Olá Kirk,kirk escreveu:Muito bem colocado, Carvalho,FCarvalho escreveu:Eu penso aqui com meus botões o seguinte. Engordando ou não uma ou nenhuma tonelada, o Gripen E/F vai ter um desempenho, prometido, muito bom para um caça com suas 16 ou 17 tons de MTOW. E como diz-se por aí, a turbina F-414, seja lá qual for a versão, irá abastecer o vetor com empuxo e potência mais que suficiente para fazer com que ele cumpra a sua missão bem...
E o projeto de fato deve ser muito bom, pois, seus detratores ficam pincelando "problemas" e até mesmo criando-os como é o caso da localização do pod de reabastecimento.
Essa questão do peso foi esclarecido pela própria Saab que será trabalhado no 3º protótipo, mas isso é sumariamente ignorado.
O que percebo é que tudo que foi comprometido na proposta divulgada vem sendo cumprido à risca, com sobras, e dessa vez aproveitamos finalmente a oportunidade que se apresentou através do Gripen E/F.
Creio que outro dia já tinha disto isso, mas é sempre bom repetir. Se existem problemas no projeto do Gripen E/F, "que bom", isto é um indício que ainda teremos muitas coisas para fazer, e aprender.
E temos de realmente aproveitar a oportunidade. Levamos tempo demais para decidir. Não podemos agora nos dar o luxo de perder tempo, com fatos que devem ser dirimidos ao longo do processo de desenvolvimento do caça.
Enfim, este projeto significa para nós muito mais que apenas a aquisição de um avião, ou a participação no desenvolvimento dele. Significa para nós a oportunidade de finalmente tapar os buracos que nós deixamos para trás na proposição de uma defesa aérea realmente crível e capaz.
Falta encerrar este capítulo, diria, fechar o círculo, do SISCEAB iniciado a mais de 40 anos atrás. Estamos no caminho certo, creio. Espero que desta vez não haja mais atropelos e nem meias soluções.
abs.