Mensagem
por Marechal-do-ar » Dom Jul 05, 2015 2:53 pm
Olha Juarez, a MB (e demais forças armadas do Brasil) já passaram por diversos governos e nunca foram um exemplo, alias, dizem que no final do império a MB era a segunda maior do mundo, mas acho que podemos focar no pós segunda guerra, depois da segunda guerra teve Dutra, um militar, Getúlio Vargas (o grande "gênio"), Juscelino (do 50 anos em 5), Jânio Quadros e teve até um longo período de ditadura militar, e em nenhum momento as forças se modernizaram (e não digo modernizar o equipamento em si, mas modernizar a estrutura, o "pensamento"), se não tem um objetivo claro não foi por falta de tempo, ou por falta de pressão (p****, eles mandaram e desmandaram no país, esqueceram de dizer para que servem?), e o resultado de tudo isso é que, as coisas andam muito devagar dentro da força, quando se conclui algum programa de modernização ele demorou tanto tempo que já está tudo obsoleto de novo, o novo CM está modernizando o estaleiro? Mas a frota está caindo aos pedaços, quando o estaleiro estiver pronto não haverá mais navios, quando finalmente houverem navios (devido a algum CM que vive no mundo da fantasia...) esse estaleiro já estará obsoleto de novo, essas coisas precisam de um pouco de agilidade para funcionarem, e aqui, não funcionam.
Ai vem as desculpas para a demora, a famosa falta de verbas, o descaso dos civis... Mas quando os militares foram presidentes era do mesmo jeito, também faltava verbas e havia descaso dos civis? Ou tinha algum outro problema?
Para se ter navios modernos e opera-los é preciso planejar bem, planejar a aquisição, a operação e por fim, a modernização/substituição deles quando se estima que estiverem obsoletos, essa modernização/substituição precisa ser planejada bem antes para se ter ideia do fluxo de dinheiro a longo prazo, e claro, para isso se precisa de dinheiro.
Mas por mais estranho que pareça, dinheiro tem, estranhamente, no Brasil, as verbas de defesa quase nunca diminuem (acho que a última redução foi com o FHC, faz uns 20 anos), uma tendência oposta ao resto do mundo que está realmente cortando verbas de defesa, ai vem mais uma pergunta, se o orçamento nunca diminui, porque nunca é suficiente? E ai, finalmente chegamos no ponto, que buraco negro é esse nas forças armadas do Brasil que sugam todos os recursos?
Para que qualquer valor seja suficiente uma das coisas a serem feitas é o dimensionamento correto das forças, um dimensionamento realista, baseado no que o país pode gastar (e, sendo uma das maiores economias do mundo, é mais que 90% dos países do mundo, soa estranho gente dizendo que precisa mais) e não em qualquer outra abobrinha, e esse "dimensionamento realista" não é pouca coisa (garanto que cabe PA, subnuc, AMRJ e muito mais, só não cabe o buraco negro), se alguém se preocupasse em fazer...
E por fim, sobre esse "outro problema", com governo civil ou militar nunca um general, brigadeiro ou almirante tentou uma "austeridade" dentro das forças, as preocupações sempre foram outras, e geralmente, preocupações que nada tem a ver com a função principal das forças armadas, a cultura militar brasileira, o "modus operandis" das forças não tem funcionado e não existe preocupação em faze-lo funcionar.
Ah.. Já ia esquecendo, você tem muito contato com militares, eu não precisava de um texto tão longo para você entender do que eu estou falando, não é?
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)