NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28546 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Out 19, 2015 2:10 am

Isso é a minha principal preocupação com mísseis como o Starstreak, ok, eles acertam o alvo, mas vão abate-lo?

Quanto aos mísseis que carregam alguma carga explosiva, o quão perto do alvo eles detonam? Se for longe demais e a carga for leve não vão abater.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28547 Mensagem por LeandroGCard » Seg Out 19, 2015 9:10 am

Marechal-do-ar escreveu:Isso é a minha principal preocupação com mísseis como o Starstreak, ok, eles acertam o alvo, mas vão abate-lo?

Quanto aos mísseis que carregam alguma carga explosiva, o quão perto do alvo eles detonam? Se for longe demais e a carga for leve não vão abater.
Exatamente.

Por isso minha preocupação com sistemas como o RBS-70 e o Bamse, que carregam ogivas pouco maiores que a de MANPAD's. Já li diversos relatos de aeronaves que foram alvejadas por mísseis ar-ar como o Sidewinder e conseguiram retornar para casa. E a ogiva dele tem cerca de 10 Kg.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28548 Mensagem por henriquejr » Seg Out 19, 2015 2:28 pm

Mas só o fato de retirar o avião de combate já pode-se dizer que o míssil cumpriu sua missão.




.
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28549 Mensagem por Mathias » Seg Out 19, 2015 2:31 pm

Mas ele volta depois e joga uma bomba na cabeça de quem mandou o MANPAD, ou seja, sobrevive para continuar lutando.




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28550 Mensagem por henriquejr » Seg Out 19, 2015 2:42 pm

Volta? Duvido muito que um caça que tenha sido atingido lor um míssil continue combatendo. Tudo que o piloto vai tentar fazer é tentar retornar a base.




.
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28551 Mensagem por Mathias » Seg Out 19, 2015 2:50 pm

Bem, duvidar já deixa implícito que existe duvida, então tanto pode como não pode.
Só se tem certeza quando a aeronave cai, ou explode no ar. De resto pode sim ser restaurada e retornar ao combate, ou não.




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28552 Mensagem por henriquejr » Seg Out 19, 2015 5:09 pm

Mas um dos motivos para o RBS-70 e o BAMSE terem ogivas menores é justamente a comprovada precisão desses sistemas, onde geralmente contam que haja um impacto direto contra o alvo. Nos últimos conflitos, principalmente no Iraque e Servia, a quantidade de caças da coalizão que retornaram, após serem atingidos por detonação de proximidade, foi bem maior que a quantidade que foi derrubada. No conflito do Golfo, foi creditado ao RBS-70 o abate de alguns caças da OTAN.




.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28553 Mensagem por Bolovo » Seg Out 19, 2015 5:37 pm

henriquejr escreveu:Mas um dos motivos para o RBS-70 e o BAMSE terem ogivas menores é justamente a comprovada precisão desses sistemas, onde geralmente contam que haja um impacto direto contra o alvo. Nos últimos conflitos, principalmente no Iraque e Servia, a quantidade de caças da coalizão que retornaram, após serem atingidos por detonação de proximidade, foi bem maior que a quantidade que foi derrubada. No conflito do Golfo, foi creditado ao RBS-70 o abate de alguns caças da OTAN.
Que conflito do Golfo? Só se for a Guerra do Irã-Iraque...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28554 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Out 19, 2015 9:12 pm

henriquejr escreveu:Mas só o fato de retirar o avião de combate já pode-se dizer que o míssil cumpriu sua missão.
Na segunda guerra eram comuns aviões continuarem no combate mesmo após serem alvejados por diversos tiros, as partes principais eram blindadas e as superfícies de voo continuam funcionando (mesmo com alguma piora no desempenho) depois de alguns furos.

E o que a segunda guerra tem haver com hoje? As balas deram lugar aos fragmentos, mas a ideia é a mesma, danificar a aeronave inimiga com pedaços de metal a grande velocidade, e, da mesma forma que as balas nem sempre tiravam aviões de combate, os fragmentos podem não serem suficientes, também.

A diferença no tamanho da ogiva geralmente se deve a diferença na precisão dos mísseis, mísseis menos precisos compensam isso com ogivas maiores, se não consegue chegar tão perto então ao menos que jogue mais metal a maior velocidade para tentar acertar, em muitos casos a precisão é inversamente proporcional ao tamanho da ogiva, exceto MANPADs.
henriquejr escreveu:Mas um dos motivos para o RBS-70 e o BAMSE terem ogivas menores é justamente a comprovada precisão desses sistemas, onde geralmente contam que haja um impacto direto contra o alvo. Nos últimos conflitos, principalmente no Iraque e Servia, a quantidade de caças da coalizão que retornaram, após serem atingidos por detonação de proximidade, foi bem maior que a quantidade que foi derrubada. No conflito do Golfo, foi creditado ao RBS-70 o abate de alguns caças da OTAN.
MANPADs (inclusive o RBS-70) tem ogiva pequena porque PRECISAM ser leves, mas muitas vezes são imprecisos, sistemas como o RBS-70 são particularmente difíceis de mirar o que não ajuda muito com a precisão, e para piorar, os alvos, a "presa natural" dos MANPADs são helicópteros de ataque, mas esses, por sua vez, geralmente são blindados, o que significa que, a uma certa distancia, a blindagem vai parar os fragmentos das ogivas, e ele poderá continuar combatendo, o jeito é, disparar mais de um míssil, nenhuma novidade aqui, muitos já fazem isso.

O BAMSE tem uma vantagem aqui por reduzir o fator humano na guiagem, com um computador orientando o míssil aumenta as chances dele detonar próximo o bastante do alvo para abate-lo.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28555 Mensagem por Mathias » Seg Out 19, 2015 10:32 pm

Mas o BANSE não é MANPAD, né?




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28556 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Out 19, 2015 11:47 pm

Não, mas tem ogiva de MANPAD e existe uma preocupação em manter o míssil leve, a recarga é manual.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28557 Mensagem por Mathias » Ter Out 20, 2015 2:16 am

Putz, sem comentários!




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28558 Mensagem por LeandroGCard » Ter Out 20, 2015 9:03 am

Mathias escreveu:Putz, sem comentários!
Mathias, o Marechal está certo.

O Bamse é uma adaptação do RBS/70 (da versão com o míssil Bolide), que é sim um MANPAD, para estender seu alcance usando um Booster e automatizar sua guiagem retirando o homem do loop. Mas como todo sistema adaptado ele assume soluções de compromisso, e uma delas é usar uma ogiva com menos de 4Kg de peso total, o que é realmente muito pouco pelos padrões mais comuns.

Nenhum fabricante de mísseis com alcance acima de 6 km utiliza ogivas menores do que cerca de 10 Kg, alguns usam bem mais (como os 22Kg do Barak israelense), e com menos da metade disso o Bamse é de fato meio suspeito. Ou os suecos são grandes gênios que conseguem que seus mísseis tenham uma precisão muito maior que qualquer outro país do mundo, ou o sistema é de fato menos efetivo do que os concorrentes contra alvos maiores e/ou mais resistentes.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28559 Mensagem por Mathias » Ter Out 20, 2015 11:53 am

Sim, eu sei disso tudo, e é essa coisa aí que acham melhor que o Pansyr, e o lobis estão forçando a barra para encaixá-lo com argumentos do tipo "cabe no C-130".
Mas enfim, cada um tem aquilo que merece.




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: NOTÍCIAS

#28560 Mensagem por Luís Henrique » Ter Out 20, 2015 12:08 pm

Mathias escreveu:Sim, eu sei disso tudo, e é essa coisa aí que acham melhor que o Pansyr, e o lobis estão forçando a barra para encaixá-lo com argumentos do tipo "cabe no C-130".
Mas enfim, cada um tem aquilo que merece.
Mathias, eu acho que não.

Eu acho que o lobby quer o Sea Ceptor abrasileirado pela Avibras.
Ou até o IRIS-T SL abrasileirado de alguma forma.

O BAMSE eu e outros foristas comentamos sobre seu custo/benefício.
O site da SAAB da a entender que ele é mais barato que os concorrentes.
Eu gostaria de saber QUANTO mais barato.
Mas acho que ele está fora dos planos e dos lobbys mais fortes.

Eu acho que a briga vai ficar entre o Pantsir e o Sea Ceptor da Avibras.
Se é que vai dar briga. Acho que nem isso. Acho que o Pantsir já venceu.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Responder