TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Tem uma outra solução.
Cancelar o gripen eu acho quase impossível.
Mas não tem nada no contrato que diz que os 120 ou 108 ou sei lá quantos caças a FAB almeja, que serão todos do mesmo tipo.
Portanto podemos continuar com o gripen e garantir todos os benefícios industriais e tecnológicos e formar um SEGUNDO contrato com outro fornecedor.
Pode ser o Super Hornet, pode ser até o f-35, ou o su-35.
O que acham?
Cancelar o gripen eu acho quase impossível.
Mas não tem nada no contrato que diz que os 120 ou 108 ou sei lá quantos caças a FAB almeja, que serão todos do mesmo tipo.
Portanto podemos continuar com o gripen e garantir todos os benefícios industriais e tecnológicos e formar um SEGUNDO contrato com outro fornecedor.
O que acham?
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
-
- Sênior
- Agradeceram: 419 vezes
Outra concorrência, do jeito que o FX demorou, com SH e Su-35 está fora de cogitação, suas respetivas linhas de produção já estarão fechadas, a futura concorrência contaria com PAK FA, FS 2020 e F-35, com sorte, terminaria antes que estes ficassem obsoletos.Luís Henrique escreveu: Mas não tem nada no contrato que diz que os 120 ou 108 ou sei lá quantos caças a FAB almeja, que serão todos do mesmo tipo.
O que acham?
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceram: 184 vezes
Não precisa ser concorrência como o fx2. Pode ser compra direta.Marechal-do-ar escreveu:Outra concorrência, do jeito que o FX demorou, com SH e Su-35 está fora de cogitação, suas respetivas linhas de produção já estarão fechadas, a futura concorrência contaria com PAK FA, FS 2020 e F-35, com sorte, terminaria antes que estes ficassem obsoletos.Luís Henrique escreveu: Mas não tem nada no contrato que diz que os 120 ou 108 ou sei lá quantos caças a FAB almeja, que serão todos do mesmo tipo.
O que acham?
Se a relação com os EUA esta boa podemos firmar contrato para super Hornet ou f-35.
Se o Brasil preferir tem também os russos, o su-35 ta aí.
Se o plano é possuir 108 caças, podemos adquirir 36 super Hornet com entrega rápida e daqui alguns anos um segundo lote de +36 gripen. Totalizando 72 gripen e 36 super Hornet.
Seria um mix e ajudaria a resolver o problema da indisponibilidade precoce dos f-5 sem precisarmos recorrer a outra sucata.
Neste mix, no lugar do super Hornet também poderia ser o f-35 ou com os russos, o su-35.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
-
- Sênior
- Agradeceram: 455 vezes
juarez castro escreveu:Nauta, o problema com Gripen C/D é indisponibilidade células usadas no mercado. Os Suecos muito reticentes em liberar, em função do recrudescimento das tensões com os Russos, o Sul Africanos que seriam no meu entender a melhor opção estão também enrolados com problemas de pagamento delas. Mesmo que assinem agora o contrato de financiamento, o NG não será declarado operacional antes de 2023, se tudo correr bem,e até lá provavelemntem 70% da frota de F 5 vai estar espetada em praças.Lord Nauta escreveu:
Em minha opinião deveria haver um esforço para o recebimento de pelo menos 12 Gripen C|D, que preencheriam a lacuna deixada pela baixa dos Mirage. Entretanto estas aeronaves deveriam ser mantidas no inventário da FAB a partir da incorporação dos NG. Em médio prazo poderiam ser modernizadas. Acredito que o modelo adotado pela FACH com o mix de F16 novos x F16 usados para modernização de sua aviação de caça poderia ser considerado como uma solução factível para a ampliação do poder combatente da FAB. Considero que até 24 Gripen C|D poderiam complementar os 36 Gripen NG deste primeiro lote. Esta seria talvez uma solução adequada ao nível de investimento que o país dedica a área de Defesa. Entretanto a busca por estes aviões, justificados pela baixa em massa dos F5 e manutenção de um quantitativo minimo de aviões de caça considerando o espaço aéreo nacional, deveria ser prioridade somente após a consolidação dos contratos referentes ao FX-2.
Sds
Lord Nauta
Grande abraço
Realmente este e um fator que restringe neste momento a viabilização da sugestão proposta. A alternativa seria outra aeronave de segunda mão, embora as questões logísticas deveriam ser seriamente analisadas. Entretanto a FAB tem experiência em harmonizar a operação de diversos tipos de aeronaves, por exemplo, Mirage, F-5 e AMX. A questão e que existe urgência na necessidade de se colocar em operação aviões de caça de geração mais atual, preenchendo a lacuna existente até a chegada dos Gripen NG.
Sds
Lord Nauta
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1959 vezes
- Agradeceram: 2486 vezes
A versão "BR" do GripenNG, com as suas especificações, já está no valor do contrato comercial, que foi assinado no fim do ano passado.kirk escreveu:Meu grande amigo, eu concordo contigo, mas tu há de concordar que não podemos escolher nosso vetor baseado na rapidez da entrega ... além disso é exatamente por isso que o tampão tava previsto ...juarez castro escreveu: Muito bem, agora se tu soubesse a quantidade de aditivos que vem por aí para tornar o BR uma realidade operacional tu cairia de costas.
Sabe quando o NG poderá ser de declarado plenamente operacional?
Não antes de 2023, e o último F 5 sai do inventário em 2024.
Vamos aguardar para ver como ficará a FAB até lá.
Grande abraço
Eu entendo que todas as propostas têm seus prós e contras ... claro que o Gripen tem seus contras como tu bem mencionaste acima ... por outro lado faremos full autonomia de manutenção e tu melhor que ninguém sabe da importância desse fator para a operacionalidade para a nossa própria capacidade de combate ...
Tu sabes muito bem que já ficamos meses a fio com aeronave no chão aguardando uma porra de uma ruela do exterior ... e depois ainda tínhamos que esperar os mecânicos estrangeiros virem cercar o avião com biombo pra trocar a maldita ruela longe da vista de nossos mecânicos ...
Mas tu sabes bem que respeito tua opinião, posso não concordar com todas, mas respeito ...
A FAB não assinou o contrato com painel da Rockwell Collins e depois vai ter de pagar a mais pelo painel da AEL. A FAB não assinou contrato de um caça com a mesma assinatura radar da Flygvapnet e depois vai ter de pagar a mais para fazer alteração na estrutura para um RCS menor.
Essas coisas seguramente podem ter encarecido o contrato comercial que foi assinado.
- knigh7
- Sênior
Aliás, eu conversei sexta-feira com um executivo da SAAB no Brasil.
Ele está em Fortaleza curtindo a praia.
E os caras aqui e em outros fóruns especulando sobre a possibilidade da Boeing tirar o contrato da SAAB, ou que o Levy vai jogar em banho-maria no negócio... Os executivos da SAAB estão todos em polvorosa...
É só questão de ajuste na taxas de juros que pelo visto as negociações estão ocorrendo muito bem e com a conclusão num horizonte bem próximo, se é que já não chegaram a um acordo.
(as viúvas podem tratar de voltar a choramingar, pois o GripenNG vai pra FAB...)
Mas eu bem sei que a usina de factóides, elucubrações & afins contra o projeto e contra a aquisição dele pela FAB vai continuar a existir. Eu vejo isso desde 2.008. E vai continuar até depois que ele entrar em operação da FAB.
Viuveira é foda...
E os caras aqui e em outros fóruns especulando sobre a possibilidade da Boeing tirar o contrato da SAAB, ou que o Levy vai jogar em banho-maria no negócio... Os executivos da SAAB estão todos em polvorosa...
É só questão de ajuste na taxas de juros que pelo visto as negociações estão ocorrendo muito bem e com a conclusão num horizonte bem próximo, se é que já não chegaram a um acordo.
(as viúvas podem tratar de voltar a choramingar, pois o GripenNG vai pra FAB...)
Mas eu bem sei que a usina de factóides, elucubrações & afins contra o projeto e contra a aquisição dele pela FAB vai continuar a existir. Eu vejo isso desde 2.008. E vai continuar até depois que ele entrar em operação da FAB.
Viuveira é foda...
- ABULDOG74
- Sênior
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 153 vezes
Re:
Olá camarada e amigo, excelente notícia! Li também que entre 2016 e 2017 começaria o projetos da versão F e ao mesmo tempo do GRIPEN NAVAL, teria como confirmar isso?knigh7 escreveu:Aliás, eu conversei sexta-feira com um executivo da SAAB no Brasil.
Viuveira é foda...
ADSUMUS
-
- Sênior
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Acredito que após montada toda a estrutura de produção e montagem do Gripen no Brasil os empresários e o próprio GF nunca permitirão uma compra de prateleira de um país estrangeiro, seria um tiro de misericórdia na indústria nacional e nos empregos brasileiros que serão criados com a parceria do FX-2.Luís Henrique escreveu:Não precisa ser concorrência como o fx2. Pode ser compra direta.Marechal-do-ar escreveu: Outra concorrência, do jeito que o FX demorou, com SH e Su-35 está fora de cogitação, suas respetivas linhas de produção já estarão fechadas, a futura concorrência contaria com PAK FA, FS 2020 e F-35, com sorte, terminaria antes que estes ficassem obsoletos.
Se a relação com os EUA esta boa podemos firmar contrato para super Hornet ou f-35.
Se o plano é possuir 108 caças, podemos adquirir 36 super Hornet com entrega rápida e daqui alguns anos um segundo lote de +36 gripen. Totalizando 72 gripen e 36 super Hornet.
Seria um mix e ajudaria a resolver o problema da indisponibilidade precoce dos f-5 sem precisarmos recorrer a outra sucata.
Neste mix, no lugar do super Hornet também poderia ser o f-35 ou com os russos, o su-35.
Grande parte dos custos de produção do Gripen estarão concentrados nesse primeiro lote de 36 aeronaves, depois de montada a base industrial para incorporar as modificações e personalizações do Gripen-BR nosso Governo e indústria estarão juntas com forte empenho de vencer concorrências internacionais e na própria manutenção de toda essa base industrial, assim, não faria o menor sentido o próprio Pais recorrer a soluções estrangeiras ... seria o mesmo que a Embraer fabricar o KC-390 e nosso Governo comprar KC-130 ...
Acredito em apenas duas hipóteses para futuras tranches :
1) Se a parceria funcionar, estaremos co-desenvolvendo as futuras aeronaves com a Saab, ou
2) Se a parceria não for boa estaremos traçando nosso "vôo solo" aproveitando os conhecimentos adquiridos.
Não há terceira opção de SH, F-35, SU-35, PAK ou seja la quem for na minha opinião.
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
-
- Sênior
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re:
O pior é que a "Fabrica de Ilusões" tem sido alimentada em algumas ocasiões por "fogo amigo" se é que me entende.knigh7 escreveu:Aliás, eu conversei sexta-feira com um executivo da SAAB no Brasil.
Viuveira é foda...
[] kirk
- knigh7
- Sênior
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6309 vezes
- Agradeceram: 6659 vezes
- Contato:
Pessoalmente, creio que não tem volta, por mais que se chore/esperneie: vem Gripen e fim! Por mim tudo tri, acredito que, mesmo no pior cenário, será muito melhor do que qualquer coisa que a FAB já tenha voado. Não vou entrar no mérito de custo de hora de voo, RCS & quetales pela razão de sempre: não tem nem protótipo voando, quando tiver me manifesto.
Mas tenho a sensação de que vou gostar do resultado (ainda mais depois de "abaterem" com argumentos sólidos a minha antiga reticência sobre o F). Só vou reclamar se não botarem nenhum na BACO, pois aí sim, vai valer a pena ir a um Portões Abertos...hehe
Mas tenho a sensação de que vou gostar do resultado (ainda mais depois de "abaterem" com argumentos sólidos a minha antiga reticência sobre o F). Só vou reclamar se não botarem nenhum na BACO, pois aí sim, vai valer a pena ir a um Portões Abertos...hehe
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Wardog
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 8 vezes
É isso cara.kirk escreveu:Acredito que após montada toda a estrutura de produção e montagem do Gripen no Brasil os empresários e o próprio GF nunca permitirão uma compra de prateleira de um país estrangeiro, seria um tiro de misericórdia na indústria nacional e nos empregos brasileiros que serão criados com a parceria do FX-2.Luís Henrique escreveu: Não precisa ser concorrência como o fx2. Pode ser compra direta.
Grande parte dos custos de produção do Gripen estarão concentrados nesse primeiro lote de 36 aeronaves, depois de montada a base industrial para incorporar as modificações e personalizações do Gripen-BR nosso Governo e indústria estarão juntas com forte empenho de vencer concorrências internacionais e na própria manutenção de toda essa base industrial, assim, não faria o menor sentido o próprio Pais recorrer a soluções estrangeiras ... seria o mesmo que a Embraer fabricar o KC-390 e nosso Governo comprar KC-130 ...
Acredito em apenas duas hipóteses para futuras tranches :
1) Se a parceria funcionar, estaremos co-desenvolvendo as futuras aeronaves com a Saab, ou
2) Se a parceria não for boa estaremos traçando nosso "vôo solo" aproveitando os conhecimentos adquiridos.
Não há terceira opção de SH, F-35, SU-35, PAK ou seja la quem for na minha opinião.
Será que é tão difícil entender que a compra do Gripen está voltada muito mais para o desenvolvimento do parque industrial Brasileiro do que qualquer outra cosia? Não desmerecendo, é um puta avião, mas não é isso que o destaca dos demais.
- saullo
- Sênior
- Agradeceu: 549 vezes
- Agradeceram: 182 vezes
Todo mundo acha alguma coisa e eu vejo é que a cada dia nossa frota de caças vai sendo diminuída em quantidade e capacidade, e esperar até depois de 2020 para começar a ter Gripen operando é meio distante, precisamos de algo nesse ínterim, ou a força de caças acaba de vez mesmo.
Abraços
Abraços
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6309 vezes
- Agradeceram: 6659 vezes
- Contato:
saullo escreveu:Todo mundo acha alguma coisa e eu vejo é que a cada dia nossa frota de caças vai sendo diminuída em quantidade e capacidade, e esperar até depois de 2020 para começar a ter Gripen operando é meio distante, precisamos de algo nesse ínterim, ou a força de caças acaba de vez mesmo.
Abraços
Não seria exatamente NOVIDADE, não? Quem já teve de usar Xavante como interceptador...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- NovaTO
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 47 vezes
A melhor maneira de acabar com todas as elucubrações é apresentar o contrato assinado e ponto. Infelizmente a FAB vai penar por uns bons anos até a chegada do NG. Mas entre ter caças tampões agora e um caça novo em 2023 prefiro esperar mesmo.
[]'s
[]'s