Túlio escreveu:Gabriel, concordo que o Guarani supera o Stryker em vários quesitos tecnológicos mas, para ser definitivamente superior, a tração 8x8 seria um Imperativo Categórico. No resto é sem discussão, basta observar os assentos para a tripulação, o double-v-hull, os liners anti-spall, o motor silencioso. No Stryker coisas assim ainda estão sendo adaptadas, no Guarani, bueno, ele já nasceu com isso, fruto da experiência dos Italianos com APCs modernos.
Mas falta ser 8x8. Em um início de artigo - que, por pura preguiça, deixei pra lá - recebi um comentário do Juarez referindo que pouca diferença faria um eixo a mais em terrenos onde a pressão sobre o solo fosse importante. Ia responder mas, como falei, preguiça bateu. Mas vou, para explicar, ter que mencionar algo que aconteceu em fins de 2013:
Estava em Santa Maria, RS, na sede do C I Bld, para fazer uma matéria sobre o IA-2 para o Portal. Fiz, está lá. Mas o assunto predominante era o GUARANI, que estava começando a aumentar em quantidade, naquilo que chamam LED (Lote de Experimentação Doutrinária). Me interessei e, tendo tempo, pedi para saber mais. O interesse dos caras era tanto que o então Cmt, TC Ribeiro, designou um Oficial-Especialista, Cap Willemberg, para me mostrar tudo o que eu quisesse e responder a tudo que eu perguntasse. Simples assim.
Bueno, vou pular as partes chatas e ir direto ao que interessa: em dado momento, entre um mate e outro, perguntei pela capacidade de resistência dos pneus, mais precisamente o quanto a VTR poderia rodar com pneu furado. Daí seguiu a charla, contemplando variáveis como o peso do carro, tipo de impacto & quetales. Nisso, o Cap Cav mencionou que haviam encontrado (lembrar que eram carros EXPERIMENTAIS) o que ele descreveu como "um truquezinho" para esticar o alcance com um ou mais pneus danificados. Sem mais, entrou pela escotilha no posto do motorista, me dizendo para ficar olhando para o pneu dianteiro esquerdo, que estava bem cheio. Logo depois ouvi um "sssss" e o pneu começou a murchar na minha frente; em seguida, novo sibilo e o pneu ficou cheinho de novo. Ante um comentário meu do tipo "mas foi truque que inventaram aqui ou já veio previsto da IVECO" ele disse que bolaram em SM, pois a IVECO prevê este sistema de inflagem/desinflagem dos pneus (agora em maiúsculas, não para berrar, mas para ressaltar) com a finalidade de
MAIS DO QUE DOBRAR A ÁREA DE CONTATO DA BANDA DE RODAGEM, REDUZINDO BASTANTE A PRESSÃO SOBRE O SOLO!
Agora imagines fazer isso em um 8x8...
Nós estudamos e não lembramos...
Física do 1º ano do segundo grau...