Oficial - Projeto KC-X3

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Quem leva o KC-X2?

Airbus A330 MRTT
102
50%
Boeing KC-767
104
50%
 
Total de votos: 206

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#586 Mensagem por Carlos Lima » Qua Abr 29, 2015 12:42 am

O nosso 767 ficaria legal com essa configuração :)

http://www.flightglobal.com/news/articl ... ns-411680/
IAI details 767 tanker conversion plans

By: Arie Egozi

Tel Aviv

Israel Aerospace Industries' Bedek group will operate a dedicated conversion line for Boeing 767s to be adapted to the company's multi-mission tanker transport (MMTT) configuration.

Yosi Melamed, Bedek Aviation Group executive vice-president and general manager, says the line will receive used Boeing 767-300ERs and make the necessary modifications to the airframe and systems to enable the new role. This work will include incorporating a new glass cockpit and the installation of replacement GE Aviation CF6-80C2 engines, plus under-wing hose-and drogue refuelling pods and a boom, if required by the customer.

"The configuration will allow in addition to the main mission of aerial refuelling to transport 200 soldiers and 60t of cargo," Melamed said on 28 April. The aircraft also we be able to perform all cargo or all passenger transport duties, according to the company.

According to sources within the Israeli defence ministry, the price of the 767 MMTT will be 15-20% lower than any other alternative.

IAI is currently offering the 767 MMTT in a competition in South Korea, which wants to acquire four tankers for its air force. The service has sought to deploy such a capability since 1993, but its plans have been repeatedly shelved due to budget constraints and shifting priorities.

A selection in South Korea is expected "in the coming months", according to Israeli defence ministry sources. Seoul also is considering the Airbus A330 multi-role tanker transport and Boeing KC-46.

IAI has previously delivered one converted 767 tanker to Colombia. After long delays, the Brazilian government also has allocated the needed budget for the purchase of three 767-300s to be converted for the role by the company.
http://www.flightglobal.com/assets/getasset.aspx?itemid=61147

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#587 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 29, 2015 1:45 pm

Eu não duvidaria que tais modificações venham a se tornar um recurso básico dos nossos MMTT.

Talvez não para o primeiro, e nem todos os opcionais sejam necessários, até porque os nossos 767's serão muito novos, sendo dispensável algumas das considerações apresentadas.

Se vingar esse estória de que os nossos aviões virão de uma empresa sul americana, das opções apresentadas, as que nos interessariam mesmo seria a transformação da aeronave em Revo/Cargo. O resto pode ser dispensado visto a pouca idade da aeronave.

Me pergunto ainda se o cockpit destes aviões que estamos comprando, novos como são, ainda saem "à moda antiga" ou se já foi suprimido pela do -400 nas linhas de produção da Boeing. Seria um tanto que contraditório se ter duas linhas de cokpit quando se tem uma versão atual e melhor adaptada as necessidades da aviação comercial.

A ver.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#588 Mensagem por Alcantara » Dom Mai 17, 2015 10:01 pm

FCarvalho escreveu:Todo mundo tem lá seus momentos difíceis Alcântara. Mesmo a 30 mil pés. [010]

abs
Eu diria que, PRINCIPALMENTE a 30 mil pés... :roll:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceram: 12 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#589 Mensagem por Brigadeiro » Qua Jun 17, 2015 8:17 pm

AVIAÇÃO DE TRANSPORTE

FAB se prepara para receber o 767
Nova aeronave de transporte e reabastecimento em voo já foi selecionada
Publicado: 17/06/2015 16:59h

Fonte: Agência Força Aérea
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... eber-o-767

Homenageada esta semana pelo aniversário das missões do Correio Aéreo Nacional, a Aviação de Transporte da Força Aérea Brasileira (FAB) já se prepara para receber sua futura aeronave pesada: o Boeing 767. O avião terá a capacidade de transportar mais de 43 toneladas de carga e realizar o reabastecimento em voo de outras aeronaves, como caças Gripen NG.

“O Boeing 767 é uma prioridade muito forte para nós”, afirmou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato. Em 13 de março de 2013, a comissão do projeto KC-X2, que prevê a substituição dos aviões Boeing 707, decidiu pela escolha da Israel Aerospace Industries (IAI) como empresa fornecedora das novas aeronaves. Agora, de acordo com o Comandante da Aeronáutica, a assinatura do contrato para a aquisição das aeronaves depende de uma posição governamental. Os 707, designados na FAB como KC-137, foram aposentados em maio de 2013 e ainda não foram substituídos.

“A FAB e o Ministério da Defesa entendem a importância desse avião. A aeronave tem uma grande capacidade de carga que vai nos ajudar em missões de paz, como no Haiti e no Líbano. Além de missões como a que fizemos em 2005, uma repatriação de brasileiros do Timor-Leste”, afirmou o Tenente-Brigadeiro Rossato. A frota de três aeronaves poderá realizar ainda missões como o transporte de ajuda humanitária, por exemplo. Em caso de tragédias, cada avião pode receber até dez Unidades de Terapia Intensiva (UTI) completas, ou 81 macas. Para transporte de passageiros, haverá 240 poltronas, além dos porões de carga.

Com mais de 1.100 unidades utilizadas por empresas aéreas de todo o mundo, o Boeing 767 tem um alcance de aproximadamente 7.400 km com sua carga máxima. Isso significa decolar de Brasília e alcançar Portugal, Espanha ou países da África sem escalas. Com 23 toneladas de carga, o alcance salta para 11.297 km, o suficiente para chegar até a Suécia, Rússia, Israel ou o norte do Canadá.

Apesar do objetivo do projeto ser substituir os 707, a chegada dos 767 permitirá também um aumento de capacidade. O alcance com carga máxima do 707 era de 3.889 km, no 767 será de 7.408 km. Isso porque a nova aeronave leva mais combustível, um total de até 72.700 kg, quando considerado o peso.

Além do aumento de alcance para missões de carga, o conteúdo dos tanques também poderá ser transferido para outras aeronaves em voo. Será possível, por exemplo, apoiar o deslocamento de até 14 caças F-5 em voo direto entre Manaus (AM) e Porto Alegre (RS).

O Boeing 767 também tem muitas diferenças operacionais em relação a outros dois cargueiros da FAB, que são considerados táticos: o C-130 e o futuro KC-390. “O C-130 é diferente, é tático e de alcance restrito, voa mais baixo e com velocidade mais lenta. Outra diferença é o reabastecimento em voo. No caso de uma operação no exterior, o 767 consegue acompanhar a velocidade de cruzeiro das outras aeronaves”, explica o Tenente-Brigadeiro Rossato.

Isso quer dizer que, em um deslocamento de aviões de caça para um exercício nos Estados Unidos, por exemplo, o Boeing 767 poderá acompanhar as aeronaves de combate durante todo o voo, e não fazer rotas com pontos de encontro onde os caças precisariam reduzir sua velocidade. Além dos F-5, os aviões de ataque A-1 também contam com sistemas de reabastecimento em voo. O Gripen NG também poderá ser reabastecido em voo.

A empresa IAI, além de instalar os equipamentos para que o Boeing 767 possa reabastecer até três aeronaves ao mesmo tempo, também irá incluir sistemas como o RWR (Radar warning System) e MAWS (Missile Approach Warning System), respectivamente, um detectador de emissões de radar e de aproximação de mísseis. Na prática, o reabastecedor irá ampliar sua chance de sobrevivência em um ambiente de conflito.

De acordo com as negociações com a IAI, após a assinatura do contrato, a primeira unidade seria entregue seis meses depois, mas ainda sem a capacidade de reabastecimento em voo. Em 36 meses, as três estariam em operação, sendo que a conversão de duas unidades para as missões de reabastecimento seria realizada no Brasil, com a participação de técnicos e engenheiros brasileiros. Os trabalhos de manutenção também devem acontecer por aqui.

Treinamento

Enquanto o contrato não é assinado, o Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão, na cidade do Rio de Janeiro, se prepara para receber a nova frota. Dez pilotos concluíram o curso de formação em aeronaves de transporte Boeing 767. Os aviadores da Força Aérea Brasileira tiveram aulas teóricas, realizaram exercícios no simulador e cumpriram 150 horas de voo, cada um. Três deles atingiram também o grau de instrutores da aeronave. O treinamento, que foi possível graças a um contrato de capacitação operacional com a empresa ABSA – TAM Cargo, uma empresa nacional que utiliza o modelo, iniciou em dezembro de 2013 e foi finalizado no início deste ano.

Aeronave já operou em exercício da FAB

Durante o exercício CRUZEX Flight 2013, militares do Esquadrão Corsário tiveram a oportunidade de acompanhar a operação do KC-767 Júpiter, da Força Aérea Colombiana. A aeronave estrangeira passou duas semanas na Base Aérea do Recife e realizou operações de reabastecimento em voo de caças colombianos e brasileiros.

Veja o vídeo alusivo ao dia da Aviação de Transporte da FAB:




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#590 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jun 17, 2015 8:37 pm

Tomara que o contrato seja assinado logo!!!

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Lucas Lasota
Avançado
Avançado
Mensagens: 692
Registrado em: Ter Nov 10, 2009 9:23 pm
Agradeceram: 91 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#591 Mensagem por Lucas Lasota » Qui Jun 18, 2015 4:24 am

Boa notícia, obrigado. Parece que vão vir completinhos, até com suíte de defesa eletrônica.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#592 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 18, 2015 8:20 pm

Se assinarmos o contrato ainda este ano, no segundo semestre, creio eu, a primeira deve chegar ainda no primeiro semestre de 2016, com a segunda chegando em 2018 e a última e 2019.

Os sistemas de missão e defesa destes aviões não devem deixar nada a dever ao KC-390. Pelo contrário.

Torcendo para que o modelo escolhido não seja nenhuma lata velha tirada de algum deserto.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#593 Mensagem por Lord Nauta » Qui Jun 18, 2015 9:37 pm

FCarvalho escreveu:Se assinarmos o contrato ainda este ano, no segundo semestre, creio eu, a primeira deve chegar ainda no primeiro semestre de 2016, com a segunda chegando em 2018 e a última e 2019.

Os sistemas de missão e defesa destes aviões não devem deixar nada a dever ao KC-390. Pelo contrário.

Torcendo para que o modelo escolhido não seja nenhuma lata velha tirada de algum deserto.

abs.

Em minha opinião deveriam ser obtidos posteriormente mais cinco exemplares.

Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#594 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jun 18, 2015 11:06 pm

Bom... só tem que assinar o contrato $$$. Enquanto isso os 767 não vão ficar mais novos...

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceram: 12 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#595 Mensagem por Brigadeiro » Sex Jun 19, 2015 8:36 am

Creio eu que não vai demorar em oficializado contrato, uma vez que já existe tripulação treinada, inclusive como instrutor de 767. Me recordo da época antes do R/E-99 virem pra FAB, já haviam pilotos se preparando na Rio-Sul para operarem o modelo.




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#596 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 19, 2015 6:20 pm

Do jeito que a coisa vai, se assinar este ano alguma coisa, talvez em dezembro, nos rescaldos do porre de ano novo...

E concordo Lord, ficar em 3 undes é apenas trocar seis por meia duzia. Até porque, não vamos ter os três disponíveis todo tempo. Então a lógica manda que se amplie e frota assim que possível. Mas como sempre existe um 'mas' no Brasil para tudo...

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#597 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 19, 2015 6:22 pm

Brigadeiro escreveu:Creio eu que não vai demorar em oficializado contrato, uma vez que já existe tripulação treinada, inclusive como instrutor de 767. Me recordo da época antes do R/E-99 virem pra FAB, já haviam pilotos se preparando na Rio-Sul para operarem o modelo.
Lembrar que a primeira aeronave demora cerca de 12 meses para ser entregue. Se deixarem para assinar contrato apenas no final do ano com o pacotão de bondades de natal, como de costume, já viu... :roll:

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
WSANTANA
Júnior
Júnior
Mensagens: 102
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 12:04 pm
Localização: São Paulo
Agradeceram: 13 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#598 Mensagem por WSANTANA » Sex Jul 17, 2015 3:10 pm

Senhores,

Dia desses viajei com um piloto da reserva que me disse que ao menos um dos sucatões será posto em serviço pela canibalização das partes das demais aeronaves. Segundo ele está inviável a indisponibilidade de uma aeronave "estratégica" como os 737. Se for verdade, seria indício de atraso na vinda dos KC-X2???

Att.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#599 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 20, 2015 6:27 pm

Pode ser, e pode não ser. Mas é mais provável que seja. Se a FAB vai se dar ao trabalho de canibalizar peças para por uma aeronave que seja no ar, a fim de prover suas necessidades, deve ser porque não dá mais para esperar a boa vontade do planalto em fechar a compra dos 767.

Com o atual quadro econômico é pouco provável que estes aviões vejam algum contrato assinado ainda este ano, e quiçá, lamentavelmente, nos próximos dois ou três.

Se não compramos antes, quando se dizia que havia recursos, imagine-se agora a "pressa" que o governo irá ter para arrumar mais este "gasto". :?

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#600 Mensagem por alcmartin » Sáb Jul 25, 2015 11:45 pm

FCarvalho escreveu:https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQJcoMFNO843f_UJvLngniN7QYnOWZxLIUEw18ohv0hEKkV2pPI

sempre que venho a Manaus tenho a oportunidade de ver esta aeronave. Elas agora estão fazendo o trecho mao-gru-mao em substituição aos A-330 na TAM. Péssimo negócio em minha opinião e admirador de widebody's.
Este ano tive a oportunidade de ver a ambos no pátio do Eduardo Gomes, um ao lado do outro, e vou dizer uma coisa, o 767 parece um negócio desengonçado, feio e "pequeno" na frente do A-330, que é e continua sendo um baita avião.
É como se fosse a figura de um deus grego de um lado e a carranca do rio s. francisco do outro. :lol:
Mas, como eu não apito nada na FAB e nada entendo de aviões, a não ser voar neles... vamos que vamos com as carrancas. :mrgreen:
E que cheguem logo.

abs.
Ola, Fcarvalho!
Meio atrasado meu comentario, mas acho que pode contribuir: a razao da troca pela cia. aerea e' pelo custo. O A330 leva mais carga e mais longe, e e' beeem mais moderno. Mas o custo operacional do 767 e' bem menor. No caso de uma cia. privada, isso pesa. Dai terem trocado nas rotas mais curtas. Nas longas ficam os 777 e A330.

Com certeza isso influiu na decisao da FAB, tanto o custo de aquisicao, quanto de manutencao. :wink:

Abs!




Responder