EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4486 Mensagem por Clermont » Ter Jul 21, 2015 3:07 pm

FCarvalho escreveu:Me corrijam por favor se eu estiver errado, mas, em termos operacionais, e práticos, a infantaria mecanizada só lança mão dos VBTP quando na hora do combate, ou seja, já bem próximo das linhas de contato, fazendo seus demais deslocamentos - retarguarda p/ linha de frente - de caminhão, ou mesmo a pé.

Se isto é verdade, então o uso dos VBTP ficaria restrito, em todo caso, a deslocamentos operacinais, enquanto os adminitrativos seriam feitos da maneira convencional conhecida, ou seja, de caminhão, poupando assim aqueles veículos de uma maior desgaste.

Este raciocínio procede?
REGRA DO TEMPLO escreveu:
Regra Nº 51 -"Cada freire cavaleiro poderá ter três cavalos e não mais sem a permissão do Mestre do Templo, devido à grande pobreza que existe no atual momento na casa de Deus e do Templo de Salomão (..)"
Desta forma, cada cavaleiro da Ordem dos Templários podia ter um Destrier, um cavalo de guerra utilizado para o combate; um Palfroi, um cavalo de transporte (o atual Exército brasileiro chamaria de "marcha administrativa" 8-] ) e um cavalo de carga, (Roncin), para levar equipamento. Posteriormente, em melhores tempos, acrescentaram um segundo Destrier para os freires cavaleiros.

Viram só? Os Templários já manjavam tudo sobre táticas de guerra mecanizada. :mrgreen:

Agora, realmente, seria interessante saber se os novos batalhões de infantaria mecanizada vão manter o complemento de caminhões 5 ton de transporte de pessoal existente nos velhos batalhões de infantaria motorizada. Ou, talvez, um número menor.

Jauro já ensinou que são precisos 6 caminhões 5 ton, além de certo número de 3/4 t e viaturas leves 1/2 t para transportar, em marcha administrativa (isto é, bem longe do inimigo) toda uma companhia de fuzileiros motorizados (uns 140 hm). Talvez esse número continuasse sendo mantido para fazer o mesmo trabalho nos novos BIMec.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61275
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4487 Mensagem por Túlio » Ter Jul 21, 2015 3:16 pm

Nem bota pilha ou alguém resolve votar aos tempos da Hipo, e olhes que cavalo não falta (tanto de 2 quanto de 4 patas)... :lol: :lol: :lol:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4488 Mensagem por Wingate » Qui Ago 06, 2015 1:00 am

Uma pergunta: numa hipótese que a IVECO encerrasse suas atividades no Brasil decidindo não fabricar mais o Guarani, o Arsenal do EB teria hoje condições de dar continuidade à produção desse blindado?

Antecipadamente grato por uma resposta,

Wingate




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37528
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4489 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 06, 2015 6:28 pm

Projeto é de propriedade do EB. Mas, condições de fabricar o veículo inteiro, com linha de produção e tudo, creio que não. A IVECO investiu mais de 100 milhões de reais na fábrica de MG. De onde o EB tiraria a mão de obra especializada e o todo o maquinário, além do recursos, obviamente, para poder dar continuidade a uma eventual produção?

Os arsenais hoje basicamente são galpões de manutenção. Estão longe de conseguir almejar ser uma linha de produção. Com algum esforço, e muito boa vontade, se muito conseguiríamos convencer alguma empresa da BID a desafiar-se comprometer com tal empreendimento. E mesmo no aceite deste, levaria no mínimo uns dois anos para tudo ser posto em funcionamento.

Bem, impossível não é. Mas também não é teria lá isso tudo de facilidade para fazer.

abs.




Carpe Diem
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4490 Mensagem por jauro » Qui Ago 20, 2015 8:09 pm

1º Batalhão de Infantaria Motorizado (Escola) – Visita

Rio de Janeiro – Nos dias 17 e 18 de agosto, o 1º Batalhão de Infantaria Motorizado (Escola) recebeu a visita de Cadetes do 4º ano do Curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras. O evento teve por finalidade estabelecer o contato dos Cadetes com uma das Unidades de Infantaria mais tradicionais do nosso Exército e com a viatura blindada de transporte de pessoal média de rodas Guarani, orgânica da Unidade.

ImagemImagem
Fonte: 1º BIMtz (Escola)




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1196
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 233 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4491 Mensagem por RobsonBCruz » Sáb Ago 22, 2015 3:51 pm

jauro escreveu:1º Batalhão de Infantaria Motorizado (Escola) – Visita

Rio de Janeiro – Nos dias 17 e 18 de agosto, o 1º Batalhão de Infantaria Motorizado (Escola) recebeu a visita de Cadetes do 4º ano do Curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras. O evento teve por finalidade estabelecer o contato dos Cadetes com uma das Unidades de Infantaria mais tradicionais do nosso Exército e com a viatura blindada de transporte de pessoal média de rodas Guarani, orgânica da Unidade.

ImagemImagem
Fonte: 1º BIMtz (Escola)
Se for confirmado será (na minha conta) o quinto BIMec: Já foram transformados o 30º, o 33º e o 34º da 15ªBdaInfMec (Cascavel-PR) e já houve notícia de início da transformação do 36º (Uberlância-MG) vinculado a 3ªBdaInfMtz.




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6813
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 786 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4492 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Ago 22, 2015 5:34 pm

Wingate escreveu:Uma pergunta: numa hipótese que a IVECO encerrasse suas atividades no Brasil decidindo não fabricar mais o Guarani, o Arsenal do EB teria hoje condições de dar continuidade à produção desse blindado?

Antecipadamente grato por uma resposta,

Wingate
Não. Não teria. O AGSP não tem o maquinário e a capacidade industrial pra isso.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18551
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4493 Mensagem por knigh7 » Sáb Ago 22, 2015 11:53 pm

RobsonBCruz escreveu:
Se for confirmado será (na minha conta) o quinto BIMec: Já foram transformados o 30º, o 33º e o 34º da 15ªBdaInfMec (Cascavel-PR) e já houve notícia de início da transformação do 36º (Uberlância-MG) vinculado a 3ªBdaInfMtz.
Acho que vc deve estar equivocado, Robson, quanto a 2 dos batalhões da 15ª Bda de Inf Mecanizada. Pelo o que eu saiba foi apenas 1 batalhão dela que recebeu.




Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1196
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 233 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4494 Mensagem por RobsonBCruz » Dom Ago 23, 2015 3:18 pm

knigh7 escreveu:
RobsonBCruz escreveu:
Se for confirmado será (na minha conta) o quinto BIMec: Já foram transformados o 30º, o 33º e o 34º da 15ªBdaInfMec (Cascavel-PR) e já houve notícia de início da transformação do 36º (Uberlância-MG) vinculado a 3ªBdaInfMtz.
Acho que vc deve estar equivocado, Robson, quanto a 2 dos batalhões da 15ª Bda de Inf Mecanizada. Pelo o que eu saiba foi apenas 1 batalhão dela que recebeu.
Formalmente (publicação de Portaria) os três BI da 15ªBdaInfMec já foram transformados em mecanizados. O primeiro a receber o Guarani foi o 33º, amplamente divulgado. Em consulta ao site do 30º pode se ver fotos de instrução com Guarani. O site do 34º está fora do ar, mas procurando por essa U no google pode se ver fotos do Guarani.

Também já vi notícia de Guarani no 16ºEsqCMec também da 15ªBdaInfMec.

Outro ponto é que há noticias de abril último de que já foram entregues 158 VBTP-Guarani ao EB, o que suponho dá para mobiliar uns 4 BI.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18551
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4495 Mensagem por knigh7 » Dom Ago 23, 2015 3:27 pm

Obrigado pelas informações. :wink:




Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1196
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 233 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4496 Mensagem por RobsonBCruz » Dom Ago 23, 2015 3:33 pm

De acordo com informação constante no site da Escritório de Projetos Estratégicos do Exército www.epex.eb.mil.br ja foram entregues até junho/15 188 VBTP-Guarani.




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4497 Mensagem por jauro » Dom Ago 23, 2015 5:51 pm

knigh7 escreveu:
RobsonBCruz escreveu:
Se for confirmado será (na minha conta) o quinto BIMec: Já foram transformados o 30º, o 33º e o 34º da 15ªBdaInfMec (Cascavel-PR) e já houve notícia de início da transformação do 36º (Uberlância-MG) vinculado a 3ªBdaInfMtz.
Acho que vc deve estar equivocado, Robson, quanto a 2 dos batalhões da 15ª Bda de Inf Mecanizada. Pelo o que eu saiba foi apenas 1 batalhão dela que recebeu.
A primeira leva (2012) de Guarani (G) foram 102 G. Os 16 primeiros eram do LED e protótipos mais os 86 do lote da 1ª encomenda. Estas 102 VBTP MR G foram assim distribuídas: 39 para o 33º BIMec; 26 para o 34º BIMec; 26 para o 30BIMec; 04 p/ CIBld; 06 p/ 16º EsqdCMec; 01 para o CTEx (2014).
Em dezembro de 2013 foram encom/empenhadas mais 26 G, que provavelmente foram/serão distribuídas à 3ª Bda e 9ª Bda, tenho notícias de que o 36º BIMtz de Uberlândia e o 1ºBIMtz já receberam carros para uma SU/Mec.
Recentemente (12/2014), foram empenhados mais 60 G, todos com destino certo para a modernização da cavalaria. Totalizando 188 G.

Estes 60 últimos estão empenhados, encomendados, mas o EB vai sub encomendando, conforme a liberação de verbas. Agora, em 28 de julho 2015 foram encomendados/empenhados mais 19 G dos 60 do 3º empenho.

(Ref a resposta da tua Msg de 19 jul/2015. Não a recebestes?)




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61275
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4498 Mensagem por Túlio » Dom Ago 23, 2015 7:34 pm

Pergunto ao Cel JAURO: que fim levou o REI (Regimento Escola de Infantaria)?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18551
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4499 Mensagem por knigh7 » Dom Ago 23, 2015 9:58 pm

jauro escreveu:
knigh7 escreveu: Acho que vc deve estar equivocado, Robson, quanto a 2 dos batalhões da 15ª Bda de Inf Mecanizada. Pelo o que eu saiba foi apenas 1 batalhão dela que recebeu.
A primeira leva (2012) de Guarani (G) foram 102 G. Os 16 primeiros eram do LED e protótipos mais os 86 do lote da 1ª encomenda. Estas 102 VBTP MR G foram assim distribuídas: 39 para o 33º BIMec; 26 para o 34º BIMec; 26 para o 30BIMec; 04 p/ CIBld; 06 p/ 16º EsqdCMec; 01 para o CTEx (2014).
Em dezembro de 2013 foram encom/empenhadas mais 26 G, que provavelmente foram/serão distribuídas à 3ª Bda e 9ª Bda, tenho notícias de que o 36º BIMtz de Uberlândia e o 1ºBIMtz já receberam carros para uma SU/Mec.
Recentemente (12/2014), foram empenhados mais 60 G, todos com destino certo para a modernização da cavalaria. Totalizando 188 G.

Estes 60 últimos estão empenhados, encomendados, mas o EB vai sub encomendando, conforme a liberação de verbas. Agora, em 28 de julho 2015 foram encomendados/empenhados mais 19 G dos 60 do 3º empenho.

(Ref a resposta da tua Msg de 19 jul/2015. Não a recebestes?)
Não recebi, Jauro. Nessa data eu estava suspenso.

Muito obrigado.




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4500 Mensagem por jauro » Seg Ago 24, 2015 3:42 pm

Túlio escreveu:Pergunto ao Cel JAURO: que fim levou o REI (Regimento Escola de Infantaria)?
É o atual 57º BIMtz (Es), cuja denominação histórica ficou como Regimento Escola de Infantaria - REI.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Responder