NOTÍCIAS POLÍTICAS
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
As estatais sob o jugo do PT.
Editorial do Estadão - 28.09.15.
A “defesa” das estatais sempre esteve no discurso petista. Era um ponto inegociável, isto é, sem qualquer possibilidade de diálogo. Basta recordar como o PT pôs sua tropa de choque na rua para tentar inviabilizar as privatizações do governo FHC. Felizmente, a intolerância petista não foi capaz de impedir as privatizações dos anos 90 e a população pôde ter acesso, por exemplo, a serviços de telecomunicações de melhor qualidade - ao menos, já não é preciso pagar ágio para ter uma linha telefônica.
Uma vez que, com as inegáveis melhorias nos serviços privatizados, já não cabia mais na agenda pública discutir a reestatização das empresas privatizadas, era de esperar que a bandeira petista a favor das estatais significasse ao menos algum avanço para as estatais remanescentes. No entanto, o que se vê depois de 13 anos do partido no governo federal é o avanço do retrocesso. E isso não ocorre apenas na Petrobrás, envolvida no maior escândalo de corrupção da história nacional, como consequência direta do aparelhamento promovido nos governos Lula e Dilma. Há uma generalizada deterioração das estatais.
Reportagem do jornal O Globo a respeito das empresas estatais dependentes do Tesouro Nacional - são 18 nesse grupo - revela que elas estão mais inchadas e mais deficitárias. Ao analisar essas empresas ao longo dos anos do primeiro governo de Dilma, vê-se uma trajetória assaz preocupante.
Em 2009, o resultado global dessas 18 empresas foi um prejuízo de R$ 179 milhões. Em 2013, o déficit foi simplesmente dez vezes maior, alcançando a cifra negativa de R$ 1,8 bilhão. Era a consequência imediata do fato de que, das 18 estatais dependentes do Tesouro Nacional, 12 haviam fechado o ano no vermelho.
Um governo responsável utilizaria todos os meios para reverter essa situação. No entanto, os números da folha de pagamento mostram que o governo Dilma não foi apenas omisso em reverter o quadro, mas promoveu ativamente essa situação.
Em 2009, as 18 estatais tinham 36.488 funcionários. Em 2013, já eram 47.433 pessoas. Mas o descaso administrativo do governo Dilma fica ainda evidente quando se observa o crescimento da folha de pagamento - é que o número de funcionários cresceu 30%, mas a folha de pagamento cresceu 108%. Em 2009, foram gastos R$ 3,5 bilhões com os salários dos funcionários. Em 2014, foram R$ 7,3 bilhões.
A situação de crescimento desenfreado da folha de pagamento não apenas afetou o resultado fiscal do governo, mas a qualidade do uso dos recursos do Tesouro Nacional. No ano de 2014, o contribuinte pôs R$ 15 bilhões nas 18 estatais, mas apenas 28% desse dinheiro foi destinado a investimentos. Gastou-se muito e gastou-se mal.
Entre as estatais dependentes do Tesouro - estão na lista a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por exemplo -, um caso retrata bem a “eficiência” petista. Trata-se da Empresa de Planejamento Logístico, fundada em 2002 para planejar a construção do trem-bala, projeto que até hoje não saiu do papel e não se sabe se algum dia sairá. Na sua criação, tinha 65 funcionários. Hoje, conta com 161. E o atual número se deve ao período de vacas magras - antes do ajuste fiscal, a empresa chegou a ter 185 funcionários.
Tal quadro desmerece a capacidade administrativa de qualquer governo, ainda mais de um governo cujo partido sempre afirmou estar a favor das estatais. Mostra como o discurso pode estar distante da realidade. E esse mal é contagioso. O órgão do Ministério do Planejamento que cuida das estatais - Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais - afirma que sua missão é “aperfeiçoar a atuação do Estado enquanto acionista das empresas estatais federais, com vistas a potencializar os investimentos da União em benefício da sociedade”. A sociedade está à espera desses benefícios.
Editorial do Estadão - 28.09.15.
A “defesa” das estatais sempre esteve no discurso petista. Era um ponto inegociável, isto é, sem qualquer possibilidade de diálogo. Basta recordar como o PT pôs sua tropa de choque na rua para tentar inviabilizar as privatizações do governo FHC. Felizmente, a intolerância petista não foi capaz de impedir as privatizações dos anos 90 e a população pôde ter acesso, por exemplo, a serviços de telecomunicações de melhor qualidade - ao menos, já não é preciso pagar ágio para ter uma linha telefônica.
Uma vez que, com as inegáveis melhorias nos serviços privatizados, já não cabia mais na agenda pública discutir a reestatização das empresas privatizadas, era de esperar que a bandeira petista a favor das estatais significasse ao menos algum avanço para as estatais remanescentes. No entanto, o que se vê depois de 13 anos do partido no governo federal é o avanço do retrocesso. E isso não ocorre apenas na Petrobrás, envolvida no maior escândalo de corrupção da história nacional, como consequência direta do aparelhamento promovido nos governos Lula e Dilma. Há uma generalizada deterioração das estatais.
Reportagem do jornal O Globo a respeito das empresas estatais dependentes do Tesouro Nacional - são 18 nesse grupo - revela que elas estão mais inchadas e mais deficitárias. Ao analisar essas empresas ao longo dos anos do primeiro governo de Dilma, vê-se uma trajetória assaz preocupante.
Em 2009, o resultado global dessas 18 empresas foi um prejuízo de R$ 179 milhões. Em 2013, o déficit foi simplesmente dez vezes maior, alcançando a cifra negativa de R$ 1,8 bilhão. Era a consequência imediata do fato de que, das 18 estatais dependentes do Tesouro Nacional, 12 haviam fechado o ano no vermelho.
Um governo responsável utilizaria todos os meios para reverter essa situação. No entanto, os números da folha de pagamento mostram que o governo Dilma não foi apenas omisso em reverter o quadro, mas promoveu ativamente essa situação.
Em 2009, as 18 estatais tinham 36.488 funcionários. Em 2013, já eram 47.433 pessoas. Mas o descaso administrativo do governo Dilma fica ainda evidente quando se observa o crescimento da folha de pagamento - é que o número de funcionários cresceu 30%, mas a folha de pagamento cresceu 108%. Em 2009, foram gastos R$ 3,5 bilhões com os salários dos funcionários. Em 2014, foram R$ 7,3 bilhões.
A situação de crescimento desenfreado da folha de pagamento não apenas afetou o resultado fiscal do governo, mas a qualidade do uso dos recursos do Tesouro Nacional. No ano de 2014, o contribuinte pôs R$ 15 bilhões nas 18 estatais, mas apenas 28% desse dinheiro foi destinado a investimentos. Gastou-se muito e gastou-se mal.
Entre as estatais dependentes do Tesouro - estão na lista a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por exemplo -, um caso retrata bem a “eficiência” petista. Trata-se da Empresa de Planejamento Logístico, fundada em 2002 para planejar a construção do trem-bala, projeto que até hoje não saiu do papel e não se sabe se algum dia sairá. Na sua criação, tinha 65 funcionários. Hoje, conta com 161. E o atual número se deve ao período de vacas magras - antes do ajuste fiscal, a empresa chegou a ter 185 funcionários.
Tal quadro desmerece a capacidade administrativa de qualquer governo, ainda mais de um governo cujo partido sempre afirmou estar a favor das estatais. Mostra como o discurso pode estar distante da realidade. E esse mal é contagioso. O órgão do Ministério do Planejamento que cuida das estatais - Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais - afirma que sua missão é “aperfeiçoar a atuação do Estado enquanto acionista das empresas estatais federais, com vistas a potencializar os investimentos da União em benefício da sociedade”. A sociedade está à espera desses benefícios.
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Quando tá bom a gente fatura dizendo que fomos nós, que nunca antes nesse País ninguém tinha feito coisa assim. Mas, se der merda, a gente diz que que a culpa é dos outros e que ninguém sabe raciocinar, só os iluminados.cassiosemasas escreveu:
To vendo que alguns colegas ja estão começando a surtar novamente, mesmo sabendo que o chefe do executivo é só uma parte da engrenagem que ajudou a "foder" com o país, mas é mais fácil culpar um só do que ter que pensar e raciocinar, que deve dar dor de cabeça né, afinal, raciocinar não deve ser tão simples para alguns....
só para constar....
Então a culpa não é só de uma vertente ideológica como alguns gostam de arrotar aos quatro ventos...
mas ta tri...deixa assim...sigamos o conselho de um certo psiquiatra;
"com louco é melhor não contrariar."
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
O problema, nobre colega, é que o PT, desde sua fundação, se arvorou no lídimo representante da honestidade e da ética no trato da coisa pública, enquanto que os partidos rivais (merecidamente ou não) recebiam a pecha de vendilhões, corruptos promotores de "maracutaias" sem fim...cassiosemasas escreveu:
To vendo que alguns colegas ja estão começando a surtar novamente, mesmo sabendo que o chefe do executivo é só uma parte da engrenagem que ajudou a "foder" com o país, mas é mais fácil culpar um só do que ter que pensar e raciocinar, que deve dar dor de cabeça né, afinal, raciocinar não deve ser tão simples para alguns....
só para constar....
Então a culpa não é só de uma vertente ideológica como alguns gostam de arrotar aos quatro ventos...
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Subiu sim, e muito. É disso aqui que estou falando.Bourne escreveu:Subiu não.
O resultado primário é o instrumento principal para dizer para onde a dívida vai. No curto prazo, no nosso caso um grande e longo curto prazo, serve para dizer para onde o endividamento vai e retirar pressão do orçamento como agora. No longo prazo seria o pressuposto para alongar o endividamento e reduzir taxa de juros dos títulos que leva tudo junto para cima ou para baixo. E na década passada até 2012 funcionou bem com alargamento dos prazos médio de 12 para 48 meses e começar a vender no mercado título indexado ao IPCA. Foram bons tempos, mas se mantiver na atual situação vai ser um milagre. A tendência é pior e começar a reduzir prazo novamente.
Outro ponto é que no brasil existe um enorme sistema de poupança compulsória formado pela FGTS que remunera abaixo da inflação. Contudo, serve para fonte de recursos para o crédito direcionado e bancos públicos que emprestam a prazos longos e com custos abaixo da inflação, além dos recursos do tesouro. Quem paga a diferença que é um subsidio é o governo por meio de impostos. E a diferença de remuneração e prazo entre TJLP e SELIC é o custo do subsidio atual e futuro. Ou seja, quando maior a diferença, mais o custo do subsidio que tesouro paga e mais alimenta a dívida pública e reduz a capacidade de gasto. Em outros países essa diferença é minima exatamente por isso.
O artifício de dividir o valor da dívida pelo PIB só vale se os juros pagos forem civilizados e os prazos à perder de vista, o que está muito longe de ser o nosso caso, senão é o montante bruto que conta ou qualquer problema vira uma crise monumental do dia para a noite. O resto é firula para justificar pagar os juros mais escorchantes do planeta para nada. E agora estamos vendo o resultado nú e crú.
Leandro G. Card
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Nossa. Quase li errado, mas daria na mesma.LeandroGCard escreveu:Subiu sim, e muito. É disso aqui que estou falando.Bourne escreveu:Subiu não.
O resultado primário é o instrumento principal para dizer para onde a dívida vai. No curto prazo, no nosso caso um grande e longo curto prazo, serve para dizer para onde o endividamento vai e retirar pressão do orçamento como agora. No longo prazo seria o pressuposto para alongar o endividamento e reduzir taxa de juros dos títulos que leva tudo junto para cima ou para baixo. E na década passada até 2012 funcionou bem com alargamento dos prazos médio de 12 para 48 meses e começar a vender no mercado título indexado ao IPCA. Foram bons tempos, mas se mantiver na atual situação vai ser um milagre. A tendência é pior e começar a reduzir prazo novamente.
Outro ponto é que no brasil existe um enorme sistema de poupança compulsória formado pela FGTS que remunera abaixo da inflação. Contudo, serve para fonte de recursos para o crédito direcionado e bancos públicos que emprestam a prazos longos e com custos abaixo da inflação, além dos recursos do tesouro. Quem paga a diferença que é um subsidio é o governo por meio de impostos. E a diferença de remuneração e prazo entre TJLP e SELIC é o custo do subsidio atual e futuro. Ou seja, quando maior a diferença, mais o custo do subsidio que tesouro paga e mais alimenta a dívida pública e reduz a capacidade de gasto. Em outros países essa diferença é minima exatamente por isso.
O artifício de dividir o valor da dívida pelo PIB só vale se os juros pagos forem civilizados e os prazos à perder de vista, o que está muito longe de ser o nosso caso, senão é o montante bruto que conta ou qualquer problema vira uma crise monumental do dia para a noite. O resto é firula para justificar pagar os juros mais escorchantes do planeta para nada. E agora estamos vendo o resultado nú e crú.
Leandro G. Card
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Não estou eximindo o PT ou quem quer que seja de culpa no processo que se desenvolve ultimamente em nossa republica, muito menos defendo a atual gestão, só quero deixar claro que o processo em que vivemos é muito mais complexo do que muitos simplistas gostam de montar, o PT nunca foi flor que se cheire, salvo raros quadros do partido, esse partido é tão viciado quanto os outros, quanto ao fato de "Quando tá bom a gente fatura dizendo que fomos nós, que nunca antes nesse País ninguém tinha feito coisa assim. Mas, se der merda, a gente diz que que a culpa é dos outros e que ninguém sabe raciocinar, só os iluminados."
O que eu disse do sistema político brasileiro vale tanto para as vitórias quanto para as merdas que estão postas ai, mesmo porque todos os avanços que foram feitos, desde a redemocratização não dependeu somente de uma pessoa ou partido, mas sim de toda a conjuntura(incluso ai a mídia, se bem que ela anda mais a atrapalhar do que a ajudar...)afinal não vivemos em uma monarquia absolutista, como alguns gostam de dizer e pintar, como se o PT ou seja quem for tivesse o poder absoluto de mandar e desmandar no país...
é contra essa visão simplista(praticamente infantil) de colocar o nosso processo político é que sou contra.
e mantenho o que eu disse, parece que pensar não é muito o forte de muitos, pois se assim o fosse, as criticas seriam muito mais fundamentadas e consistentes e provavelmente o debate se daria em um nível muito mais produtivo.
O que eu disse do sistema político brasileiro vale tanto para as vitórias quanto para as merdas que estão postas ai, mesmo porque todos os avanços que foram feitos, desde a redemocratização não dependeu somente de uma pessoa ou partido, mas sim de toda a conjuntura(incluso ai a mídia, se bem que ela anda mais a atrapalhar do que a ajudar...)afinal não vivemos em uma monarquia absolutista, como alguns gostam de dizer e pintar, como se o PT ou seja quem for tivesse o poder absoluto de mandar e desmandar no país...
é contra essa visão simplista(praticamente infantil) de colocar o nosso processo político é que sou contra.
e mantenho o que eu disse, parece que pensar não é muito o forte de muitos, pois se assim o fosse, as criticas seriam muito mais fundamentadas e consistentes e provavelmente o debate se daria em um nível muito mais produtivo.
Editado pela última vez por cassiosemasas em Seg Set 28, 2015 2:20 pm, em um total de 1 vez.
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- Bourne
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Então, então que considerar que o maior PIB, implica mais receita para governo, mais gastos e maior capacidade de carregar mais endividamento. Isso precisa ser incorporado na avaliação.
Sem contar que se quer ver o valor precisa deflacionar pelo IGP-DI ou deflator do produto. Comparar valores nominais não quer dizer nada. Mais ainda em um país que teve mais de 200% de inflação no período selecionado. Depois de deflacionar pode tentar estimar uma taxa real de variação que é válido para curto e médio prazo (5-10 anos) sem gerar grandes distorções. Mas também precisa fazer o mesmo deflacionamento com salários, lucros, receita e despesas do governo.
Observe no gráfico que só tem a interna. Esqueceu da externa que era enorme depois da crise cambial de 1999-98. Se pegar o todo (interna mais externa) que realmente interessa vai dar um resultado diferente.
Não cai nessa da divida cidadã. fazem um monte de matemágica para vender a farsa.
Sem contar que se quer ver o valor precisa deflacionar pelo IGP-DI ou deflator do produto. Comparar valores nominais não quer dizer nada. Mais ainda em um país que teve mais de 200% de inflação no período selecionado. Depois de deflacionar pode tentar estimar uma taxa real de variação que é válido para curto e médio prazo (5-10 anos) sem gerar grandes distorções. Mas também precisa fazer o mesmo deflacionamento com salários, lucros, receita e despesas do governo.
Observe no gráfico que só tem a interna. Esqueceu da externa que era enorme depois da crise cambial de 1999-98. Se pegar o todo (interna mais externa) que realmente interessa vai dar um resultado diferente.
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Agora eu concordo com o colega. mas com uma diferença. Um governador afunda um Estado, um Presidente afunda um País.cassiosemasas escreveu:Não estou eximindo o PT o quem quer que seja de culpa no processo que se desenvolve ultimamente em nossa republica, muito menos defendo a atual gestão, só quero deixar claro que o processo em que vivemos é muito mais complexo do que muitos simplistas gostam de montar, o PT nunca foi flor que se cheire, salvo raros quadros do partido, esse partido é tão viciado quanto os outros, quanto ao fato de "Quando tá bom a gente fatura dizendo que fomos nós, que nunca antes nesse País ninguém tinha feito coisa assim. Mas, se der merda, a gente diz que que a culpa é dos outros e que ninguém sabe raciocinar, só os iluminados."
O que eu disse do sistema político brasileiro vale tanto para as vitórias quanto para as merdas que estão postas ai, mesmo porque todos os avanços que foram feitos, desde a redemocratização não dependeu somente de uma pessoa ou partido, mas sim de toda a conjuntura(incluso ai a mídia, se bem que ela anda mais a atrapalhar do que a ajudar...)afinal não vivemos em uma monarquia absolutista, como alguns gostam de dizer e pintar, como se o PT ou seja quem for tivesse o poder absoluto de mandar e desmandar no país...
é contra essa visão simplista(praticamente infantil) de colocar o nosso processo político é que sou contra.
e mantenho o que eu disse, parece que pensar não é muito o forte de muitos, pois se assim o fosse, as criticas seriam muito mais fundamentadas e consistentes e provavelmente o debate se daria em um nível muito mais produtivo.
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Sim, mas em ambos os casos, eles não conseguem fazer nada sozinhos....nveras escreveu:Agora eu concordo com o colega. mas com uma diferença. Um governador afunda um Estado, um Presidente afunda um País.cassiosemasas escreveu:Não estou eximindo o PT o quem quer que seja de culpa no processo que se desenvolve ultimamente em nossa republica, muito menos defendo a atual gestão, só quero deixar claro que o processo em que vivemos é muito mais complexo do que muitos simplistas gostam de montar, o PT nunca foi flor que se cheire, salvo raros quadros do partido, esse partido é tão viciado quanto os outros, quanto ao fato de "Quando tá bom a gente fatura dizendo que fomos nós, que nunca antes nesse País ninguém tinha feito coisa assim. Mas, se der merda, a gente diz que que a culpa é dos outros e que ninguém sabe raciocinar, só os iluminados."
O que eu disse do sistema político brasileiro vale tanto para as vitórias quanto para as merdas que estão postas ai, mesmo porque todos os avanços que foram feitos, desde a redemocratização não dependeu somente de uma pessoa ou partido, mas sim de toda a conjuntura(incluso ai a mídia, se bem que ela anda mais a atrapalhar do que a ajudar...)afinal não vivemos em uma monarquia absolutista, como alguns gostam de dizer e pintar, como se o PT ou seja quem for tivesse o poder absoluto de mandar e desmandar no país...
é contra essa visão simplista(praticamente infantil) de colocar o nosso processo político é que sou contra.
e mantenho o que eu disse, parece que pensar não é muito o forte de muitos, pois se assim o fosse, as criticas seriam muito mais fundamentadas e consistentes e provavelmente o debate se daria em um nível muito mais produtivo.
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Mas se todo o ganho na arrecadação for torrado pagando juros altos de uma dívida que só cresce, isso adianta de quê?Bourne escreveu:Então, então que considerar que o maior PIB, implica mais receita para governo, mais gastos e maior capacidade de carregar mais endividamento. Isso precisa ser incorporado na avaliação.
Se a dívida fosse criada como investimento (dinheiro efetivamente tomado emprestado para investimentos que alavancassem o crescimento do PIB) a taxa de crescimento de nossa economia teria sido muito maior, e hoje ninguém falaria em crise. Mas ela foi e é criada pelo uso de juros elevados justamente para FREAR O CRESCIMENTO DA ECONOMIA com vistas ao combate da inflação, e assim age de forma exatamente contrária ao que deveria, gerando apenas mais expectativa de inflação futura. E isso não começou agora, vem desde 1995 (embora só agora a expressão "dominância fiscal" tenha surgido na mídia).
É verdade, seria preciso trazer os valores para os atuais. Mas se olharmos a situação AGORA vemos claramente que pelo tamanho da dívida bruta o valor dos juros pagos é um problema em si mesmo, e de nada adianta mantê-lo nas alturas, isso cria mais problemas do que resolve. O que também não começou agora.Sem contar que se quer ver o valor precisa deflacionar pelo IGP-DI ou deflator do produto. Comparar valores nominais não quer dizer nada. Mais ainda em um país que teve mais de 200% de inflação no período selecionado. Depois de deflacionar pode tentar estimar uma taxa real de variação que é válido para curto e médio prazo (5-10 anos) sem gerar grandes distorções. Mas também precisa fazer o mesmo deflacionamento com salários, lucros, receita e despesas do governo.
Isso só significa que o boom das commodities serviu para alguma coisa, não fosse ele como estaria a dívida externa hoje? Mas isso foi algo circunstancial, e já acabou.Observe no gráfico que só tem a interna. Esqueceu da externa que era enorme depois da crise cambial de 1999-98. Se pegar o todo (interna mais externa) que realmente interessa vai dar um resultado diferente.
E os defensores do "tripé econômico milagroso" não fazem? Então porquê ele jamais funcionou, e não estamos mais perto de ser um país desenvolvido hoje do que estávamos duas décadas atrás, como aconteceu com países que vão da China ao Chile?Não cai nessa da divida cidadã. fazem um monte de matemágica para vender a farsa.
Leandro G. Card
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
E para não dizer que eu estou refém de sites esquerdopatas alucinados, vai um artigo do G1, da Glogo:
http://g1.globo.com/mundo/blog/helio-gu ... altos.html
Leandro G. Card
http://g1.globo.com/mundo/blog/helio-gu ... altos.html
Leandro G. Card
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
LeandroGCard, não sei explicar direito mas, essa "armadilha dos juros altos" na atual situação não é tão grave quanto o artigo da a entender, e também não é tão simples de resolver como a taxa SELIC da a entender.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- LeandroGCard
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Re: NOTÍCIAS POLÍTICAS
Notícia da rádio CBN hoje:Marechal-do-ar escreveu:LeandroGCard, não sei explicar direito mas, essa "armadilha dos juros altos" na atual situação não é tão grave quanto o artigo da a entender, e também não é tão simples de resolver como a taxa SELIC da a entender.
Entre juros pagos e diferença entre títulos emitidos e resgatados os custos do governo federal referentes à dívida total (interna mais externa) apenas no mês de Agosto de 2015 foram ACIMA DOS 80 BILHÕES DE REAIS. O país perdeu o grau de investimento pela Fish por causa de 30 Bilhões negativos do orçamento de 2016, e está lutando (ou seja, cortando investimentos, gastos sociais, salários e etc...) para arranjar 70 bilhões ao longo de todos os 12 meses do ano que vem para fechar a conta apenas do déficit primário (sem contar os juros, que serão muitas vezes maiores do que isso). Isso tudo para TALVEZ conseguir voltar a crescer a taxas pífias depois de 2017.
E a armadilha dos juros não é grave !?!?!
Alguém vai ter mesmo que me explicar isso muito direitinho... .
Leandro G. Card
P.S.: Resolver não será mesmo fácil, veja que na minha resposta ao Bourne eu listei de cabeça uma série de medidas, todas elas exigindo bastante trabalho, muita negociação e posterior acompanhamento extremamente competente e cuidadoso. Mas é isso ou cedo ou tarde virar uma Grande Argentina ou Grécia, após muitos anos de sofrimento e sacrifício prévios e inúteis .