TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Nossa... o primeiro protótipo do WAD já está pronto?
Que rápido...
[]s
CB_Lima
Que rápido...
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CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
100 x 100 numa antena móvel é muita coisa, dá 33º para cada lado do eixo longitudinal, dentro da média de todos os radares de varredura eletrônica.
Isso é só a varredura eletrônica, sem nunca esquecer que a antena também tem movimento mecânico que aumenta esses ângulos ainda mais.
Mas façamos o seguinte, alguém apresente os dados de outro radar, QUALQUER UM, nas mesmas condições.
------X-------------X-------------X
CB, que "desenvolvimento" é esse que ainda nem assinaram o contrato e a tela já apareceu pronta?
E aquela penca de engenheiros que ia "desenvolver" a tal tela, vão desenvolver o quê?
Isso é só a varredura eletrônica, sem nunca esquecer que a antena também tem movimento mecânico que aumenta esses ângulos ainda mais.
Mas façamos o seguinte, alguém apresente os dados de outro radar, QUALQUER UM, nas mesmas condições.
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CB, que "desenvolvimento" é esse que ainda nem assinaram o contrato e a tela já apareceu pronta?
E aquela penca de engenheiros que ia "desenvolver" a tal tela, vão desenvolver o quê?
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
É.Carlos Lima escreveu:Nossa... o primeiro protótipo do WAD já está pronto?
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O PRIMEIRO protótipo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Vai ver compraram a tela no mercado livre...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Sim, o primeiro, mas já está pronto, agora é só ajustar.
É como o protótipo do Gripen-E que está sendo feito na Suécia e no qual não estamos fazendo nada.
Quando chegar aqui vamos desenvolver o que nele?
É como o protótipo do Gripen-E que está sendo feito na Suécia e no qual não estamos fazendo nada.
Quando chegar aqui vamos desenvolver o que nele?
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
E por acaso acha que é diferente nos demais radares?kirk escreveu:Desmistifica muita informação truncada ou digamos mal interpretada, para alcances longos fica limitado a 100X100 graus ... se for para "procurar" alvos cai para 200 km ... tudo isso com o céu limpo ... céu de brigadeiro ...Penguin escreveu: Trecho de artigo sobre o Su-35S na revista Air International de JUN/2013:
Trecho sobre o radar IRBIS-E:
Parece que o radar "deixa de ser klingon" e começa a fazer algum sentido !
Acha que quando uma empresa ocidental declara que seu radar possui alcance máximo de X km isto é na pior condição??
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
kirk escreveu:Desmistifica muita informação truncada ou digamos mal interpretada, para alcances longos fica limitado a 100X100 graus ... se for para "procurar" alvos cai para 200 km ... tudo isso com o céu limpo ... céu de brigadeiro ...Penguin escreveu: Trecho de artigo sobre o Su-35S na revista Air International de JUN/2013:
Trecho sobre o radar IRBIS-E:
Parece que o radar "deixa de ser klingon" e começa a fazer algum sentido !
Na maioria dos Países essa é uma informação classificada ... não se divulgam dados precisos de alcance e performance ... mas tem que ler as "entrelinhas" a Dassault, por exemplo, divulgou que seu RBE2 AESA dobrou o alcance ...Luís Henrique escreveu:E por acaso acha que é diferente nos demais radares?
Acha que quando uma empresa ocidental declara que seu radar possui alcance máximo de X km isto é na pior condição??
E por último SE os radares russos tivessem a superioridade que o amigo ACHA que tem os aviões russos seriam imbatíveis e até fazer avião furtivo seria totalmente desnecessário ... qualquer avião que embarcar o IRBIS destroça tudo que voa !
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Essa matéria não está correta. O Irbis E não consegue esse ângulo de 300º na vertical, mas sim 120º. E não consegue 300º em roll (horizontal), mas sim 240º.Marechal-do-ar escreveu:100°x100° não é realmente uma limitação...kirk escreveu:Desmistifica muita informação truncada ou digamos mal interpretada, para alcances longos fica limitado a 100X100 graus ... se for para "procurar" alvos cai para 200 km ... tudo isso com o céu limpo ... céu de brigadeiro ...
A propósito que outra aeronave consegue fazer varredura nesses 300°x300° mencionado?
ps: Acredito que a matéria não esteja 100% correta, do jeito que está escrito até parece uma nave klinton...
Aliás 300ª na vertical nem aeronaves AEW.
- Mathias
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Outra matéria falando de detecção de alvos de 3m2 a 400Km em modo TWS:
rbth.co.uk/why_the_indonesian_air_force_wants_the_su-35_45943.htmlAccording to Air Force Technology, the Su-35 “has high maneuverability (+9g) with a high angle of attack, and is equipped with high-capability weapon systems that contribute to the new aircraft's exceptional dogfighting capability. The maximum level speed is 2,390km/h or Mach 2.25.”
The magazine says the Su-35 is capable of carrying numerous air-to-air, air-to-surface and anti-ship missiles. It also says the airplane can be armed with various guided bombs, and that its sensors “can detect and track up to 30 airborne targets with a radar cross section (RCS) of 3m² at ranges of 400km using track-while-scan mode”.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Para mim, não há dúvidas sobre a capacidade desse radar, superior a muitos radares terrestres e aéreos de longo alcance.Mathias escreveu:Outra matéria falando de detecção de alvos de 3m2 a 400Km em modo TWS:
rbth.co.uk/why_the_indonesian_air_force_wants_the_su-35_45943.htmlAccording to Air Force Technology, the Su-35 “has high maneuverability (+9g) with a high angle of attack, and is equipped with high-capability weapon systems that contribute to the new aircraft's exceptional dogfighting capability. The maximum level speed is 2,390km/h or Mach 2.25.”
The magazine says the Su-35 is capable of carrying numerous air-to-air, air-to-surface and anti-ship missiles. It also says the airplane can be armed with various guided bombs, and that its sensors “can detect and track up to 30 airborne targets with a radar cross section (RCS) of 3m² at ranges of 400km using track-while-scan mode”.
Brasil acima de tudo!!!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Favor colocar a fonte desta declaração da Dassault.kirk escreveu:kirk escreveu: Desmistifica muita informação truncada ou digamos mal interpretada, para alcances longos fica limitado a 100X100 graus ... se for para "procurar" alvos cai para 200 km ... tudo isso com o céu limpo ... céu de brigadeiro ...
Parece que o radar "deixa de ser klingon" e começa a fazer algum sentido !Na maioria dos Países essa é uma informação classificada ... não se divulgam dados precisos de alcance e performance ... mas tem que ler as "entrelinhas" a Dassault, por exemplo, divulgou que seu RBE2 AESA dobrou o alcance ...Luís Henrique escreveu:E por acaso acha que é diferente nos demais radares?
Acha que quando uma empresa ocidental declara que seu radar possui alcance máximo de X km isto é na pior condição??
E por último SE os radares russos tivessem a superioridade que o amigo ACHA que tem os aviões russos seriam imbatíveis e até fazer avião furtivo seria totalmente desnecessário ... qualquer avião que embarcar o IRBIS destroça tudo que voa !
O que eu já li é que conseguiram um incremento de 50% em relação ao ESA.
Dobrar o alcance eu nunca li. Aguardo sua fonte.
Sobre superioridade dos radares russos, não é uma questão de ser russo ou de qualquer outro país, é uma questão de tamanho da antena, potência, número de módulos.
O F-22 também possui um radar com capacidades semelhantes. E este radar ficou pronto muito antes do IRBIS. Lembre-se que o F-22 voou pela primeira vez em 1997 e foi considerado em serviço ativo em 2005. O Su-35 foi introduzido em 2011.
Ou seja, os russos não estão fazendo nada de tão absurdo. Algo que os americanos também conseguem fazer, desde que seja em um caça PESADO com as dimensões e geração de energia para comportar um radar deste porte.
Lembre-se Kirk, o IRBIS-E pesa mais de 600 kg, o Zaslon do MiG-31 pesa cerca de 1000 kg e o Raven do Gripen NG pesa 215 kg.
O radar do Rafale, o RBE2 AESA é de porte semelhante ao Raven.
É natural que estes radares enormes e bem mais potentes consigam alcances bem maiores.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O site Air Force Technology citado está errado.Mathias escreveu:Outra matéria falando de detecção de alvos de 3m2 a 400Km em modo TWS:
rbth.co.uk/why_the_indonesian_air_force_wants_the_su-35_45943.htmlAccording to Air Force Technology, the Su-35 “has high maneuverability (+9g) with a high angle of attack, and is equipped with high-capability weapon systems that contribute to the new aircraft's exceptional dogfighting capability. The maximum level speed is 2,390km/h or Mach 2.25.”
The magazine says the Su-35 is capable of carrying numerous air-to-air, air-to-surface and anti-ship missiles. It also says the airplane can be armed with various guided bombs, and that its sensors “can detect and track up to 30 airborne targets with a radar cross section (RCS) of 3m² at ranges of 400km using track-while-scan mode”.
Veja a figura abaixo:
Em qualquer radar, a capacidade varia em função do modo.
Como já dito, esse alcance de 350-400km para um alvo aéreo de 3m2, ocorre em condições ideais, com o alvo vindo de frente, potência de pico (20kW e não na potência média de 5kW) e em um modo específico: "long range detection" que implica restrições em elevação e azimute.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Sim, que seja, basta colocar as informações dos outros radares nas mesmas condições e agente acaba coma lenda.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Sim, porque existe várias coisas que influenciam o desempenho de um aradar além do fato de ser aéreo, terrestre , AWACS, ou seja lá qual for.Para mim, não há dúvidas sobre a capacidade desse radar, superior a muitos radares terrestres e aéreos de longo alcance.
Mas eu sei que todos sabem disso perfeitamente.
Outro dia estava lendo, como sempre num fórum gringo, que uma das diferenças desse radar para os dos AWACS é que os últimos operam na banda S ou L, enquanto aquele opera na banda X.
Mais!
O leque de varredura de um AWACS é muito maior, dissipando mais energia, além do número de alvos também ser absurdamente maior.
Há outros detalhe que eu tenho certeza que todos sabem.
O que fica até agora é que ninguém apresentou dado nenhum de outro radar com o mesmo desempenho nas mesmas condições.
Talvez o assombro se deva ao fato de estarmos acostumados ao desempenho medíocre de radares embarcados, como o do F-5M e M-2000C.
Avião pequeno, antena pequena, pouca potência, pouco espaço para componentes... Essa é a nossa realidade, lamentavelmente.
E vai continuar assim por muito, muito tempo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Ninguém está citando dados de radar. Até porque a maioria eh muito vago ou nao passa de estimativas.Mathias escreveu:Sim, que seja, basta colocar as informações dos outros radares nas mesmas condições e agente acaba coma lenda.
Só está sendo citado os do Irbis-E. Embora poderoso, os dados de folhetos possuem muitas ressalvas que os marketeiros costumam omitir. Mais isso eh normal.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla