TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Arataca
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 224
Registrado em: Qua Nov 03, 2010 6:35 pm
Agradeceram: 31 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75556 Mensagem por Arataca » Ter Jul 28, 2015 3:12 pm

A solução é irmos pras ruas. Dia 16 eu, minha mulher e meus filhos estaremos de bandeira empunho lá na Paulista!




wilsonjsjr
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 233
Registrado em: Seg Out 31, 2005 11:06 am
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 5 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75557 Mensagem por wilsonjsjr » Ter Jul 28, 2015 4:48 pm

FCarvalho escreveu:Interessante. Um governo que tem 39 ministérios, e corta investimento em educação e saúde. Um governo que está literalmente infectedo por mais de 20 mil parasitas companheiros em cargos comissionados e corta investimento em justiça e infra-estrutura. Um governo que tem mais funcionários QI do que qualquer outro na história deste país, mas quer corta despesas cortando salários no funcionalismo público. Mais interessante ainda é um governo que está fazendo água por todos os lados, tentando não ser derrubado do poder pelas vias legais, e é reconhecido como um dos mais corruptos da história do país, com bilhões de reais desviados para contas de fulano e beltrano, em esquemas os mais variados e longevos possíveis, e contudo, não temos verba para assinar um contrato cujo pagamento só começa, dizem, após a entrega do produto só lá para depois de 2020 e sei lá quando...

Bem, se este é um país sério eu não sei. Mas que este país é um país sem rumo, nem futuro... e sem defesa, disso eu tenho plena certeza.

abs.

X 1000




JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75558 Mensagem por JL » Ter Jul 28, 2015 4:49 pm

Apenas uma opinião:
Em que pese a corrupção real, estamos vivendo um clima de caça as bruxas, se faz uma acusação, se junta algum documento como prova e aí já saem mandados de busca e de prisão. É uma rede lançada ao mar. Uma vez pego o sujeito se culpado bom trabalho , se inocente ou se envolvido de forma indireta sem dolo, tá f...., o estrago tá feito. Aí inverte-se o ônus da prova, fica a cargo do acusado provar a sua defesa em processos intermináveis.
Tudo feito em uma espécie de reality show para delírio de imprensa especulativa, para a mídia de opinião, que não se limita a informar, mas comenta de tudo sem saber nada direito. As instituições vão para o brejo e ninguém acredita em mais ninguém.
O povo acha que todo o servidor público é corrupto, que todo o agente do estado é ladrão. Tá ficando difícil. Pessoalmente não gosto deste clima nacional que estamos mergulhados.
Claro que existem muitos culpados, mas onde isto irá parar. Enquanto isso o barco afunda rapidamente a indústria esta sendo desmontada e nem nas commodites dá mais para acreditar como salvação. Desta forma o Brasil corre o risco de ter uma década ou mais perdida e entrar de vez no século 21 ferrado. Não adianta leis e inquisições onde parece que ninguém tem o mínimo de ética. Não vejo perspectivas.
Mas voltando ao caso dos caças, penso que hoje caças estão ficando muito preciosos e raros, corremos o risco de um dia necessitarmos por demais deles sem ter-los. Os valores são muito altos e prazos muito longos. O processo precisa se racionalizado, talvez o Gripen tenha que ser mais simples e mais rápido. O mundo esta ficando muito tenso. Não creio que haja tempo para se esperar tanto sem termos nada para nos defendermos na arena aérea. Se notarmos as noticias mundias veremos muitos países desesperados para obterem aeronaves de caça, estamos vivendo um clima parecido com o que antecedeu a Segunda Grande Guerra Mundial.
Daqui os F 5 param e não vamos ter nada, tudo esta muito complicado no ar e no mar.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75559 Mensagem por kirk » Ter Jul 28, 2015 4:50 pm

wilsonjsjr escreveu:
FCarvalho escreveu:Interessante. Um governo que tem 39 ministérios, e corta investimento em educação e saúde. Um governo que está literalmente infectedo por mais de 20 mil parasitas companheiros em cargos comissionados e corta investimento em justiça e infra-estrutura. Um governo que tem mais funcionários QI do que qualquer outro na história deste país, mas quer corta despesas cortando salários no funcionalismo público. Mais interessante ainda é um governo que está fazendo água por todos os lados, tentando não ser derrubado do poder pelas vias legais, e é reconhecido como um dos mais corruptos da história do país, com bilhões de reais desviados para contas de fulano e beltrano, em esquemas os mais variados e longevos possíveis, e contudo, não temos verba para assinar um contrato cujo pagamento só começa, dizem, após a entrega do produto só lá para depois de 2020 e sei lá quando...

Bem, se este é um país sério eu não sei. Mas que este país é um país sem rumo, nem futuro... e sem defesa, disso eu tenho plena certeza.

abs.

X 1000
[100]




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Frederico Vieira
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 190
Registrado em: Qui Ago 27, 2009 8:46 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75560 Mensagem por Frederico Vieira » Ter Jul 28, 2015 4:53 pm

Não sei, onde ha fumaça há fogo. Se realmente o que as reportagens estão dizendo condiz, da SAAB querer estar pulando fora, de maneira tão fácil assim, é porque tem mais coisas ocorrendo nos bastidores, que talvez saibamos muito em breve.




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75561 Mensagem por kirk » Ter Jul 28, 2015 4:58 pm

Quero só ver quando essa conversa chegar no contrato do PROSUB ! :roll:




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceram: 147 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75562 Mensagem por nveras » Ter Jul 28, 2015 5:03 pm

kirk escreveu:
wilsonjsjr escreveu:
X 1000
[100]
E quem dera isto fosse só a nível federal, mas temos estados e câmaras de vereadores que possuem até quinze assessores para cada um. Um congresso que tem 20 mil funcionários, sem falar nos tribunais de contas. E todos ,literalmente, cagando pra situação o povo. E ai a sua percepção é a mesma que a minha, este é um país sem futuro.




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75563 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 28, 2015 5:04 pm

Do Zepa no DefesaBrasileira via PAéreo via Estadão...
zepa escreveu:Do Poder...

Suécia rejeita rever juros de contrato de compra dos caças Gripen NG do Brasil

Terminou ontem sem acordo o encontro entre uma comissão do Swedish Export Credit Corporation, o banco de desenvolvimento sueco que financia a venda dos 36 caças suecos da empresa Saab ao País, e o ministro da Defesa, Jaques Wagner.

A pedido do Brasil, os suecos vieram ao País conversar sobre os termos de financiamento do contrato, dos quais o governo brasileiro pede redução de juros, mas não sinalizaram de forma positiva à proposta de Wagner.

Um pré-contrato foi fechado em outubro de 2014, com a previsão de juros em 2,54% ao ano. Este ano, no entanto, em pleno ajuste fiscal, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, passou a insistir em uma redução desse número, alegando que uma mudança permitiria ao Brasil gastar US$ 1 bilhão a menos em 25 anos. O contrato é da ordem de US$ 4,8 bilhões, a preços de hoje, de acordo com a Aeronáutica. O banco sueco de fomento financiará 100% do projeto, com oito anos de carência e 15 anos para pagamento. Todas as 36 aeronaves serão entregues antes de o financiamento começar a ser pago.

O contrato final deveria ter sido assinado até o fim de junho, ou o pré-contrato perderia validade. No entanto, em 23 de junho, a própria presidente Dilma Rousseff telefonou para o primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven, para conseguir uma extensão desse prazo, e agora a negociação pode ir até outubro, mas por enquanto não há sinais de que o tempo a mais vá trazer uma solução.

Os suecos alegam que não podem mudar os juros previstos no pré-contrato, aprovado pelo Parlamento e que tem base na taxa prevista pelo Banco Central europeu. Mais do que isso, apesar do interesse no negócio – o maior já feito para a venda do Gripen -, a redução dos juros abriria um precedente que o país não estaria disposto a enfrentar, já que 60% da sua economia vem de exportações.

A diretoria do SEK, que esteve ontem com Wagner, teria oferecido, mais uma vez, a dilatação dos prazos de pagamento, reduzindo a parcela que deveria ser paga em 2016. Mas a equipe econômica acha que isso não é suficiente e insiste na redução dos juros. Na verdade, o governo brasileiro ainda acha que poderá contar com a boa vontade dos suecos porque eles também têm interesse no projeto. Acreditam ainda que o sinal disso foi que eles já aceitaram um pedido do Levy de redução de R$ 1 bilhão para R$ 200 milhões de previsão de desembolso da primeira parcela, em função do forte ajuste fiscal que está em curso no País.

Precedente. A intenção de Levy seria usar a redução dos juros com a Suécia como precedente para negociar outros acordos internacionais, o que leva o ministro a bater o pé na redução dos juros. Fontes do governo confirmam que o titular da Defesa ainda tentou oferecer uma taxa intermediária, mas ainda mais alta do que Levy gostaria. No entanto, não houve resposta positiva. O governo apreciou, pelo menos, o fato de a direção do SEK ter vindo ao Brasil.

A falta de um acordo, no entanto, atrasa o acesso brasileiro à tecnologia do Gripen. O contrato precisa ser assinado para que o primeiro grupo de 100 engenheiros brasileiros da Embraer, além dos técnicos da Aeronáutica, possa se mudar para a Suécia e participar do desenvolvimento do novo modelo do caça. Enquanto o trabalho lá continua, os brasileiros ficam à margem do desenvolvimento de tecnologia, justamente a parte que mais interessava à Aeronáutica quando se decidiu pela aeronave sueca.

FONTE: Estadão

http://www.aereo.jor.br/2015/07/28/suec ... do-brasil/

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceram: 147 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75564 Mensagem por nveras » Ter Jul 28, 2015 5:11 pm

Carlos Lima escreveu:Do Zepa no DefesaBrasileira via PAéreo via Estadão...
zepa escreveu:Do Poder...

Suécia rejeita rever juros de contrato de compra dos caças Gripen NG do Brasil

Terminou ontem sem acordo o encontro entre uma comissão do Swedish Export Credit Corporation, o banco de desenvolvimento sueco que financia a venda dos 36 caças suecos da empresa Saab ao País, e o ministro da Defesa, Jaques Wagner.

A pedido do Brasil, os suecos vieram ao País conversar sobre os termos de financiamento do contrato, dos quais o governo brasileiro pede redução de juros, mas não sinalizaram de forma positiva à proposta de Wagner.

Um pré-contrato foi fechado em outubro de 2014, com a previsão de juros em 2,54% ao ano. Este ano, no entanto, em pleno ajuste fiscal, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, passou a insistir em uma redução desse número, alegando que uma mudança permitiria ao Brasil gastar US$ 1 bilhão a menos em 25 anos. O contrato é da ordem de US$ 4,8 bilhões, a preços de hoje, de acordo com a Aeronáutica. O banco sueco de fomento financiará 100% do projeto, com oito anos de carência e 15 anos para pagamento. Todas as 36 aeronaves serão entregues antes de o financiamento começar a ser pago.

O contrato final deveria ter sido assinado até o fim de junho, ou o pré-contrato perderia validade. No entanto, em 23 de junho, a própria presidente Dilma Rousseff telefonou para o primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven, para conseguir uma extensão desse prazo, e agora a negociação pode ir até outubro, mas por enquanto não há sinais de que o tempo a mais vá trazer uma solução.

Os suecos alegam que não podem mudar os juros previstos no pré-contrato, aprovado pelo Parlamento e que tem base na taxa prevista pelo Banco Central europeu. Mais do que isso, apesar do interesse no negócio – o maior já feito para a venda do Gripen -, a redução dos juros abriria um precedente que o país não estaria disposto a enfrentar, já que 60% da sua economia vem de exportações.

A diretoria do SEK, que esteve ontem com Wagner, teria oferecido, mais uma vez, a dilatação dos prazos de pagamento, reduzindo a parcela que deveria ser paga em 2016. Mas a equipe econômica acha que isso não é suficiente e insiste na redução dos juros. Na verdade, o governo brasileiro ainda acha que poderá contar com a boa vontade dos suecos porque eles também têm interesse no projeto. Acreditam ainda que o sinal disso foi que eles já aceitaram um pedido do Levy de redução de R$ 1 bilhão para R$ 200 milhões de previsão de desembolso da primeira parcela, em função do forte ajuste fiscal que está em curso no País.

Precedente. A intenção de Levy seria usar a redução dos juros com a Suécia como precedente para negociar outros acordos internacionais, o que leva o ministro a bater o pé na redução dos juros. Fontes do governo confirmam que o titular da Defesa ainda tentou oferecer uma taxa intermediária, mas ainda mais alta do que Levy gostaria. No entanto, não houve resposta positiva. O governo apreciou, pelo menos, o fato de a direção do SEK ter vindo ao Brasil.

A falta de um acordo, no entanto, atrasa o acesso brasileiro à tecnologia do Gripen. O contrato precisa ser assinado para que o primeiro grupo de 100 engenheiros brasileiros da Embraer, além dos técnicos da Aeronáutica, possa se mudar para a Suécia e participar do desenvolvimento do novo modelo do caça. Enquanto o trabalho lá continua, os brasileiros ficam à margem do desenvolvimento de tecnologia, justamente a parte que mais interessava à Aeronáutica quando se decidiu pela aeronave sueca.

FONTE: Estadão

http://www.aereo.jor.br/2015/07/28/suec ... do-brasil/

[]s
CB_Lima
Esta parte é perturbadora. Significa que muito mais além do FX2 está envolvido, ou melhor, dependendo da redução destes juros.




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75565 Mensagem por Wardog » Ter Jul 28, 2015 5:40 pm

kirk escreveu:Quero só ver quando essa conversa chegar no contrato do PROSUB ! :roll:
Quer que eu te fale o que vai acontecer? O que aconteceu hoje, Almirante indo pro xilindró.

Mas ainda persistirão aqueles que, com unhas e dentes, defenderão a gestão da Marinha conduzida no governo PT.

:roll: A ver.




Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re:

#75566 Mensagem por Mathias » Ter Jul 28, 2015 5:43 pm

knigh7 escreveu:Aliás, eu conversei sexta-feira com um executivo da SAAB no Brasil.

Ele está em Fortaleza curtindo a praia.

E os caras aqui e em outros fóruns especulando sobre a possibilidade da Boeing tirar o contrato da SAAB, ou que o Levy vai jogar em banho-maria no negócio... :lol: :lol: :lol: Os executivos da SAAB estão todos em polvorosa... :roll: :roll: :roll: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


É só questão de ajuste na taxas de juros que pelo visto as negociações estão ocorrendo muito bem e com a conclusão num horizonte bem próximo, se é que já não chegaram a um acordo.

(as viúvas podem tratar de voltar a choramingar, pois o GripenNG vai pra FAB...)

Mas eu bem sei que a usina de factóides, elucubrações & afins contra o projeto e contra a aquisição dele pela FAB vai continuar a existir. Eu vejo isso desde 2.008. E vai continuar até depois que ele entrar em operação da FAB.
Viuveira é foda...
A "usina de factóides, elocubrações & afins" do "viuveira é foda", mais o Levy, parece que discorda um pouco dessa informação diretamente de um executivo da SAAB do B.




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75567 Mensagem por Mathias » Ter Jul 28, 2015 5:55 pm

Sobre o PROSUB e mais essas certezas e avisos de maracutaia, dizem que todo o projeto e sua execução é auditado desde o início pelo TCU, logo, se houve maracutaia foi com as bênçãos do Tribunal, ou este é incompetente.
Se for incompetente o julgamento de contas da Presidente fica maculado por essa mesma incompetência.
É menos um problema pra ela.

Agora, se a FAB mudar pro F-18E e fechar um contrato com a Boeing/EUA, será que esses mesmos petralhas vão arrumar propina e maracutaia ali também?




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75568 Mensagem por Bolovo » Ter Jul 28, 2015 6:55 pm

Wardog escreveu:
kirk escreveu:Quero só ver quando essa conversa chegar no contrato do PROSUB ! :roll:
Quer que eu te fale o que vai acontecer? O que aconteceu hoje, Almirante indo pro xilindró.

Mas ainda persistirão aqueles que, com unhas e dentes, defenderão a gestão da Marinha conduzida no governo PT.

:roll: A ver.
Se não me engano, o Prosub sofreu auditoria do TCU desde o começo. Tem até relatório público, se procurar no site do TCU vai achar.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37513
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75569 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 28, 2015 7:23 pm

O tempo passa, as tecnologias também. E o aprendizado e suas possibilidades vão se esvaindo entre os dedos.

Quero ver se daqui a vinte e tantos anos, alguém lá fora, vendo tudo isso, por causa de um simples contrato de compra de apenas 36 aviões, que nem sequer risca o tesouro nacional em termos de erário público - digamos a verdade, US 4,5 bi é troco de pinga para o orçamento federal anual e, principalmente, diante das verbas anualmente desviadas em corrupção e má versação da gestão pública no Brasil - se ninguém quiser entrar em acordo conosco para o desenvolvimento de um suposto caça de 5a G tupiniquim, que não por acaso já vai nascer velho e fora do tempo, vide a esculhambação nacional. Afinal, quem nos garante que daqui atá alguma coisa será diferente de hoje?

Mas enfim, tá tudo bem, e vamos levando. Afinal, tudo no Brasil sempre foi e é mais importante do que defesa mesmo. Os juros, as bolsas, os velhinhos, os pretinhos, os pobrezinhos, as cachorras...

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#75570 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 28, 2015 7:47 pm

FCarvalho escreveu:O tempo passa, as tecnologias também. E o aprendizado e suas possibilidades vão se esvaindo entre os dedos.

Quero ver se daqui a vinte e tantos anos, alguém lá fora, vendo tudo isso, por causa de um simples contrato de compra de apenas 36 aviões, que nem sequer risca o tesouro nacional em termos de erário público - digamos a verdade, US 4,5 bi é troco de pinga para o orçamento federal anual e, principalmente, diante das verbas anualmente desviadas em corrupção e má versação da gestão pública no Brasil - se ninguém quiser entrar em acordo conosco para o desenvolvimento de um suposto caça de 5a G tupiniquim, que não por acaso já vai nascer velho e fora do tempo, vide a esculhambação nacional. Afinal, quem nos garante que daqui atá alguma coisa será diferente de hoje?

Mas enfim, tá tudo bem, e vamos levando. Afinal, tudo no Brasil sempre foi e é mais importante do que defesa mesmo. Os juros, as bolsas, os velhinhos, os pretinhos, os pobrezinhos, as cachorras...

abs.
Mas peraí... você acha que de fato esse acordo vai trazer algum enriquecimento de conhecimento nacional ao fazermos alguns pedaços de avião de 4 geração inicialmente projetado na década de 80 e 'remasterizado' para 2020 com um montão de gente colocando em serviço aeronaves de 5 geração e gente pensando em 6 geração lá pela época em que o Gripen entrar de fato em serviço?

Não se deixe levar pelo marketing de "produto nacional"... nesse aspecto o KC-390 é de fato um produto nacional, projeto nacional, iniciativa nacional.

O Gripen não é, nem nunca foi, para tanto que se amanhã esse acordo furar ainda existirão Gripens no mundo e se essas matérias tiverem um pingo de veracidade ao que parece os suecos vieram dizer que se for o caso eles pulam fora. Isso mostra o quanto de fato esse projeto tem algo de "Brasil" nele.

Sem dúvida temos $$... disso eu não dúvido. Mas será que os únicos motivos dessa enrolação toda são somente a falta de grana? Ou será que alguém começou a notar que a coisa pode não ser tão bom investimento a longo prazo e por isso já estão atacando até o custo dessa Aventura? Eu não sei, mas justficar falta de $$$ normalmente é sinal de que tem boi nessa linha.

Enfim... é só a minha opinião... vamos ver os próximos capítulos dessa novela e tentar entender o que de fato está acontecendo.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder