TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76306 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Set 08, 2015 11:52 am

kirk escreveu:
Wardog escreveu: Exato! E agora também jogarão pedras no MPF! :roll:
UMA GRANDE DECEPÇÃO.

O MPF estava sendo considerado a "última esperança bermelha". :mrgreen:
Decepção? Não acredito! Esse pessoal não se dá por vencido e anda sempre com uma cartilha debaixo do braço, não demora muito vão elencar outra institução como salvadora dos bons valores e costumes. Mas é até divertido ver como as argumentações frágeis vão se desfazendo como pó, uma a uma.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
kirk
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76307 Mensagem por kirk » Ter Set 08, 2015 12:08 pm

Sim Wesley, tens razão já vimos até comentários nesse sentido ! :?




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

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kirk
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76308 Mensagem por kirk » Ter Set 08, 2015 1:47 pm

Continuando Sr. Marechal :
Marechal-do-ar escreveu:
kirk escreveu: RAFALE :

Velocidade máxima: Mach 1,8
Velocidade máxima em baixa altitude 1.350 kmh
Altitude máxima: 15.240 m

GRIPEN :

Velocidade máxima: Mach 2,0
Velocidade máxima em baixa altitude 1.400 kmh
Altitude máxima: 16.000 m

O Gripen voa mais rápido e mais alto que o Rafale segundo documentos Suíços ...
E sobe mais devagar.

E mais uma informação para você, a velocidade máxima é inútil, veja o post de outro membro sobre o assunto, a informação importante é a aceleração, o tempo que demora para se chegar a velocidade ideal para o lançamento dos mísseis e a altitude máxima não depende do avião.
Sobe mais devagar ? ... será ? ... não me parece que o Gripen tenha problemas de energia :





Talves você ache algo ESCRITO no wikipédia ou Site da Dassault ... mas, nada melhor que um registro visual, né não?

Velocidade máxima é inútil ? ... numa INTERCEPTAÇÃO ??? ... informação nova essa ! ... e altitude também não depende do avião ? ... depende do que por favor ?

E supercruise ? ... também não vale nada ? ... ou sobre "determinadas condições" o Rafinha faz também ? ... heim ? ... diga ...
Marechal-do-ar escreveu:
kirk escreveu:Já que o Francês ai ???? ... como assim cumpadre ???

Esse "francês aí" é OFICIAL GENERAL de alta patente da Força Aérea Francesa ... é 2º na hierarquia da Armeé de L´air ... não é qualquer um não meu amigo ! 8-]
E?

Alias, notei uma grande divergência entre o que você postou e o que está escrito na entrevista, foi problema de entendimento ou você propositalmente distorceu a informação?
Notou divergência ? ... ok, poste uma aí pra nós !
Marechal-do-ar escreveu:
kirk escreveu:Agora se prefere "análise" de FRANCOS SUÍÇOS em que Rafale bate o Typhoon até em performance ar-ar ... mesmo o Eurofighter com supercruise, velocidade e altitude substancialmente maiores ... vou dizer o que pra você ???
Se você tivesse se preocupado em ler o documento saberia que em performance o Typhoon ficou na frente do Rafale e o Gripen em último, como era de se esperar, mas como na avaliação suíça o combate ar-ar é uma média de performance, EW, sensores, etc o Rafale ficou com uma média mais alta.

E se você tivesse lido o outro documento suíço que fala sobre a escolha do Gripen saberia que a opinião dos suíços sobre o Gripen é mais parecida com a minha do que com a sua.
Não importa qual "emenda" os Francos Suíços arranjaram para o Rafale ser superior ao Eurofighter em combate ar-ar ... o que importa é que FIZERAM ... e o Rafale venceu o Typhoon "no documento suíço".

Se pedir para "Brasiguaios" fazer um relatório para a F.A.Paraguaia comparando ST X Rafale ou F-16 ... vai dar Super Tucano ... basta adaptar os critérios ...
Marechal-do-ar escreveu:
kirk escreveu:É UMA QUESTÃO DE CRENÇA !
Não, é uma simples questão de saber ler, não é uma discussão, é a simples leitura de um documento, se não acredita que eles afirmaram que o Typhoon tinha a melhor performance A/C, é só procurar o tal documento e ler.
O que importa é o resultado e no resultado final o Rafale foi superior ao EF2000 até em combate ar-ar, mesmo tendo capacidade supercruise, voar significativamente mais alto e mais veloz ... e isso é relativamente fácil basta alterar os pesos de cada item analisado ... o Jobim por exemplo conseguiu tirar o rafale da lanterna no relatória da FAB e promovê-lo a vencedor num piscar de olhos.




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76309 Mensagem por Tikuna » Qua Set 09, 2015 5:58 am

Parem de jogar super trunfo.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76310 Mensagem por NovaTO » Qua Set 09, 2015 8:18 am

Tikuna escreveu:Parem de jogar super trunfo.


[X2] [100]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76311 Mensagem por mmatuso » Qua Set 09, 2015 9:51 am

[3]
e de poluir o tópico




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76312 Mensagem por Penguin » Qua Set 09, 2015 4:02 pm

Relato da participação dos Gripen C da Hungria no exercício Spring Flag 07 em Decimomannu na Itália:

In May 2007, Hungarian Air Force Gripens flew to Italy for their first international deployment, Exercise Spring Flag 07, in Italy.

“The aim of the exercise,” says Hungarian Air Force Colonel Nandor Kilian, “was to deploy our Gripens overseas, operate them with minimum support from an austere location, be interoperable and co-operative – and expose our pilots to an air picture with large numbers of active aircraft. We took four aircraft – two Gripen Ds and two Gripen Cs – but we flew all of our operational missions with the two-seat Ds to give maximum exposure and experience to our team of nine pilots.”

Exercise Spring Flag 2007, held at Italy’s Decimomannu air base in Sardinia, was a major NATO event involving combat assets from France (E-3), Germany (F-4F ICE), Italy (AV-8B, F-16C, Tornado ECR and Eurofighter Typhoon), NATO (E-3) Turkey (F-16C). Electronic warfare support was provided by the dedicated Falcon 20 jammers of the NATO MEWSG (multi-service electronic warfare support group). Tanker support came from Italy, the UK and the US.

The Gripens flew as part of the hostile ‘Red Force’, largely conducting beyond visual range air battles with the ‘Blue Force’. Colonel Kilian recalls, “We flew 24 sorties over the two-week exercise, and we launched every day with our two planned Gripen Ds. We were the only participants to have a 100% operational record with the scheduled aircraft.”

“In Hungary we just don’t have large numbers of aircraft to train with, but in Spring Flag we faced COMAO (combined air operations) packages of 20, 25 or 30 aircraft. The training value for us was to work with that many aircraft on our radar – and even with our limited experience we could see that the Gripen radar is fantastic. We would see the others at long ranges, we could discriminate all the individual aircraft even in tight formations and using extended modes. The jamming had almost no effect on us – and that surprised a lot of people.”

“Other aircraft couldn’t see us – not on radar, not visually – and we had no jammers of our own with us. We got one Fox 2 kill on an F-16 who turned in between our two jets but never saw the second guy and it was a perfect shot.”

“Our weapons and tactics were limited by Red Force rules, and in an exercise like this the Red Force is always supposed to die, but even without our AMRAAMs and data links we got eight or 10 kills, including a Typhoon. Often we had no AWACS or radar support of any kind, just our regular onboard sensors – but flying like that, ‘free hunting’, we got three kills in one afternoon. It was a pretty good experience for our first time out.”

-ends-
http://www.defense-aerospace.com/articl ... -near.html




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76313 Mensagem por Justin Case » Qua Set 09, 2015 5:41 pm

Penguin escreveu:Relato da participação dos Gripen C da Hungria no exercício Spring Flag 07 em Decimomannu na Itália:

In May 2007, Hungarian Air Force Gripens flew to Italy for their first international deployment, Exercise Spring Flag 07, in Italy.

“The aim of the exercise,” says Hungarian Air Force Colonel Nandor Kilian, “was to deploy our Gripens overseas, operate them with minimum support from an austere location, be interoperable and co-operative – and expose our pilots to an air picture with large numbers of active aircraft. We took four aircraft – two Gripen Ds and two Gripen Cs – but we flew all of our operational missions with the two-seat Ds to give maximum exposure and experience to our team of nine pilots.”

Exercise Spring Flag 2007, held at Italy’s Decimomannu air base in Sardinia, was a major NATO event involving combat assets from France (E-3), Germany (F-4F ICE), Italy (AV-8B, F-16C, Tornado ECR and Eurofighter Typhoon), NATO (E-3) Turkey (F-16C). Electronic warfare support was provided by the dedicated Falcon 20 jammers of the NATO MEWSG (multi-service electronic warfare support group). Tanker support came from Italy, the UK and the US.

The Gripens flew as part of the hostile ‘Red Force’, largely conducting beyond visual range air battles with the ‘Blue Force’. Colonel Kilian recalls, “We flew 24 sorties over the two-week exercise, and we launched every day with our two planned Gripen Ds. We were the only participants to have a 100% operational record with the scheduled aircraft.”

“In Hungary we just don’t have large numbers of aircraft to train with, but in Spring Flag we faced COMAO (combined air operations) packages of 20, 25 or 30 aircraft. The training value for us was to work with that many aircraft on our radar – and even with our limited experience we could see that the Gripen radar is fantastic. We would see the others at long ranges, we could discriminate all the individual aircraft even in tight formations and using extended modes. The jamming had almost no effect on us – and that surprised a lot of people.”

“Other aircraft couldn’t see us – not on radar, not visually – and we had no jammers of our own with us. We got one Fox 2 kill on an F-16 who turned in between our two jets but never saw the second guy and it was a perfect shot.”

“Our weapons and tactics were limited by Red Force rules, and in an exercise like this the Red Force is always supposed to die, but even without our AMRAAMs and data links we got eight or 10 kills, including a Typhoon. Often we had no AWACS or radar support of any kind, just our regular onboard sensors – but flying like that, ‘free hunting’, we got three kills in one afternoon. It was a pretty good experience for our first time out.”

-ends-
http://www.defense-aerospace.com/articl ... -near.html
Amigos,

É realmente empolgante o uso da estatística como argumento.
Vamos fazer um engajamento hipotético e analisar os resultados:
País vermelho:
- 2 caças, cada um com 2 mísseis.
- Aeronaves azuis abatidas no exercídio = 4 (taxa de sucesso =4/2 = 2; dois "kills"por aeronave)
País azul:
- 20 caças, cada um com 2 mísseis.
- Aviões vermelhos abatidos no exercício = 2 (taxa de sucesso = 2/20 = 0,1; com vinte aviões, apenas dois "kills" - aqueles dois)
Vamos analisar o resultado e comparar a eficiência de vermelhos e azuis: 2/0,1 = 20
Está comprovado: Os aviões (ou os pilotos) do país vermelho são vinte vezes melhores do que os do país azul.
Podemos confirmar, também, que os radares dos vermelhos (ou a furtividade de suas aeronaves) supera em cem vezes a eficiência do país Azul. Isto porque verificamos que dois aviões vermelhos detectaram vinte aeronaves azuis, enquanto que vinte azuis foram capazes apenas de detectar dois aviões vermelhos. Ou será que seria apenas dez vezes superior, contando que, globalmente, 20 aviões azuis foram detectados contra 2 vermelhos :roll: ?
Por favor, não briguem com o Justin. Ele só é fanático por estatísticas e comprovações objetivas. :lol:
Abraços,

Justin




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76314 Mensagem por kirk » Qua Set 09, 2015 6:01 pm

[003] [003] [003]

Isso que é confiança ... colocaram 2 Gripens contra 20 caças, Typhoons e F-16 inclusos ! :mrgreen:

PS isso não é uma estatística.




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76315 Mensagem por Alcantara » Qua Set 09, 2015 8:41 pm

“Our weapons and tactics were limited by Red Force rules, and in an exercise like this the Red Force is always supposed to die, but even without our AMRAAMs and data links we got eight or 10 kills, including a Typhoon. Often we had no AWACS or radar support of any kind, just our regular onboard sensors – but flying like that, ‘free hunting’, we got three kills in one afternoon. It was a pretty good experience for our first time out.”

"Nossas armas e táticas foram limitadas pelas regras da Força Vermelha, e em um exercício como este a Força Vermelha sempre deveria morrer, mas mesmo sem nossos AMRAAMs e links de dados chegamos a oito ou 10 mortes, incluindo um tufão. Muitas vezes não tínhamos AWACS ou apoio radar de qualquer tipo, apenas os nossos sensores de bordo regulares - mas voando assim, "caça livre ", tivemos três mortes em uma tarde. Foi uma boa experiência para a nossa primeira vez para fora ".




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76316 Mensagem por knigh7 » Qua Set 09, 2015 9:21 pm

Agora, as 18h a COPAC emitiu a ordem de execução do contrato com a SAAB.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76317 Mensagem por knigh7 » Qua Set 09, 2015 9:31 pm

Wardog escreveu:E sobre o despacho de arquivamento do inquérito instaurado pelo MPF? Nada a declarar? Acho que foi como um balde de água fria.
Bem vindo de volta, Wardog!
[009] [009]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76318 Mensagem por knigh7 » Qua Set 09, 2015 9:47 pm

Mathias escreveu:A reação é exatamente a mesma de quando o PGR arquivou denúncias sobre a Presidente.
Eu vi a festa e a comemoração que houve aqui. Mas eu lembro de ter visto algum estraga prazeres dizer: Ser correto é obrigação.
Não tenta nivelar. O Procurador Geral da Republica é nomeado pela Presidência. Existe forte contaminação política. No caso da SAAB, o MP deixou claro no arquivamento que a investigacao foi por causa de materia da imprensa (alias a materia da Veja foi bem vagabunda) .
E desde setembro de 2014 a FAB, na CRE , por ocasião da explicação sobre o aumento do valor da proposta, havia deixado a documentação à disposição do Congresso. Não encontraram nada.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76319 Mensagem por Mathias » Qua Set 09, 2015 11:02 pm

Então, dentro do seu "raciocínio" o PGR livrou e livrará todos os petistas, aliás, petralhas de denúncias, certo?
Afinal, "existe forte contaminação política" no trabalho dele.
Ou ele é contaminado dia sim, dia não, conforme a Lua... Como é que funciona essa "forte contaminação política" seletiva?




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#76320 Mensagem por mmatuso » Qua Set 09, 2015 11:59 pm

Justin Case escreveu:
Penguin escreveu:Relato da participação dos Gripen C da Hungria no exercício Spring Flag 07 em Decimomannu na Itália:

http://www.defense-aerospace.com/articl ... -near.html
Amigos,

É realmente empolgante o uso da estatística como argumento.
Vamos fazer um engajamento hipotético e analisar os resultados:
País vermelho:
- 2 caças, cada um com 2 mísseis.
- Aeronaves azuis abatidas no exercídio = 4 (taxa de sucesso =4/2 = 2; dois "kills"por aeronave)
País azul:
- 20 caças, cada um com 2 mísseis.
- Aviões vermelhos abatidos no exercício = 2 (taxa de sucesso = 2/20 = 0,1; com vinte aviões, apenas dois "kills" - aqueles dois)
Vamos analisar o resultado e comparar a eficiência de vermelhos e azuis: 2/0,1 = 20
Está comprovado: Os aviões (ou os pilotos) do país vermelho são vinte vezes melhores do que os do país azul.
Podemos confirmar, também, que os radares dos vermelhos (ou a furtividade de suas aeronaves) supera em cem vezes a eficiência do país Azul. Isto porque verificamos que dois aviões vermelhos detectaram vinte aeronaves azuis, enquanto que vinte azuis foram capazes apenas de detectar dois aviões vermelhos. Ou será que seria apenas dez vezes superior, contando que, globalmente, 20 aviões azuis foram detectados contra 2 vermelhos :roll: ?
Por favor, não briguem com o Justin. Ele só é fanático por estatísticas e comprovações objetivas. :lol:
Abraços,

Justin
Vc não quis dizer, mas o país vermelho usava gripen.




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