PAK FA - VOOU!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#2806 Mensagem por mmatuso » Sáb Jul 11, 2015 1:29 am

Levando em consideração que qualquer projeto peidorreiro americano vão bilhões e até trilhões, gastar a mais que qualquer outro país não seria depreciador ou novidade já que defesa nos EUA é um buraco que cai dinheiro infinitamente basta ver que o tals trilhões do F35 são amplamente questionaveis e o resultado até o momento não é 10 ou 15 vezes melhor do que projetos concorrentes ou mais antigos.

Em uma comparação técnica para mim é mais aceitável do que x gastou mais do que y sendo que a fama de imprimir doláres para gastar com defesa até não querer mais é bem conhecida.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#2807 Mensagem por knigh7 » Sáb Jul 11, 2015 2:02 am

Mas a URSS, já que estamos falando da Rússia, por exemplo, que foi o 2º maior PIB do mundo, gastava muito com Defesa (inclusive com investimento). Até 16% do PIB/ano, .

Então essa questão dos EUA gastarem muito e ter um benefício com relação ao investimento gasto menor que outros não é bem assim.




Avatar do usuário
cassiosemasas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2700
Registrado em: Qui Set 24, 2009 10:28 am
Agradeceram: 86 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#2808 Mensagem por cassiosemasas » Sáb Jul 11, 2015 2:26 am

knigh7 escreveu:Os russos sequer tem um radar AESA operacional num caça. Eles estão atrasados e não vai ser fácil acabar com esse "gap".
Bom saber.
Então é mesmo verídico que os Russos estão defasados...partindo do AESA(Sei que quem esta por dentro do assunto, vai achar essa pergunta estúpida, mas eu realmente não tenho noção disso.)

partindo do AESA não existe nenhum outro radar equivalente, de verdade e não propaganda, no mercado?
E será que isso se aplicaria também ao meio militar?

Será mesmo que os "Bear's" realmente deixaram a peteca cair? pois ja estiveram pau a pau com a maior potencia de hoje em dia, sei que com a crise da URSS, eles perderam muitos "cérebros", mas ainda sim acho que não seriam bobos ao ponto de não terem um "backup" disso, como nós que infelizmente não tínhamos, no caso daquela base no Maranhão. :(




...
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#2809 Mensagem por Bolovo » Sáb Jul 11, 2015 3:11 am

knigh7 escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:Considerando que o PAK FA é uma resposta ao F-22 depois de décadas... Os russos estão bem atrás...
Mas não acho que isso será suficiente para concluir que o PAK FA será inferior ao F-22, os russos tiveram décadas para estudar soluções melhores.

Marechal,

Observe as turbinas do F-22, B-2 e F-117. São feitas para não provocarem alterações na camada iônica da atmosférica para não gerarem retorno radar de certas bandas. Um exemplo das soluções são os dispersores de gases das turbinas -e sim, não puderam adotar essa medida no F-35 para conciliar um gama enorme de requisitos dos Marines, USAF e USNAVY.

Os russos estão gastando várias vezes menos que os americanos no F-22. O argumento de empregar tecnologias desenvolvidas para o Su35 como tentativa de justificar, é frágil, pois eles estão empregando alguns sistemas que são inadequados para um caça stealth, como é o caso da turbina, que é a mesma do Su-35.

Outro exemplo: há 15 anos atrás cada módulo do AN/APG 77 (que são cerca de 1.956) alternava mais de 1.000 vezes de frequência por segundo, tornando dificílima detecção (não apenas o jammeamento) pelo RWR de um caça. E a Northtrop/Rayteon estão avançando no desenvolvimento. é provável que hoje em dia a discrição radar esteja até maior. Essa tecnologia está sendo aplicada também no APG 81 do F-35, além do APG 79. Os russos sequer tem um radar AESA operacional num caça. Eles estão atrasados e não vai ser fácil acabar com esse "gap".
Camada iônica da atmosfera? Isso está a 60km de altura pra mais!

O motor do PAK FA é sabido que será o izdeliye 30. O izdeliye 117, ou AL-41, a turbina do Su-35, está sendo usado nessa fase de protótipo. Não é nada do outro mundo, pois como até já citaram aqui o Eurofighter começou seu desenvolvimento com os seus dois primeiros protótipos, o DA1 e DA2, com o RB199 do Tornado. O radar N036 Byelka ainda está em desenvolvimento, mas sabe-se que é bastante baseado no N035 Irbis-E do Su-35, terá 1552 módulos e os laterais terão 358.

De fato, estão atrás dos americanos. Mas vou lembrar, infelizmente tenho que fazer isso nesse fórum, há apenas um caça stealth em operação no mundo: o F-22. Estão todos atrás dos americanos. Falam do "ocidente", mas quem além dos EUA tem avião stealth? Ninguém. Não há nem projeto para isso. Radares AESA em caças só os americanos também estão avançados. A França é muito recente. Como os russos podem estar atrás? Eu acredito muito no PAK FA pois querem entregar um avião de quinta geração, coisa que hoje no mundo somente um país têm: EUA. Isso sim é pensar grande.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#2810 Mensagem por Skyway » Sáb Jul 11, 2015 9:33 am

Como diriam antigamente aqui no DB: Touché! :mrgreen:

E lembrando de outro "finado": [022] [022] [022]

:lol:




AD ASTRA PER ASPERA
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#2811 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Jul 11, 2015 9:49 am

knigh7 escreveu:Eu acho que vc está bastante equivocado.
Já que você está tão por dentro do que eu li, pode me mandar o link dos PDFs que li ontem? esqueci de guardar os documentos.
knigh7 escreveu:Observe as turbinas do F-22, B-2 e F-117. São feitas para não provocarem alterações na camada iônica da atmosférica para não gerarem retorno radar de certas bandas. Um exemplo das soluções são os dispersores de gases das turbinas -e sim, não puderam adotar essa medida no F-35 para conciliar um gama enorme de requisitos dos Marines, USAF e USNAVY.
Então o F-35 não tem dispersores, e não deixa de ser 5G por isso?

De resto, como o Bolovo escreveu, nem faz sentido.
knigh7 escreveu:Os russos estão gastando várias vezes menos que os americanos no F-22. O argumento de empregar tecnologias desenvolvidas para o Su35 como tentativa de justificar, é frágil, pois eles estão empregando alguns sistemas que são inadequados para um caça stealth
Entre 6 e 8 vezes menos, o que pode ser justificado por estarem tocando o projeto uma ou duas décadas depois, no F-22 tudo era novidade para os americanos, os russos tem a vantagem de ter onde dar aquela espiadinha.

E vale lembrar que, o F-22 foi considerado "caro demais" e ai os americanos apareceram com o F-35 que é bem inferior (exceto tecnologias embarcadas por razões óbvias - são mais novas que as existentes na época do F-22) e já consumiu 1 trilhão...

Acho muito mais fácil explicar como os russos gastam tão pouco do que explicar como os americanos gastam tanto.
knigh7 escreveu:como é o caso da turbina, que é a mesma do Su-35.
Não é a mesma, e ainda aguardo a lista de tecnologias inadequadas a caças stealth.
knigh7 escreveu:Outro exemplo: há 15 anos atrás cada módulo do AN/APG 77 (que são cerca de 1.956) alternava mais de 1.000 vezes de frequência por segundo, tornando dificílima detecção (não apenas o jammeamento) pelo RWR de um caça. E a Northtrop/Rayteon estão avançando no desenvolvimento. é provável que hoje em dia a discrição radar esteja até maior. Essa tecnologia está sendo aplicada também no APG 81 do F-35, além do APG 79. Os russos sequer tem um radar AESA operacional num caça. Eles estão atrasados e não vai ser fácil acabar com esse "gap".
Em que folheto de marketing você leu isso?

Bem vindo a realidade, onde as coisas não são bem assim, alias, por falar em guerra eletrônica e a suposta superioridade americana na área...
http://www.voltairenet.org/article185860.html

Para não falar no drone sequestrado pelos iranianos...




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#2812 Mensagem por mmatuso » Sáb Jul 11, 2015 12:05 pm

E outra o primeiro AESA colocada em caça foi o J/APG-1 japones colocado em um F2.

Logo os americanos são atrasados, gastaram muito e etc. [003]

O mesmo argumento pode ser usado para dizer que o Gripen NG é defasado, atrasado e obsoleto já que vai custar 5 bilhões e se bater com o custo de outras caças até da mesma geração saiu mais barato, imagina um 5g.

Mas o que lemos aqui no forum é que ele é um autêntico 6g e vai para marte de tão avançado. [003]

Essa argumentação de custos levando em contas os americanos para mim é frágil, os caras simplesmente imprimem a quantidade de doláres que quiserem e fazem até a millenium falcon.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#2813 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jul 11, 2015 1:58 pm

Nada mal ...

http://russianplanes.net/images/to162000/161032.jpg

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Galina
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 310
Registrado em: Qua Jul 02, 2008 4:36 pm

Re: PAK FA - VOOU!!!

#2814 Mensagem por Galina » Sáb Jul 11, 2015 2:14 pm

mmatuso escreveu:Se lembrem meus amigos, o comunismo solta pecinhas!
Eu achei que eu tinha entendido sua "linha editorial"... Acho que não. Poderia me explicar o que quer dizer ?
Por ora, vou me limitar a dizer que só solta pecinha o que efetivamente voa.




"Os primeiros quarenta anos da vida dão o texto, os trinta anos restantes possibilitam o comentário".
Arthur Schopenhauer
Galina
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 310
Registrado em: Qua Jul 02, 2008 4:36 pm

Re: PAK FA - VOOU!!!

#2815 Mensagem por Galina » Sáb Jul 11, 2015 2:25 pm

Bolovo escreveu:Aposto que o PAK FA fica operacional antes do Gripen NG.
Se, e somente se, esse negócio com o Brasil for cancelado, quem sabe os suecos não questionem a sua compra de Gripen E... e resolvam comprar o Gripen C. Se for por aí, quem saber esteja certo.
Quanto as outras hipóteses, sua aposta estará fadada a derrota. A SAAB fez um demonstrador para minimizar ainda mais os poucos riscos do projeto NG. Todas as tecnologias do projeto estão dominadas. O demo veio para minimizar riscos que já eram pequenos. Pense nisso.
O emPAK-FA começa a mostrar seu verdadeiro propósito... que, como disse, não deveria ser surpresa nenhuma a olhos e ouvidos atentos... um tubo de ensaio, para tentar desenvolver algo, mesmo não tendo a tecnologia e o conhecimento necessários para tanto. E venderam ao mundo a idéia de concorrente do F-22. Pior, tiveram a pachorra de dizer (via lobista russo aqui no Brasil) que seria melhor que o F-22 em muitos aspectos....




"Os primeiros quarenta anos da vida dão o texto, os trinta anos restantes possibilitam o comentário".
Arthur Schopenhauer
Galina
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 310
Registrado em: Qua Jul 02, 2008 4:36 pm

Re: PAK FA - VOOU!!!

#2816 Mensagem por Galina » Sáb Jul 11, 2015 2:37 pm

cassiosemasas escreveu:
Galina escreveu: Já citei antes aqui que um dos chefões da IAF falou que isso estaria operacional daqui uns 15 a 20 anos... Persiste um gap tecnológico com o ocidente, é mais do que evidente.
O atraso, aliás, não deveria ser nenhum surpresa... Basta ver quanto tempo e dinheiro foram gastos pelos americanos !!
Esqueçam, essa traquitana russa não voa tão cedo... isso sem falar que há boas chances de que, se um dia voar, o faça com RCS degradado, visto que os russos não tem condições (tecnológicas e financeiras) para fazer o "ajuste fino" quanto a diminuição da assinatura radar/infravermelha/acústica.
Concordo quando afirmas que tenhamos esse julgamento quando a coisa se der, porém, tenho a leve desconfiança que os Russos não estão tão atrás, como tu citas de 15 a 20 anos.
Mas posso estar redondamente enganado claro.
Cassio, estão sim. Primeiramente, ressalto que 15/20 anos é o prazo dado para que o PAK-FA possa estar operacional.
Deixa eu contar uma história: em 1975, os americanos já possuíam operacionais F-15 e F-14. Os soviéticos começaram a desenvolver os respectivos opositores. Falando especificamente do SU-27, uma obra prima em termos aerodinâmicos, o projeto ficou empacado muitos anos, sabe por que ? Porque eles não tinham a tecnologia necessária para fazer o radar. E estamos falando de um caça quase que totalmente analógico (para a época). O fato concreto é que o SU-27 foi estar operacional lá pelo final da década de 80 !! Há uma aparição que ficou marcada na história: Le Bourget, 1989, um lindo avião ainda com a estrela vermelha.
Há quem diga que os americanos, sabendo das limitações do regime comunista e dos soviéticos, aceleraram propositadamente todos os avanços tecnológicos, pois sabiam que os russos não teriam como acompanhar. Os americanos estavam na fronteira tecnológica, os soviéticos muito longe disso.
Após o fim da guerra fria, não vejo nenhuma mudança. Persiste um considerável gap tecnológico com o ocidente. Veja que, quando eles "aprendem" algo novo, já correm para testar e mostrar ao ocidente que podem fazer brincadeiras novas.... depois de muito tempo, aprenderam um pouco das tecnologias DRFM..... o sobrevoo de um SU-24 sobre um navio americano, se não me engano no Mar Negro, serviu para mostrar que as crianças tinham brinquedo novo... e por aí vai.......




"Os primeiros quarenta anos da vida dão o texto, os trinta anos restantes possibilitam o comentário".
Arthur Schopenhauer
Galina
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 310
Registrado em: Qua Jul 02, 2008 4:36 pm

Re: PAK FA - VOOU!!!

#2817 Mensagem por Galina » Sáb Jul 11, 2015 2:43 pm

knigh7 escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:
Sobre o AESA só tenha lido problemas, e sobre todos eles.
Olá, Marechal.

Eu acho que vc está bastante equivocado.

Os radares AESA APG 77, APG 79 e APG 80 estão bastante maduros e sem problemas. O RBE2 AA também não está apresentando problemas.


Exato. Aliás, quando os russos conseguiram desenvolver um radar PESA para o SU-35 (aliás essa denominação surgiu se não me engano em 1992, seria uma versão avançada do Su-27, depois virou Su-37 Terminator, depois voltou a ser Su-35, depois apareceu outra versão, completamente nova, mas que continuou se chamando Su-35..... ), depois de um longo e penoso inverno, um lobista aqui no Brasil soltou a informação de que já estava pronta a versão AESA do mesmo... Oito anos depois, cadê ??




"Os primeiros quarenta anos da vida dão o texto, os trinta anos restantes possibilitam o comentário".
Arthur Schopenhauer
Galina
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 310
Registrado em: Qua Jul 02, 2008 4:36 pm

Re: PAK FA - VOOU!!!

#2818 Mensagem por Galina » Sáb Jul 11, 2015 2:50 pm

Carlos Lima escreveu:Nada mal ...

http://russianplanes.net/images/to162000/161032.jpg

[]s
CB_Lima
Você poderia explicar o que quis, efetivamente, dizer ? A princípio, uma foto com os dizeres "nada mal", no contexto de debates anterior, pode muito bem parecer uma provocação infantil...




"Os primeiros quarenta anos da vida dão o texto, os trinta anos restantes possibilitam o comentário".
Arthur Schopenhauer
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#2819 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Jul 11, 2015 3:00 pm

Galina escreveu:
mmatuso escreveu:Se lembrem meus amigos, o comunismo solta pecinhas!
Eu achei que eu tinha entendido sua "linha editorial"... Acho que não. Poderia me explicar o que quer dizer ?
Por ora, vou me limitar a dizer que só solta pecinha o que efetivamente voa.
Ele está sendo irônico, talvez você não entendeu por não acompanhar mais os posts dele, suspeito que a inspiração dele seja essa aqui:
http://www.hariovaldo.com.br/
Galina escreveu:O emPAK-FA começa a mostrar seu verdadeiro propósito... que, como disse, não deveria ser surpresa nenhuma a olhos e ouvidos atentos... um tubo de ensaio, para tentar desenvolver algo, mesmo não tendo a tecnologia e o conhecimento necessários para tanto. E venderam ao mundo a idéia de concorrente do F-22. Pior, tiveram a pachorra de dizer (via lobista russo aqui no Brasil) que seria melhor que o F-22 em muitos aspectos....
Se vai ser melhor que o F-22 ou não eu não sei, mas sei que não é com o F-22 que ele vai disputar contratos porque fecharam a linha de produção do F-22, a comparação é até irrelevante, e no caso da comparação que realmente importa, ser melhor que o F-35 em muitos aspectos não é difícil.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Galina
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 310
Registrado em: Qua Jul 02, 2008 4:36 pm

Re: PAK FA - VOOU!!!

#2820 Mensagem por Galina » Sáb Jul 11, 2015 3:18 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Galina escreveu: Eu achei que eu tinha entendido sua "linha editorial"... Acho que não. Poderia me explicar o que quer dizer ?
Por ora, vou me limitar a dizer que só solta pecinha o que efetivamente voa.
Ele está sendo irônico, talvez você não entendeu por não acompanhar mais os posts dele, suspeito que a inspiração dele seja essa aqui:
http://www.hariovaldo.com.br/
Galina escreveu:O emPAK-FA começa a mostrar seu verdadeiro propósito... que, como disse, não deveria ser surpresa nenhuma a olhos e ouvidos atentos... um tubo de ensaio, para tentar desenvolver algo, mesmo não tendo a tecnologia e o conhecimento necessários para tanto. E venderam ao mundo a idéia de concorrente do F-22. Pior, tiveram a pachorra de dizer (via lobista russo aqui no Brasil) que seria melhor que o F-22 em muitos aspectos....
Se vai ser melhor que o F-22 ou não eu não sei, mas sei que não é com o F-22 que ele vai disputar contratos porque fecharam a linha de produção do F-22, a comparação é até irrelevante, e no caso da comparação que realmente importa, ser melhor que o F-35 em muitos aspectos não é difícil.
Sim. Acontece que ele é (deveria ser) equivalente em função ao F-22, o qual não é mais fabricado.
Mesmo que a comparação seja com o F-35, há um gap gigante, em termos de tecnologia stealth e sensores embarcados (fusão de sensores, consciência situacional e mais.....).




"Os primeiros quarenta anos da vida dão o texto, os trinta anos restantes possibilitam o comentário".
Arthur Schopenhauer
Responder