Sabre escreveu:Túlio escreveu:
Foi o que pensei. Te perguntei porque tu (PRO) sabes bem mais do que eu, mero diletante. Não há ironia aí, apenas Verdade, sabes bem mais do que eu e aproveito isso para aprender, ou para que serviria o FDB?
Justin,
Aproveitando o seu grande conhecimento a respeito da influência do movimento das antenas dos radares no combate BVR, gostaria de saber a sua opinião se, neste tipo combate, é uma vantagem ou não uma aeronave ter a possibilidade de, após lançar o seu míssil BVR, fazer uma curva de 90 graus mantendo o look-on com o alvo, diminuindo a razão de aproximação entre eles, continuar atualizando o míssil da posição do alvo, e de brinde, dificultar o lock-on do oponente por estar a 90 graus com ele?
E ainda, qual o volume de espaço aéreo que varre uma aeronave com antena giratória em comparação com uma com radar fixo, considerando que estejam voando em trajetória retilínea?
Abs,
Sabre
Desculpe a intromissão, mas a resposta à sua pergunta é que isso é um vantagem enorme num combate BVR, e aumenta sobremaneira o sucesso do lançamento e a sobrevivência no combate. Não muito pelo Notch, e sim por manter separação e diminuir a probabilidade de sucesso de algum míssil inimigo que venha a ser lançado.
Os radares mais modernos sofrem pouca influencia com doppler blindness, especialmente se considerarmos uma aeronave de caça, que voa a grande velocidade. Para afetar um radar desses AESA, com grande capacidade de processamento, o piloto deveria praticamente cravar os 90º com o radar inimigo.
Na minha opinião a solução AESA com movimento é o melhor dos dois mundos, utilizando o ponto forte dos mecanicos, permitindo o aumento da área de varredura e direcionando o eixo de referencia, e a capacidade de feixes extras instantaneos em qualquer direçao, ainda mantendo um TWS, que um eletronico pode fazer.
Fico imaginando uma aeronave com um missil da classe do Meteor, um radar AESA com swashplate, o know-how sueco em datalink e algoritmo de radar AESA, capacidade super cruise, baixa RCS, moderna suite eletronica... vai ficar interessante.
Abraços
Abraços