Reginaldo Bacchi escreveu:O segundo artigo assinado pelo TC Alexandre, comenta a possibilidade de se adotar além do comandante de grupo de combate, um comandante de carro. Neste caso, se bem entendi, a guarnição do VBTP Guarani 6X6 seria: motorista, comandante do carro, atirador e GC de 9 homens.
No texto, o referido oficial do Exército escreveu:
"Um debate muito comum a respeito do GC, que ainda persiste, é o fato de uma VBTP dotada de armamento complexo e de alta performance, necessitar de mais um sargento na guarnição, para comandar a viatura e um atirador especialista no sistema de armas, impondo a redução do GC, por falta de espaço na VBTP.
Ou seja, ele comenta sobre propostas de outros militares a respeito da adoção de um atirador especialista, porém, o oficial chama a atenção para que tal acréscimo implicaria na redução do GC para, subentende-se, "oito homens". Ou seja, 3 tripulantes + 8 fuzileiros.
À propósito, nos Estados Unidos, o pelotão de fuzileiros mecanizados com viaturas "Stryker" tem um graduado como chefe de viatura (um sargento E-5) que também é atirador, mais o motorista (um soldado de 1ª Classe E-3). Ocorre que no sistema americano, esse sargento E-5 na verdade, equivale a um cabo brasileiro, pois ambos comandam esquadras de fuzileiros.
Então, seguindo-se essa lógica, uma VBTP "Guarani" teria quatro praças graduados: um 3º Sargento comandante do GC; dois cabos comandantes de esquadras e um cabo chefe da viatura. Eu suponho que ficaria desequilibrado se o chefe da viatura fosse mais outro 3º Sargento.