TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75706 Mensagem por Wardog » Seg Ago 03, 2015 11:24 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Wardog escreveu:Quanto a você, meu caro, falar de trollagem é brincadeira. Quer que eu puxe a conversa entre você e o Knight sobre tecnologia Russa? É complicado....
De qual conversa com o Knight? Na que ele confundiu "pitch rate" com "turn rate" e se apegou a uma tradução errada? Na conversa com ele sobre alcance, carga ou relação potência/peso? Na conversa sobre o PAK FA? Ou na trollagem ridícula e provocativa dizendo que o Gripen a AMX carregavam mais que o Su 35? Nem sei se você leu todas, nem sei se você leu todos os meus posts, mas vamos fazer assim, cada uma dessas conversas tem seu próprio tópico, se tem algo do qual você discorda, fala no seu respectivo tópico, responde se tiver tempo e paciência, e argumente bem, por favor, já que citou algumas universidades ao menos argumente como um profissional.
Wardog escreveu:Amigo, não terão vida fácil e imposição de ideologia a força enquanto eu puder falar.
Ideologia? Onde? Nas suas mensagens?

Cara... Leia um pouco mais, tente conhecer mais as pessoas com quem você discute, você acha que eu sou comunista só porque falei que o PAK FA é de 5ª geração? Olha que engraçado... O Luís Henrique, a uns meses atrás, disse que eu tenho preconceito contra equipamento russo só por questionar algumas afirmações dele sobre o Su 35 e Mig 35... E quando eu falei do J-10 chinês então...

Enquanto vocês não se decidem se eu sou comunista ou se eu sou anticomunista, apresento uma terceira teoria, eu me baseio nas informações que eu tenho disponíveis, alguns membros rebatem com mais informações, com argumentos, interpretações diferentes dessas informações, mas alguns, tipo você, respondem apenas com ofensas, ignorando todos os argumentos e apenas atacando diretamente outros membros, até agora, não lembro de ter lido uma única argumentação sua, só ofensas.

Quem é que está tentando impor ideologia a força? Se olha no espelho, você não debate nada, a única coisa que você tem feito nesse fórum é ofender quem pensa diferente, e sem nem ler o que essas pessoas argumentam.
:lol: :lol: :lol: :lol:

E o que você está fazendo agora? Cara, eu argumento com quem eu achar que vale a pena, não é seu caso. Um conselho, faça o mesmo. Com uma pessoa que corrige os outros por causa de 1 mês ou 5% não tem argumentação mesmo, é só trollagem.

Se não está feliz com a minha contribuição favor reclamar com a moderação.

Passar bem.




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75707 Mensagem por Penguin » Seg Ago 03, 2015 11:30 pm

Penguin escreveu:
Penguin escreveu: Quem disse que esse processo é milagroso?!

A MB fez exatamente isso. Incialmente mandou pessoal técnico para a França. Isso foi sempre celebrado como uma grande prova de ToT dos franceses. Agora criticam a mesma metodologia aplicada ao Gripen.

O mais irônico é ler posições de gente que sempre se agarrou às ToT para defender/justificar suas opções e agora criticarem fortemente e sem fundamento tudo que se refere à transferência de tecnologia e know how envolvendo o Gripen.

Com relação à documentação, quem sabe exatamente qual a documentação do projeto Gripen será entregue aos brasileiros? Até onde sei, essa informação não foi tornada pública e provavelmente não será.

Quem sabe quantos técnicos suecos virão ao Brasil? Isso ainda não foi dito e é diferente de dizer que não vai acontecer. Aliás, como o Brasil vai abrir uma linha de produção, criar uma versão customizada e liderar o desenvolvimento da versão F, é muito, mas muito provável que isso acontecerá.

Como sempre repete o Lima, 2 pesos e muitas medidas.

Dando uma garimpada básica:
O projeto Gripen NG, a Copac definiu um conjunto de áreas relevantes, para as contrapartidas exigidas dos suecos, passando por aviônicas e sensores, integração de motor, integração de armamentos entre outras.

Por uma dessas jabuticabas brasileiras, o TCU (Tribunal de Contas da União) não aceita que a Aeronáutica indique as empresas brasileiras que receberão a transferência de tecnologia. Por isso mesmo, em uma área crítica de segurança nacional, são os fornecedores estrangeiros que indicam os parceiros nacionais.

O acordo offset do Gripen envolve US$ 9,1 bilhões. Estão nele as empresas Embraer, Akaer, Atech, AEL, Mectron e DCTA.

Essas empresas absorverão conhecimento na área de materiais compostos, simuladores de vôo, planejamento de missão, sistemas de treinamento baseados em computador, design, desenvolvimento e suporte de sistemas relacionados com a aviônica.

***

A parceria levou à Suécia 160 engenheiros e 80 técnicos da Embraer, 26 da Atech, 12 da Mectron, 7 da Akaer, 43 da INBRA, 8 da AEL.
Por Luis Nassif
OBS.: Nassif errou no verbo...levará e não levou

Dentre as ações do programa de transferência tecnológica, estão o estabelecimento, a partir de 2015, de um grupo de professores suecos no Instituto Tecnológico Aeronáutico (ITA), em São José dos Campos (SP). Além da criação de curso de pós-doutorado em Engenharia Aeronáutica financiado pela SAAB e pelo governo sueco, também no ITA.

A iniciativa inclui ainda o apoio para estadia de doutores suecos no Brasil e concessão de bolsas de mestrado e doutorado para cientistas brasileiros, no âmbito do programa Ciência Sem Fronteiras. A cooperação pretende atingir futuramente áreas como energia sustentável, tecnologia ambiental, defesa, segurança, transporte e desenvolvimento urbano.
http://tecnodefesa.com.br/transferencia ... -e-suecia/

Em nota, a FAB confirmou que boa parte dos cientistas, engenheiros e técnicos que irão à Suécia trabalham na região, como no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).
Também serão enviados especialistas de empresas, como da Embraer e de outras 100 companhias que poderão fazer parte da cadeia produtiva dos novos caças.
Segundo fontes da Aeronáutica, estão confirmados 66 projetos de offset ligados à produção do Gripen. Tratam-se de compensações que o país exige no caso de compras de material, bens e serviços vindos do exterior.
http://www.am1290.com.br/noticia/137/fa ... en-ng.html
Mais um:
The Brazil Gripen deal includes extensive industrial cooperation, particularly when it comes to technology transfer, and autumn 2015 marks the beginning of this cooperation when approximately 350 Brazilians will be coming to Saab’s facility in Linköping, Sweden for an on-the-job training.

The training includes practical experience in Gripen development, training and production, and will continue for a number of years, after which the Brazilian experts will return to their homeland gradually. During this phase, Saab employees will accompany them to build up operations in Brazil.

Throwing some light on the technology transfer commitment, Göran Almquist, deputy programme manager for Gripen in Brazil says that it includes development, production and maintenance.

The main aim is to train up Brazil’s own industry so that it will eventually be able to maintain its own fleet of Gripen aircraft and also develop its own future technology,” Almquist says.
http://www.gripenblogs.com/Lists/Posts/ ... px?ID=1226




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75708 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Ago 03, 2015 11:36 pm

Wardog escreveu:E o que você está fazendo agora?
Tentando argumentar, em vão.
Wardog escreveu:Com uma pessoa que corrige os outros por causa de 1 mês ou 5% não tem argumentação mesmo, é só trollagem.
No contexto Você errou por um fator de 2,5, mas claro que você nem percebeu, você ignorou o argumento do outro debatedor e partiu para a ofensa, como sempre faz.
Wardog escreveu:Se não está feliz com a minha contribuição favor reclamar com a moderação.
Que contribuição?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75709 Mensagem por Wardog » Ter Ago 04, 2015 12:36 am

Marechal-do-ar escreveu:
Wardog escreveu:E o que você está fazendo agora?
Tentando argumentar, em vão.

Sim, em vão porque será? Será que devo copiar o seu primeiro post que iniciou toda essa "argumentação"? Será que é preciso muito raciocínio para perceber que você veio aqui querer me desqualificar e não argumentar nada? taticazinha...
Wardog escreveu:Com uma pessoa que corrige os outros por causa de 1 mês ou 5% não tem argumentação mesmo, é só trollagem.
No contexto Você errou por um fator de 2,5, mas claro que você nem percebeu, você ignorou o argumento do outro debatedor e partiu para a ofensa, como sempre faz.

No contexto eu argumentei que a Rússia não possui e nem possuirá em um futuro breve equipamentos bélicos comparados aos Norte Americanos em termos de tecnologia, simplesmente porquê a verba destinada às Forças Armadas é de APROXIMADAMENTE 10% do que é investido pelos Eua. Mas não, você fez questão de corrigir que era 15%, como se isso alterasse alguma coisa no contexto geral. Que não é o caso. Mais uma taticazinha que todo mundo percebe.

Como daquela vez que você fez questão de corrigir o Galnia de que o F-15 não teria entrado em operação em 1975, mas sim em janeiro 1976! UAU! Esse é o tipo de argumento que você usa. Coisas pontuais que não mudam em NADA o contexto com que o raciocínio se desenvolveu, muito menos a sua conclusão. Ou seja, fala muito e diz pouco, bem pouquinho.

Wardog escreveu:Se não está feliz com a minha contribuição favor reclamar com a moderação.
Que contribuição?

Cada um tem a sua opinião, tenho certeza que alguns aqui não concordam com você.

A minha contribuição eu tenho bem clara qual é em alguns momentos. E te digo, é de justamente tentar abrir os olhos das pessoas e explicar por 1+1=2 que alguns usuários usam de uma tática manjada para tentar disseminar seu ódio inconsciente ao Tio Sam e venerar a extinta URSS, utilizando-se repetidamente de ironias e manipulação de fatos, táticas como desqualificação de fontes e etc.

Amigão, caso deseje saber alguma opinião minha sobre algo específico favor fazer por MP. No mais, você lá e eu aqui.




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75710 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Ago 04, 2015 12:51 am

Wardog escreveu:Sim, em vão porque será? Será que devo copiar o seu primeiro post que iniciou toda essa "argumentação"? Será que é preciso muito raciocínio para perceber que você veio aqui querer me desqualificar e não argumentar nada? taticazinha...
Te desqualificar? Ai... É cada uma...

O que eu disse que só o que você faz aqui é ofender os outros, e cada vez mais você prova isso.
Wardog escreveu:No contexto eu argumentei que a Rússia não possui e nem possuirá em um futuro breve equipamentos bélicos comparados aos Norte Americanos em termos de tecnologia, simplesmente porquê a verba destinada às Forças Armadas é de APROXIMADAMENTE 10% do que é investido pelos Eua. Mas não, você fez questão de corrigir que era 15%, como se isso alterasse alguma coisa no contexto geral. Que não é o caso. Mais uma taticazinha que todo mundo percebe.
Não fui eu, leia com mais atenção, e de quebra, você ainda ignorou o resto da argumentação do outro membro.
Wardog escreveu:Como daquela vez que você fez questão de corrigir o Galnia de que o F-15 não teria entrado em operação em 1975, mas sim em 1976! UAU! Esse é o tipo de argumento que você usa. Fala fala fala e não diz nada, e ainda diz que leva esse assunto a sério, sei...
Preferia responder isso no outro tópico, mas já que insiste... Citei que o F-15 entrou em operação em 1975 porque, do jeito que a frase dele estava, dava a entender que ele já operava a muitos anos, e não era assim, o F-15 estava entrando em operação e os Mig 29 e Su 27 estavam no final do desenvolvimento.
Wardog escreveu:Cada um tem a sua opinião, tenho certeza que alguns aqui não concordam com você.
Muitos aqui não concordam comigo, muitos no meu trabalho não concordam comigo, mas ao invés de ofender tentam argumentar, as vezes eu mudo de opinião.
Wardog escreveu:A minha contribuição eu tenho bem clara qual é em alguns momentos. E te digo, é de justamente tentar abrir os olhos das pessoas e explicar por 1+1=2 que alguns usuários usam de uma tática manjada para tentar disseminar seu ódio inconsciente ao Tio Sam e venerar a extinta URSS, utilizando-se repetidamente de ironias e manipulação de fatos, táticas como desqualificação de fontes e etc.
Ah então a sua contribuição é a luta contra o comunismo? Pode ir embora, a URSS já acabou e os poucos membros que a veneravam não postam mais nesse fórum.

Quando a desqualificar fontes... Vejo outras pessoas fazendo isso, e sem justificar.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60586
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6339 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75711 Mensagem por Túlio » Ter Ago 04, 2015 12:18 pm

Tópico trancado. Motivo: TROLAGEM!

À consideração do Conselho.

EDIT MOD - 06/08, 10:55


Por decisão do CMFDB, após os necessários debates internos, fica estabelecida a

SANÇÃO

de 30 (trinta) dias ao usuário Wardog, pela prática de TROLAGEM, conforme o art 7.10.

Tópico destrancado.






"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1898
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75712 Mensagem por arcanjo » Qui Ago 06, 2015 6:05 pm

Senado aprova empréstimo para aquisição de caças suecos

O Senado aprovou nesta quarta-feira (5) a contratação de operação de crédito que vai possibilitar ao Brasil adquirir os caças suecos Gripen. A conclusão das negociações com a Suécia para a compra dos caças foi anunciada na última semana pelo ministro da Defesa, Jaques Wagner. O valor autorizado é de até US$ 245.325.000, o equivalente a mais de R$ 850 milhões, e SEK (coroas suecas) 39.882.335.471, o equivalente a quase R$ 16 bilhões.

Os recursos vão financiar o projeto F-X2, que inclui a compra das aeronaves, suporte logístico e a compra de armamentos necessários à operação dos caças. A Força Aérea Brasileira receberá 36 aviões de caça Gripen NG da empresa sueca Saab. A primeira aeronave deverá ser entregue em 2019 e, a última, em 2024. A operação de crédito será firmada com a agência sueca de crédito às exportações (Ab Svensk Exportkredit).

Ao defender a aprovação do pedido de empréstimo, o líder do governo, senador Delcídio do Amaral (PT-MS), lembrou que o processo de escolha e compra dos caças já dura vários anos. Para ele, a Força Aérea Brasileira fez a escolha adequada ao dispensar os modelos americano e francês e apostar na transferência de tecnologia dos suecos.

— Eu não tenho dúvida nenhuma de que a FAB, conscienciosa, com uma visão de país e uma visão de transferência de tecnologia, escolheu o melhor projeto — garantiu o senador.

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) também elogiou a escolha e afirmou que a utilização da tecnologia dos caças poderá se dar em outras áreas, como a saúde, por exemplo.

A escolha também foi elogiada por senadores oposicionistas. José Agripino (DEM-RN) se disse convencido de que os caças suecos são a melhor escolha. Já Aécio Neves (PSDB-MG) criticou a falta de discussão nas comissões, já que o projeto seguiu direto para o Plenário, mas declarou que a oposição não obstruiria a votação devido ao mérito do tema.

— Consideramos essa uma questão não de governo, mas de Estado, relevante — disse o senador, ao destacar que pular etapas nas votações deve ser algo excepcional.

Juros

Em coletiva na última semana, o ministro Jaques Wagner explicou que o acordo foi possível porque a Suécia aceitou reduzir a taxa de juros do contrato, uma reivindicação do Brasil. Quando o negócio foi fechado, em 2014, a taxa estava maior que em 2015. O valor final da taxa acertado entre os dois países ficou em 2,19%, segundo o ministro.

Raimundo Lira (PMDB-PB), que relatou o projeto, afirmou que as taxas de juros são as mais baixas possíveis e que o financiamento poderá ser pago em 25 anos. Para ele, essas condições se dão porque o projeto é estratégico para a Suécia e a compra dos caças é essencial para a proteção do Brasil.

— Eu acho que é muito importante para o país; o Brasil está descoberto na sua defesa aérea — afirmou.

A aprovação se deu com a presença do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato, e de outros integrantes da Força Aérea Brasileira.

A previsão do governo federal para a contratação está prevista na Medida Provisória 686/2015. O texto está sendo analisado pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).

Fonte: Agência Senado http://www12.senado.leg.br/noticias/mat ... cas-suecos

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1898
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75713 Mensagem por arcanjo » Qui Ago 06, 2015 6:06 pm

Senado aprova compra do Gripen NG e FAB volta a estudar a operação temporária de 10 Gripen C/D

Após ficar por um fio, o programa F-X2, que visa a aquisição de 36 jatos de combate SAAB Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB), chegou a um final feliz. Na tarde de ontem o Senado Federal aprovou a operação de crédito que possibilita ao Brasil financiar a aquisição dos caças.

Os recursos englobam a compra das aeronaves, suporte logístico e a compra de armamentos necessários à sua operação. A previsão é que a primeira aeronave deverá ser entregue em 2019 e, a última, em 2024, mas fontes ouvidas por ASAS garantem que deve haver um atraso de dois anos para o recebimento do primeiro exemplar.

A operação de crédito será firmada com a agência sueca de crédito às exportações (Ab Svensk Exportkredit).

Em termos de compensações industriais, tecnológicas e comerciais a FAB espera que o programa que custará US$ 4,6 bilhões aos cofres públicos vai reverter mais de US$ 9 bilhões em benefícios para o país, em várias áreas de desenvolvimento.

Ao todo mais de 350 engenheiros e técnicos brasileiros deverão trabalhar na Suécia entre 2015 e 2021. Dos 36 exemplares, 13 serão fabricados na Suécia pela própria SAAB, oito por brasileiros lotados naquele país e 15 no Brasil. Por não existir a variante biplace (dois lugares, de treinamento) o Brasil será o responsável por desenvolver o Gripen de dois lugares, agregando imensurável fonte de conhecimentos para os profissionais brasileiros.

Com este anúncio, fontes ligadas à nossa reportagem afirmaram que o Brasil voltou a negociar a vinda de 10 Gripen C/D para servirem de aeronave de transição até a chegada dos primeiros Gripen NG. Apesar de serem inferiores à variante comprada pelo Brasil, esses exemplares servirão para introduzir no Brasil a doutrina de operação do futuro caça da FAB, devido às semelhanças entre as versões. Além disso, o Gripen C/D é inquestionavelmente mais superior e capaz se comparado aos veteranos Northrop F-5EM/FM - os únicos caças operados hoje pela FAB.

Fonte: C&R Editorial http://www.creditorial.com.br/portal/no ... px?id=4029

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36143
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75714 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 06, 2015 6:56 pm

Bom, volto a dizer: US$ 4,6 bi é troco de pinga no orçamento federal. Não faz nem cósegas no tesouro nacional. A previsão para este ano é que a arrecadação de impostos, com crise e tudo, ultrapasse novamente a casa do trilhão de reais. Se alguém acha isso pouco, então eu não sei o que é muito, e porque ficamos quase dois anos enrolando por causa de um contrato de apenas 4,6 bilhões.

Outra, se vai haver um atraso de dois anos, ou seja, de 2019 para 2021 na entrega do primeiro caça, é bom que haja uma mais que satisfatória explicação para isso. Se tava ruim de engolir ficar 5 anos esperando para receber o primeiro, imagine-se agora que se demorar 7 anos? Porquê?

E finalmente, volto a insistir. Defesa nunca foi um negócio barato. Só para quem não tem mesmo. Ou não dá a mínima para ela, como nós. Defesa é negócio para poucos. E quem quer ter, tem de investir, meter a mão no bolso. Se quisermos mesmo fazer isso, ótimo. Se não, em 2024, ou em 2026, que seja, ainda estaremos aqui discutindo a mesmíssima coisa.

Alguém aí quer pagar para ver?

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
andrelemos
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 153
Registrado em: Seg Jun 10, 2013 9:13 pm
Agradeceram: 56 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75715 Mensagem por andrelemos » Qui Ago 06, 2015 8:03 pm

Acho que o pessoal da FAB está apenas sendo prudente. O desenvolvimento do Gripen NG, especialmente a versão biplace, pode atrasar.

5 anos já são demais pros nossos F-5 serem os únicos vetores da FAB. Tomara que estes 10 Gripen C/D venham mesmo, assim o projeto pode andar com mais tranquilidade.

Se for a versão com software novo (M21 se não me engano), teremos um ótimo avião pra defender Brasília. Não vai muito mais longe que o Estado de Goiás, mas é melhor que nada, rs

:lol:




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75716 Mensagem por kirk » Qui Ago 06, 2015 8:18 pm

andrelemos escreveu:Acho que o pessoal da FAB está apenas sendo prudente. O desenvolvimento do Gripen NG, especialmente a versão biplace, pode atrasar.

5 anos já são demais pros nossos F-5 serem os únicos vetores da FAB. Tomara que estes 10 Gripen C/D venham mesmo, assim o projeto pode andar com mais tranquilidade.

Se for a versão com software novo (M21 se não me engano), teremos um ótimo avião pra defender Brasília. Não vai muito mais longe que o Estado de Goiás, mas é melhor que nada, rs

:lol:
Autonomia comparável aos Mirage !




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75717 Mensagem por LeandroGCard » Qui Ago 06, 2015 8:47 pm

andrelemos escreveu:e for a versão com software novo (M21 se não me engano), teremos um ótimo avião pra defender Brasília. Não vai muito mais longe que o Estado de Goiás, mas é melhor que nada, rs

:lol:
Defender Brasília!?!?!

Então melhor que venha algum destes aqui:

Imagem

Imagem

Imagem

:twisted: :twisted: :twisted:


Leandro G. Card




Avatar do usuário
andrelemos
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 153
Registrado em: Seg Jun 10, 2013 9:13 pm
Agradeceram: 56 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75718 Mensagem por andrelemos » Qui Ago 06, 2015 9:23 pm

LeandroGCard escreveu:
andrelemos escreveu:e for a versão com software novo (M21 se não me engano), teremos um ótimo avião pra defender Brasília. Não vai muito mais longe que o Estado de Goiás, mas é melhor que nada, rs

:lol:
Defender Brasília!?!?!

Então melhor que venha algum destes aqui:

Imagem

Imagem

Imagem

:twisted: :twisted: :twisted:


Leandro G. Card
:lol: :lol: :lol: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: [004]

Bom, em tempos de ajuste fiscal, meu voto vai para esta "belezura" aqui:

Imagem

Imagem

Não sei porque, mas tenho a impressão que os Italianos nos transferem a TOT disso aí de graça! :P 8-]

:lol:

Links do Youtube que não consegui fazer funcionar:







kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75719 Mensagem por kirk » Qui Ago 06, 2015 9:27 pm

Imagem




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75720 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Ago 06, 2015 9:37 pm

kirk escreveu:Imagem
Um delta stealth monomotor: medo [025]




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Responder