TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74941 Mensagem por Penguin » Seg Mai 18, 2015 9:03 pm

Carlos Lima escreveu:
knigh7 escreveu: Tá bom, com representantes da Rosoboronexport dizendo à FlightGlobal que as exigências de off-set do FX2 eram irrealistas... :roll: :roll: :roll:
:lol: :lol:

Pois é... sem as salvaguardas... sem dúvidas as exigências do F-X2 eram irrealistas... e honestamente existiam uma meia dúzia de ítens (que eram pura viagem na maionese sim... ;) ).

[]s
CB_Lima
Lima,

Esse papo do acordo, cuja única fonte é PP, soa inconsistente.

Responder a um RFI para participar de uma concorrência da qual participavam outras 5 aeronaves
É MUITO DIFERENTE DE
Ser o selecionado para o short list, responder ao RFP e outros questionamentos detalhadamente, ser o escolhido e depois de uns dois anos de negociação ter o contrato assinado.

Os russos foram eliminado na 1a etapa (2008). Os russos mal responderam ao RFI e foram eliminados.
Simplesmente podiam, SE TIVESSEM o caça selecionado no final do processo em 2013, condicionar a assinatura do contrato com a assinatura de qualquer acordo que fosse necessário. Ou seja, só iriam transferir algum conhecimento caso o Su-35 fosse escolhido e o contrato assinado. Isso levaria anos. Dariam para assinar N acordos nesse tempo.

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Second Su-35 Airborne
Posted by Bill Sweetman at 10/7/2008 6:33 AM CDT

Maxim Pyadushkin reports: The second prototype of Sukhoi Su-35 multirole fighter made its maiden flight in Komsomolsk-on-Amur on October 2, staying airborne for about an hour checking engine and flight control modes. A third aircraft is in assembly at Komsomolsk-on-Amur, but with no firm flight date.

The single-seat Su-35 (or Su-27M2) combines the proven Su-27 airframe with more powerful 117S engines and revised avionics, including a new radar and cockpit and three-dimensional thrust vectoring. The first prototype flew in February this year. Sukhoi reports that it has flown 40 times and demonstrated supercruise speed. The second aircraft, says Sukhoi, will allow flight tests to be competed in 2009. The first deliveries are planned for 2011. The Su-35 failed to make the short list for Brazil’s new fighter, losing to Boeing F-18E/F, Dassault's Rafale and Saab's Gripen NG. A Sukhoi source complains that the Brazilian choice was affected by political reasons. Brazil’s offset requirements were also unrealistic for the Russian side, he adds.




Editado pela última vez por Penguin em Seg Mai 18, 2015 9:38 pm, em um total de 3 vezes.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74942 Mensagem por Penguin » Seg Mai 18, 2015 9:10 pm

Luís Henrique escreveu:
Carlos Lima escreveu: A bem da verdade o que aconteceu foi que para que o Brasil tivesse acesso a transferencia de tecnologia Russa era necessario assinar um acordo de salvaguardas e obviamente a short list saiu antes disso... Dai fica dificil

[]s
CB

Exatamente Lima.

Para mim está claro, quando não se quer comprar equipamento de um determinado país, por ideologia, preconceito ou para não desagradar o nosso 'dono', ai é só arrumar uma 'desculpa'.

Os russos transferem muito mais tecnologia que os EUA. Quem duvida disso???? Todo mundo sabe.
A Índia e a China estão ai para demonstrar.
Qual país ajuda outro a desenvolver um míssil antinavio supersônico como o Brahmos???

Os russos foram dispensados por OUTRAS questões. Eu tenho muito confiança que é devido à alergia de algumas pessoas com equipamentos que não sejam ocidentais.,
Luis,

Lima tem postado um monte de notícias sobre F-35 fabricados na Europa (UK e Itália), países participando na cadeia de suprimento, Israel fabricando partes e customizando seus caças. Sei lá, a realidade parece um pouco diferente do que vc descreve.

Com relação a ToT russas na China...
Chinese Engineer Cracks Russian Su-27 Fighter Production Codes
A DEBKAfile Exclusive from Beijing

A 33-year old Chinese software engineer, Zhu Rong Gong, has duplicated the secret fire-control software and systems integration for Russia Su-27 series of aircraft, giving his country drive towards the fully autonomous production of this potent weapon a sharp spurt.

DEBKAfile reports this feat of Beijing commercial-military intelligence from its exclusive Chinese sources.

Zhu, who works at China Luoyang Institute of Electro-Optical Equipment (AVIC Research Institute Number 613), has won many awards, including a personal commendation from Defense Minister General Chi Haotian.

China is currently believed to operate 100 or more of these state of the art fighter aircraft, which parallel the Russian Mig-29 and US F-15C. In February 1996, Russia sold full Su-27 production rights to China for US$2.5 billion, but withheld the production secrets of certain key technologies, such as the software used to control the aircraft sophisticated integrated fire control system, which were supplied only in black box form.

Initially, China completed its first domestic production of SU-27s, which the Chinese air force designates J-11, in late 1998, from imported components. By the end of this year, its output is expected to reach ten aircraft and then rise to 15 annually. The Chinese estimate eventual domestic production going up to 100 per year, although Western estimates put this total at no more than 10 to 20 aircraft per year with substantial Russian assistance.

During August 1999, Beijing and Moscow signed an agreement for the purchase of 40 or more Su-30MKK (i.e. modernizirovannyi kommerchesky dla Kitaya, or modernized commercially for China) fighter-bombers from the Irktusk Aircraft Production Association in a contract worth up to another US$2.5 billion. A co-production agreement was subsequently made for an additional 250 aircraft, most likely at the Shenyang facility, and the purchase of a second batch of 40 constructed aircraft.

The Su-30MKK is a sophisticated long-range attack version of the Su-27 that can deliver a wide variety of ordnance.

The Russians counted on their bans and restrictions, coupled with China practical limitations, to hold Beijing back from modernizing and exporting non-licensed versions of the SU-27 and SU-30 variants without their help. They relied on the fact that the AL-31F engines and all the sets of radio-electronic equipment for these planes had to come from Russia.

However, Chinese intelligence has actively pursued the secrets of the aircraft sub-systems Russia is withholding. During early 1999, a plot to steal key Sukhoi Su-27 technologies denied to China was reportedly foiled by the Russian Federal Security Service; on May 1, 1999, the Russian Far East Military District Court charged two Chinese nationals and five Russians with stripping two sets of equipment from Russian operational aircraft and from the Komsomolsk-na-Amur Aviation Production Works, where the Su-27 is manufactured. Most of the stolen items were believed recovered.

The Luoyang Institute of Electro-Optical Equipment, Luoyang, Henan Province, where Zhu is employed, has been a key establishment for Chinese airborne fire control systems for two decades. It has over 1,500 employees, including some 100 senior scientists and 300 engineers. Its departments include: fire control engineering; fire control computer; electro-optical display technology; rate gyro sensor; TV, laser and infrared technology; fire control simulation technology; opto-electronic aiming technology; trial production factory, etc. It has developed three generations of fire control and electro-optical systems (e.g. automatic tracking systems, helmet-mounted tracking and display systems, airborne video recording systems, HUD/fire targeting system, etc.), some of which the institute claims have reached Western levels of sophistication. The institute has ISO9001 quality certification and a simulation lab for airborne fire control systems.

Its work, crowned by Zhu Rong Gongâ duplication feat, has contributed significantly towards China mass-producing its own updated and improved versions of the Su-27 fighter aircraft design, free of dependence on Moscow.
http://www.debka.com/article/2567/




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74943 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mai 18, 2015 9:27 pm

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu: :lol: :lol:

Pois é... sem as salvaguardas... sem dúvidas as exigências do F-X2 eram irrealistas... e honestamente existiam uma meia dúzia de ítens (que eram pura viagem na maionese sim... ;) ).

[]s
CB_Lima
Lima,

Esse papo do acordo, cuja única fonte é PP, soa inconsistente.

Responder a um RFI para participar de uma concorrência da qual participavam outras 5 aeronaves
É MUITO DIFERENTE DE
Ser o selecionado para o short list, responder ao RFP e outros questionamentos detalhadamente, ser o escolhido e depois de uns dois anos de negociação ter o contrato assinado.

Os russos foram eliminado na 1a etapa (2008). Os russos mal responderam ao RFI e foram eliminados.
Simplesmente podiam, SE TIVESSEM o caça selecionado no final do processo em 2013, condicionar a assinatura do contrato com a assinatura de qualquer acordo que fosse necessário. Ou seja, só iriam transferir algum conhecimento caso o Su-35 fosse escolhido e o contrato assinado. Isso leva anos. Dariam para assinar N acordo nesse tempo.

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Maxim Pyadushkin reports: The second prototype of Sukhoi Su-35 multirole fighter made its maiden flight in Komsomolsk-on-Amur on October 2, staying airborne for about an hour checking engine and flight control modes. A third aircraft is in assembly at Komsomolsk-on-Amur, but with no firm flight date.

The single-seat Su-35 (or Su-27M2) combines the proven Su-27 airframe with more powerful 117S engines and revised avionics, including a new radar and cockpit and three-dimensional thrust vectoring. The first prototype flew in February this year. Sukhoi reports that it has flown 40 times and demonstrated supercruise speed. The second aircraft, says Sukhoi, will allow flight tests to be competed in 2009. The first deliveries are planned for 2011. The Su-35 failed to make the short list for Brazil’s new fighter, losing to Boeing F-18E/F, Dassault's Rafale and Saab's Gripen NG. A Sukhoi source complains that the Brazilian choice was affected by political reasons. Brazil’s offset requirements were also unrealistic for the Russian side, he adds.
Não foi bem assim Santiago...

Existia uma exigência que para que o Brasil pudesse receber a transferência de tecnologia que gostaria, tal acordo tinha que ser assinado (da mesma forma que o Brasil esperou a Hilary dar a Benção para colocar o SHornet na short list).

O acordo não foi assinado... a Transferência que a FAB queria não fez parte da proposta, os russos dançaram!

[]s
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CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74944 Mensagem por Penguin » Seg Mai 18, 2015 9:56 pm

Carlos Lima escreveu:
Penguin escreveu: Lima,

Esse papo do acordo, cuja única fonte é PP, soa inconsistente.

Responder a um RFI para participar de uma concorrência da qual participavam outras 5 aeronaves
É MUITO DIFERENTE DE
Ser o selecionado para o short list, responder ao RFP e outros questionamentos detalhadamente, ser o escolhido e depois de uns dois anos de negociação ter o contrato assinado.

Os russos foram eliminado na 1a etapa (2008). Os russos mal responderam ao RFI e foram eliminados.
Simplesmente podiam, SE TIVESSEM o caça selecionado no final do processo em 2013, condicionar a assinatura do contrato com a assinatura de qualquer acordo que fosse necessário. Ou seja, só iriam transferir algum conhecimento caso o Su-35 fosse escolhido e o contrato assinado. Isso leva anos. Dariam para assinar N acordo nesse tempo.

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Não foi bem assim Santiago...

Existia uma exigência que para que o Brasil pudesse receber a transferência de tecnologia que gostaria, tal acordo tinha que ser assinado (da mesma forma que o Brasil esperou a Hilary dar a Benção para colocar o SHornet na short list).

O acordo não foi assinado... a Transferência que a FAB queria não fez parte da proposta, os russos dançaram!

[]s
CB_Lima
Não foi bem assim digo eu.
Os russos naquele momento não iriam transferir nada. Teriam apenas que responder a umas perguntas da FAB como todos os demais concorrentes. De fato preecheram o RFI no prazo, como todos os demais e foram eliminados, como outros 2 concorrentes (2008).
Hilary dar a benção equivale a Putin dar a benção. Isso não tem nada a ver com proteção de informações sigilosas.
O acordo de defesa com os EUA só foi firmado em 2010 (depois do SH ser escolhido para o short list), e depois do acordo ser firmado com a Rússia em 2009 e até hoje não foi votado no Congresso.
O Brasil só assinou acordo que trata de projetos de interesse na área militar com a Suécia sobre proteção de informações em 2014!! Depois do Gripen ser escolhido (http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/1 ... 7as-suecos).

Acordo cooperação de defesa com a França: 2005
Acordo cooperação de defesa com a Rússia: 2009
Acordo cooperação de defesa com os EUA: 2010
Acordo cooperação de defesa com a Suécia: 2014

Do que os russos supostamente estariam se queixando mesmo?!
Na realidade, os russos nunca se queixaram, com exceção do expresso no artigo da Aviation Week. As queixas vêm sempre de entusiastas brasileiros.




Editado pela última vez por Penguin em Seg Mai 18, 2015 10:10 pm, em um total de 2 vezes.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74945 Mensagem por mmatuso » Seg Mai 18, 2015 9:58 pm

"E nessas duas coasiões todas as aeronaves completaram o percurso sozinhas, sem necessidade de reabastecimento"

:o

Onde testaram o gripen NG:
Spoiler!
Imagem




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74946 Mensagem por Penguin » Seg Mai 18, 2015 10:02 pm

mmatuso escreveu:"E nessas duas coasiões todas as aeronaves completaram o percurso sozinhas, sem necessidade de reabastecimento"

:o

Onde testaram o gripen NG:
Spoiler!
Imagem
Matuso,

Já foi explicado em detalhes pela FAB que os caças foram testados nos respectivos países de origem e que foram simuladas missões equivalentes às que seriam feitas pela FAB aqui no Brasil.

[]s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74947 Mensagem por mmatuso » Seg Mai 18, 2015 10:20 pm

Testaram o Gripen CD ou NG ou o Demo?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74948 Mensagem por general-lee » Seg Mai 18, 2015 10:38 pm

Rapazes existe uma frase mitologica nos sites de defesa no Brasil que é:Ter nâo significa operar:portanto melhor um Gripen de hangar que umHornet ou Rafale ou SU35 de prancheta,pois mal conseguimos colocar no ar mais de 15 aviôes ao mesmo tempo;essa é nossa realidades e deixem de sonhar e terem fantasias como a do Peter Pan.....sds




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74949 Mensagem por Bolovo » Seg Mai 18, 2015 10:44 pm

general-lee escreveu:Rapazes existe uma frase mitologica nos sites de defesa no Brasil que é:Ter nâo significa operar:portanto melhor um Gripen de hangar que umHornet ou Rafale ou SU35 de prancheta,pois mal conseguimos colocar no ar mais de 15 aviôes ao mesmo tempo;essa é nossa realidades e deixem de sonhar e terem fantasias como a do Peter Pan.....sds
Não mais de 15? Esses irresponsáveis compraram 36! Pra que FX2 afinal? Me explica, com desenhos.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74950 Mensagem por general-lee » Seg Mai 18, 2015 11:03 pm

Bolovo de cada três voando ,um fica pra manutençâo,de cada 15, 3 ficam em prontidâo nos hangares principalmente na base dos caçadores fora a falta de money para o combustivel e reposiçâo de peças , isto é:estamos com problemas de logistica ha muiiiiito tempo! sds




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74951 Mensagem por Bolovo » Seg Mai 18, 2015 11:06 pm

general-lee escreveu:Bolovo de cada três voando ,um fica pra manutençâo,de cada 15, 3 ficam em prontidâo nos hangares principalmente na base dos caçadores fora a falta de money para o combustivel e reposiçâo de peças , isto é:estamos com problemas de logistica ha muiiiiito tempo! sds
Sim, eu sei. Então critique o FX2 e os 36 Gripens, afinal não temos verba nem para eles... certo?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74952 Mensagem por Bourne » Seg Mai 18, 2015 11:33 pm

Tinha que ser o gripinho bombado e não o gripão BR huehue. Seria uma forma de cortar custos e riscos.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74953 Mensagem por knigh7 » Seg Mai 18, 2015 11:41 pm

Carlos Lima escreveu:
knigh7 escreveu: Tá bom, com representantes da Rosoboronexport dizendo à FlightGlobal que as exigências de off-set do FX2 eram irrealistas... :roll: :roll: :roll:
:lol: :lol:

Pois é... sem as salvaguardas... sem dúvidas as exigências do F-X2 eram irrealistas... e honestamente existiam uma meia dúzia de ítens (que eram pura viagem na maionese sim... ;) ).

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Novamente: os russos poderiam vincular a transferência de tecnologia no FX2 mediante a assinatura do protocolo. A transferência de tecnologia não iria ocorrer naquele momento. Poderiam colocar e fazer essa vinculação.


Vou parar por aqui, porque estou sendo obrigado a falar comezinho para quem na verdade não quer entender....




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74954 Mensagem por Bolovo » Ter Mai 19, 2015 12:24 am

Bourne escreveu:Tinha que ser o gripinho bombado e não o gripão BR huehue. Seria uma forma de cortar custos e riscos.
Com certeza. O Gripen NG foi um grande erro (não pra SAAB, eles conseguiram o otário perfeito). Eu pensei que as escolhas ruins da FAB tinham ficado no passado, mas aí me aparecem com um combo de Gloster Meteor e AMX ao mesmo tempo...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74955 Mensagem por knigh7 » Ter Mai 19, 2015 12:28 am

Carlos Lima escreveu:
O Gripen NG tem a obrigação de ser um projeto avançado até porque só entra em serviço em 2020++ (se ainda assim não fosse avançado... vou te contar!! :lol: )

Agora achar que o resto do mundo não está aprendendo as suas lições com conflitos e vida operacional e irá ficar parado enquanto o Gripen "é o mais avançado" é querer tapar muito o sol da peneira.

Afinal toda a 'listinha' de """"avanços"""" do Gripen é na área eletrônica e o que impede que os demais projetos também se atualizem? Bom... e quanto ao Meteor... todo mundo vai usar o mesmo míssil... ou seja... nada de novo.

Mas a máxima continua... esticou e puxou daqui e ali... mostra que os limites da célula estão sendo explorados e não há como fugir disso.

Uma hora é para levar mais cabides, e ter mais refrigeração para o radar (já que o bico antigo não dava conta), e depois é um pedaço aqui e outro ali e outro acolá.

Em resumo... tem a obrigação de ser no mínimo um avião bom, mas daí a achar que o resto do mundo vai ficar assitindo e batendo palmas... só no Brasil mesmo. :(

[]s
CB_Lima
Bom, pelo menos chegamos a um acordo que o GripenNG vai ser bastante moderno.

Do Typhoon eu não conheço o MLU, mas do Rafale, por estar na concorrência eu havia pesquisado bem sobre o tema.

A matéria mais completa que eu conheço sobre o MLU dele é do Roberta Wall, da Aviation Week:

http://aviationweek.com/awin/plans-furt ... des-emerge

Mas vc vai ver que o MLU, por ser ainda bem distante, (não será antes de 2.025) ainda tem muito "se"...o que acaba prejudicando a comparação.

O projeto do GripenNG é mais fácil saber obviamente, pois está em execução. Tem bastante dados na mídia especializada, mas não é só dela que se pega informação...




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