FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Juniorbombeiro
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Re: FAB NEWS

#4321 Mensagem por Juniorbombeiro » Seg Out 26, 2015 8:14 pm

Justin Case escreveu:Amigos,

A FAB confirmou que o avião encontrado em Paranavaí é o mesmo que foi interceptado.

http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... encontrada

Abraços,

Justin
Nossa!!! :shock: :shock: :shock:

Estou impressionado...mas será que aqueles tiros que pegaram na asa eram .50 ou .30???? Poxa!!!! Eu tinha na minha cabeça que um tiro de .50 desmontava uma asa de um avião deste porte.
jeanscofield escreveu:O que eu fico pensando é o pq do piloto não ter acompanhado a aeronave até sua queda/pouso, evitaria todo esse trabalho para encontrar a aeronave e ainda poderia apreender as mercadorias caso estivesse carregado.
Pq o avião teria evadido-se pela fronteira, então em tese, não teria como a FAB acompanha-lo dentro de território estrangeiro sem autorização ou prévio acordo que permitisse isso, geraria um incidente diplomático muito sério. O mais correto seria um acordo de cooperação, que permitisse um patrulhamento coordenado da fronteira, assim, poderíamos avisá-los para que esperem do outro lado. Porém, não creio que nossos vizinhos do centro-oeste tenham bala na agulha ou até mesmo interesse real nisso.




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Re: FAB NEWS

#4322 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Out 26, 2015 8:17 pm

jeanscofield escreveu:O que eu fico pensando é o pq do piloto não ter acompanhado a aeronave até sua queda/pouso, evitaria todo esse trabalho para encontrar a aeronave e ainda poderia apreender as mercadorias caso estivesse carregado.
Se ela cruzou a fronteira antes do abate a aeronave da FAB não poderia continuar atirando, e mesmo que o abate fosse no Brasil poderia ser um problema se a aeronave caísse no Paraguai.




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Re: FAB NEWS

#4323 Mensagem por Mathias » Seg Out 26, 2015 8:34 pm

Depende muito de onde o tiro acerta. Ali parece que só acertou o revestimento da asa, uma chapa de alumínio bem fininha feito papel.
Se acertasse a longarina da asa, por exemplo, poderia quebrá-la e aí sim derrubar o avião na hora.
Ou ainda acertar o piloto, o motor, tanques de combustível, comandos... O piloto do A-29 pode ter tentado exatamente acertar partes, digamos, menos fatais.
Se trata sempre de matar no mínimo uma pessoa, que afinal não se sabe quem é.




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Re: FAB NEWS

#4324 Mensagem por Thor » Seg Out 26, 2015 9:02 pm

Analisando a situação, vejo que a missão da FAB foi cumprida, impedir que aeronaves utilizem o espaço aéreo para atividades ilícitas. E pelo que vimos, essa aeronave não poderá mais fazer isso. Matar o piloto, "mula" de alguma quadrilha maior, não compete à FAB, na minha opinião. Isso seria apenas um "brinde", e que poderia até mesmo ofuscar todo o brilhantismo da missão, pois sabemos bem como é a mídia brasileira, o direito penal, a turma dos direitos humanos, etc. Nem vou citar que podemos ter gente grande envolvida nessa atividade...
Para relembrar, o decreto 5144 que autoriza esse tiro estabelece apenas que:
Art. 5o A medida de destruição consiste no disparo de tiros, feitos pela aeronave de interceptação, com a finalidade de provocar danos e impedir o prosseguimento do vôo da aeronave hostil e somente poderá ser utilizada como último recurso e após o cumprimento de todos os procedimentos que previnam a perda de vidas inocentes, no ar ou em terra.
Esse procedimento segue alguns passos, dando uma última chance para o piloto, a intervalos e seguindo ordens do Comandante da Aeronáutica. Afinal, prosseguir cruelmente é algo como pena de morte sumária, com uso de força desproporcional. :lol:
Podemos imaginar que se consome um tempo nesse procedimento, e por acaso alguém tem ideia da distancia de Japorã até a fronteira?
Dá menos de 2 milhas, ou seja, uns 40 segundos de voo. E creio que não invadiríamos uma outra nação com aeronave militar atirando e derrubando de fato em território alheio. Isso seria uma violação sumária da soberania. E também nem penso como seria essa aeronave caindo em chamas em uma cidade Paraguaia.
Parabéns aos envolvidos na missão! [009]
Abraços




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Re: FAB NEWS

#4325 Mensagem por Carlos Lima » Seg Out 26, 2015 9:39 pm

Thor escreveu:Analisando a situação, vejo que a missão da FAB foi cumprida, impedir que aeronaves utilizem o espaço aéreo para atividades ilícitas. E pelo que vimos, essa aeronave não poderá mais fazer isso. Matar o piloto, "mula" de alguma quadrilha maior, não compete à FAB, na minha opinião. Isso seria apenas um "brinde", e que poderia até mesmo ofuscar todo o brilhantismo da missão, pois sabemos bem como é a mídia brasileira, o direito penal, a turma dos direitos humanos, etc. Nem vou citar que podemos ter gente grande envolvida nessa atividade...
Para relembrar, o decreto 5144 que autoriza esse tiro estabelece apenas que:
Art. 5o A medida de destruição consiste no disparo de tiros, feitos pela aeronave de interceptação, com a finalidade de provocar danos e impedir o prosseguimento do vôo da aeronave hostil e somente poderá ser utilizada como último recurso e após o cumprimento de todos os procedimentos que previnam a perda de vidas inocentes, no ar ou em terra.
Esse procedimento segue alguns passos, dando uma última chance para o piloto, a intervalos e seguindo ordens do Comandante da Aeronáutica. Afinal, prosseguir cruelmente é algo como pena de morte sumária, com uso de força desproporcional. :lol:
Podemos imaginar que se consome um tempo nesse procedimento, e por acaso alguém tem ideia da distancia de Japorã até a fronteira?
Dá menos de 2 milhas, ou seja, uns 40 segundos de voo. E creio que não invadiríamos uma outra nação com aeronave militar atirando e derrubando de fato em território alheio. Isso seria uma violação sumária da soberania. E também nem penso como seria essa aeronave caindo em chamas em uma cidade Paraguaia.
Parabéns aos envolvidos na missão! [009]
Abraços
x2!!!!

BZ FAB!!! [100]

[]s
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Re: FAB NEWS

#4326 Mensagem por Juniorbombeiro » Seg Out 26, 2015 10:33 pm

Já viram essa foto do Aeromagazine???
Imagem
Estou impressionado com a precisão destes disparos. Pelos buracos de entrada e saída, percebe-se que foram disparos praticamente no mesmo nível da aeronave. Deve ser muito difícil acertar uma asa de um monomotor deste tamanho neste ângulo, claro que o computador de tiro do Super Tucano deve ajudar, mas se formos considerar que foi um disparo intencional em um ponto não crítico da asa...realmente o cara é um Ás. [100] [100] [100] Bad Ás.
[004]
Parabéns aos pilotos, a FAB e a EMBRAER.




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Re: FAB NEWS

#4327 Mensagem por Justin Case » Seg Out 26, 2015 11:49 pm

Amigos,

Não é tão fácil derrubar um avião com canhão ou metralhadora.
Resgatando na memória uma ideia geral, para derrubar um avião desse tamanho, em média seriam necessários trinta impactos de .50 pol, ou 15 impactos de 20mm, ou apenas 7 impactos de 30mm.
É claro que isso é estatística, pois apenas um impacto em local crítico poderia derrubar o avião, ou ele poderia continuar voando tendo recebido 150 impactos em posições menos relevantes.

Pelo vídeo postado, posso calcular que o caçador estava a aproximadamente 250 metros de distância do alvo. Creio que a distância prevista para tiro com o A-29 esteja entre 150 e 300 m do alvo. Distância maior do que essa diminui a probabilidade de acerto. Distância menor põe o caçador em risco, pois pode colidir com partes que se separam do alvo atingido. Creio que, dessa distância, o piloto não tenha precisão suficiente para escolher onde acertar os tiros.

Embora o senso comum possa indicar que uma posição às seis horas (perseguindo o alvo) seja ideal, isso não reflete a realidade. O perfil do alvo diminui muito e aumenta a probabilidade de colisão com o alvo (ou partes dele), principalmente se estiver com sobrevelocidade. Se a aeronave alvo estivesse curvando, o tiro com uma apresentação entre 30 e 10 graus do eixo do alvo seria mais adequado.

Também temos que considerar o tipo de munição usado. Para .50 pol acho que não existe munição explosiva (também por que os estilhaços seriam muito pequenos). Entre os tipos mais comuns estão: de treinamento, perfurantes, incendiárias e traçantes (ou combinação destas).
Vejam alguns tipos nessa página da CBC:
http://www.cbc.com.br/municoes-para-fuz ... od-13.html

Perdoem se não fui preciso, mas é o que posso informar de memória.
Abraços,

Justin




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Re: FAB NEWS

#4328 Mensagem por Mathias » Ter Out 27, 2015 12:01 am

Primeiramente, parabéns à FAB e ao piloto, excelente trabalho!!!!! :D

Segundamente, já vi uns filmes da II-GM em que pilotos alemães "matam" B-17 acertando motor a motor, antes acertando a torreta traseira de metralhadoras.

O galego no A-29 é bom de mira, vou acreditar que os tiros foram colocados ali intencionalmente. :wink: :wink: :wink:




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Re: FAB NEWS

#4329 Mensagem por kirk » Ter Out 27, 2015 12:09 am

Mathias escreveu:Primeiramente, parabéns à FAB e ao piloto, excelente trabalho!!!!! :D

Segundamente, já vi uns filmes da II-GM em que pilotos alemães "matam" B-17 acertando motor a motor, antes acertando a torreta traseira de metralhadoras.

O galego no A-29 é bom de mira, vou acreditar que os tiros foram colocados ali intencionalmente. :wink: :wink: :wink:
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Re: FAB NEWS

#4330 Mensagem por wilsonjsjr » Ter Out 27, 2015 7:09 am

Prefiro ser mais cético com relação a todo o ocorrido.

Não se vê outra aeronave FAB no vídeo;
O cara aparentemente entrou no Paraguay e retornou 200km no Brasil;
Provavelmente descarregou a carga toda;
Vocês estão fazendo comparações com base em coisas da II Guerra?

Espero termos mais fatos sobre o assunto?




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Re: FAB NEWS

#4331 Mensagem por coringa1 » Ter Out 27, 2015 9:47 am

Juniorbombeiro escreveu:Já viram essa foto do Aeromagazine???
Imagem
Estou impressionado com a precisão destes disparos. Pelos buracos de entrada e saída, percebe-se que foram disparos praticamente no mesmo nível da aeronave. Deve ser muito difícil acertar uma asa de um monomotor deste tamanho neste ângulo, claro que o computador de tiro do Super Tucano deve ajudar, mas se formos considerar que foi um disparo intencional em um ponto não crítico da asa...realmente o cara é um Ás. [100] [100] [100] Bad Ás.
[004]
Parabéns aos pilotos, a FAB e a EMBRAER.
Por que os furos de entrada dos tiros foram tampados com fita adesiva ?




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Re: FAB NEWS

#4332 Mensagem por Juniorbombeiro » Ter Out 27, 2015 10:56 am

coringa1 escreveu:
Juniorbombeiro escreveu:Já viram essa foto do Aeromagazine???
Imagem
Estou impressionado com a precisão destes disparos. Pelos buracos de entrada e saída, percebe-se que foram disparos praticamente no mesmo nível da aeronave. Deve ser muito difícil acertar uma asa de um monomotor deste tamanho neste ângulo, claro que o computador de tiro do Super Tucano deve ajudar, mas se formos considerar que foi um disparo intencional em um ponto não crítico da asa...realmente o cara é um Ás. [100] [100] [100] Bad Ás.
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Parabéns aos pilotos, a FAB e a EMBRAER.
Por que os furos de entrada dos tiros foram tampados com fita adesiva ?
Bem observado...na região dos furos de saída, também parece que foi utilizado algum tipo de adesivo para fazer algum tipo de reparo de emergência. Vamos especular então: Pode ter acontecido deste avião ter pousado em algum tipo de pista clandestina no Py, para onde se evadiu, onde foi reparado para posteriormente seguir para o aeroporto onde foi encontrado no Paraná. Isso explicaria o fato da FAB ter perdido a localização do avião. Ao ser encontrado pela polícia no aeroporto, pode ter sido removido o reparo para investigação, o que explica os resíduos de cola de fita adesiva. Me parece uma possibilidade bem plausível.




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Re: FAB NEWS

#4333 Mensagem por Fábio Nascimento » Ter Out 27, 2015 12:20 pm

Com estes buracos enormes no bordo de ataque da asa, se esta aeronave levantasse voo esses adesivos seriam arrancados pela pelo fluxo de ar antes da aeronave alcançar V-1 devido ao ar que entraria pela frente.




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Re: FAB NEWS

#4334 Mensagem por JL » Ter Out 27, 2015 12:37 pm

Desculpa Justin mas "em média seriam necessários trinta impactos de .50 pol, ou 15 impactos de 20mm, ou apenas 7 impactos de 30mm." Isso se refere para aeronaves da II Guerra Mundial, com placas blindadas de 6 a 12 mm, tanques de combustível autovedantes e estrutura bem forte. Um avião desses cai fácil, fácil. Na foto da asa tem uns 05 orifícios de entrada e belos rombos de saída. Se isto atingi-se a fuselagem era caixão na certa.

Agora minha opinião é que apesar de ser mais do que suficiente para este tipo de missão o armamento de tubo do A 29 é muito fraco, certamente estaria muito melhor servido por dois canhões de 20 mm de baixo recuo. A única utilidade prática das .50 nos dias de hoje é para tiro de aviso, danificar sem abater ou realmente abater teco-tecos. Lembro que os P 47 Thunderbolt tinha 08 metralhadoras . 50 e mesmo assim considerava-se que 04 canhões de 20 mm eram muito mas adequados por que os projéteis eram explosivos.

Contra tropas ou veículos em terra, os projéteis de 20 mm são muito mais efetivos, basta um projétil de 20 mm detonar no solo e tem um raio letal de fragmentos, enquanto que a .50 apesar de arrancar um membro humano ou explodir o tórax de um homem se passar a 5 cm do alvo, vai se enterrar no solo. Isso foi mais que comprovado pelo uso do P 47 pelos franceses na Argélia e dos Fiat G 91 portugueses na Guiné.

Quanto a soberania brasileira, penso que ninguém deve cruzar voando a fronteira sem autorização e ponto final, seja qual for o motivo. Quanto as drogas considero um problema social, a quantidade de consumidores de cocaína no Brasil sobe exponencialmente, a droga é usada de forma recreativa e o seu uso é visto com normalidade nas "baladas" brasileiras, enquanto houver um mercado consumidor em expansão o tráfico somente aumentará. O esforço máximo deveria para se evitar o uso, evitando que continue aumentando os usuários, assim o mercado cairá e consequentemente o tráfico. Do jeito que está não tem solução armada.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
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Re: FAB NEWS

#4335 Mensagem por Thor » Ter Out 27, 2015 4:01 pm

Fábio Nascimento escreveu:Com estes buracos enormes no bordo de ataque da asa, se esta aeronave levantasse voo esses adesivos seriam arrancados pela pelo fluxo de ar antes da aeronave alcançar V-1 devido ao ar que entraria pela frente.
Se usar Silver Tape, dura muitos voos... é bem comum usar esse tipo de fita adesiva de alta resistência em aviação. Até em aviões de carreira, que voam a velocidades bem maiores, é utilizada.

Abraços




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