bolovo, na página anterior a esta:
Da concorrência.

Os EUA ofereceram via FMS dois C-130J e dois KC-130J à França.

http://www.defense-aerospace.com/articl ... 4650m.html

Você verá neste link que os USA ofereceram 5 C130J à França para uso das Forças Especiais Francesas, uma vez que os A-400M franceses estão impossibilitados de reabastecer helicópteros e lançar paraquedistas pelas portas laterais :?: :shock: Essa foi a dúvida, visto que tais tarefas faziam parte do escopo inicial do projeto do A-400 e então qual motivo estaria impedindo de realizá-las
Agora com relação a porta superior da rampa traseira, a Embraer divulgou fotos no início da construção do mock up mostrando uma abertura da porta superior diferente da atual (ou russa como queiram), veja neste link: http://www.czechtrade.com.br/noticias/a ... ira-28091/
Sobre suas fotos, parabéns, não havia visto o 390 por este ângulo, já salvei todas em meu notebook, pena não ter nenhuma com a rampa baixada.




Avatar do usuário
Goldfinger
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 212
Registrado em: Sáb Fev 12, 2011 3:44 pm
Agradeceram: 47 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4147 Mensagem por Goldfinger » Dom Nov 15, 2015 12:43 am

coringa1 escreveu: Caiafa parece que está havendo uma confusão devido às mensagens que se seguiram ao post do Bolovo, na página anterior a esta:
Da concorrência.

Os EUA ofereceram via FMS dois C-130J e dois KC-130J à França.

http://www.defense-aerospace.com/articl ... 4650m.html

Você verá neste link que os USA ofereceram 5 C130J à França para uso das Forças Especiais Francesas, uma vez que os A-400M franceses estão impossibilitados de reabastecer helicópteros e lançar paraquedistas pelas portas laterais :?: :shock: Essa foi a dúvida, visto que tais tarefas faziam parte do escopo inicial do projeto do A-400 e então qual motivo estaria impedindo de realizá-las
Agora com relação a porta superior da rampa traseira, a Embraer divulgou fotos no início da construção do mock up mostrando uma abertura da porta superior diferente da atual (ou russa como queiram), veja neste link: http://www.czechtrade.com.br/noticias/a ... ira-28091/
Sobre suas fotos, parabéns, não havia visto o 390 por este ângulo, já salvei todas em meu notebook, pena não ter nenhuma com a rampa baixada.
Os A-400M não podem lançar paraquedistas usando as duas portas laterais SIMULTANEAMENTE porque há o risco deles colidirem no ar. Isso tem a ver como a turbulência se forma na esteira da aeronave. Usando um lado somente não tem problema. Os C-17 tinham um problema semelhante que foi corrigido com a adoção de "defletores" nas portas que redirecionam a turbulência. Me parece que essa limitação tem solução e é temporária.

Já a incapacidade de rebastecer helicópteros é mais séria. Além da turbulência dificultar a aproximação final, o piloto do heli não consegue enxergar parte da cauda e do leme do A-400M quando em posição de revo. Isso foi considerado um "risco inaceitável". Especula-se que uma mangueira mais longa pode ser a solução, só que aí surge o problema de manter a cesta de revo estabilizada. De qualquer forma, a Airbus anunciou que revo de helicópteros deixou de ser parte do programa de homologação e passou a ser um"projeto de pesquisa".




------------------------------------
Do you expect me to talk?
No, Mr. Bond. I expect you to die.
Avatar do usuário
coringa1
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 245
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 3:11 pm
Localização: Rio Claro - SP
Agradeceram: 9 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4148 Mensagem por coringa1 » Dom Nov 15, 2015 4:35 pm

Valeu Goldfinger.
Encontrei esse texto criticando esses pontos.
http://snafu-solomon.blogspot.com.br/20 ... -fail.html




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8757
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4149 Mensagem por prp » Seg Nov 16, 2015 1:11 am

MasterCaiafa escreveu:
bcorreia escreveu: Que alterações estruturais? Essa solução atual com a parte superior subindo me parece que gera menos arrasto e menos esforço estrutural do que a solução anterior, não?


Nunca houve problemas com a porta rampa, ou ela foi projetada como uma solução russa, no estilo portas Antonov (que é ucraniana, afinal). A versão rampa de carga do KC-390 nada mais é que a reedição do mesmo sistema da rampa do C-130 ou do C-17, só que com um avançado sistema de controle e comando da rampa, e dos cálculos de lançamento de diferentes payloads, cargas e tropas.

PROVO isso postando as fotos do walk-around que fiz no protótipo. Não se troca todo o projeto de uma porta rampa de carga em questão de meses, muito menos isso tem a ver com a queda de um A400M turco, diga-se de passagem, no voo inaugural, e por falha de software de controle dos motores.

A rampa carga do KC-390 é do tipo que se abre a parte inferior para fora, e a parte superior retrai para dentro. se existe alguma arte com outro desenho, não deve ser oficial do fabricante e mais provavelmente, uma fã art.

Confira as fotos, por Roberto Caiafa no roll out do KC-390


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Essa arte aqui ficou muito realista. :shock:

Imagem




Avatar do usuário
MasterCaiafa
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 232
Registrado em: Sáb Fev 23, 2013 4:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Agradeceram: 16 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#4150 Mensagem por MasterCaiafa » Seg Nov 16, 2015 1:20 am

prp escreveu:
MasterCaiafa escreveu:

Nunca houve problemas com a porta rampa, ou ela foi projetada como uma solução russa, no estilo portas Antonov (que é ucraniana, afinal). A versão rampa de carga do KC-390 nada mais é que a reedição do mesmo sistema da rampa do C-130 ou do C-17, só que com um avançado sistema de controle e comando da rampa, e dos cálculos de lançamento de diferentes payloads, cargas e tropas.

PROVO isso postando as fotos do walk-around que fiz no protótipo. Não se troca todo o projeto de uma porta rampa de carga em questão de meses, muito menos isso tem a ver com a queda de um A400M turco, diga-se de passagem, no voo inaugural, e por falha de software de controle dos motores.

A rampa carga do KC-390 é do tipo que se abre a parte inferior para fora, e a parte superior retrai para dentro. se existe alguma arte com outro desenho, não deve ser oficial do fabricante e mais provavelmente, uma fã art.

Confira as fotos, por Roberto Caiafa no roll out do KC-390


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Essa arte aqui ficou muito realista. :shock:

Imagem
Putz, tu se baseou no mock-up conceitual de madeira que havia em SJC? Isso só serviu para a fase Préliminary Design Review, e tinha essa abertura estranha meio Antonov #soquenão, por que o objetivo era ensaiar o volume TOTAL de carga da célula, considerando que um carro como o VBTP-MR 6x6 Guarani possa ser embarcado, na sua versão standard, sem qualquer tipo de desmontagem ou mesmo remoção das antenas. Essa coisa abria assim para facilitar o acesso dos veículos testados,e dos gabaritos. Nunca foi a configuração final de construção. de fato, esse desenho foi abandonado ainda em 2011 se não engano.

Saudações Caiafanas.




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8757
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4151 Mensagem por prp » Seg Nov 16, 2015 12:46 pm

Ninguém nunca disse que foi a configuração final de construção, não sei de onde você tirou isso. Eu sei e praticamente todo mundo aqui sabe que essa configuração foi abandonada lá atrás. O P44, que é português, perguntou só isso, se manteve as portas a lá antonov ou tradicional.

Agora querer desqualificar os outros só por isso é meio non sense.

Outra coisa, falar que isso é só uma maquete e as portas estão desse jeito só para para facilitar o acesso que é maluquice, pra não dizer má fé mesmo.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37559
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4152 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 17, 2015 5:51 pm

COBERTURA ESPECIAL - KC-390 - AVIAÇÃO
17 de Novembro, 2015 - 11:50 ( Brasília )
KC-390 – EMBRAER promove a versão SAR no Canadá
Embraer promove a aeronave de transporte militar para missões de Busca e Salvamento –SAR (Search and Rescue) no Canadá

Imagem

A EMBRAER Defesa & Segurança (EDS) está promovendo a versão de Busca e Salvamento – SAR(Search and Rescue) da aeronave de transporte multimissão KC-390 no Canadá...

http://www.defesanet.com.br/kc390/notic ... no-Canada/




Carpe Diem
Avatar do usuário
JT8D
Sênior
Sênior
Mensagens: 1164
Registrado em: Sex Mai 04, 2007 1:29 pm
Agradeceram: 100 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4153 Mensagem por JT8D » Qua Nov 18, 2015 12:24 am

FCarvalho escreveu:COBERTURA ESPECIAL - KC-390 - AVIAÇÃO
17 de Novembro, 2015 - 11:50 ( Brasília )
KC-390 – EMBRAER promove a versão SAR no Canadá
Embraer promove a aeronave de transporte militar para missões de Busca e Salvamento –SAR (Search and Rescue) no Canadá

Imagem

A EMBRAER Defesa & Segurança (EDS) está promovendo a versão de Busca e Salvamento – SAR(Search and Rescue) da aeronave de transporte multimissão KC-390 no Canadá...

http://www.defesanet.com.br/kc390/notic ... no-Canada/
Ficou bem legal esse novo radome.
Abs,

JT




Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Sobre o KC-390

#4154 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Dom Nov 22, 2015 12:38 am

A rampa traseira com acesso em três folhas não é como se pensa uma exclusividade soviética, russa, ou ucraniana, como queiram. Foi uma solução adotada pela Lockheed para o C-141 Starlifter:

http://avioners.net/wp-content/uploads/blogger/_ja676MG45Zg/S2ACiE_eT8I/AAAAAAAABkU/qatnXvK5NvA/s1600/C-141_starlifter.jpg

A escolha de duas folhas, ao invés das três, deve ter tido algum motivo de ordem funcional, ou econômica. Qualquer hora veremos a manifestação de um dos engenheiros do programa sobre, principalmente, se houver indagação por parte da imprensa.

:wink:




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
hotm
Avançado
Avançado
Mensagens: 439
Registrado em: Qui Fev 22, 2007 2:56 pm
Agradeceram: 21 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4155 Mensagem por hotm » Dom Nov 22, 2015 7:19 pm

Falando nesse C-141 alguém sabe porque não continuou a ser produzido?
Parece um projeto interessante mesmo comparando com o c-17.




Responder