Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13623
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2333 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14131 Mensagem por gabriel219 » Qui Jul 30, 2015 9:35 pm

Porque o mecanismo que segura o carregador fica ali e não é só o IA2 que tem o design assim:
Imagem
Imagem
Imagem
A cor para Caatinga e Cerrado Nordestino, que são quase iguais, deveria ser um arreia puxando pra cinza, por causa da folhagem. As cores mais predominantes por aqui são areia, verde acinzentado, marrom avermelhado e verde folhagem.

Se o EB pensa em um multicam com seus padrões, seria interessante um para caatinga. O único problema é que o couro ainda é efetivo, por conta dos espinhos e algumas vegetações que contam como se fossem espinhos.

Ouvir falar uma vez sobre um tecido que poderia ser resistente na região, sendo sintético. Verei se acho.

Abs.




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6767
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 771 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14132 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Jul 30, 2015 9:36 pm

nveras escreveu:
Viktor Reznov escreveu:O encaixe do carregador é mais largo perto do guarda-mato pq lá fica alojado o mecanismo do retém do carregador.
O mecsnismo é pequeno. Não justifica. Mesmo porque outros fuzis não tem essa característica.
O AKM tem esse espaço.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceram: 147 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14133 Mensagem por nveras » Qui Jul 30, 2015 9:49 pm

Viktor Reznov escreveu:
nveras escreveu: O mecsnismo é pequeno. Não justifica. Mesmo porque outros fuzis não tem essa característica.
O AKM tem esse espaço.
Compara as fotos acima com o IA2, a diferença é gritante.




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceram: 147 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14134 Mensagem por nveras » Qui Jul 30, 2015 9:51 pm

nveras escreveu:
Viktor Reznov escreveu: O AKM tem esse espaço.
Compara as fotos acima com o IA2, a diferença é gritante.
Parece que tem ferro sobrando no comprimento e na largura.




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14135 Mensagem por Bolovo » Qui Jul 30, 2015 9:55 pm

prp escreveu:
Bolovo escreveu: Porque o fuzil foi desenhado em cima do FAL.
Porque é cópia do MD97, que é uma quase cópia do MD2 que é o FAL em 556.

E, finalmente, porque é um lixo. :twisted:
Eu não vou falar que é um lixo. Passei dessa fase. Mas a resposta da pergunta do rapaz é essa mesmo, pois foi desenhado em cima do FAL. Antigamente entrava um carregador de FAL, agora entra um STANAG de M16 que é bem menor. Nada de outro mundo. Creio que a "grossura" seja pelo fato de garantir mais resistência.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8668
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14136 Mensagem por prp » Qui Jul 30, 2015 11:03 pm

Bolovo escreveu:
prp escreveu: Porque é cópia do MD97, que é uma quase cópia do MD2 que é o FAL em 556.

E, finalmente, porque é um lixo. :twisted:
Eu não vou falar que é um lixo. Passei dessa fase. Mas a resposta da pergunta do rapaz é essa mesmo, pois foi desenhado em cima do FAL. Antigamente entrava um carregador de FAL, agora entra um STANAG de M16 que é bem menor. Nada de outro mundo. Creio que a "grossura" seja pelo fato de garantir mais resistência.
Isso, e no Fal essa parte é de aço, no IA2 de alumínio, esse ponto é bem crítico em ambas as armas, poís é ali que tem a junção das duas partes da arma, e é ali que o MD97 ia/vai pelos ares.

O mecanismo de travamento do carregodor é bem simples e fino, não justifica a grossura.




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6767
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 771 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14137 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Jul 31, 2015 11:46 am

Como vocês podem ver nessa foto temos o mecanismo de encaixe e ejeção do carregador do FAL

Imagem

Mais ou menos a mesma espessura do correspondente mecanismo no IA2, o que leva a crer que a Imbel tb aproveitou essa parte do projeto pra manter o mesmo manual de operação.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Arataca
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 224
Registrado em: Qua Nov 03, 2010 6:35 pm
Agradeceram: 31 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14138 Mensagem por Arataca » Sex Jul 31, 2015 6:18 pm

O Magpul parece não ter retem externo. O carregador entra justo no alojamento. Baita fuzil!

1 abraço




Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14139 Mensagem por Mathias » Sex Jul 31, 2015 11:22 pm

O encaixe do carregador do FAL é completamente diferente do IA-2.
E essa técnica de engenharia de condenar fuzil vendo fotos é fantástica!




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6767
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 771 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14140 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Ago 01, 2015 12:52 pm

Mathias escreveu:O encaixe do carregador do FAL é completamente diferente do IA-2.
E essa técnica de engenharia de condenar fuzil vendo fotos é fantástica!
O encaixe é diferente mas o mecanismo de ejeção do carregador é o mesmo. E ninguem aqui está condenando o fuzil por causa disso.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14141 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Ago 01, 2015 6:06 pm

Viktor Reznov escreveu:E ninguem aqui está condenando o fuzil por causa disso.
Tem muita gente aqui dizendo que o IA2 é uma bosta sendo que só viram fotos dele, e esse detalhe no encaixe é um dos motivos citados.

Entendo que um dos motivos do encaixe ser assim é a insistência do EB em manter a maior similaridade com o FAL possível, se não fosse por essa insistência acho que a Imbel conseguiria fazer melhor, deixariam o fuzil uns 3cm mais curto e 100g mais leve.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
moura
Sênior
Sênior
Mensagens: 779
Registrado em: Qui Ago 14, 2008 9:17 pm
Agradeceram: 23 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14142 Mensagem por moura » Dom Ago 02, 2015 12:54 am

O fuzil não é uma bosta, todo projeto é uma bosta digna de uma investigação da Lava-jato.
O tempo dirá!!!!!!




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60805
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6412 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#14143 Mensagem por Túlio » Dom Ago 02, 2015 9:48 am

nveras escreveu:
Arataca escreveu:Mas redesenhar o alojamento do carregador seria muito simples. É uma das partes fixas.
Aproveitar o alojamento do FAL? ....mas e a largura?
Muito estranho pra a minha limitada inteligência.

1 abraço
Fala Túlio.

Perdão, cupinchas, demorei para rever este tópico. Bueno, até onde pude notar pela experiência em manuseio/desmontagem da arma, a razão para isso parece a mim ser que o IA-2 tem - todo mundo sempre esquece isso - dois mecanismos de ejeção do carregador: o retém comum, que se vê em qualquer Fz, e o outro, que, já que tinha mesmo que aproveitar a (péssima) posição do eixo central de desmontagem da arma, permitiu a criação de um mecanismo que (1) permite ejetar com o indicador da mão direita, enquanto a esquerda já está em busca de outro carregador e (2) iniciar a desmontagem em segundo escalão. Foto abaixo, extraída de meu artigo no Portal:

http://i908.photobucket.com/albums/ac282/tulioricard0/ia27_675860834.jpg

O citado artigo está em ( http://portaldefesa.com/3357-update-fuz ... -2-556-mm/ ).

Mas notemos a imagem: além do botão, há uma peça em forma de meia-lua (também necessária na desmontagem de segundo escalão) presa por um parafuso. Notem onde está localizada em relação à traseira do carregador, que tem um parafuso entrando na arma e se vê o porquê do mencionado gap.

PS.: quem leu o artigo deve ter notado um par de fotos que fiz, em que o oficial segurava a arma com a empunhadura para cima enquanto eu fotografava: a intenção era mostrar o alojamento dos materiais de manutenção, vazio e cheio; incidentalmente, na fotos aparece também o alojamento do carregador. É uma prova do quão "verde" eu ainda estava (foi uma de minhas primeiras reportagens) pois ali se vê algo que parece um botão e que na hora nem notei, portanto, não perguntei o que era nem para que servia mas notem a posição...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Novo Fuzil para o EB

#14144 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Qua Ago 05, 2015 11:33 pm

Então...

Está decretado, segundo os presentes neste tópico que o Fuzil Imbel IA-2 é um lixo.

É isto?




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13623
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2333 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#14145 Mensagem por gabriel219 » Qui Ago 06, 2015 1:57 am

Iiii rapaz, creio que vi um ou dois falando que é lixo pelo que vê na foto. Eu nunca usei, apesar de já ter visto o IA2 e tudo mais e pelo que ouço, passa loooonge de ser um lixo.

Abs




Responder