Então vamos como o esquartejador ... vamos por "partes"
Marechal-do-ar escreveu:kirk escreveu:Sobe mais devagar ? ... será ? ... não me parece que o Gripen tenha problemas de energia :
Talves você ache algo ESCRITO no wikipédia ou Site da Dassault ... mas, nada melhor que um registro visual, né não?
Ou nos slides que vocês postou e que está escrito que o Rafale sobre mais rápido...
kirk escreveu:Velocidade máxima é inútil ? ... numa INTERCEPTAÇÃO ??? ... informação nova essa ! ...
A grande questão é, quanto tempo demora para chegar nessa velocidade?
Olhe o Eurofighter, por exemplo, é um avião que acelera e sobe muito rápido (com certeza, muito mais rápido que Gripen, Rafale, F-35 e mais um monte de aviões que você imaginar), é mencionado um tempo de 2 minutos e 30 segundo para soltar os freios, decolar, subir a 15 mil pés e atingir mach 1,5.
Ok, por que só 15 mil pés se o teto é 50 mil? por que só mach 1,5 se ele passa de mach 2?
Ele precisa ficar em uma altitude onde consiga combater, curvar, evitar mísseis adversários, etc, se subir muito mais ou acelerar muito mais a capacidade de manobra fica comprometida e ele não conseguiria evitar as armas do adversário, se fosse para decolar em uma missão totalmente suicida era só ter lançado um míssil terra-ar de longo alcance.
Se interceptação fosse só velocidade, cadê os Mig 31 e YF-12? Eles passavam Mach 3, por que não são mais fabricados?
E ainda sobre velocidade, nem os franceses se decidiram de qual valor informam para o Rafale, por exemplo, no site da Dassault fala:
Max. speed M = 1.8 / 750 knots
http://www.dassault-aviation.com/en/def ... ance-data/
E no site da marinha fala:
Vitesse maximale : Mach 1,6 (1 290 nœuds)
http://www.defense.gouv.fr/marine/equip ... ale-marine
750 nós da 1389 km/h, que não corresponde nem a mach 1,6 e nem a mach 1,8, mas é um valor típico para velocidade máxima a baixa altitude.
1290 nós da 2389km/h, que também não corresponde nem a mach 1,6 e nem a mach 1,8, mas é um valor típico para velocidade máxima a alta altitude.
Por que eles fizeram essa confusão com os valores? Vai ver eles nem liga para a velocidade máxima...
Pois é caro Marechal ... eu concordo com essa parte que grifei ... mas olha só, o slide que apontou como referência que Rafale sobe mais rápido do que o Gripen, diz também que o Rafale sobe mais rápido que o Typhoon ...
Percebeu AGORA A "LISURA" DO RELATÓRIO SUÍÇO ?????
Veja e tire suas conclusões :
https://www.yumpu.com/fr/document/view/ ... sadminch/5
Com essa tu não contava né ???
Marechal-do-ar escreveu:kirk escreveu:e altitude também não depende do avião ? ... depende do que por favor ?
Do traje pressurizado do piloto.
Com o devido traje esses aviões podem voar bem alto, um Mig 21 passou dos 100 mil pés em 1961.
Pelo que eu saiba, posso estar errado, é a pressurização da cabine (cockpit) que conta, é inclusive exigência brasileira uma melhor pressurização e novo sistema de oxigênio para voos em mais alta altitude no Gripen NG.
Marechal-do-ar escreveu:kirk escreveu:E supercruise ? ... também não vale nada ? ... ou sobre "determinadas condições" o Rafinha faz também ? ... heim ? ... diga ...
Não, supercruise por si não tem valor nenhum, em combate todos vão ligar o pós combustor, e além do mais, a versão final do Gripen NG ainda não demonstrou que condições faz supercruise.
Aeronaves que voam supercruise conseguem manter altas velocidades por um período e distancias bem maiores, além da economia de combustível, causa menos assinatura IR.
Supercruise é um dos compromissos assinados pela Saab para o Gripen NG.
Marechal-do-ar escreveu:kirk escreveu:Não importa qual "emenda" os Francos Suíços arranjaram para o Rafale ser superior ao Eurofighter em combate ar-ar ... o que importa é que FIZERAM ... e o Rafale venceu o Typhoon "no documento suíço".
Não importa? Por que não?
O tempo todo nesse fórum há membros argumentando a favor de eletrônicos em relação a performance (inclusive você) e quando os suíços fazem a mesma coisa ai não serve mais?
Se você realmente acha isso, então seja coerente, esqueça o Gripen e passe a defender o Eurofighter! Ou então, se for se apegar a velocidade máxima defenda o Mig 31! Mas sem essa de desqualificar os suíços por terem feito a mesma coisa que muitos fazem por aqui.
E só para deixar claro, até os suíços acham que o Eurofighter tem melhor performance que o Rafale, está escrito nesse difamado documento! Mas eles acham que a eletrônica mais avançada do Rafale compensa essa deficiência.
Não colega, você mesmo apontou a taxa de subida, no Rafale está maior que no Eurofighter ... esse relatório foi criado com vencedor pré-escolhido ... valor dele é zero ... mesmo porque os sensores do Rafale não são nada disso ... datalink com via única, uma séria de defasagens do radar, aliás, o radar de mnor diâmetro entre caças de 4ªG ... deficiência de geração de energia eletrica ... enfim ... nem uma porra de um HMD esse avião tem ... como pode ter sensores melhores do que Eurofighter e Gripen ???
Não faz o mínimo sentido !
Marechal-do-ar escreveu:kirk escreveu:Se pedir para "Brasiguaios" fazer um relatório para a F.A.Paraguaia comparando ST X Rafale ou F-16 ... vai dar Super Tucano ... basta adaptar os critérios ...
Dizem que brasileiros adaptaram critérios para dar Rafale, Gripen e Super Hornet não necessariamente nessa ordem...
Mas os critérios suíços não me parecem tão absurdos, e além do mais, há um documento para quem quiser tirar as dúvidas.
""DIZEM né ? "" ... então, dizem coisas do arco da velha ... o relatório suíço é amplamente utilizado contra o Gripen ... mas o que o condena é a falta de noção em relação às analises comparativas contra o Eurofghter ... deu na cara que fizeram merda ... deu na cara que de técnico esse relatório não tem nada ... além do fato de "vazarem" somente informações que "interessam" ...
Quer se fiar nisso ? ... beleza, como alguém me disse outro dia ... é um País livre ... faça bom proveito ... mas não venha me dizer que tal relatório seja sério ...
Inclusive, leu o que postou o knight ??? Dassault em desespero, oferecu os mesmos 22 Rafales pelo mesmo preço dos Gripens ...
E OS SUÍÇOS NÃO QUISERAM !!!
Mas, não era o bam, bam, bam ... não venceu tudo e todos ??? ... porque não aceitaram a oferta ???