knigh7 escreveu:
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Sim, Carlos.
É importante destacar que, seja no tocante ao Rafale, ao M2000, ao SH, ao F16 em diversos blocks, com relaão ao GripenC/D há várias configurações com autonomias fornecidas ou pelo fabricante, ou de governos (GAO, Min. da Defesa Francês), publicações com credibilidade cujos dados são fornecidos pelas empresas- eu tenho, por exemplo a revista Segurança & Defesa com autonomia do Gripen C/D fornecidas pela SAAB.
Se somar dados de autonomia pela Dassault nas publicações da FOX3 que é da empresa, apresentações da empresa, estatais, vê-se informações com 4 GBU-12+4 mísseis, ou com Scalp, ou com 6 AASM, com terceptação em scramble supersonic, configurações ar-ar com CAP, sem CAP, interdição aérea, isso tudo especificado com a quantidade de tanques. Consegue-se um quadro bastante claro.
Isso é só um exemplo do Rafale. No caso do M2000 tem tanto quanto.
Pessoas tem todo o direito de desconfiar dos dados da SAAB fornecidos para o GripenNG, pois de fato se tratam de simulações. Não vai demorar muito tempo (7, 8 meses, no máximo 1 ano para ele voar e termos dados mais concretos).
Dada a quantidade dados oficiais acessíveis sobre as autonomias em diversas configurações, eu discordo totalmente da montagem de tabelas tiradas de cálculos de foristas (via de regra elas servem para jogar um cortina de fumaça a fim de dar uma vantagem maior que os dados oficiais sempre coincidententes com a simpatia sobre o caça que o forista nutre e contra o caça em que ele antipatiza.
Abraços
Por via de regra, eu não confio em super-trunfo...
Se é para ter 'uma idéia' """"inicial"""" sobre o que a aeronave faz ou deixa de fazer e ter um parametro... ok, é útil, mas tem muito desconto a ser dado, pois a realidade é bem diferente.
A vida me ensinou que é melhor pensar em termos de 'propósito' do projeto da aeronave em primeiro lugar e em seguida o cenário do 'operador'.
Aeronaves como o M-2k (não a versão D & N) são interceptadores com capacidade multifunção (-5/-9), tem um alcance relativamente bom, o que é compatível com os interesses da França desde o ínicio. O F-16 nasceu para ser o 'mig-29' Americano e evoluiu tanto que saiu do que os Americanos sonharam inicialmente a ponto da versão B60/61 e a B52 (além das de Israel) serem muito melhores do que os B50 Americanos.
O Rafale, Typhon e SHornet chegaram para substituir uma pancada de aeronaves ao mesmo tempo e isso forçou os seus projetos a subirem uma categoria em termos de desempenho e 'pesos e medidas'.
Na prática o que vemos são essas aeronaves voando com todo o tipo de cargas (não necessariamente o que os fabricantes 'dizem' ou o que aparece nos gráficos ou, slides, photoshop ou poses de propaganda com mísseis ocos) em ambientes operacionais.
No Afeganistão os SHornet saiam dos Porta-aviões, com bombas, atravessavam o Paquistão, jogavam bombas e voltavam para os PAviões... O Rafale M fez o mesmo e no Tchad, os Rafales saiam da França com 6 AASM de baixo do braço, 2(4?) MICAs e tanques de combustível, voavam uma distância enorme e faziam a missão, isso com REVO (é claro), funcionando bem, com os pilotos elogiando o comportamento da aeronave assim como o comforto e quase sem nenhuma missão abortada.
O Typhoon fez o mesmo na Líbia... saia da Inglaterra... atravessava a França e ia jogar mísseis / Paveway la na Líbia e voltava para a Inglaterra as vezes e fazem em rotação o seu deslocamento até as Falklands que é uma distância maluca e operam de lá no meio de uma maresia desgraçada.
Essas aeronaves cumprem o papel esperado pelos seus operadores e o seu projeto e são de uma outra categoria.
O F-16 / M2k para fazer algo desse nível apanham mais, mas fazem, não necessariamente com a mesma carga, sendo assim eles fazem com menos.
Nada contra... é a realidade e porque os projetos não previam operar como um Typhoon/SH/Rafale e os seus operadores operam bem dentro das suas limitações naturais o que está ótimo!
Sem dúvida o Gripen E vai ser melhor do que o Gripen C, vai levar mais cargas, vai ter melhor eletrônica e vai voar mais longe do que o Gripen C, mas não está na mesma categoria de aeronaves como o Typhoon, Rafale, SHornet.
Obviamente que para a FAB, que pelo Amor de Deus, tem um país do tamanho da Europa (tirando a Rússia) para defender e opera F-5, sem dúvida ter o Gripen é sair da idade da pedra... infelizmente eu acho que ele vai chegar bem tarde, no momento em que o mundo hoje já está pensando no 'próximo passo', quem tem 4 geração vai estar atualizando os seus e/ou completando com 5 geração e nós ainda vamos começar nessa Estrada.
Enfim... cada um acredita no que quiser, mas quando eu vejo a propagandada amalucada de A B ou C e slides surreais eu lamento profundamente, porque é aí aonde a desinformação reina e o debate perde demais, porque se transforma no disse me disse que não leva a nada.
Mas é claro que eu posso estar totalmente errado e o PowerPoint pode estar correto, mas por enquanto, sei não.
E aí quando eu penso no Gripen E, eu penso em qual é o 'propósito' do projeto da aeronave em primeiro lugar e em seguida o cenário do seu 'operador' inicial...
[]s
CB_Lima