A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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wilsonjsjr
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Re: A-12

#12451 Mensagem por wilsonjsjr » Sáb Mai 23, 2015 6:42 pm

A12?

O que é, o que é? Uma porção de aço cercado de água por todos os lados....Mas que não se move.....




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Luís Henrique
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Re: A-12

#12452 Mensagem por Luís Henrique » Dom Mai 24, 2015 2:06 am

Túlio escreveu:Não vi nada de mais na curta entrevista, exceto pela sinalização cada vez mais forte ("está em estudos") de que há resistência em gastar os tubos para modernizar e manter o A-12. Diria que até 2016 (no máximo) eles chutam o balde, pois está virando uma questão de botar o A-12 de volta à ativa daqui a - com sorte - uns 4 anos ou ter escoltas, pois as atuais estão no osso.

A esta altura, a maior parte da expertise na operação do meio já foi para o escambau mesmo...
Túlio com U$ 400 mi o máximo que você compra de escoltas é UMA cv-03. Não da para comprar Melo 600 ou f-100.
E mesmo que desse UM UNICO escolta não resolveria muita coisa.
Se o valor se manter nesta faixa eu contínuo a favor da modernização do A-12.




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Re: A-12

#12453 Mensagem por Lord Nauta » Dom Mai 24, 2015 1:26 pm

Luís Henrique escreveu:
Túlio escreveu:Não vi nada de mais na curta entrevista, exceto pela sinalização cada vez mais forte ("está em estudos") de que há resistência em gastar os tubos para modernizar e manter o A-12. Diria que até 2016 (no máximo) eles chutam o balde, pois está virando uma questão de botar o A-12 de volta à ativa daqui a - com sorte - uns 4 anos ou ter escoltas, pois as atuais estão no osso.

A esta altura, a maior parte da expertise na operação do meio já foi para o escambau mesmo...
Túlio com U$ 400 mi o máximo que você compra de escoltas é UMA cv-03. Não da para comprar Melo 600 ou f-100.
E mesmo que desse UM UNICO escolta não resolveria muita coisa.
Se o valor se manter nesta faixa eu contínuo a favor da modernização do A-12.


Prezados Colegas,


No sentido de contribuir com o esclarecimento sobre a questão de custos. Vamos tomar como exemplo a modernização do São Paulo com um custo estimado de US$ 400 milhões. Este valor será incluído no Plano Diretor da MB e integrado ao orçamento da instituição com aportes de recursos distribuídos ao longo da realização do empreendimento modular relativo a modernização do meio, digamos em torno de cinco anos. O Plano Diretor contempla ações em curto, médio e longo prazos. As compras de oportunidade, por exemplo, de navios usados são realizadas geralmente com o também orçamento disponível da instituiçao.
A obtenção das CV03 já exige outra engenharia financeira que e independente do orçamento da MB. Os recursos para o PROSUPER, PROCV-03, PROSUB, PRONAE..etc são obtidos através de financiamentos de longo prazo que são assumidos pelo GF através do Tesouro Nacional. Em resumo a modernização de qualquer meio da Esquadra não tem impacto na obtenção de novos meios. Cancelar a modernização do São Paulo implica em cancelamento das verbas que já estão rubricadas para o mesmo. Os valores não são estornados para a MB para outros projetos.
A realidade e que o São Paulo poderá ser reconstruído, caso a inspeção do casco comprove que realmente o mesmo se encontra em excelente estado, com um valor correspondente a 1/5 de um navio novo. Reconstruído/modernizado ira operar até 2040. Neste espaço de tempo iremos implementando o PRONAE.
O avião que o São Paulo ira operar será o Gripen N. A modernização do A12 visa a operação desta aeronave. Este projeto esta caminhando bem obrigado e a primeira aeronave deve voar por volta de 2021.

Sds


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Re: A-12

#12454 Mensagem por alex » Dom Mai 24, 2015 2:59 pm

Eu acho que a modernização do SP só deve ser executada se for possível adotar um de vários tipos de aviões possíveis para sua ala aérea. Rafale e SH ( já discutidos repetidamente neste fórum) não conseguem operar full neste PÁ e o Sea Gripen e só uma intenção e um cad. Então o que sobra? F35?
Que mais? Gastar dinheiro em um PA que deve operar mais 20 anos depois desta possível reforma e continuar com Skyhawks não é uma boa ideia.




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Re: A-12

#12455 Mensagem por ABULDOG74 » Dom Mai 24, 2015 7:28 pm

Lord Nauta escreveu:
Luís Henrique escreveu: Túlio com U$ 400 mi o máximo que você compra de escoltas é UMA cv-03. Não da para comprar Melo 600 ou f-100.
E mesmo que desse UM UNICO escolta não resolveria muita coisa.
Se o valor se manter nesta faixa eu contínuo a favor da modernização do A-12.


Prezados Colegas,


No sentido de contribuir com o esclarecimento sobre a questão de custos. Vamos tomar como exemplo a modernização do São Paulo com um custo estimado de US$ 400 milhões. Este valor será incluído no Plano Diretor da MB e integrado ao orçamento da instituição com aportes de recursos distribuídos ao longo da realização do empreendimento modular relativo a modernização do meio, digamos em torno de cinco anos. O Plano Diretor contempla ações em curto, médio e longo prazos. As compras de oportunidade, por exemplo, de navios usados são realizadas geralmente com o também orçamento disponível da instituiçao.
A obtenção das CV03 já exige outra engenharia financeira que e independente do orçamento da MB. Os recursos para o PROSUPER, PROCV-03, PROSUB, PRONAE..etc são obtidos através de financiamentos de longo prazo que são assumidos pelo GF através do Tesouro Nacional. Em resumo a modernização de qualquer meio da Esquadra não tem impacto na obtenção de novos meios. Cancelar a modernização do São Paulo implica em cancelamento das verbas que já estão rubricadas para o mesmo. Os valores não são estornados para a MB para outros projetos.
A realidade e que o São Paulo poderá ser reconstruído, caso a inspeção do casco comprove que realmente o mesmo se encontra em excelente estado, com um valor correspondente a 1/5 de um navio novo. Reconstruído/modernizado ira operar até 2040. Neste espaço de tempo iremos implementando o PRONAE.
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Sds


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Olá camarada e amigo, excelente!!Nunca vi uma explicação tão técnica e perfeita!! Inclusive pediria sua permissão para reproduzir esse comentário no DAN(nos comentários que foram feitos abaixo da entrevista do CM da MB sobre o A-12).


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Re: A-12

#12456 Mensagem por Túlio » Dom Mai 24, 2015 7:45 pm

Bueno, vamos então acreditar em DUENDES... :lol: :lol: :lol: :lol:




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Re: A-12

#12457 Mensagem por juarez castro » Dom Mai 24, 2015 7:55 pm

Lord Nauta escreveu:
Luís Henrique escreveu: Túlio com U$ 400 mi o máximo que você compra de escoltas é UMA cv-03. Não da para comprar Melo 600 ou f-100.
E mesmo que desse UM UNICO escolta não resolveria muita coisa.
Se o valor se manter nesta faixa eu contínuo a favor da modernização do A-12.


Prezados Colegas,


No sentido de contribuir com o esclarecimento sobre a questão de custos. Vamos tomar como exemplo a modernização do São Paulo com um custo estimado de US$ 400 milhões. Este valor será incluído no Plano Diretor da MB e integrado ao orçamento da instituição com aportes de recursos distribuídos ao longo da realização do empreendimento modular relativo a modernização do meio, digamos em torno de cinco anos. O Plano Diretor contempla ações em curto, médio e longo prazos. As compras de oportunidade, por exemplo, de navios usados são realizadas geralmente com o também orçamento disponível da instituiçao.
A obtenção das CV03 já exige outra engenharia financeira que e independente do orçamento da MB. Os recursos para o PROSUPER, PROCV-03, PROSUB, PRONAE..etc são obtidos através de financiamentos de longo prazo que são assumidos pelo GF através do Tesouro Nacional. Em resumo a modernização de qualquer meio da Esquadra não tem impacto na obtenção de novos meios. Cancelar a modernização do São Paulo implica em cancelamento das verbas que já estão rubricadas para o mesmo. Os valores não são estornados para a MB para outros projetos.
A realidade e que o São Paulo poderá ser reconstruído, caso a inspeção do casco comprove que realmente o mesmo se encontra em excelente estado, com um valor correspondente a 1/5 de um navio novo. Reconstruído/modernizado ira operar até 2040. Neste espaço de tempo iremos implementando o PRONAE.
O avião que o São Paulo ira operar será o Gripen N. A modernização do A12 visa a operação desta aeronave. Este projeto esta caminhando bem obrigado e a primeira aeronave deve voar por volta de 2021.

Sds


Lord Nauta
Nauta, com 400 milhões você mal e porcamente moderniza a propulsão e talvez consiga instalar uma nova caldeira para gerar vapor para as catapultas, e o resto como é que fica:

E a catapulta lateral que está podre, precisa fabricar uma nova, o fabricante não tem mais os gabaritos e precisa ser refeito tudo. O aparelho de parada, cujo o sistema hidráulico está totalmente comprometido e carece do mesmo problema das catapultas, não é mais fabricado a anos.
Não cheguei ainda nos sistemas eletrônicos, radares, diretores de tiro e sistemas de defesa AA, pode colocar 1.5 bilhões ou mais, e aí pergunto, de onde vai sair o dinheiro, e para usar o navio par mais dez anos, vale a pena???
eu acredito que não.

Grande abraço




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Re: A-12

#12458 Mensagem por juarez castro » Dom Mai 24, 2015 7:58 pm

Túlio escreveu:Bueno, vamos então acreditar em DUENDES... :lol: :lol: :lol: :lol:
Fadas, Gnomos, papai Noel e Coelinho da Páscoa, é incrível eles não aprendem a lição.

Senhores , como disse o túlio, se nos últimos dez anos de "fartura" a MB não conseguiu para um corveta Inhaúma e fazer um PMG decente, o que faz vocês imaginarem que conseguirá manter ou ainda reformar o SP.


Grande abraço




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Re: A-12

#12459 Mensagem por juarez castro » Dom Mai 24, 2015 8:02 pm

Energys escreveu:
juarez castro escreveu:Não ela não está tomada, pois ao contrário do comando anterior, o atual CM tem primado pela ponderação e pelos pés no chão. A decisão sobre o SP só e somente será tomada após a conclusão de todas as análises ora em curso, até lá qualquer afirmativa tácita disto ou daquilo é chute.
Eu acho, repito, acho, uma opinião pessoal que, ou sai algo muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito meia boca sem mexer em nada este ano e em 2017 por falta absoluta de recursos ou vai para banha.

Grande abraço
Então tá... :wink:

O tempo mais uma vez sendo senhor da verdade, mas temos sapiências navalis acá que mais sabem do que o próprio CM:

http://www.defesaaereanaval.com.br/entr ... paulo-a12/

Grande abraço

Sem mais. :wink:

Att.




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Re: A-12

#12460 Mensagem por general-lee » Dom Mai 24, 2015 8:06 pm

wilsonjsjr escreveu:A12?

O que é, o que é? Uma porção de aço cercado de água por todos os lados....Mas que não se move.....
RE- Economia Brasileira........................
:roll: :roll: [000]




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Re: A-12

#12461 Mensagem por Luís Henrique » Dom Mai 24, 2015 9:03 pm

juarez castro escreveu:
Túlio escreveu:Bueno, vamos então acreditar em DUENDES... :lol: :lol: :lol: :lol:
Fadas, Gnomos, papai Noel e Coelinho da Páscoa, é incrível eles não aprendem a lição.

Senhores , como disse o túlio, se nos últimos dez anos de "fartura" a MB não conseguiu para um corveta Inhaúma e fazer um PMG decente, o que faz vocês imaginarem que conseguirá manter ou ainda reformar o SP.


Grande abraço
Juarez, esse ano estamos em crise, mas de qualquer forma o investimento nas forças armadas está aumentando com o passar dos anos.

Em 2012 tivemos R$ 10 bi para custeio e investimentos.
Esse ano (2015) teríamos R$ 22 bi, com o corte ficamos com R$ 17 bi.

Sobre o valor de 400 milhões que o Nauta colocou é em Dólares.

Você acredita que a modernização do A-12 custará 1,5 bi de DÓLARES???

Se for eu passo a não mais apoiar a empreitada. Mas pelo que foi divulgado pela própria MB o custo será bem menor.
Ai continuo achando que vale à pena.




Editado pela última vez por Luís Henrique em Dom Mai 24, 2015 9:29 pm, em um total de 1 vez.
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Re: A-12

#12462 Mensagem por Lord Nauta » Dom Mai 24, 2015 9:10 pm

juarez castro escreveu:
Lord Nauta escreveu:

Prezados Colegas,


No sentido de contribuir com o esclarecimento sobre a questão de custos. Vamos tomar como exemplo a modernização do São Paulo com um custo estimado de US$ 400 milhões. Este valor será incluído no Plano Diretor da MB e integrado ao orçamento da instituição com aportes de recursos distribuídos ao longo da realização do empreendimento modular relativo a modernização do meio, digamos em torno de cinco anos. O Plano Diretor contempla ações em curto, médio e longo prazos. As compras de oportunidade, por exemplo, de navios usados são realizadas geralmente com o também orçamento disponível da instituiçao.
A obtenção das CV03 já exige outra engenharia financeira que e independente do orçamento da MB. Os recursos para o PROSUPER, PROCV-03, PROSUB, PRONAE..etc são obtidos através de financiamentos de longo prazo que são assumidos pelo GF através do Tesouro Nacional. Em resumo a modernização de qualquer meio da Esquadra não tem impacto na obtenção de novos meios. Cancelar a modernização do São Paulo implica em cancelamento das verbas que já estão rubricadas para o mesmo. Os valores não são estornados para a MB para outros projetos.
A realidade e que o São Paulo poderá ser reconstruído, caso a inspeção do casco comprove que realmente o mesmo se encontra em excelente estado, com um valor correspondente a 1/5 de um navio novo. Reconstruído/modernizado ira operar até 2040. Neste espaço de tempo iremos implementando o PRONAE.
O avião que o São Paulo ira operar será o Gripen N. A modernização do A12 visa a operação desta aeronave. Este projeto esta caminhando bem obrigado e a primeira aeronave deve voar por volta de 2021.

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E a catapulta lateral que está podre, precisa fabricar uma nova, o fabricante não tem mais os gabaritos e precisa ser refeito tudo. O aparelho de parada, cujo o sistema hidráulico está totalmente comprometido e carece do mesmo problema das catapultas, não é mais fabricado a anos.
Não cheguei ainda nos sistemas eletrônicos, radares, diretores de tiro e sistemas de defesa AA, pode colocar 1.5 bilhões ou mais, e aí pergunto, de onde vai sair o dinheiro, e para usar o navio par mais dez anos, vale a pena???
eu acredito que não.

Grande abraço


Esclarecendo o Colega: - A unidade monetária que me referi em relação ao valor de 400 milhões e em dolar americano e não em real. Este valor e o mínimo para uma modernização do porte que se pretende.

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Re: A-12

#12463 Mensagem por Lord Nauta » Dom Mai 24, 2015 9:12 pm

Luís Henrique escreveu:
juarez castro escreveu: Fadas, Gnomos, papai Noel e Coelinho da Páscoa, é incrível eles não aprendem a lição.

Senhores , como disse o túlio, se nos últimos dez anos de "fartura" a MB não conseguiu para um corveta Inhaúma e fazer um PMG decente, o que faz vocês imaginarem que conseguirá manter ou ainda reformar o SP.


Grande abraço
Juarez, esse ano estamos em crise, mas de qualquer forma o investimento nas forças armadas está aumentando com o passar dos anos.

Em 2012 tivemos U$ 10 bi para custeio e investimentos.
Esse ano (2015) teríamos U$ 22 bi, com o corte ficamos com U$ 17 bi.

Sobre o valor de 400 milhões que o Nauta colocou é em Dólares.

Você acredita que a modernização do A-12 custará 1,5 bi de DÓLARES???

Se for eu passo a não mais apoiar a empreitada. Mas pelo que foi divulgado pela própria MB o custo será bem menor.
Ai continuo achando que vale à pena.

Complementando a informação mesmo com o corte de 5,6 bilhões de R$ o orçamento de 2015 e maior, por exemplo, do que o de 2013 que ficou em torno de R$ 15 bilhões.

Sds


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Re: A-12

#12464 Mensagem por Lord Nauta » Dom Mai 24, 2015 9:18 pm

ABULDOG74 escreveu:
Lord Nauta escreveu:

Prezados Colegas,


No sentido de contribuir com o esclarecimento sobre a questão de custos. Vamos tomar como exemplo a modernização do São Paulo com um custo estimado de US$ 400 milhões. Este valor será incluído no Plano Diretor da MB e integrado ao orçamento da instituição com aportes de recursos distribuídos ao longo da realização do empreendimento modular relativo a modernização do meio, digamos em torno de cinco anos. O Plano Diretor contempla ações em curto, médio e longo prazos. As compras de oportunidade, por exemplo, de navios usados são realizadas geralmente com o também orçamento disponível da instituiçao.
A obtenção das CV03 já exige outra engenharia financeira que e independente do orçamento da MB. Os recursos para o PROSUPER, PROCV-03, PROSUB, PRONAE..etc são obtidos através de financiamentos de longo prazo que são assumidos pelo GF através do Tesouro Nacional. Em resumo a modernização de qualquer meio da Esquadra não tem impacto na obtenção de novos meios. Cancelar a modernização do São Paulo implica em cancelamento das verbas que já estão rubricadas para o mesmo. Os valores não são estornados para a MB para outros projetos.
A realidade e que o São Paulo poderá ser reconstruído, caso a inspeção do casco comprove que realmente o mesmo se encontra em excelente estado, com um valor correspondente a 1/5 de um navio novo. Reconstruído/modernizado ira operar até 2040. Neste espaço de tempo iremos implementando o PRONAE.
O avião que o São Paulo ira operar será o Gripen N. A modernização do A12 visa a operação desta aeronave. Este projeto esta caminhando bem obrigado e a primeira aeronave deve voar por volta de 2021.

Sds


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Olá camarada e amigo, excelente!!Nunca vi uma explicação tão técnica e perfeita!! Inclusive pediria sua permissão para reproduzir esse comentário no DAN(nos comentários que foram feitos abaixo da entrevista do CM da MB sobre o A-12).


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Prezado Colega,


Agradeço suas palavras respeitosas e motivadoras.Quanto ao texto em referencia apenas o fiz com base no conhecimento do Plano Diretor da MB. Aproveito para manifestar minha permissão prévia de reprodução de qualquer texto que os colegas achem ser pertinentes em divulgar em outros fóruns ou sites.


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Re: A-12

#12465 Mensagem por Lord Nauta » Dom Mai 24, 2015 9:21 pm

alex escreveu:Eu acho que a modernização do SP só deve ser executada se for possível adotar um de vários tipos de aviões possíveis para sua ala aérea. Rafale e SH ( já discutidos repetidamente neste fórum) não conseguem operar full neste PÁ e o Sea Gripen e só uma intenção e um cad. Então o que sobra? F35?
Que mais? Gastar dinheiro em um PA que deve operar mais 20 anos depois desta possível reforma e continuar com Skyhawks não é uma boa ideia.

Colega.

O Gripen N vai ser uma realidade. Esta decisão já esta tomada e pasmem tem apoio no MD. O JV gostou particularmente de dois projetos FX e PROSUB, inclusive já deixou transparecer este entusiasmo publicamente.

Sds


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