Caça de 5a geração chinês

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Caça de 5a geração chinês

#421 Mensagem por NovaTO » Dom Set 20, 2015 6:55 pm

Bolovo escreveu:
NovaTO escreveu:Visualmente falando, o J-20 parece se aproximar mais dos conceitos de um 5ª geração que o PAKFA.

[]'s
Pega o primeiro protótipo do J-20. Ele era bem cru. O PAK-FA está nessa fase ainda. Ele vai começar a ficar mais refinado a partir do final desse ano...

http://www.planobrazil.com/wp-content/uploads/2013/12/J-20-first-flight-111.jpg
O primeiro vôo do PAKFA foi em 2010. O J-20, em 2011. No meu entendimento, o J-20 está "mais pronto", visualmente falando.

Mas, caro Bolovo, acho difícil eles refazerem a parte traseira até o final do ano. Os russos não parecem estar tão preocupados com detalhahes para diminuir o rcs, como as portas de acesso, encaixes de forma serrilhada ou em ângulo. A porta do baia de armas no caso de PAKFA não é em ângulo. E assim vai. A sensação que passa é que o projeto foi entregue antes de totalmente desenvolvido. No caso do J-20, desde o primeiro protótipo nota-se esses cuidados.

Foto de como os russos deveriam mascarar o ALF-41 :

Imagem

:mrgreen:

[]'s




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Re: Caça de 5a geração chinês

#422 Mensagem por Mathias » Dom Set 20, 2015 7:49 pm

As portas das baias do PAK-FA são retas, é isso?




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
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Re: Caça de 5a geração chinês

#423 Mensagem por NovaTO » Dom Set 20, 2015 9:35 pm

Mathias escreveu:As portas das baias do PAK-FA são retas, é isso?
Caro Mathias,
Fiz uma pesquisa rápida e verifiquei que estava desatualizado em relação às portas do PAKFA :


F-22
Imagem

F-35
Imagem

J-20
Imagem

PAKFA

Imagem
Imagem
Imagem
Retiro a crítica sobre as portas das baias de armas do PAKFA :mrgreen:

Em uma das primeiras imagens , as portas eram retangulares, mas pode-se notar sim preocupação com medidas de redução de RCS . Fica a questão se a entrada de ar do motor tem algum tipo de radar blocker (suponho que sim). E claro a exposição dos ALF-41. E o principal, se o material RAM será eficiente (nível F-35).

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Re: Caça de 5a geração chinês

#424 Mensagem por Bolovo » Dom Set 20, 2015 9:53 pm

Creio que o J-20 esteja mais avançado até que o PAK-FA, pois os chineses tem muita grana e uma espionagem industrial violenta a favor deles. Mas eu disse que o PAK-FA vai começar a ficar mais refinado só agora. Não que vai ficar igual esse últimos protótipos do J-20. O sexto protótipo do PAK-FA, aquele que pegou fogo, volta a voar esse ano com alguns detalhes stealth, essa parte de metal exposta do motor vai ser coberta etc. O motor ainda não é o definitivo, vai ser a ultima coisa a ser "stealthizada". Os russos não querem perder a supermanobralidade que eles tem desde a época do Su-27. O motor terá vetoração 3D, então não veremos uma solução igual ao F-22 ou YF-23. Creio que ele terá a tubeira serrilhada, como é o do F-35. E lembrar, o motor do J-20 também não é definitivo! Estão usando o AL-31 temporariamente.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
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Re: Caça de 5a geração chinês

#425 Mensagem por Carlos Lima » Dom Set 20, 2015 10:05 pm

Bolovo escreveu:Creio que o J-20 esteja mais avançado até que o PAK-FA, pois os chineses tem muita grana e uma espionagem industrial violenta a favor deles. Mas eu disse que o PAK-FA vai começar a ficar mais refinado só agora. Não que vai ficar igual esse últimos protótipos do J-20. O sexto protótipo do PAK-FA, aquele que pegou fogo, volta a voar esse ano com alguns detalhes stealth, essa parte de metal exposta do motor vai ser coberta etc. O motor ainda não é o definitivo, vai ser a ultima coisa a ser "stealthizada". Os russos não querem perder a supermanobralidade que eles tem desde a época do Su-27. O motor terá vetoração 3D, então não veremos uma solução igual ao F-22 ou YF-23. Creio que ele terá a tubeira serrilhada, como é o do F-35. E lembrar, o motor do J-20 também não é definitivo! Estão usando o AL-31 temporariamente.
Pois é,

Diferentes projetos, diferentes prioridades no momento, mas todos vão chegar no mesmo lugar... 5 geração.

[]s
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Re: Caça de 5a geração chinês

#426 Mensagem por Mathias » Dom Set 20, 2015 11:54 pm

E antes de 2026.
Bem antes talvez.




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Re: Caça de 5a geração chinês

#427 Mensagem por Carlos Lima » Seg Set 21, 2015 4:53 am

Mais fotos...

http://defence.pk/attachments/j-20-2016-18-9-15-maiden-flight-11-jpg.258499/

http://defence.pk/attachments/j-20-2016-18-9-15-maiden-flight-12-jpg.258500/

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: Caça de 5a geração chinês

#428 Mensagem por Luís Henrique » Seg Set 21, 2015 11:21 am

NovaTO escreveu:
Mathias escreveu:As portas das baias do PAK-FA são retas, é isso?
Caro Mathias,
Fiz uma pesquisa rápida e verifiquei que estava desatualizado em relação às portas do PAKFA :


F-22
Imagem

F-35
Imagem

J-20
Imagem

PAKFA

Imagem
Imagem
Imagem
Retiro a crítica sobre as portas das baias de armas do PAKFA :mrgreen:

Em uma das primeiras imagens , as portas eram retangulares, mas pode-se notar sim preocupação com medidas de redução de RCS . Fica a questão se a entrada de ar do motor tem algum tipo de radar blocker (suponho que sim). E claro a exposição dos ALF-41. E o principal, se o material RAM será eficiente (nível F-35).

[]'s
Com essas fotos e os dados divulgados de comprimento e envergadura do PAK-FA, da para chegarmos ao tamanho APROXIMADO das baias de armamentos do caça.

Calculei aproximadamente 1,20 de largura por 4,90m de comprimento.

O míssil RVV-SD, de classe semelhante ao Meteor, possui 3,70m de comprimento e 0,20m de diâmetro.
Se fosse possível colocar um míssil do lado do outro, sem nenhum espaço entre eles, em cada baia caberia 6 mísseis.
Claro que isso não é possível.

Da para supor, que com um pequeno espaço entre cada míssil (5 cm), conseguiríamos colocar 5 mísseis em cada baia.

O RVV-MD é menor, possui 2,97m de comprimento por 0,17m de diâmetro.

Segundo alguns sites russos, o PAK-FA pode levar 8 mísseis RVV-SD e 2 mísseis RVV-MD, totalizando 10 mísseis ar-ar em suas baias internas.
Algo que não conseguimos comprovar, mas 'parece', bem possível pelas fotos.
Uma carga de armas MUITO MAIOR do que a do F-35.

Aliás, aproveito para perguntar: Quantos mísseis ar-ar o F-35 pode carregar em suas baias internas? E o F-22?




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: Caça de 5a geração chinês

#429 Mensagem por NovaTO » Seg Set 21, 2015 12:40 pm

Imagem

Imagem fonte : PA



Mas há planos para aumentar a capacidade para 6 BVR no caso do F-35.

[]'s




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Re: Caça de 5a geração chinês

#430 Mensagem por P44 » Dom Out 11, 2015 12:04 pm

Leading Aircraft Manufacturer Poised to Export New Fighter Jet

(Source: China Daily; published Oct. 09, 2015)
By Zhao Lei

Imagem

BEIJING --- China's leading aircraft manufacturer is on the verge of exporting its fifth-generation fighter jet, according to industry sources. Aviation Industry Corp of China disclosed the technical specifications of the J-31 Gyrfalcon at an aviation expo even though the plane was still being tested, the sources said.

During the four-day Aviation Expo China 2015, a biennial event held in Beijing in mid-September, AVIC also displayed a large-scale model of the J-31.

Expo visitors were surprised that the State-owned defense contractor was willing to declassify the J-31's specifications, as it had never previously released such information on military air-craft until they entered mass-production and were ready for export.

Analysts said the decision indicates that the corporation wants potential foreign buyers to learn about the plane's capabilities as soon as possible so that it can secure contracts when the jet becomes operational.

A source close to AVIC who declined to be named said publication of the aircraft's specifications was aimed at impressing potential buyers. "The earlier the buyers know about the J-31's capabilities, the higher chance AVIC has of taking up a good share of the fifth-generation aircraft market," he told China Daily.

"Once the company receives buyers' payments, it can use these to sustain the production line and continue to upgrade the aircraft to win more customers."

AVIC executives have never concealed their intentions for the J-31 project. Li Yuhai, deputy general manager of AVIC, told reporters in November, "Since the start of the J-31's development, we have planned to use the plane to end some foreign nations' dominance of the fifth-generation fighter jet. One of its variants will be specifically designed for export."

Li was speaking on the sidelines of the 10th China International Aviation and Aerospace Exhibition held in Zhuhai, Guangdong province.

Chen Hu, a military expert with the People's Liberation Army, said exporting the J-31 would be a milestone for China's aviation industry because the plane would give AVIC a significant boost in competition with Western defense giants.

Xu Bangnian, a professor at the PLA Air Force Command Institute, said he expected international demand for the plane as it appeared to be the only choice for developing countries wanting an affordable fifth-generation stealth aircraft.

The only fifth-generation fighter jet available on the market is the United States' Lockheed Martin F-35 Lightning II, but the US will only sell it to its allies.

The J-31's maiden flight in October 2012 caused a surprise globally, as few people expected China to develop another fifth-generation fighter jet following the J-20 stealth aircraft, which made its first flight in January 2011. During the past three years, the J-31 has undergone several test flights and some changes have been made to its design.

The AVIC specifications show that it has a maximum takeoff weight of 25 metric tons and is designed to be in service for up to 30 years.

-ends-

http://www.defense-aerospace.com/articl ... uyers.html




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Re: Caça de 5a geração chinês

#431 Mensagem por akivrx78 » Sex Nov 13, 2015 3:24 pm

http://www.youtube.com/watch?v=GxJJhZ2jsUo

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Estão oferecendo no mercado internacional, porem seria tipo o JF-17 Thunder pois a China parece não pretender utilizar em sua força aérea.




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Re: Caça de 5a geração chinês

#432 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 13, 2015 7:14 pm

Se eu não estou enganado, esta maquete foi a mesma mostrada no Air Show China deste ano. Parece, apenas parece, que houve algumas pequenas alterações no cone dianteiro e na ponta dos estabilizadores verticais. Não notei modificações nas asas, o que chegou a ser vinculado em desenhos mostrados naquela feira. E o protótipo que está voando ainda não possui nenhuma das modificações que se sugestionou por aquele tempo.

Este avião, com um suposto MTOW de 25 tons não será exatamente um caça leve, mas entrará na seara de Mig-35, Rafale, Typhoon e outros.

A ver.

abs.




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Re: Caça de 5a geração chinês

#433 Mensagem por akivrx78 » Sáb Nov 14, 2015 8:04 am

China’s FC-31 design was stolen and copied from F-35: US experts
Chinese hackers entered the networks of American defence equipment maker Lockheed Martin to copy the design .

Tehelka Web Desk
November 13, 2015
Imagem

The US defense experts has alleged that China had stolen the design of the US fifth-generation fighter jet, raising doubts over the achievement of the country that has stolen a march over India in developing the aircraft.

The desigj31-fighter1n of the FC-31 ‘Gyrfalcon’ or JC-31, displayed at Dubai Airshow recently, was from the US-made F-35 in April 2009 when Chinese hackers entered the networks of American defense equipment maker Lockheed Martin, said US strategic affairs and defense experts.

The airframe of FC-31is similar to that of the F-35. The Chinese plane also has two internal weapons bays that can carry guided and unguided weapons just like the F-35, said the experts.

“The similarity does not end there. It also includes use of two tracking mirrors and a flat optical window, with bottom fuselage placement aft the radar radome,” said IHS Jane’s Defence Weekly.

The Aviation Industry Corporation of China (AVIC) is trying to sell FC-31 as an alternative to F-35 joint strike fighter. Besides Chinese Air Force, Iran and Pakistan are understood are interested in it.

AVIC officials present at the Dubai Airshow hailed the aircraft’s “outstanding situational awareness” and said the FC-31 is designed for “the demands of future battlefield environments”.

Most aircraft experts believe, though, that FC-35 cannot compete with the American fifth-generation aircraft, but not much is known about the aircraft, which has derivatives of Russian engine at this stage. This aircraft first flew at China’s Zhuhai Air Show in 2014 and will be operational only in 2024.

http://www.tehelka.com/2015/11/chinas-f ... s-experts/




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Re: Caça de 5a geração chinês

#434 Mensagem por akivrx78 » Qua Nov 25, 2015 11:05 am

Apenas 2 meses depois do numero 2016 ter feito o primeiro voo a China apresenta o modelo numero 2017.

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http://htka.hu/wp-content/uploads/2015/11/154247lc0lc7xc8y9xwrxw_www.kepfeltoltes.hu_.jpg
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http://japanese.china.org.cn/politics/t ... 8317_7.htm




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Re: Caça de 5a geração chinês

#435 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 25, 2015 1:39 pm

Esses chineses são realmente pródigos.

abs.




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