PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#736 Mensagem por Mathias » Qui Ago 06, 2015 4:11 pm

Vai ter gente sugerindo abandonar o Pantsyr dos comunistas e adotar essa nova viatura de defesa AAer.




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36775
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3166 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#737 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 06, 2015 6:15 pm

Leandro, salvo minha memória não me traia, eu li um artigo escrito por um militar do EB, na revista Forças de Defesa, sobre o Guarani, e ele afirmava no mesmo, falando das versões deste bldo (mais de 15, segundo contei) em uma versão aae para ele. Não deu nenhum detalhe a mais sobre o assunto. Mas eu me lembro bem de quando se discutia aqui no tópico sobre defesa aae que o EB não tem lá muito gosto na compra dos Pantsyr, e que preferia, como disse, começar com um passo de cada vez, por aqui mesmo, e dentro de nossas possibilidades, utilizando-se o que se tem a mão. E fazer o que ele mais gosta: atualizar doutrina.

Só não sei sinceramente se esta torre seria o caso de prover tal idéia. Como bem disseste, a cadência de tiro deste canhão não serve para isso, embora o EB, e a Ares, afirmem de pé junto que ele tem/terá uso dual. Como, eu realmente não sei. Pode ser que premido pelo conceito de defesa aae limitada aos 3 mil metros e a curtíssima distãncia, a idéia seja essa mesma, defesa contra helos, vant's, e aviões de baixa performace. Afinal, o EB não entende na prática de nada de defesa aae além disso. Na verdade nós aqui não entendemos de nada mesmo em matéria de aae moderna. Apenas o que se viu e se vê na tv.

Mas pode ser que saia algo de bom deste projeto. Quem sabe a parceria com os suecos no RBS-70 instigue alguma coisa, vai saber. Enfim, para quem ainda depende de canhões a manivela e e de metralhadoras .50 para defesa aae, a idéia acima acaba não parecendo tão má assim.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36775
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3166 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#738 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 06, 2015 6:19 pm

Mathias escreveu:Vai ter gente sugerindo abandonar o Pantsyr dos comunistas e adotar essa nova viatura de defesa AAer.
Olha CM, se duvidar, é isso mesmo que muita gente dentro do EB, e em outras forças deve estar querendo, ou no mínimo sonhando, que aconteça.

Tem coisas por aqui que só mudam muito divagar. Uma delas é o apreço dos militares brasileiros por qualquer coisa fabricadas por vulgos "comunistas e simpatizantes comedores de criancinhas além dos Urais... " [001]

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#739 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Ago 06, 2015 6:49 pm

FCarvalho escreveu:https://farm9.staticflickr.com/8607/15799166450_1c283c9485_o.jpg

A saber, na última edição em banca da revisa T&D, foi noticiado que já há previsão no planejamento da TORC-30 para versão equipada com mísseis aae de curto alcance. Isto complementa de fato, o que já se discutia no fórum algum tempo atrás sobre a dualidade desta torre, e sobre o quê o EB pensaria a despeito da questão da proteção aae de suas undes mec's, e talvez, até mesmo blda.

Agora é preciso há de se saber até onde irá o desenvolvimento e a complexidade desta idéia, posto que ainda existe, ainda que não firmado, um compromisso com as torres do Pantyr.

A ver.
Fiquei curioso para saber onde vão espetar mísseis nessa torre...

E quanto ao Pantsyr, não estou convencido que de um veículo do porte do Guarani possa carregar mísseis de médio alcance, portando, uma coisa não tem nada a ver com a outra.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8382
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 248 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#740 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Ago 07, 2015 10:37 am

Marechal-do-ar escreveu:
FCarvalho escreveu:https://farm9.staticflickr.com/8607/15799166450_1c283c9485_o.jpg

A saber, na última edição em banca da revisa T&D, foi notic...

...compromisso com as torres do Pantyr.

A ver.
Fiquei curioso para saber onde vão espetar mísseis nessa torre...

E quanto ao Pantsyr, não estou convencido que de um veículo do porte do Guarani possa carregar mísseis de médio alcance, portando, uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Com certeza será uma estrutura como a do Bradley Linebacker, mas com Strelets.
https://en.wikipedia.org/wiki/Bradley_Fighting_Vehicle#/media/File:CSA-2005-10-03-101023.jpg
LeandroGCard escreveu:
FCarvalho escreveu:https://farm9.staticflickr.com/8607/15799166450_1c283c9485_o.jpg

A saber, na última edição em banca da revisa T&D...


...compromisso com as torres do Pantyr.

A ver.
Não entendi.

Até onde eu sei a cadência máxima do canhão da Torc-30 é de 600 tpm, o que não dá nem para começar a pensar em defesa AAe a menos que seja contra Sturmoviks e Stukas da SGM. E mesmo assim eu não confiaria muito no resultado :wink: . Para proteção AAe com calibre 30mm pode colocar aí uma cadência de tiro uma ordem de grandeza acima, o que desmantelaria a TORC-30 em segundos. A TORC-30 não é um CIWS, é uma arma de apoio à infantaria.

Agora estão falando em colocar mísseis da categoria do IGLA na mesma torre para complementar este canhão? Com alcance máximo de 6 km, teto de 3,5 Km e ogiva de 2,5 Kg pode até ajudar contra helis artilhados que forem surpreendidos perto demais, mas não dá para comparar com os 20 Km de alcance, 15 Km de altura e ogiva de 20 kg do Pantsir, são coisas de categorias completamente diferentes.


Leandro G. Card
O canhão é o Rheinmetall MK30-2/ABM, que usa munições AHEAD, e tem cadência de cerca de 700tpm. Parece que tanto EB quanto MB gostaram dessa forma de saturação com um canhão de média/baixa cadência espalhando submunições, do que um canhão de altíssima cadência espalhando munições pela área.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36775
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3166 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#741 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 07, 2015 11:42 am

Glauber Prestes escreveu:Com certeza será uma estrutura como a do Bradley Linebacker, mas com Strelets.
https://en.wikipedia.org/wiki/Bradley_Fighting_Vehicle#/media/File:CSA-2005-10-03-101023.jpg
Queres dizer com isso aqui?

http://i173.photobucket.com/albums/w73/GodHammer74/Iglas.jpg http://www.armyrecognition.com/images/stories/east_europe/russia/weapons/strelets_igla/pictures/Strelets_control_equipment_and_launching_module_unit_for_Igla_Igla-S_SA-24_SA-18_missile_system_on_armoured_vehicle_001.jpg

Pode ser uma possibilidade, mas temos de levar em conta, também, que os suecos podem oferercer algo neste sentido.

ASRAD-R
http://www.army-technology.com/projects/leflasys/images/leflasys_8.jpg

Versão alemã:
http://www.dogswar.ru/images/stories/pyshki/LeFlaSys-%283%29.jpghttps://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRo5HpSxrVQvBPwQmlWjCiLqFrb1yxDKp-I84o_dbd_rLxv5HQv

Opções é que não vão faltar. A ver.

abs




Editado pela última vez por FCarvalho em Sex Ago 07, 2015 1:19 pm, em um total de 1 vez.
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#742 Mensagem por LeandroGCard » Sex Ago 07, 2015 12:14 pm

Glauber Prestes escreveu:O canhão é o Rheinmetall MK30-2/ABM, que usa munições AHEAD, e tem cadência de cerca de 700tpm. Parece que tanto EB quanto MB gostaram dessa forma de saturação com um canhão de média/baixa cadência espalhando submunições, do que um canhão de altíssima cadência espalhando munições pela área.
Eu não conhecia munição AHEAD menor do que 35mm, esta de 30mm é novidade para mim.

Há algum tempo participei de uma discussão aqui no DB sobre esta questão da munição AHEAD. Minha opinião é que ela até pode ter alguma eficiência na autoproteção do veículo contra alvos mais frágeis (incluídos aí mísseis AC), se o canhão tiver alguma forma de orientação automática. Mas espero que ninguém imagine que ela é uma versão das munições com espoleta de proximidade como a do Trinity 40mm, apenas em calibre menor, pois são coisas muito diferentes principalmente contra alvos que não estejam vindo diretamente contra a arma.


Leandro G. Card




Arataca
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 224
Registrado em: Qua Nov 03, 2010 6:35 pm
Agradeceram: 31 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#743 Mensagem por Arataca » Sex Ago 07, 2015 12:53 pm

Prezados,

Alguns exemplos de defesa antiaérea embarcada mais contemporâneos.

http://snafu-solomon.blogspot.com.br/20 ... ieved.html

1 abraço




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60805
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6412 vezes
Contato:

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#744 Mensagem por Túlio » Sex Ago 07, 2015 2:23 pm

LeandroGCard escreveu:
Glauber Prestes escreveu:O canhão é o Rheinmetall MK30-2/ABM, que usa munições AHEAD, e tem cadência de cerca de 700tpm. Parece que tanto EB quanto MB gostaram dessa forma de saturação com um canhão de média/baixa cadência espalhando submunições, do que um canhão de altíssima cadência espalhando munições pela área.
Eu não conhecia munição AHEAD menor do que 35mm, esta de 30mm é novidade para mim.

Há algum tempo participei de uma discussão aqui no DB sobre esta questão da munição AHEAD. Minha opinião é que ela até pode ter alguma eficiência na autoproteção do veículo contra alvos mais frágeis (incluídos aí mísseis AC), se o canhão tiver alguma forma de orientação automática. Mas espero que ninguém imagine que ela é uma versão das munições com espoleta de proximidade como a do Trinity 40mm, apenas em calibre menor, pois são coisas muito diferentes principalmente contra alvos que não estejam vindo diretamente contra a arma.


Leandro G. Card

Na verdade o que ACHO que está pegando talvez seja uma pequena confusão entre a letalidade de munições como AHEAD e ABM (basicamente a mesma coisa) e munições FRAG com espoleta VT (até onde eu tenha lido ou ouvido, inefetivas abaixo do calibre 40)...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#745 Mensagem por LeandroGCard » Sex Ago 07, 2015 2:52 pm

Túlio escreveu:Na verdade o que ACHO que está pegando talvez seja uma pequena confusão entre a letalidade de munições como AHEAD e ABM (basicamente a mesma coisa) e munições FRAG com espoleta VT (até onde eu tenha lido ou ouvido, inefetivas abaixo do calibre 40)...
Pode ser por aí.

O caso é que nas munições tipo AHEAD a velocidade (ou seja, energia) dos estilhaços é apenas a dada pelo disparo inicial da arma, a carga à bordo do projétil somente os dispersa radialmente com uma velocidade relativa muito baixa. O resultado é basicamente um "disco" de estilhaços que se expande lentamente, viajando ainda na mesma direção e velocidade do projétil antes da detonação. Estes estilhaços só podem causar efeito significativo no que estiver à frente deles, o que estiver do lado ou já tiver passado não será afetado.

Já na munição FRAG os estilhaços são arremessados em alta velocidade (energia) e em todas as direções pela carga explosiva contida no próprio projétil (que é muito maior que nas munições AHEAD) , à partir do seu ponto de detonação, gerando uma nuvem esférica de estilhaços que afeta tudo o que estiver dentro do seu volume, mesmo que já tenha passado pelo ponto de detonação do projétil. Por isso este tipo de munição também é eficiente mesmo contra alvos que tenham velocidade radial elevada com relação à arma, o que não é bem o caso da munição AHEAD.

Agora, uma dúvida que me bateu. A munição AHEAD é programada automaticamente no disparo, por um sistema eletrônico colocado na saída do tubo do canhão. Sem isso ela não tem efeito, pois não detona na posição programada e não tem como detectar o alvo sozinha. O canhão da torre TORC-30 tem (ou pode receber) este sistema eletrônico, como existe nos Gepard?


Leandro G. Card




Editado pela última vez por LeandroGCard em Sex Ago 07, 2015 2:55 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60805
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6412 vezes
Contato:

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#746 Mensagem por Túlio » Sex Ago 07, 2015 2:54 pm

LeandroGCard escreveu:Pode ser por aí.

O caso é que as munições tipo AHEAD a velocidade (ou seja, energia) dos estilhaços é apenas a dada pelo disparo inicial do projétil, a carga à bordo do projétil apenas os dispersa radialmente com uma velocidade relativa muito baixa. O resultado é basicamente um "disco" de estilhaços que se expande lentamnete, viajando basicamente na mesma direção e velocidade do projétil antes da detonação. Estes estilhaços só podem causar efeito significativo no que estiver à frente deles, o que estiver do lado ou já tiver passado não será afetado.

Já na munição FRAG os estilhaços são arremessados em alta velocidade (energia) e em todas as direções pela carga explosiva contida no próprio projétil, à partir do seu ponto de detonação, gerando uma nuvem esférica de estilhaços que afeta tudo o que estiver dentro do seu volume, mesmo que já tenha passado pelo ponto de detonação do projétil. Por isso este tipo de munição também é eficiente contar alvos que tenham velocidade radial elevada com relação à arma, o que não acontece com a munição AHEAD.

Agora, uma dúvida que me bateu. A munição AHEAD é programada automaticamente no disparo, por um sistema eletrônico colocado na saída do tubo do canhão. Sem isso ela não tem efeito, pois não detona na posição programada e não tem como detectar o alvo sozinha. O canhão da torre TORC-30 tem (ou pode receber) este sistema eletrônico, como existe nos Gepard?


Leandro G. Card

Sim, tanto que o próprio nome da peça finaliza por ABM... :wink: 8-]

Notar que minha opinião sobre a efetividade AAe por parte de canhões permanece intacta.




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#747 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Ago 07, 2015 6:37 pm

Glauber Prestes escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Fiquei curioso para saber onde vão espetar mísseis nessa torre...

E quanto ao Pantsyr, não estou convencido que de um veículo do porte do Guarani possa carregar mísseis de médio alcance, portando, uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Com certeza será uma estrutura como a do Bradley Linebacker, mas com Strelets.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1f/CSA-2005-10-03-101023.jpg
A TORC 30 é uma torre pequena, alias, devem ter gastado para deixar ela pequena, iam mesmo colocar uma estrutura desse tamanho nela?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#748 Mensagem por ciclope » Ter Ago 11, 2015 1:12 pm

Eu acho que pra abater VANT e helicoptero só o canhão de 30mm já e o suficiente. Os misseis são redundantes, desnecessários.
E melhor ter soldados a pé com iglas ao lado dos blindados. Daria no mesmo.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60805
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6412 vezes
Contato:

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#749 Mensagem por Túlio » Sex Ago 14, 2015 11:43 am

Abater UAV com canhãozinho? Só se for os menores; um simples Predator A pode operar sem problemas na faixa de FL150 a FL250 e bem nas buenas, um projétil 30 nem chega perto (IGLA idem, aliás)...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#750 Mensagem por LeandroGCard » Sex Ago 14, 2015 5:12 pm

Túlio escreveu:Abater UAV com canhãozinho? Só se for os menores; um simples Predator A pode operar sem problemas na faixa de FL150 a FL250 e bem nas buenas, um projétil 30 nem chega perto (IGLA idem, aliás)...
Quando falamos em abater VANT's com este tipo de sistema estamos falando daquelas coisinhas usadas para reconhecimento pela infantaria, lançados com a mão, ou as que parecem estes brinquedos que se compra pela internet. Mais do que isso só se o operador inimigo for louco ou quiser que lhe comprem um brinquedo mais novo :wink: .


Leandro G. Card




Responder