NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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kirk
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#11191 Mensagem por kirk » Seg Ago 31, 2015 11:29 pm

Luís Henrique escreveu:
kirk escreveu: D-link do Gripen é superior a todos os demais ... isso não é novidade nem segredo ... e reconhecido por todos ...

http://sistemasdearmas.com.br/ge/dtl7suecia.html

O fato é que está evoluindo mais ainda, aumentando substancialmente a consciência situacional e sobretudo a inclusão de "N" sensores em seus sistema de troca de informações ... inclusive captando imagens de diversos Gripens e formando imagens únicas em 3D determinando com precisão a altitude, distância e velocidade do inimigo ... ao contrário do que o amigo pensa, ninguém tem isso ... e pouquíssimos conseguem agregar imagens e captura de radares do ambiente operacional ... aliás até onde sei o F-35 PROMETE isso ...

Demais sistemas de 4ªG nem sonham com isso ... já te expliquei sobre o Rafale ... Link 16 é extremamente limitado ... o Gripen mesmo o CD está a anos à frente disso ... o Gripen E/F é incomparável ... é uma estação de inteligência armada ... será muito superior aos demais 4ªG ...

Kirk, você esta por fora amigo.
Se atualize.
A Suécia abandonou o uso de seu datalink próprio e opera o Link 16.
Inclusive já admitiram que o Link 16 está em um nível superior ao que eles possuíam antes. :wink:
Meu amigo,

Se vc estudasse um pouquinho sobre o Gripen com a mesma paixão que estuda o SU-35 não diria uma besteira desse tamanho !




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#11192 Mensagem por kirk » Seg Ago 31, 2015 11:32 pm

Penguin escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Kirk, você esta por fora amigo.
Se atualize.
A Suécia abandonou o uso de seu datalink próprio e opera o Link 16.
Inclusive já admitiram que o Link 16 está em um nível superior ao que eles possuíam antes. :wink:
Está equivocado Luis. O datalink do Gripen, o TIDLS, é sueco, de grande capacidade. Tb operam o Link 16.
Exato,

Para que países que integram a OTAN tenham interoperabilidade sem necessidade de alteração desse componente suéco ... considerado de segurança nacional do qual não permitem "manutenções" fora da suécia.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#11193 Mensagem por Mathias » Seg Ago 31, 2015 11:51 pm

Bem, ambos não nos servem para nada, usaremos o Link-BR.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#11194 Mensagem por kirk » Ter Set 01, 2015 12:08 am

Mathias escreveu:Bem, ambos não nos servem para nada, usaremos o Link-BR.
Errado de novo Sr. Mathias, não conhece o avião da FAB ... vai utilizar o LINKBR2 juntamente com o datalink do Gripen ... é assim também na África do Sul ... e assim também funciona o Link-16 ... opera juntamente com o TIDLS.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#11195 Mensagem por kirk » Ter Set 01, 2015 12:11 am

Quando a Embraer entrar numa concorrencia internacional com o Gripen e do outro lado tiver avião russo quero só ver pra quem o Sr e o Sr. LH vão torcer !

Vai ser hilário !




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#11196 Mensagem por Mathias » Ter Set 01, 2015 1:51 am

Não Spock, não inventa moda.
Mesmo que a FAB quisesse abrir os segredos do nosso data link pros suecos integrarem no seu, a MB e o EB não aprovariam.
Esquece TILDS, nossas Forças Armadas jamais vão abrir um segredo desses seja para quem for.

Concorrência lá fora vence o melhor para cada país, cada situação, seja russo, francês, sueco, americano...
E não vem com essa de "caça nacional" não tá? Montado aqui com um monte de peças importadas, especialmente as mais importantes, não tem nada de "nacional". O que vamos fazer é 40% do que vai ser desenvolvido para o -F.
Coisa bobinha essa de "Gripen-NGBr, ame-o ou deixe-o!".

Eu não vou torcer pra ninguém porque isso não é futebol. Se a nossa versão tunada for melhor que o concorrente, vai vencer, com ou sem torcida.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#11197 Mensagem por kirk » Ter Set 01, 2015 2:06 am

Mathias escreveu:Não Spock, não inventa moda.
Mesmo que a FAB quisesse abrir os segredos do nosso data link pros suecos integrarem no seu, a MB e o EB não aprovariam.
Esquece TILDS, nossas Forças Armadas jamais vão abrir um segredo desses seja para quem for.

Concorrência lá fora vence o melhor para cada país, cada situação, seja russo, francês, sueco, americano...
E não vem com essa de "caça nacional" não tá? Montado aqui com um monte de peças importadas, especialmente as mais importantes, não tem nada de "nacional". O que vamos fazer é 40% do que vai ser desenvolvido para o -F.
Coisa bobinha essa de "Gripen-NGBr, ame-o ou deixe-o!".

Eu não vou torcer pra ninguém porque isso não é futebol. Se a nossa versão tunada for melhor que o concorrente, vai vencer, com ou sem torcida.
Vai torcendo Mathias !

Acredita mesmo que a FAB vai abrir mão do melhor sistema de NCW do mundo ... melhor datalink do mundo pra guardar segredo de um d-link embrionário ???

Vai sonhando meu caro !




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#11198 Mensagem por Mathias » Ter Set 01, 2015 3:10 am

Bem, se você torce para nossas FAs entregarem um segredo desses a um país estrangeiro, aí é uma questão pessoal sua.

Eu acredito que não vai ter nada de link sueco misturado com o nosso não. Como eu disse, a FAB pode até querer, mas o LINK-BR é produto do trabalho das três Forças.




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#11199 Mensagem por Penguin » Ter Set 01, 2015 5:15 am

O TIDLS conecta Gripens e o R99. Eh um infralink de grande capacidade, resistência e com 500km de alcance. Ele trabalha em conjunto com links nacionais como o Link 16, o Link da África do Sul e o Link BR dentre outros.




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#11200 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Set 01, 2015 8:00 am

Estão dando importância demais para as capacidades técnicas de um datalink...




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#11201 Mensagem por mmatuso » Ter Set 01, 2015 9:48 am

Datalink do gripen é fodão, tem até netflix grátis.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#11202 Mensagem por Penguin » Ter Set 01, 2015 10:35 am

Marechal-do-ar escreveu:Estão dando importância demais para as capacidades técnicas de um datalink...
Vou continuar no tópico do Gripen...

O datalink é um elemento importante, mas na realidade, o mais importante é que a Saab está divulgando a visão dela com relação ao combate aéreo do futuro. Poucos fabricantes fazem isso. Embora não seja algo realmente novo, a Saab já tem uma longa experiencia, pioneirismo e maturidade nessa área.

Trecho que explica a estratégia da Saab:

http://aviationweek.com/awin/saab-takes ... evelopment

(...)
Saab has unveiled its concept of “wide spectrum combat” (Wiscom) to exploit the potential of the next-generation JAS 39E/F and C/D Plus, the latter being a C/D retrofitted with E/F avionics and sensors.

One part of the Wiscom concept is the idea of a “flexible antenna pool” in which all aircraft in a flight share sensor and target data automatically. Another is “silent swarm ingress” where a flight enters combat in a widely dispersed pattern, with primary sensors being infrared search and track (IRST), active, electronically scanned array (AESA) radars operating in passive mode, and electronic surveillance measures (ESM).

Under Wiscom, AESA transmissions are restricted and “random”—that is, the aircraft in a flight will transmit at different times, making it difficult to track them by emissions. Swedish engineers have noted that data-linked radars can share plots—not just tracks—and take simultaneous range-rate measurements, allowing two radars to determine a target's velocity almost instantly. Finally, Saab envisages the use of the high-energy MBDA Meteor air-to-air missile to engage from side and rear aspects where targets are less likely to detect the threat.

For air-to-surface missions, Saab is studying an improved RBS 15ER (extended range) version of its own cruise missile with improved land-attack capability. In maritime attack, Wiscom tactics would allow a flight of Gripens to assess the target formation and launch up to two missiles each from different directions with simultaneous arrival times, saturating the target's ability to defend itself.

While other fighter programs claim the ability to use real-time networked tactics, Wiscom is not entirely new, but an extension of Swedish technology developed since the 1960s, when data links were introduced secretly to bypass Soviet communications jamming. The first two-way aircraft-to-aircraft fighter link was deployed on the JA 37 Viggen in the 1980s. It was disclosed after the Viggen was retired in 2005 that it was capable of a “silent” AIM-120 Advanced Medium Range Air-to-Air Missile attack, performed by two aircraft using their PS 46/A radars in passive mode.

The original Tactical Information Data Link System (Tidls) fitted to the JAS 39A/B was designed to display the position, bearing and speed of all four aircraft in a formation, including basic status information such as fuel and weapons status. Tidls information, along with radar, EW and mapping data, appears on the central multi-function display. Detailed symbols distinguish between friendlies, hostiles and unidentified targets and show which member of the flight has targeted each hostile. Wiscom blends this capability with AESA, IRST and improved electronic support measures.
(...)

Atalho: viewtopic.php?f=1&t=13152&start=76080




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#11203 Mensagem por Arataca » Ter Set 01, 2015 11:44 am

Pois é,
Caça aos caças

01.setembro.2015 | 12:13

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Depois de lamentar a perda da venda de 36 supercaças Rafale ao Brasil – em dezembro de 2013 – e de comemorar em seguida a encomenda de 126 deles pela Índia, o presidente da França, François Hollande, caiu de paraquedas na real. O governo indiano informou também que está desistindo do negócio.

São cerca de US$ 13 bilhões que deixarão de entrar na caixinha. A esperança de Paris, agora, é finalizar a venda a vários países do Oriente Médio.

http://blogs.estadao.com.br/sonia-racy/ ... s-cacas-2/
1 abraço




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#11204 Mensagem por kirk » Ter Set 01, 2015 12:30 pm

Mathias escreveu:Bem, se você torce para nossas FAs entregarem um segredo desses a um país estrangeiro, aí é uma questão pessoal sua.

Eu acredito que não vai ter nada de link sueco misturado com o nosso não. Como eu disse, a FAB pode até querer, mas o LINK-BR é produto do trabalho das três Forças.
Infelizmente suas opiniões são um posso de desinformação sem que nenhum link seja postado ... fica só no "eu acredito" !




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#11205 Mensagem por Luís Henrique » Ter Set 01, 2015 12:43 pm

Penguin escreveu:
Luís Henrique escreveu:
1) Supondo que os Gripen NG saibam que existe um radar tentando identificá-los. Como eles farão para evitar isto???
Se estiverem dentro do alcance de detecção do IRBIS-E não creio que poderão fazer muita coisa.
E saber que está sendo iluminado é bem diferente de saber a localização exata do radar inimigo.

2) Saberiam a localização de todos os Gripen porque estão utilizando o RADAR para detectar. O radar vai detectar todos os 8 Gripen e não apenas 1 que está com o radar ligado.

3) O Su-35 possui velocidade máxima de Mach 2,25 contra Mach 2,0 do Gripen NG.
Ele também opera mais alto. E mesmo com 14 mísseis ar-ar possui combustível suficiente para um longo vôo.
E também possui capacidade super-cruise limitada, assim como o Gripen NG.
Totalmente carregado de mísseis (10 mísseis) o Gripen NG além de levar menos armamento possuirá um alcance/persistência em combate inferior, pois não terá tanques externos.
Se você coloca uma quantidade menor de mísseis e tanques externos, ai o Gripen NG terá alcance compatível com o Su-35 mas ficará ainda mais lento.

4) Com certeza, o Meteor é um armamento no estado-da-arte. Mas falta-lhe o ALCANCE para competir com o R-37M.
Os Su-35 poderiam iniciar o ataque a 300 km ou a 200 km de distância. Bem antes do Gripen poder disparar seus Meteor.

Algumas observações:
- Tanto faz Mach 2,0 ou 2,25. Não se atinge essa ordem de velocidade operacionalmente e muito menos com cabides e mísseis. Rafale atinge Mach 1,8 e Typhoon mal atinge Mach 2. Logo velocidade máxima dessa ordem não é relevante em combate.
- Vc e ninguém sabe o teto operacional do Gripen A, C ou E. Apenas estimativas.
- Pelo que se entende, a Saab está apostando fichas em detecção passiva tb. Na verdade diversos fabricantes e Forças Aéreas.
- Se 1 Meteor acertar o Su-35 com 14 mísseis, ele explode. Uma configuração de combate plausível para o Gripen E seria 2 A-Darter/Iris-T+ 4 Meteor e um tanque ventral. Ou 5 meteor (um em cada asa + 3 ventrais) +2 IR e dois tanques.
- O R-37 é o míssil que equipa o Mig-31 e de mais nenhuma outra aeronave. O R-37M nem existe ainda. É um míssil que visa alvos pouco manobráveis, como aeronaves AWACS. Menos Luis. Menos. Não faz parte de nenhum catalogo de armas russo.
- O Su-35 hoje depende do R-77 (RVV-AE) cujo alcance máximo contra caças é de 50km e contra bombardeiros (alvos pouco manobráveis) de 80km. O RVV-SD ainda é plano. Fonte: http://www.rosoboronexport.ru/mmc/index.html

E o Gripen NG é o que???

E o Meteor é o que???

Este é o mesmo problema de debater com o Kirk. Ele acha que todos os caças vão ficar ESTACIONADOS nas capacidades que possuem HOJE e que em 2020 ou em 2024 os Gripen NG serão superiores em tudo.

O Gripen NG será entregue (com capacidades LIMITADAS) em 2019 (se não tiver atrasos).
Até lá, o Meteor estará operacional. (se tudo der certo).

E você acha que os russos vão oferecer o R-77 ad eternum???
O RVV-AE é o mesmo R-77 que a Índia comprou há cerca de 15 anos.

Os russos JÁ possuem o RVV-SD para oferecer a clientes de exportação. Está neste mesmo catálogo que você postou e com alcance de 110 km.
Pode ser operado tanto no Su-35 como no MiG-35.

Mas além deste RVV-SD trabalha em OUTRAS versões do R-77 assim como no R-37M.

Até 2019 ou até 2024 não sabemos o que vai ocorrer.
Mas o Su-35S pode operar até 5 mísseis ar-ar de MUITO LONGO alcance, como o R-37M ou o K-172.
O R-37M não será exclusividade do MiG-31BM. Talvez AINDA não opere nos Su-35, mas o caça possui capacidade de operar mísseis pesados como ele. Portanto no futuro poderá ser utilizado.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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