Carlos Lima escreveu:Isso... quando os tanques de combustível, tanques, pods, anteninhas apontando para frente, mísseis e outras coisas estiverem em conjunto com cabides todo esse blablabla de RCS reduzido realmente vai funcionar...
Parem de desenvolver o F-35, o PAK, o F-22... achamos a solução.
Só pode ser brincadeira pessoal.
[]s
CB_Lima
Lima, acredito que comprar a furtividade do Gripen NG com aquela alcancada pelo F-22 e F-35 e pretendida pelo PAK-FA nao eh o objetivo do debate.
O que se discute eh se, e somente se, por operar armas externas, todos os cacas 4G estariam nivelados no quesito furtividade, assim nao devendo ser esta uma vantagem nem para um lado nem para outro.
Quanto a esse ponto, tenho minhas ressalvas. Apesar de acreditar que o RCS da aeronave aumenta em funcao da presenca de antenas, cabides, armamentos e tanques externos, imagino que nao pode se nivelar um caca com 0,1 de RCS pelado a um que tenha 3 de RCS tambem pelado, e apartir dai afirmar que como os dois carregam armas externas eh tudo a mesma coisa.
No final das contas o Gripen NG sera sim um caca com menor RCS do que outros concorrentes de 4G. Se isso se traduzira em vantagem no combate aereo ja nao sei dizer, nao tenho elementos tecnicos suficientes para afirmar nem desafirmar o quanto isso interfere.
So acho que tudo isso apresenta uma logica bem linear. Assim como nao podemos comparar Gripen NG com cacas de 5G, tambem nao podemos AFIRMAR que o PAK-FA sera um caca furtivo apenas porque carrega armamentos em baias internas e tem design semelhante aquele presente em aeronaves ja comprovadamente furtivas.
Diante disso, vale destacar o imenso esforco e investimento em pesquisa e desenvolvimento em tecnologia despendido pelos EUA que, como eh sabido, investem cifras completamente desproporcionais a outros paises no destacado ponto de atuacao.
Simplesmente acho que nao tem milagre nem Jenio escondido em um pais ou no outro. Se um ta fazendo a 20 anos, aplicando quantias enormes de dinheiro e ainda assim tem varios problemas de desenvolvimento, porque outro faria algo com a mesma capacidade (ou melhor, como alguns afirmam) investindo apenas uma fracao do dinheiro e tempo que o outro investiu.
Sera que eh isso mesmo? Se fosse o caso, porque essa disparidade nao se reflete em outros setores industriais dos dois paises?
A questao termina por ai. Analisar se tubo eh em S, se a turbina ta escondida ou nao faz parte do debate, mas para se afirmar que o PAK sera um caca de 5G equivalente aos dos EUA feito em um periodo de tempo e com investimento muito menor do que o aplicado por uma industria que ja possui know how das mencionadas tecnologias me parece forcar a barra. So isso.
Por esse motivo, para mim, PAK FA so sera furtivo quando comprovada, de maneira inequivoca e por meio de dados concretos, suas capacidades em combate.
Ate la vamos continuar utilizando estudos que mostram pilones de concreto e fotos para afirmar que eh capaz.
Conclusao:
Na MINHA avaliacao:
1 - Todos os cacas de 4G nao sao iguais em termos de RCS por carregarem armas e antenas externas. Se isso podera se traduzir em uma vantegem no combate aereo eh outra discussao, mas afirmar que terao RCS IGUAL me parece um equivoco, talvez um aumento proporcional seja mais facil de digerir.
2 - Afirmar que o PAK-FA sera furtivo somente apos comprovacao com dados inequivocos. Ate la, para mim os Russos estao tentando, se tem capacidade tecnica (ate acredito que tenham) e financeiram (acho mais complicado) para realizar tal projeto como concebido sao outros 500.
Eh so isso.
Abs.