TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Tem uma outra solução.
Cancelar o gripen eu acho quase impossível.
Mas não tem nada no contrato que diz que os 120 ou 108 ou sei lá quantos caças a FAB almeja, que serão todos do mesmo tipo.
Portanto podemos continuar com o gripen e garantir todos os benefícios industriais e tecnológicos e formar um SEGUNDO contrato com outro fornecedor.
Pode ser o Super Hornet, pode ser até o f-35, ou o su-35.
O que acham?
Cancelar o gripen eu acho quase impossível.
Mas não tem nada no contrato que diz que os 120 ou 108 ou sei lá quantos caças a FAB almeja, que serão todos do mesmo tipo.
Portanto podemos continuar com o gripen e garantir todos os benefícios industriais e tecnológicos e formar um SEGUNDO contrato com outro fornecedor.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Outra concorrência, do jeito que o FX demorou, com SH e Su-35 está fora de cogitação, suas respetivas linhas de produção já estarão fechadas, a futura concorrência contaria com PAK FA, FS 2020 e F-35, com sorte, terminaria antes que estes ficassem obsoletos.Luís Henrique escreveu: Mas não tem nada no contrato que diz que os 120 ou 108 ou sei lá quantos caças a FAB almeja, que serão todos do mesmo tipo.
Portanto podemos continuar com o gripen e garantir todos os benefícios industriais e tecnológicos e formar um SEGUNDO contrato com outro fornecedor.
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- Luís Henrique
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Não precisa ser concorrência como o fx2. Pode ser compra direta.Marechal-do-ar escreveu:Outra concorrência, do jeito que o FX demorou, com SH e Su-35 está fora de cogitação, suas respetivas linhas de produção já estarão fechadas, a futura concorrência contaria com PAK FA, FS 2020 e F-35, com sorte, terminaria antes que estes ficassem obsoletos.Luís Henrique escreveu: Mas não tem nada no contrato que diz que os 120 ou 108 ou sei lá quantos caças a FAB almeja, que serão todos do mesmo tipo.
Portanto podemos continuar com o gripen e garantir todos os benefícios industriais e tecnológicos e formar um SEGUNDO contrato com outro fornecedor.
Pode ser o Super Hornet, pode ser até o f-35, ou o su-35.
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Se a relação com os EUA esta boa podemos firmar contrato para super Hornet ou f-35.
Se o Brasil preferir tem também os russos, o su-35 ta aí.
Se o plano é possuir 108 caças, podemos adquirir 36 super Hornet com entrega rápida e daqui alguns anos um segundo lote de +36 gripen. Totalizando 72 gripen e 36 super Hornet.
Seria um mix e ajudaria a resolver o problema da indisponibilidade precoce dos f-5 sem precisarmos recorrer a outra sucata.
Neste mix, no lugar do super Hornet também poderia ser o f-35 ou com os russos, o su-35.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
juarez castro escreveu:Nauta, o problema com Gripen C/D é indisponibilidade células usadas no mercado. Os Suecos muito reticentes em liberar, em função do recrudescimento das tensões com os Russos, o Sul Africanos que seriam no meu entender a melhor opção estão também enrolados com problemas de pagamento delas. Mesmo que assinem agora o contrato de financiamento, o NG não será declarado operacional antes de 2023, se tudo correr bem,e até lá provavelemntem 70% da frota de F 5 vai estar espetada em praças.Lord Nauta escreveu:
Em minha opinião deveria haver um esforço para o recebimento de pelo menos 12 Gripen C|D, que preencheriam a lacuna deixada pela baixa dos Mirage. Entretanto estas aeronaves deveriam ser mantidas no inventário da FAB a partir da incorporação dos NG. Em médio prazo poderiam ser modernizadas. Acredito que o modelo adotado pela FACH com o mix de F16 novos x F16 usados para modernização de sua aviação de caça poderia ser considerado como uma solução factível para a ampliação do poder combatente da FAB. Considero que até 24 Gripen C|D poderiam complementar os 36 Gripen NG deste primeiro lote. Esta seria talvez uma solução adequada ao nível de investimento que o país dedica a área de Defesa. Entretanto a busca por estes aviões, justificados pela baixa em massa dos F5 e manutenção de um quantitativo minimo de aviões de caça considerando o espaço aéreo nacional, deveria ser prioridade somente após a consolidação dos contratos referentes ao FX-2.
Sds
Lord Nauta
Grande abraço
Realmente este e um fator que restringe neste momento a viabilização da sugestão proposta. A alternativa seria outra aeronave de segunda mão, embora as questões logísticas deveriam ser seriamente analisadas. Entretanto a FAB tem experiência em harmonizar a operação de diversos tipos de aeronaves, por exemplo, Mirage, F-5 e AMX. A questão e que existe urgência na necessidade de se colocar em operação aviões de caça de geração mais atual, preenchendo a lacuna existente até a chegada dos Gripen NG.
Sds
Lord Nauta
- knigh7
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
A versão "BR" do GripenNG, com as suas especificações, já está no valor do contrato comercial, que foi assinado no fim do ano passado.kirk escreveu:Meu grande amigo, eu concordo contigo, mas tu há de concordar que não podemos escolher nosso vetor baseado na rapidez da entrega ... além disso é exatamente por isso que o tampão tava previsto ...juarez castro escreveu: Muito bem, agora se tu soubesse a quantidade de aditivos que vem por aí para tornar o BR uma realidade operacional tu cairia de costas.
Sabe quando o NG poderá ser de declarado plenamente operacional?
Não antes de 2023, e o último F 5 sai do inventário em 2024.
Vamos aguardar para ver como ficará a FAB até lá.
Grande abraço
Eu entendo que todas as propostas têm seus prós e contras ... claro que o Gripen tem seus contras como tu bem mencionaste acima ... por outro lado faremos full autonomia de manutenção e tu melhor que ninguém sabe da importância desse fator para a operacionalidade para a nossa própria capacidade de combate ...
Tu sabes muito bem que já ficamos meses a fio com aeronave no chão aguardando uma porra de uma ruela do exterior ... e depois ainda tínhamos que esperar os mecânicos estrangeiros virem cercar o avião com biombo pra trocar a maldita ruela longe da vista de nossos mecânicos ...
Mas tu sabes bem que respeito tua opinião, posso não concordar com todas, mas respeito ...
A FAB não assinou o contrato com painel da Rockwell Collins e depois vai ter de pagar a mais pelo painel da AEL. A FAB não assinou contrato de um caça com a mesma assinatura radar da Flygvapnet e depois vai ter de pagar a mais para fazer alteração na estrutura para um RCS menor.
Essas coisas seguramente podem ter encarecido o contrato comercial que foi assinado.
- knigh7
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Aliás, eu conversei sexta-feira com um executivo da SAAB no Brasil.
Ele está em Fortaleza curtindo a praia.
E os caras aqui e em outros fóruns especulando sobre a possibilidade da Boeing tirar o contrato da SAAB, ou que o Levy vai jogar em banho-maria no negócio... Os executivos da SAAB estão todos em polvorosa...
É só questão de ajuste na taxas de juros que pelo visto as negociações estão ocorrendo muito bem e com a conclusão num horizonte bem próximo, se é que já não chegaram a um acordo.
(as viúvas podem tratar de voltar a choramingar, pois o GripenNG vai pra FAB...)
Mas eu bem sei que a usina de factóides, elucubrações & afins contra o projeto e contra a aquisição dele pela FAB vai continuar a existir. Eu vejo isso desde 2.008. E vai continuar até depois que ele entrar em operação da FAB.
Viuveira é foda...
Ele está em Fortaleza curtindo a praia.
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Mas eu bem sei que a usina de factóides, elucubrações & afins contra o projeto e contra a aquisição dele pela FAB vai continuar a existir. Eu vejo isso desde 2.008. E vai continuar até depois que ele entrar em operação da FAB.
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- ABULDOG74
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Re:
Olá camarada e amigo, excelente notícia! Li também que entre 2016 e 2017 começaria o projetos da versão F e ao mesmo tempo do GRIPEN NAVAL, teria como confirmar isso?knigh7 escreveu:Aliás, eu conversei sexta-feira com um executivo da SAAB no Brasil.
Ele está em Fortaleza curtindo a praia.
E os caras aqui e em outros fóruns especulando sobre a possibilidade da Boeing tirar o contrato da SAAB, ou que o Levy vai jogar em banho-maria no negócio... Os executivos da SAAB estão todos em polvorosa...
É só questão de ajuste na taxas de juros que pelo visto as negociações estão ocorrendo muito bem e com a conclusão num horizonte bem próximo, se é que já não chegaram a um acordo.
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Mas eu bem sei que a usina de factóides, elucubrações & afins contra o projeto e contra a aquisição dele pela FAB vai continuar a existir. Eu vejo isso desde 2.008. E vai continuar até depois que ele entrar em operação da FAB.
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ADSUMUS
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Acredito que após montada toda a estrutura de produção e montagem do Gripen no Brasil os empresários e o próprio GF nunca permitirão uma compra de prateleira de um país estrangeiro, seria um tiro de misericórdia na indústria nacional e nos empregos brasileiros que serão criados com a parceria do FX-2.Luís Henrique escreveu:Não precisa ser concorrência como o fx2. Pode ser compra direta.Marechal-do-ar escreveu: Outra concorrência, do jeito que o FX demorou, com SH e Su-35 está fora de cogitação, suas respetivas linhas de produção já estarão fechadas, a futura concorrência contaria com PAK FA, FS 2020 e F-35, com sorte, terminaria antes que estes ficassem obsoletos.
Se a relação com os EUA esta boa podemos firmar contrato para super Hornet ou f-35.
Se o Brasil preferir tem também os russos, o su-35 ta aí.
Se o plano é possuir 108 caças, podemos adquirir 36 super Hornet com entrega rápida e daqui alguns anos um segundo lote de +36 gripen. Totalizando 72 gripen e 36 super Hornet.
Seria um mix e ajudaria a resolver o problema da indisponibilidade precoce dos f-5 sem precisarmos recorrer a outra sucata.
Neste mix, no lugar do super Hornet também poderia ser o f-35 ou com os russos, o su-35.
Grande parte dos custos de produção do Gripen estarão concentrados nesse primeiro lote de 36 aeronaves, depois de montada a base industrial para incorporar as modificações e personalizações do Gripen-BR nosso Governo e indústria estarão juntas com forte empenho de vencer concorrências internacionais e na própria manutenção de toda essa base industrial, assim, não faria o menor sentido o próprio Pais recorrer a soluções estrangeiras ... seria o mesmo que a Embraer fabricar o KC-390 e nosso Governo comprar KC-130 ...
Acredito em apenas duas hipóteses para futuras tranches :
1) Se a parceria funcionar, estaremos co-desenvolvendo as futuras aeronaves com a Saab, ou
2) Se a parceria não for boa estaremos traçando nosso "vôo solo" aproveitando os conhecimentos adquiridos.
Não há terceira opção de SH, F-35, SU-35, PAK ou seja la quem for na minha opinião.
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re:
O pior é que a "Fabrica de Ilusões" tem sido alimentada em algumas ocasiões por "fogo amigo" se é que me entende.knigh7 escreveu:Aliás, eu conversei sexta-feira com um executivo da SAAB no Brasil.
Ele está em Fortaleza curtindo a praia.
E os caras aqui e em outros fóruns especulando sobre a possibilidade da Boeing tirar o contrato da SAAB, ou que o Levy vai jogar em banho-maria no negócio... Os executivos da SAAB estão todos em polvorosa...
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(as viúvas podem tratar de voltar a choramingar, pois o GripenNG vai pra FAB...)
Mas eu bem sei que a usina de factóides, elucubrações & afins contra o projeto e contra a aquisição dele pela FAB vai continuar a existir. Eu vejo isso desde 2.008. E vai continuar até depois que ele entrar em operação da FAB.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pessoalmente, creio que não tem volta, por mais que se chore/esperneie: vem Gripen e fim! Por mim tudo tri, acredito que, mesmo no pior cenário, será muito melhor do que qualquer coisa que a FAB já tenha voado. Não vou entrar no mérito de custo de hora de voo, RCS & quetales pela razão de sempre: não tem nem protótipo voando, quando tiver me manifesto.
Mas tenho a sensação de que vou gostar do resultado (ainda mais depois de "abaterem" com argumentos sólidos a minha antiga reticência sobre o F). Só vou reclamar se não botarem nenhum na BACO, pois aí sim, vai valer a pena ir a um Portões Abertos...hehe
Mas tenho a sensação de que vou gostar do resultado (ainda mais depois de "abaterem" com argumentos sólidos a minha antiga reticência sobre o F). Só vou reclamar se não botarem nenhum na BACO, pois aí sim, vai valer a pena ir a um Portões Abertos...hehe
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
É isso cara.kirk escreveu:Acredito que após montada toda a estrutura de produção e montagem do Gripen no Brasil os empresários e o próprio GF nunca permitirão uma compra de prateleira de um país estrangeiro, seria um tiro de misericórdia na indústria nacional e nos empregos brasileiros que serão criados com a parceria do FX-2.Luís Henrique escreveu: Não precisa ser concorrência como o fx2. Pode ser compra direta.
Se a relação com os EUA esta boa podemos firmar contrato para super Hornet ou f-35.
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Se o plano é possuir 108 caças, podemos adquirir 36 super Hornet com entrega rápida e daqui alguns anos um segundo lote de +36 gripen. Totalizando 72 gripen e 36 super Hornet.
Seria um mix e ajudaria a resolver o problema da indisponibilidade precoce dos f-5 sem precisarmos recorrer a outra sucata.
Neste mix, no lugar do super Hornet também poderia ser o f-35 ou com os russos, o su-35.
Grande parte dos custos de produção do Gripen estarão concentrados nesse primeiro lote de 36 aeronaves, depois de montada a base industrial para incorporar as modificações e personalizações do Gripen-BR nosso Governo e indústria estarão juntas com forte empenho de vencer concorrências internacionais e na própria manutenção de toda essa base industrial, assim, não faria o menor sentido o próprio Pais recorrer a soluções estrangeiras ... seria o mesmo que a Embraer fabricar o KC-390 e nosso Governo comprar KC-130 ...
Acredito em apenas duas hipóteses para futuras tranches :
1) Se a parceria funcionar, estaremos co-desenvolvendo as futuras aeronaves com a Saab, ou
2) Se a parceria não for boa estaremos traçando nosso "vôo solo" aproveitando os conhecimentos adquiridos.
Não há terceira opção de SH, F-35, SU-35, PAK ou seja la quem for na minha opinião.
Será que é tão difícil entender que a compra do Gripen está voltada muito mais para o desenvolvimento do parque industrial Brasileiro do que qualquer outra cosia? Não desmerecendo, é um puta avião, mas não é isso que o destaca dos demais.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Todo mundo acha alguma coisa e eu vejo é que a cada dia nossa frota de caças vai sendo diminuída em quantidade e capacidade, e esperar até depois de 2020 para começar a ter Gripen operando é meio distante, precisamos de algo nesse ínterim, ou a força de caças acaba de vez mesmo.
Abraços
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- Túlio
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
saullo escreveu:Todo mundo acha alguma coisa e eu vejo é que a cada dia nossa frota de caças vai sendo diminuída em quantidade e capacidade, e esperar até depois de 2020 para começar a ter Gripen operando é meio distante, precisamos de algo nesse ínterim, ou a força de caças acaba de vez mesmo.
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Não seria exatamente NOVIDADE, não? Quem já teve de usar Xavante como interceptador...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
A melhor maneira de acabar com todas as elucubrações é apresentar o contrato assinado e ponto. Infelizmente a FAB vai penar por uns bons anos até a chegada do NG. Mas entre ter caças tampões agora e um caça novo em 2023 prefiro esperar mesmo.
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