Mundo Árabe em Ebulição
Moderador: Conselho de Moderação
- wagnerm25
- Sênior
- Mensagens: 3590
- Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
- Agradeceu: 83 vezes
- Agradeceram: 198 vezes
Re: Mundo Árabe em Ebulição
Se fosse isso, evitava até posar para fotos.
Explicação muito romântica. Tá cheio de voluntário americano, canadense, europeu junto aos Curdos.
Explicação muito romântica. Tá cheio de voluntário americano, canadense, europeu junto aos Curdos.
- Poti
- Avançado
- Mensagens: 472
- Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
- Localização: Rio de Janeiro
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 128 vezes
Re: Mundo Árabe em Ebulição
Sobre este jihadista John, o mundo não sentirá falta de alguém como ele.
O EI está na defensiva em todas as frentes na síria e iraque.
Acho que em 10-15 anos eles não terão muito território e serão rebeldes com uma capilaridade à la IRA ou Al Qaeda.
Ou seja, ainda farão muito mal aos habitantes do Oriente-Médio e da Europa.
O EI está na defensiva em todas as frentes na síria e iraque.
Acho que em 10-15 anos eles não terão muito território e serão rebeldes com uma capilaridade à la IRA ou Al Qaeda.
Ou seja, ainda farão muito mal aos habitantes do Oriente-Médio e da Europa.
-
- Júnior
- Mensagens: 112
- Registrado em: Sex Jul 30, 2010 3:40 pm
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 5 vezes
Re: Mundo Árabe em Ebulição
Em quem acreditar? Qual é verdade de verdade? Os terroristas (que atuam na Siria e No Iraque) são criação do Ocidente? São apoiados pelo ocidente? Ora, se são apoiados pelo ocidente ou foram criados por eles, como podem voltar-se contra eles, agora com Atentado em Paris?
Afinal, o que está acontecendo? rsrsrsrsrsr mundo louco!
Afinal, o que está acontecendo? rsrsrsrsrsr mundo louco!
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55242
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2750 vezes
- Agradeceram: 2430 vezes
Re: Mundo Árabe em Ebulição
brilhante análise, a meu ver, de um colega portugues noutro forum
É exatamente aqui que está a questão central do problema. O dinheiro e poder que vem do petróleo e outras fontes de energia.
No fundo, a Ucrânia foi o novo muro de Berlim para impedir Lisboa-Vladivostok, apanhando pelo meio China, Índia, Sudeste Asiático e Irão. E com esses, indiretamente, vinha África e A. Latina devido ao grande investimento chinês e europeu nesses continentes.
USA e UK seriam vergados. Mas como na Europa não se dá um peido sem que os USA e as suas bases militares por aí espalhadas autorizem esse projeto fantástico caiu por terra. Ucrânia, novo muro de Berlim.
Com a crise na Ucrânia e o grande manguito que a Rússia fez à UE e aos chupadores de pilas americanas que passeiam pela Comissão Europeia, cortando linhas de gás, cortando importações, etc, ficou aos olhos de todos que afinal a UE estava "um bocadinho" dependente da Rússia em termos financeiros e energéticos.
Ora, como existe uma grande Russo-fobia e Socialismo-fobia nos USA, isso não poderia acontecer.
Então qual a alternativa? Trazer gás natural do Qatar, que tem uma das maiores reservas de gás do mundo. Aqueles paísezecos do Médio Oriente são outros grandes abre-pernas dos USA.
Para isso acontecer há dois países que são essenciais. Irão e Síria. O primeiro com negociações e tal deixou de ser um tirano, ditador, que extermina pessoas ao pequeno almoço. O segundo está um bocado fucked up. Daí, a estratégia natural dos USA. Criar o caos para depois intervir. Sempre. Desde a 2ªGM que em todos os países o modus operandi é este. Tornar o impossível em inevitável. E assim, com gás natural vindo do Qatar, não só essa região chupadora de pilas americanas fica mais rica, como a UE chupadora de pilas americanas fica menos dependente da Rússia, como a Síria, um aliado geo-político estratégico para a Rússia, fica destruído. 3 em 1. Iraque, Irão, Afeganistão, UE, América Latina, todo esse terror e guerra semeado por aí teve como objetivo único de aumentar o poder dos USA. Isso dos ISIS e refugiados são meios, pretextos e até danos colaterais. Aproveitaram-se da rebaldaria que ia para lá naquelas regiões para criar o caos. Se bem que dá jeito a muita gente vir aí tanto refugiado. Bota mais segurança, bota mais controlo de massas, bota mais gente a trabalhar por um pires de tremoços.
A própria conceção da UE previa que os países europeus ainda com colónias as largassem. Para ficarem menos influentes e o imperialismo americano reinar. Isto é história básica.
As próprias ditaduras sul-americanas foram com esse objetivo. A América do Sul é uma região com excelentes recursos naturais, com uma população superior à dos USA e UE e com grande potencial. É uma zona económica onde se falam apenas 2 línguas oficiais, onde há apenas 10 países e onde não há histórico de grandes rivalidades políticas e sociais como na Europa ou no Médio Oriente. Logo, são uma zona económica excelente (muito mais indicada para ser uma União Monetária que a velha e cada vez mais irrelevante UE). E, ainda por cima, são quase todos socialistas. Ora, há umas décadas atrás este continente estava a crescer muito. Passou da agricultura para a indústria rapidamente e iria passar para os serviços mais rapidamente que a UE. Isto os USA não podiam deixar acontecer. Socialistas a desenvolverem-se? Naa.. bota lá o caos e umas ditaduras militares. E pronto, depois disso a A. Latina é o que se vê. Chile, Agentina, Brasil..
O sonho molhado dos USA e dos ultra-liberais é a remoção das fronteiras, das barreiras e de todo o tipo de intervenção estatal. Deixar tudo para os mercados e de modo a ficar tudo uma grande nação mundial, com um grande banco central mundial, um grande governo mundial, que controlasse tudo e que por sua vez fosse controlado pelos USA. Ou acham que as grandes empresas que querem investir no país A querem estar dependentes das políticas que o governo desse país implementar? Aliás, há várias teorias da globalização que dizem que o mesmo acontecerá com as empresas. No limite, todas se fundirão numa super empresa.
E tudo isto nota-se muitas vezes quando, aqui e ali, surge um punheteiro federalista a falar de políticas fiscais comuns, exército comum, etc, tudo o que aproxime e retire poder a cada país individualmente é bom para quem tem essa ótica. E quanto mais se avança nisso mais aumenta a desigualdade de rendimentos, mais uns poucos controlam mais enquanto milhares controlam pouco. Quanto mais se avança nisso mais enterrados se fica, mais difícil fica sair e mais se avança nesse caminho. É um vício. Por isso se diz que o Capitalismo tem em si o gérmen da sua destruição. Atenção, eu aceito e entendo a subordinação de umas classes a outras. Para haver riqueza e crescimento tem que haver pobreza e destruição. Mas o ponto ótimo de equilíbrio disto tudo já o passámos. A economia funciona por ciclos de crescimento e recessão, mas cada vez mais o crescimento será difícil porque quanto mais interligado tudo está, mais aumenta o risco sistémico. Cada vez mais a Teoria do Caos fará sentido. Um espirro na China origina uma constipação nos USA. E isso vai notar-se cada vez mais.
Esperai uns anos e vide a crise inflacionista que vem aí.
A propósito disto, já foi aprovados nos USA que daqui para a frente não vai ser o governo a recapitalizar os bancos. Vai ser o povo. Ou seja, os depósitos do poveco que lá estiverem... pffft. Ficam sem eles. E quando a confiança no sistema financeiro e bancário diminuir ou cair.. Não vai ser bonito, não.
Triste sina ter nascido português
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55242
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2750 vezes
- Agradeceram: 2430 vezes
Re: Mundo Árabe em Ebulição
um artigo de 2013 que explica muita coisa
http://www.jn.pt/Dossies/dossie.aspx?co ... %20S%edria
"Há interesses económicos por detrás do conflito na Síria, que envolvem a construção de um gasoduto na região para o transporte de gás desde o Oriente até ao Mediterrâneo e, dali, para a Europa."
"Num dos seus mais recentes artigos, Robinson recorda que a Síria, o Irão e o Iraque pretendem, desde 2011, construir o Gasoduto Islâmico para exportar gás iraniano (e russo) para a Europa. A obra teria uma extensão de 6000 quilómetros, partindo dos poços de gás em Pars do Sul, no Irão, passando pelo Iraque e Síria e dali, através do Mediterrâneo, até à Europa. O gasoduto teria uma capacidade de transporte de 110 milhões de metros cúbicos por dia, custaria 10 biliões de dólares e deveria estar pronto em 2018."
"A Síria ocupa um território de grande importância para o transporte de gás e petróleo. Por ali passa o Gasoduto Árabe, que liga o Egito com a Líbia. O território sírio também é atravessado por uma parte do gasoduto que ligava a cidade iraquiana de Kirkuk com o porto sírio de Baniyas, que já não funciona desde a intervenção no Iraque em 2003."
"Jerry Robinson chama a atenção para o facto de a Síria, o Irão e o Iraque serem governados por xiitas e refere que outros países do Golfo governados por sunitas, como a Arábia Saudita e o Qatar, aliados aos EUA e a alguns países ocidentais, têm um projeto próprio: a construção de um gasoduto, que transportaria gás desde o Qatar para a Europa, através da Turquia, Arábia Saudita, Jordânia, Síria e Israel."
http://www.jn.pt/Dossies/dossie.aspx?co ... %20S%edria
"Há interesses económicos por detrás do conflito na Síria, que envolvem a construção de um gasoduto na região para o transporte de gás desde o Oriente até ao Mediterrâneo e, dali, para a Europa."
"Num dos seus mais recentes artigos, Robinson recorda que a Síria, o Irão e o Iraque pretendem, desde 2011, construir o Gasoduto Islâmico para exportar gás iraniano (e russo) para a Europa. A obra teria uma extensão de 6000 quilómetros, partindo dos poços de gás em Pars do Sul, no Irão, passando pelo Iraque e Síria e dali, através do Mediterrâneo, até à Europa. O gasoduto teria uma capacidade de transporte de 110 milhões de metros cúbicos por dia, custaria 10 biliões de dólares e deveria estar pronto em 2018."
"A Síria ocupa um território de grande importância para o transporte de gás e petróleo. Por ali passa o Gasoduto Árabe, que liga o Egito com a Líbia. O território sírio também é atravessado por uma parte do gasoduto que ligava a cidade iraquiana de Kirkuk com o porto sírio de Baniyas, que já não funciona desde a intervenção no Iraque em 2003."
"Jerry Robinson chama a atenção para o facto de a Síria, o Irão e o Iraque serem governados por xiitas e refere que outros países do Golfo governados por sunitas, como a Arábia Saudita e o Qatar, aliados aos EUA e a alguns países ocidentais, têm um projeto próprio: a construção de um gasoduto, que transportaria gás desde o Qatar para a Europa, através da Turquia, Arábia Saudita, Jordânia, Síria e Israel."
Triste sina ter nascido português
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55242
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2750 vezes
- Agradeceram: 2430 vezes
- EDSON
- Sênior
- Mensagens: 7303
- Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
- Localização: CURITIBA/PR
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 335 vezes
Re: Mundo Árabe em Ebulição
Um dos objetivos da ofensiva no Sul de Alepo é chegar as vilarejos xiitas cercados.
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55242
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2750 vezes
- Agradeceram: 2430 vezes
Re: Mundo Árabe em Ebulição
Li na RT.com que o Exército Sirio já conseguiu recuperar o Aeroporto de Aleppo
Triste sina ter nascido português
- cassiosemasas
- Sênior
- Mensagens: 2700
- Registrado em: Qui Set 24, 2009 10:28 am
- Agradeceu: 87 vezes
- Agradeceram: 86 vezes
Re: Mundo Árabe em Ebulição
A França resolveu jogar umas bombinhas nos caras lá na Síria coisa que quem andava fazendo era só a Rússia
Alvos em Raqqa...segundo algumas informações foram 20 bombas lançadas por 10 caças da força aérea da França que saíram da Jordania e dos Emirados Arabes.
Alvos em Raqqa...segundo algumas informações foram 20 bombas lançadas por 10 caças da força aérea da França que saíram da Jordania e dos Emirados Arabes.
...
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: Mundo Árabe em Ebulição
Se isso é ataque maciço. Imagina como a imprensa e os não iniciados chamam a operação dos russos nas últimas semanas.
Isso tem toda a cara de ser um mero cala boca para opinião pública francesa. Pegaram um alvo qualquer e jogaram as bombinhas.
A surpresa vai ser se agora o Putin, Obama e os europeus se acertam para uma solução política para o oriente médio. No fim vão acabar abraçando o Assad como a melhor solução viável.
Se a intervenção russa era inaceitável até semana passada. O que dirão agora?
Isso tem toda a cara de ser um mero cala boca para opinião pública francesa. Pegaram um alvo qualquer e jogaram as bombinhas.
A surpresa vai ser se agora o Putin, Obama e os europeus se acertam para uma solução política para o oriente médio. No fim vão acabar abraçando o Assad como a melhor solução viável.
Se a intervenção russa era inaceitável até semana passada. O que dirão agora?
-
- Intermediário
- Mensagens: 258
- Registrado em: Ter Jun 27, 2006 10:08 am
- Localização: BH
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 2 vezes