Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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kirk
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Re: Sobre o KC-390

#4006 Mensagem por kirk » Sáb Mai 30, 2015 10:34 am

YOHAM escreveu:Dei uma olhadinha por aqui e não encontrei o artigo de Mauro Santayana sobre a queda do A-400M e a inevitável reflexão sobre uma possível alternativa ao kc-390, da Embraer para alguns operadores, que estavam investindo no aeroplano da Airbus. Por conta disso, acho interessante divulgar o artigo, para análise dos colegas. O vídeo, logo abaixo, apesar de estar em chinês, dá pra ter uma ideia da dimenção de como o interesse pelo KC-390 desperta pelas bandas orientais ou pelos sócios do BRICS.
O KC-390 DA EMBRAER E A QUEDA DO AIRBUS A-400M

Imagem

(Hoje em Dia) - A queda de um avião A-400M, da Airbus, em Sevilha, na Espanha, no último sábado, que causou, infelizmente, várias vítimas fatais, poderá influir diretamente nas chances da aeronave de transporte militar KC-390, da Embraer, nos mercados internacionais.

Embora os dois aviões tenham diferenças substanciais – o A-400M é um pouco maior, tem maior raio de ação, e é turboélice, enquanto o KC-390 da Embraer tem aviônica totalmente computadorizada (fly-by-wire) e é um jato, oferecendo mais agilidade e velocidade em missões de intervenção e emergência civil ou de defesa – eles se destinam, basicamente, para o mesmo mercado: como tanques de combustível para abastecimento em voo de outras aeronaves e no transporte de tropas e equipamentos pesados, como tanques, e pretendem substituir centenas de velhos Hércules C-130, da Lockheed Martin, que estão em operação em todo o mundo.

O custo de desenvolvimento do A-400M, previsto inicialmente em 3,453 bilhões de euros (10 bilhões de reais), subiu para 5,500 bilhões de euros (16,5 bilhões de reais) em pouco mais de sete anos, o que mostra que alterações desse tipo em projetos pioneiros e altamente tecnológicos são comuns, e não apenas no Brasil ou em empresas como a Petrobras.

A Airbus, que também vende aviões civis, é uma companhia estatal, direta e indiretamente controlada pela França e Alemanha, e, marginalmente, pela Espanha, que tem uma participação de 6%.

No Brasil, embora o sucesso da Embraer seja atribuído à sua privatização, quem comanda a empresa, decide e financia o desenvolvimento de seus maiores projetos, principalmente na área militar, é, também, o governo brasileiro, que detêm uma “golden share” – espécie de ação estratégica deixada por Itamar Franco – que lhe dá poder de veto em caso de venda das ações da companhia para grandes controladores estrangeiros e em decisões relacionadas à defesa nacional.

Assim como o submarino nuclear brasileiro em construção, e os tanques Guarani fabricados em Sete Lagoas, ou a nova família de rifles IA-2, fabricada em Itajubá – esse avião é um projeto do governo Lula, que autorizou o seu desenvolvimento pela Embraer e a FAB e o financiamento da Finep e do – agora sob ataque – BNDES, com participação minoritária da República Tcheca, Argentina e de Portugal, que também adquiriram exemplares do KC-390.

A queda do A-400M na Espanha e a suspensão temporária de seu uso em vários países é um revés para a Airbus, que pode ter perdido para a Embraer ao menos dois clientes – a África do Sul, sócia do Brasil no BRICS, que desistiu da compra de oito A-400M, e a Suécia, parceira do Brasil no novo caça Gripen NG-BR, que já demonstrou interesse no avião brasileiro, que já está voando (vídeo) desde fevereiro.

O interessante, é que no "ocidente" o KC-390 não está despertando muita atenção, mas, no nosso sócio no BRICS, a China:


https://www.youtube.com/watch?v=qL-SzJjD76g
A mim parece mais a utilização do acidente do A-400 como "gancho" para uma propaganda político ideológica.




[] kirk

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Re: Sobre o KC-390

#4007 Mensagem por EduClau » Sáb Mai 30, 2015 1:48 pm

Acho que é mais ou menos por aí, noticia para consumo interno... e o eufemismo, "o A-400M é um pouco maior"...putz.
Não desmerecendo o Embraer, até porque são aeronaves de categorias diferentes, mas as prestações de peso e carga são 50% superiores no Airbus, proporcionalmente é mais ou menos a mesma diferença de pesos que existem entre um Rafale e um Gripen por exemplo.

sds.




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Re: Sobre o KC-390

#4008 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 16, 2015 11:09 am

COBERTURA ESPECIAL - GRIPEN NG BRAZIL - AVIAÇÃO

14 de Junho, 2015 - 20:00 ( Brasília )
Para a Força Aérea Sueca o KC-390 é preferencial se mantiver o cronograma de desenvolvimento

http://www.defesanet.com.br/gripenbrazi ... olvimento/
3 – A terceira menção ao Brasil foi a ausência do comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Nivaldo Rossato, convidado para ser o speaker, junto com o Major-General Bydén, alegou motivo de força maior para não comparecer ao evento.
Eu me pergunto aqui com os meus botões, o que seria de fato este "motivo de força maior" de parte do comandante da FAB para não participar de um evento tão importante quanto este, em que, inclusive, temos chances concretas de encetar ao menos dois produtos da BID em um dos países mais avançados em termos de tecnologia de defesa, e tanto no que compete ao estabelecimento de parcerias industriais como a devida, e desejável, propaganda positiva da possível introdução/adoção de produtos brasileiros pela força aérea sueca. O que não é qualquer coisa.

Sinceramente, será que a tesourada da fazenda nacional está comprometendo até mesmo o merchandising das exportações brasileiras, ou isso é obra, mais uma vez, da verborragia ideológica interna, do eterno país do 'paz e amor'? :roll:

abs




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Re: Sobre o KC-390

#4009 Mensagem por Arataca » Ter Jun 16, 2015 5:45 pm

Lamentável.

A minha impressão é algumas pessoas que tem estabilidade no emprego, não correm riscos de demissão,ou seja, estão com o 'seu' garantido aconteça o que acontecer, não se importam muito para o que vão falar sobre seus, digamos, mal hábitos.

Acredito não ser este o caso, mas acho que no mínimo deveria vir uma explicação muito forte e minimamente plausível para esta ausência. Se não vier/veio fica no ar um ranço de soberba que nunca deveria existir nestes cargos públicos sustentados pelo estado. 'Força maior' não vale!

Ah sim, e nós pagadores de impostos apenas ficamos com a conta de tudo isto que está aí.

1 abraço




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Re: Sobre o KC-390

#4010 Mensagem por Bourne » Qua Jun 17, 2015 1:13 am

O comandante pode ter ficado gripado ou ocorreu alguma emergência na esfera pessoal e familiar.

É claro que olharmos uma conspiração pode ter algo se movimentando embaixo da camada de água tranquila. Seja pelo FX, C390 ou ambo.

Aguardemos.




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Re: Sobre o KC-390

#4011 Mensagem por kirk » Dom Jun 21, 2015 11:04 pm

Aeronaves KC-390 da FAB terão radares Gabbiano da Selex ES
Publicado em 19/06/2015 por Fernando Valduga em Brasil, Força Aérea Brasileira, Militar

Imagem
A FAB vai ter radares Gabbiano da Selex EX nos seus KC-390. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)
Concepção artística do radar Gabbiano numa aeronave KC-390.

A Selex ES recebeu um contrato da Embraer Defesa e Segurança para fornecer um número não revelado de sistemas de radar Gabbiano T20 para os aviões de transporte KC-390 adquiridos pela Força Aérea Brasileira (FAB). As entregas começarão este ano.

O Gabbiano é um radar de banda X capaz de proporcionar alta precisão nas missões ISR, busca e salvamento e de patrulha no mar, na costa e terra. Baseado num transmissor de estado sólido, que oferece imagens de alta resolução e superior alcance de detecção. O Gabbiano vem equipado com um conjunto de modos, incluindo vigilância ar-mar com Track While Scan (TWS), mapeamento de solo de alta resolução (Spot / Strip-SAR), e navegação com o mapeamento de terreno. Ele foi selecionado por dez clientes internacionais. A versão do Gabbiano que irá equipar a aeronave KC-390 incorpora modos de radar otimizados para aeronave de transporte militar.

O contrato de produção da Embraer ocorre após a seleção do Gabbiano para fazer parte da linha de base do KC-390. A aeronave, que voou pela primeira vez em fevereiro, deverá desempenhar um papel importante no mercado internacional de transporte aéreo tático com vários países que têm pedidos firmes e opções confirmados e nas campanhas em curso em todas vendas pelo mundo.

Além do KC-390, a Selex ES está firmemente empenhada no Brasil, suas forças armadas e sua indústria de defesa. A empresa instalou equipamentos de bordo em todas as plataformas aerotransportadas chaves da Força Aérea Brasileira e da Marinha, incluindo o AMX, F-5, P95 e Lynx, com mais de 140 radares aerotransportados de controle de disparo de armas e de vigilância (M-Scan e AESA) atualmente em serviço no país. A empresa é também o principal parceiro de conjunto de sensores para o Saab Gripen NG, que foi adquirido pelo Brasil no âmbito do programa FX-2.

A Selex ES também se envolveu com a Marinha do Brasil na modernização das fragatas da classe Niterói e das corvetas classe Barroso e ajudou a desenvolver e implementar as capacidades de rede do Exército Brasileiro por meio da entrega do programa Sistac (Sistema Tático de Comunicações).
http://www.cavok.com.br/blog/aeronaves- ... -selex-es/




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Re: Sobre o KC-390

#4012 Mensagem por kirk » Dom Jun 21, 2015 11:06 pm

KC-390: Embraer diz que cortes orçamentais não terão “grande impacto” no programa
Publicado em 21/06/2015 por Fernando Valduga em Brasil, Força Aérea Brasileira, Militar

Imagem
O avião de transporte e reabastecimento aéreo KC-390 da Embraer. (Foto: Embraer)

O presidente da Embraer, Frederico Curado, considera que o corte de 25% no orçamento do ministério de Defesa no Brasil não vai ter “grande impacto” no programa do avião militar KC-390, admitindo apenas a possibilidade de alguma reprogramação.

“A minha expectativa é de que não tenha um grande impacto, nada que não possamos resolver. Pode haver alguma reprogramação, mas estou otimista de que isto não vai ser necessário”, disse Frederico Curado.

O responsável falava no evento da entrega do prêmio “Personalidade do Ano” 2014, com que também foi agraciado juntamente com o fundador e presidente do Conselho de Administração do Grupo Sonae, Belmiro de Azevedo, numa iniciativa promovida pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, em Lisboa.

O presidente da Embraer falou do corte de 25% no orçamento do ministério de Defesa no Brasil, explicando que ainda “não há uma definição específica” sobre os programas que vão ser afetados, mas reforçou que a expectativa é a de que o KC-390 “seja preservado”, até pela importância estratégica que tem para o país, a Força Aérea, o exército e as exportações do Brasil.

“Já estamos com 80% do avião desenvolvido. Estamos aguardando nas próximas semanas [julho] uma definição, com a expectativa positiva de que o programa vai ser preservado. Acho que o programa permanece bastante bem protegido, essa é a nossa expectativa”, disse.

Portugal está envolvido no projeto do KC-390 através do Centro de Excelência para a Inovação e Indústria CEIIA desenvolvimento e testes) e das unidades da Embraer no país: as OGMA, em Alverca, e as fábricas de Évora (construção de componentes).

Tal como outros 30 países, Portugal assinou uma carta de intenção de compra do KC-390, de até seis aeronaves.

O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou, no passado dia 04 de fevereiro, que a decisão para aquisição das aeronaves para a Força Aérea poderá avançar este ano.

Questionado sobre a concretização desta intenção por parte de Portugal, para substituir os atuais aviões Hércules C-130 da Força Aérea, Frederico Curado apenas disse: “Estamos torcendo para que sim”.

A nova aeronave da empresa brasileira, da terceira maior construtora aeronáutica do mundo, foi apresentada oficialmente no dia 21 de outubro do ano passado e realizou este ano, com sucesso, o seu primeiro voo (para avaliação da qualidade e desempenho).

O KC-390, segundo a Embraer, é um avião que poderá ser usado para o transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais.

Fonte: Agência Lusa
http://www.cavok.com.br/blog/kc-390-emb ... -programa/




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Re: Sobre o KC-390

#4013 Mensagem por Energys » Seg Jun 22, 2015 8:24 am

Notícia boa e alentadora.

Sobre a SELEX, seria bom que começassem a investir mais fortemente no Brasil, seu presente e futuro importante cliente.

Att.




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Re: Sobre o KC-390

#4014 Mensagem por joao fernando » Seg Jun 22, 2015 9:50 am

Ué...mas não era o tempo o senhor da razão?




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: Sobre o KC-390

#4015 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 22, 2015 5:37 pm

kirk escreveu:KC-390: Embraer diz que cortes orçamentais não terão “grande impacto” no programa
Publicado em 21/06/2015 por Fernando Valduga em Brasil, Força Aérea Brasileira, Militar

Imagem
O avião de transporte e reabastecimento aéreo KC-390 da Embraer. (Foto: Embraer)

Tal como outros 30 países, Portugal assinou uma carta de intenção de compra do KC-390, de até seis aeronaves.
Já tem tudo isso mesmo? :shock:

Sei não.

abs.




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Re: Sobre o KC-390

#4016 Mensagem por irlan » Seg Jun 22, 2015 7:08 pm

A TAB vindo aí....




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
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Re: Sobre o KC-390

#4017 Mensagem por general-lee » Ter Jun 23, 2015 6:21 pm

irlan escreveu:A TAB vindo aí....
kkkkkkk...antes um passaro na mão que dois voan..,...........do. sds [016]




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Re: Sobre o KC-390

#4018 Mensagem por irlan » Qua Jun 24, 2015 6:01 pm

O C-130 Hércules possui radar?,avião cargueiro precisa de radar?




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
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Re: Sobre o KC-390

#4019 Mensagem por joao fernando » Qui Jun 25, 2015 3:10 pm

irlan escreveu:O C-130 Hércules possui radar?,avião cargueiro precisa de radar?
Meteorológico. Até o bandeco tem




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: Sobre o KC-390

#4020 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Jun 25, 2015 3:16 pm

joao fernando escreveu:Meteorológico. Até o bandeco tem
Li um pouco sobre o Gabbiano, me pareceu que ele é um pouco mais do que um radar meteorológico, confirma?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
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