EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4231 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Seg Jun 08, 2015 9:12 pm

Túlio escreveu:Gabriel, concordo que o Guarani supera o Stryker em vários quesitos tecnológicos mas, para ser definitivamente superior, a tração 8x8 seria um Imperativo Categórico. No resto é sem discussão, basta observar os assentos para a tripulação, o double-v-hull, os liners anti-spall, o motor silencioso. No Stryker coisas assim ainda estão sendo adaptadas, no Guarani, bueno, ele já nasceu com isso, fruto da experiência dos Italianos com APCs modernos.

Mas falta ser 8x8. Em um início de artigo - que, por pura preguiça, deixei pra lá - recebi um comentário do Juarez referindo que pouca diferença faria um eixo a mais em terrenos onde a pressão sobre o solo fosse importante. Ia responder mas, como falei, preguiça bateu. Mas vou, para explicar, ter que mencionar algo que aconteceu em fins de 2013:

:arrow: Estava em Santa Maria, RS, na sede do C I Bld, para fazer uma matéria sobre o IA-2 para o Portal. Fiz, está lá. Mas o assunto predominante era o GUARANI, que estava começando a aumentar em quantidade, naquilo que chamam LED (Lote de Experimentação Doutrinária). Me interessei e, tendo tempo, pedi para saber mais. O interesse dos caras era tanto que o então Cmt, TC Ribeiro, designou um Oficial-Especialista, Cap Willemberg, para me mostrar tudo o que eu quisesse e responder a tudo que eu perguntasse. Simples assim.
Bueno, vou pular as partes chatas e ir direto ao que interessa: em dado momento, entre um mate e outro, perguntei pela capacidade de resistência dos pneus, mais precisamente o quanto a VTR poderia rodar com pneu furado. Daí seguiu a charla, contemplando variáveis como o peso do carro, tipo de impacto & quetales. Nisso, o Cap Cav mencionou que haviam encontrado (lembrar que eram carros EXPERIMENTAIS) o que ele descreveu como "um truquezinho" para esticar o alcance com um ou mais pneus danificados. Sem mais, entrou pela escotilha no posto do motorista, me dizendo para ficar olhando para o pneu dianteiro esquerdo, que estava bem cheio. Logo depois ouvi um "sssss" e o pneu começou a murchar na minha frente; em seguida, novo sibilo e o pneu ficou cheinho de novo. Ante um comentário meu do tipo "mas foi truque que inventaram aqui ou já veio previsto da IVECO" ele disse que bolaram em SM, pois a IVECO prevê este sistema de inflagem/desinflagem dos pneus (agora em maiúsculas, não para berrar, mas para ressaltar) com a finalidade de

MAIS DO QUE DOBRAR A ÁREA DE CONTATO DA BANDA DE RODAGEM, REDUZINDO BASTANTE A PRESSÃO SOBRE O SOLO!

Agora imagines fazer isso em um 8x8... :wink: 8-]


Nós estudamos e não lembramos...
Física do 1º ano do segundo grau...
:D




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
Hermes
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 132 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4232 Mensagem por Hermes » Seg Jun 08, 2015 10:13 pm

Em outros ambientes já estão detonando o Guarani por ter capotado. Centro de gravidade alto, viatura estreita e outras coisas. Só falta a manchete "Começam a capotar os Guaranis".




...
Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4233 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Seg Jun 08, 2015 10:47 pm

Hermes escreveu:Em outros ambientes já estão detonando o Guarani por ter capotado. Centro de gravidade alto, viatura estreita e outras coisas. Só falta a manchete "Começam a capotar os Guaranis".
Exagero. Fruto desse clima de histeria. O blindado recebeu uma "fechada", desviou para um barranco e capotou devido ao desnível. Apenas houve entre os tripulantes ferimentos leves. Nem mais, nem menos.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
Hermes
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 132 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4234 Mensagem por Hermes » Seg Jun 08, 2015 11:13 pm

Pois é, pelo que li o acidente teria sido muito pior se o condutor não tivesse desviado e se tivesse sido com um Urutu muito mais gente tinha sido ferida ou até podia ter morrido, o que só denota a segurança do projeto do veículo.




...
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8810
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceu: 114 vezes
Agradeceram: 410 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4235 Mensagem por prp » Ter Jun 09, 2015 12:40 am

URUTU capotava direto, e nem precisava subir em barranco não.




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4236 Mensagem por Alcantara » Ter Jun 09, 2015 10:54 am

ciclope escreveu:Que eu saiba os calibres 0.50,30mm etc...
São de uso contra veículos e não infantaria. Pra isso é 7,62 e infantaria.
Bradley 25mm shooting at insurgents in Iraq
13 Oct. 2008 - Information from the source :

C Co 1-6 in Sadr City, Iraq, fucking up someones shit with the 25mm. After an MRAP was attacked with an EFP, his QRF responded and came under attack by two insurgent gunmen.
Read more at





"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4237 Mensagem por Alcantara » Ter Jun 09, 2015 11:05 am





"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61439
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6290 vezes
Agradeceram: 6641 vezes
Contato:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4238 Mensagem por Túlio » Ter Jun 09, 2015 11:29 am

Ilya Ehrenburg escreveu: Nós estudamos e não lembramos...
Física do 1º ano do segundo grau...
:D
Aprendi na 7ª série do então 1º. Mas as inúmeras aplicações às vezes nos escapam, tanto que ressaltei uma em maiúsculas pois, até o Cap me explicar, eu não tinha somado 2 + 2, ou seja, não havia compreendido esta vantagem.

Sobre a capotagem do Guarani, dois pontos breves:

:arrow: Basta ser capaz de rodar para ser capaz de capotar, assim como basta poder voar para poder cair.

:arrow: Alguém devia estar descumprindo normas básicas de segurança (cinto, capacete, armas no depósito e não nas mãos, etc). Seria muito difícil alguém se machucar seriamente a bordo de um desses, desenhado para sair voando sob o impacto de mina/IED e mesmo assim causar danos mínimos à tripulação...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13860
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 766 vezes
Agradeceram: 2380 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4239 Mensagem por gabriel219 » Ter Jun 09, 2015 12:39 pm

Sim, amigo Túlio, mas também sabemos que o Guarani pode receber mais um eixo ali sem grandes modificações, segundo a Iveco.

Talvez, no futuro, uma modernização do Guarani seja por ai, colocando mais um eixo. Eu mesmo queria um 8x8. Hoje em dia falam-se até em 10x10. Mas ser 6x6 não o deixa muito inferior e limitado, muito pelo contrário, acho o Guarani um dos melhores de sua categoria.

Abs.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4240 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jun 09, 2015 1:32 pm

gabriel219 escreveu:Sim, amigo Túlio, mas também sabemos que o Guarani pode receber mais um eixo ali sem grandes modificações, segundo a Iveco.

Talvez, no futuro, uma modernização do Guarani seja por ai, colocando mais um eixo. Eu mesmo queria um 8x8. Hoje em dia falam-se até em 10x10. Mas ser 6x6 não o deixa muito inferior e limitado, muito pelo contrário, acho o Guarani um dos melhores de sua categoria.

Abs.
Esquece isso.
4.088 pneus a mais custa UMA NOTA PRETA. :lol:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61439
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6290 vezes
Agradeceram: 6641 vezes
Contato:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4241 Mensagem por Túlio » Ter Jun 09, 2015 1:36 pm

Neste ponto tenho que seguir mais a linha do Juarez: não é nem de longe essa barbada toda, tipo só botar mais um eixo e tá pronto. Tem que mexer no carro todo; ele já deveria ter nascido 8x8, gambiarra geralmente vira em josta...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4242 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Jun 09, 2015 5:33 pm

Mas não vai ter versão 8x8 para o canhão 105mm? Vai ser gambiarra?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13860
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceu: 766 vezes
Agradeceram: 2380 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4243 Mensagem por gabriel219 » Ter Jun 09, 2015 5:57 pm

Não é gambiarraz desenvolveram o 6x6 com a possibilidade de virar 8x8 sem grandes modificações. É uma possibilidade.

O 8x8 não tem nem desenho, mas pelo visto, não deve ser muito diferente de um Guarani 6x6 esticado.

Abs.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4244 Mensagem por Bolovo » Ter Jun 09, 2015 7:41 pm

Gambiarra?

Jesus cristo, vou dormir.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61439
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6290 vezes
Agradeceram: 6641 vezes
Contato:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#4245 Mensagem por Túlio » Ter Jun 09, 2015 8:09 pm

Bolovo escreveu:Gambiarra?

Jesus cristo, vou dormir.

Bons sonhos.

Porque se achas que é só botar mais um eixo sem mexer em mais nada, sinto muito, mas só em sonho mesmo...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder