TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 5001
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceu: 1231 vezes
Agradeceram: 734 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74911 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Mai 18, 2015 9:49 am

Prezados,

É interessante a capacidade de alguns deste fórum de tentar manipular uma situação e reescrever a história. Saem pinçando notícias à procura de “fatos” que justifiquem suas convicções só por não concordarem com a escolha pelo Gripen NG.

É tanta barbaridade escrita, para não dizer outra coisa, que ao final eu penso: o que esse pessoal sabe sobre desenvolvimento? Escrevem com tanto romantismo e colocam as coisas com tanta facilidade e em nenhum momento questionam: bem, se é tão fácil, por que outros ainda não fizeram o que estou propondo? O nível de discussão aqui no fórum DB está tão baixo, que até ventoinha virou motivo para inviabilizar um projeto. Só rindo mesmo. Deve ser a falta de argumentação mais consistente.

Não acho que o Gripen NG seja o melhor dos caças disponíveis atualmente e tão pouco acredito que será futuramente um “F-35”. Mas em relação aos concorrentes e pelo que ofertado por cada uma das empresas (levando em consideração o que foi anunciado), pode ser considerado a melhor proposta. O que muitos ainda relutam em aceitar é que compramos um pacote e não um caça em isolado. Aí, ficam discutindo sobre alcance e capacidade de carga e relegam todo o restante a um segundo plano.

Existem riscos? Claro, afinal trata-se do desenvolvimento de um projeto. Agora pensem, se não temos amadurecimento suficiente para entrar num projeto que está meio caminho andando, então o que dizer de projetos como o F-35 e PAK-FA?

Operacionalidade? Eu, com toda a minha ignorância, pensei que operacionalidade era pensada em aspecto mais amplo e em todas as situações possíveis. Agora, se é para fazer bonito nas paradas de Sete de Setembro e em alguns exercícios, bem, aí até F-16 tá de bom tamanho. Agora, não venham reclamar quando, por algum motivo, não pudermos deslocar esses vetores para além das nossas fronteiras só porque existe uma cláusula que proíbe. Operacionalidade de verdade só se consegue quando a indústria nacional consegue suprir em grande parte as necessidades das demandas da Forças Armadas, do contrário, você se torna uma marionete.

O Brasil sofre com a qualidade dos engenheiros formados no país? Com certeza, o que não falta é especialista de verdade para confirmar isso. Mas aí, o problema é do MEC e não da FAB. Enquanto o MEC não mudar as regras de avaliação dos cursos superiores e criar mecanismos de avaliação e punição das escolas do ensino fundamental e médio, vai continuar esta bagunça. Pasmem, instituições que outrora eram sinônimos de qualidade, hoje estão sentindo na pele os efeitos deste descaso (Ex: ITA).


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19191
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2061 vezes
Agradeceram: 2620 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74912 Mensagem por knigh7 » Seg Mai 18, 2015 12:17 pm

Luís Henrique escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:Tinha comprado essa revista só por essa entrevista, e lia a entrevista toda, não só uma pagina, sabe o que me pareceu nas entrelinhas?

Que o Saito não tem o mínimo interesse em "trair" o PT/Lula/Dilma e nem de revelar os fatos reais e apenas contou uma história para justificar o que aconteceu.

Se, por acaso, a iniciativa de não entrar em um projeto de caça 5ªG partiu do Saito então, o que ele fez foi uma grandessíssima burrada, e deixo esse "se" bem grande ai porque não estou totalmente convencido de que as coisas ocorreram na ordem descrita na revista.

O Mangabeira Unger, que é um cara muito inteligente, queria desenvolver um caça de 5a geração em parceria com os russos.
QUASE fechamos um acordo com os russos, semelhante ao que a Índia fez.

Eu ainda acho que se o país parceiro fosse OUTRO, talvez a parceria teria se efetivado.

Para mim não existiu proposta melhor. Dependendo do valor, poderíamos adquirir 36 Su-35S e entrar no Pak Fa.
Ou se os custos não fossem atrativos, poderíamos entrar no Pak Fa e solicitar uma quantidade de caças TAMPÃO aos russos. Isso eles tem de monte.
Poderia ser Su-27, Su-30, MiG-29 e até um MIX entre estas aeronaves e outras como Su-24 e até o MiG-31.

Imaginem 36 MiG-29BR com MAR-1, A-darter e R-77M.
Estaríamos muito bem até a chegada dos Pak Fa.

Os russos sequer concordaram com as transferências de tecnologia requisitadas pela FAB/indústria no FX2. E isso dito pelo Ministro da Defesa, Comandante da Aeronáutica e fontes da Rosoboronexport a FlightGlobal (exigência de off sets irrealistas).

Aliás a India está reclamando das restrições de ToT colocadas pelos russos quanto ao Pak Fa:
http://timesofindia.indiatimes.com/indi ... 266276.cms

Isso se o Pak Fa, um programa de US$10 bi, tiver uma tecnologia tão avançada quanto os caças de 5ª geração americanos. O programa do F-22 custou US$67bi (e isso com valores da época, sem atualização)...




Editado pela última vez por knigh7 em Seg Mai 18, 2015 12:22 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74913 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mai 18, 2015 12:18 pm

Marechal-do-ar escreveu:Tinha comprado essa revista só por essa entrevista, e lia a entrevista toda, não só uma pagina, sabe o que me pareceu nas entrelinhas?

Que o Saito não tem o mínimo interesse em "trair" o PT/Lula/Dilma e nem de revelar os fatos reais e apenas contou uma história para justificar o que aconteceu.

Se, por acaso, a iniciativa de não entrar em um projeto de caça 5ªG partiu do Saito então, o que ele fez foi uma grandessíssima burrada, e deixo esse "se" bem grande ai porque não estou totalmente convencido de que as coisas ocorreram na ordem descrita na revista.
Nao tenho a Revista porque estou longe do Brasil, mas em todo o caso o seu ponto de vista faz sentido.

:)

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74914 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mai 18, 2015 12:23 pm

knigh7 escreveu:
Luís Henrique escreveu:
O Mangabeira Unger, que é um cara muito inteligente, queria desenvolver um caça de 5a geração em parceria com os russos.
QUASE fechamos um acordo com os russos, semelhante ao que a Índia fez.

Eu ainda acho que se o país parceiro fosse OUTRO, talvez a parceria teria se efetivado.

Para mim não existiu proposta melhor. Dependendo do valor, poderíamos adquirir 36 Su-35S e entrar no Pak Fa.
Ou se os custos não fossem atrativos, poderíamos entrar no Pak Fa e solicitar uma quantidade de caças TAMPÃO aos russos. Isso eles tem de monte.
Poderia ser Su-27, Su-30, MiG-29 e até um MIX entre estas aeronaves e outras como Su-24 e até o MiG-31.

Imaginem 36 MiG-29BR com MAR-1, A-darter e R-77M.
Estaríamos muito bem até a chegada dos Pak Fa.

Os russos sequer concordaram com as transferências de tecnologia requisitadas pela FAB/indústria no FX2. E isso dito pelo Ministro da Defesa, Comandante da Aeronáutica e fontes da Rosoboronexport a FlightGlobal (off sets irrealistas).

Aliás a India está reclamando das restrições de ToT colocadas pelos russos quanto ao Pak Fa.

Isso se o Pak Fa, um programa de US$10 bi, tiver uma tecnologia tão avançada quanto os caças de 5ª geração americanos. O programa do F-22 custou US$67bi (e isso com valores da época, sem atualização)...
A bem da verdade o que aconteceu foi que para que o Brasil tivesse acesso a transferencia de tecnologia Russa era necessario assinar um acordo de salvaguardas e obviamente a short list saiu antes disso... Dai fica dificil

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74915 Mensagem por Bolovo » Seg Mai 18, 2015 12:37 pm

knigh7 escreveu:Eu estava com vontade de fazer o mesmo que o Penguin fez agora (scannear as declaraçoes do Saito na RFA).

Segundo Saito: setores do Governo queriam que o Brasil entrasse num projeto de 5ª geração. Ele foi contra essa ideia.

O Comandante da FAB argumentou que:
:arrow: Nossas indústrias não tinham capacidade de participar do desenvolvimento de um projeto de 5ªgeração
:arrow: Falou sobre os problemas das restrições orçamentárias que a Força tem
:arrow: Falou sobre os problemas no desenvolvimento que os americanos vinham enfrentando com o F-35, que se aproveitava com tecnologias já maduras desenvolvidas para o F-22. Certamente o Brasil também enfrentaria esses problemas (e com as restriçoes orçamentárias)...
:arrow: Falou que com a tecnologia adquirida com o FX2, um caça de 4,5 geração com menos riscos e que possuia tecnologias de 5 geração, aí sim nos capacitaríamos a desenvolver um caça de 5ª geração.

A FAB foi extremamente sensata e realista ao preterir um projeto de 5ªgeração e escolher o GripenNG. Aliás se esses outros projetos forem mesmo de modernos caças de 5ªgeração, o Saito sempre trata o F-22 e o F-35 como caças de 5ªgeração. Mas na única vez em que ele fez referência ao Pak Fa, o Comandante frisou "dizem que" estão projetando um de 5ª.

Penguin escreveu:Esclarecedor trecho sobre o FX2 no extenso artigo com Saito na RFA de fevereiro de 2015:

Imagem

Imagem

Imagem
Jesus Cristo.

Graças a Deus ele não é mais o CA.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19191
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2061 vezes
Agradeceram: 2620 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74916 Mensagem por knigh7 » Seg Mai 18, 2015 12:40 pm

Carlos Lima escreveu:
Ao mesmo tempo achar que os concorrentes 'de 15 anos' vão ficar parados no tempo e que essas aeronaves que estão adquirindo experiência em operações reais de combate não vão evoluir em cima de lições reais só pode ser brincadeira com o coitado do leitor.

Existe uma enorme diferença entre ficar "ficar parado" e construir um novo avião com apenas 10% de aproveitamento de sistemas em comum... Se o Consórcio GIE Rafale ou o consórcio do Eurofighter algum dia planejarem fazer isso com o Rafale e o Typhoon você avisa. Caso contrário não adianta vir tentar nivelar...

O GripenNG terá uma nova arquitetura na aviônica de hardware e software, novo radar, novo decoy (BriteCloud), a nova geração de MAWS da Elisra, cuja geração anterior é utilizada nos caças da IAF, o IRST mais avançado que se conhece, capaz de atuar na distância de 3 dígitos (100 a 145km), etc.

E ainda por cima teremos o Meteor.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19191
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2061 vezes
Agradeceram: 2620 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74917 Mensagem por knigh7 » Seg Mai 18, 2015 12:43 pm

Carlos Lima escreveu:
knigh7 escreveu:
Os russos sequer concordaram com as transferências de tecnologia requisitadas pela FAB/indústria no FX2. E isso dito pelo Ministro da Defesa, Comandante da Aeronáutica e fontes da Rosoboronexport a FlightGlobal (off sets irrealistas).

Aliás a India está reclamando das restrições de ToT colocadas pelos russos quanto ao Pak Fa.

Isso se o Pak Fa, um programa de US$10 bi, tiver uma tecnologia tão avançada quanto os caças de 5ª geração americanos. O programa do F-22 custou US$67bi (e isso com valores da época, sem atualização)...
A bem da verdade o que aconteceu foi que para que o Brasil tivesse acesso a transferencia de tecnologia Russa era necessario assinar um acordo de salvaguardas e obviamente a short list saiu antes disso... Dai fica dificil

[]s
CB
E eles poderiam oferecer essas tecnologias condicionadas a assinatura de acordo de salvaguardas. Simples.

O que ocorreu foi o que disseram a FligtGlobal: consideraram irrealistas as exigências do FX2. Eles consideraram irrealistas, mas os franceses, suecos e americanos não.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74918 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mai 18, 2015 12:57 pm

Carlos Lima escreveu:
knigh7 escreveu:
Os russos sequer concordaram com as transferências de tecnologia requisitadas pela FAB/indústria no FX2. E isso dito pelo Ministro da Defesa, Comandante da Aeronáutica e fontes da Rosoboronexport a FlightGlobal (off sets irrealistas).

Aliás a India está reclamando das restrições de ToT colocadas pelos russos quanto ao Pak Fa.

Isso se o Pak Fa, um programa de US$10 bi, tiver uma tecnologia tão avançada quanto os caças de 5ª geração americanos. O programa do F-22 custou US$67bi (e isso com valores da época, sem atualização)...
A bem da verdade o que aconteceu foi que para que o Brasil tivesse acesso a transferencia de tecnologia Russa era necessario assinar um acordo de salvaguardas e obviamente a short list saiu antes disso... Dai fica dificil

[]s
CB

Exatamente Lima.

Para mim está claro, quando não se quer comprar equipamento de um determinado país, por ideologia, preconceito ou para não desagradar o nosso 'dono', ai é só arrumar uma 'desculpa'.

Os russos transferem muito mais tecnologia que os EUA. Quem duvida disso???? Todo mundo sabe.
A Índia e a China estão ai para demonstrar.
Qual país ajuda outro a desenvolver um míssil antinavio supersônico como o Brahmos???

Os russos foram dispensados por OUTRAS questões. Eu tenho muito confiança que é devido à alergia de algumas pessoas com equipamentos que não sejam ocidentais.,




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19191
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2061 vezes
Agradeceram: 2620 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74919 Mensagem por knigh7 » Seg Mai 18, 2015 1:19 pm

A Rússia tem uma relação muito mais forte com a Ìndia e a China do que com o Brasil. E eles não são tão bonzinhos assim, vide as reclamações da India sobre ToT no projeto do Pak Fa, cujo link eu coloquei em resposta a vc.

E aquela questão do acordo de salvaguardas dos russos com as ToTs do FX2 seriam facilmente contornadas. Eles não concordaram com os termos porque consideraram as exigências irrealistas.

A manutenção dos russos no FX2 era insustentável.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74920 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mai 18, 2015 1:28 pm

knigh7 escreveu:
Carlos Lima escreveu:
Ao mesmo tempo achar que os concorrentes 'de 15 anos' vão ficar parados no tempo e que essas aeronaves que estão adquirindo experiência em operações reais de combate não vão evoluir em cima de lições reais só pode ser brincadeira com o coitado do leitor.

Existe uma enorme diferença entre ficar "ficar parado" e construir um novo avião com apenas 10% de aproveitamento de sistemas em comum... Se o Consórcio GIE Rafale ou o consórcio do Eurofighter algum dia planejarem fazer isso com o Rafale e o Typhoon você avisa. Caso contrário não adianta vir tentar nivelar...

O GripenNG terá uma nova arquitetura na aviônica de hardware e software, novo radar, novo decoy (BriteCloud), a nova geração de MAWS da Elisra, cuja geração anterior é utilizada nos caças da IAF, o IRST mais avançado que se conhece, capaz de atuar na distância de 3 dígitos (100 a 145km), etc.

E ainda por cima teremos o Meteor.
:shock:

Peraí...

Estamos comparando projetos novos de 4 geração, pensando do zero em evolução constante com a Terceira versão e reconstrução do Gripen e ainda tendo atitude com relação a isso achando que estamos realmente arrebentando a boca do balão?? É isso mesmo?

Não sei se existe o entendimento de que quando o tempo vai passando e você vai esticando e puxando o avião, você está de fato chegando aos limites do desenvolvimento do mesmo. Bom... tanto o Rafale quanto o Typhoon ainda tem muitos e muitos anos até que isso aconteça. O Gripen está na sua Terceira reedição.

Cada um que chegue as suas conclusões.

Realmente você tem razão em uma coisa... "Não adianta vir tentar nivelar..."

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74921 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mai 18, 2015 1:30 pm

knigh7 escreveu:
Carlos Lima escreveu: A bem da verdade o que aconteceu foi que para que o Brasil tivesse acesso a transferencia de tecnologia Russa era necessario assinar um acordo de salvaguardas e obviamente a short list saiu antes disso... Dai fica dificil

[]s
CB
E eles poderiam oferecer essas tecnologias condicionadas a assinatura de acordo de salvaguardas. Simples.

O que ocorreu foi o que disseram a FligtGlobal: consideraram irrealistas as exigências do FX2. Eles consideraram irrealistas, mas os franceses, suecos e americanos não.
Não foi bem assim... foi deixado claro na época que tudo estava condicionado ao acordo de salvaguardas.

Da mesma forma que a FAB esperou a Hilary Clinton dar o "Ok" para anunciar a short-list, algo semelhante poderia ter sido feito com os russos.

Não foi feito... o resto é história.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19191
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2061 vezes
Agradeceram: 2620 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74922 Mensagem por knigh7 » Seg Mai 18, 2015 2:27 pm

Carlos Lima escreveu:
knigh7 escreveu:
Existe uma enorme diferença entre ficar "ficar parado" e construir um novo avião com apenas 10% de aproveitamento de sistemas em comum... Se o Consórcio GIE Rafale ou o consórcio do Eurofighter algum dia planejarem fazer isso com o Rafale e o Typhoon você avisa. Caso contrário não adianta vir tentar nivelar...

O GripenNG terá uma nova arquitetura na aviônica de hardware e software, novo radar, novo decoy (BriteCloud), a nova geração de MAWS da Elisra, cuja geração anterior é utilizada nos caças da IAF, o IRST mais avançado que se conhece, capaz de atuar na distância de 3 dígitos (100 a 145km), etc.

E ainda por cima teremos o Meteor.
:shock:

Peraí...

Estamos comparando projetos novos de 4 geração, pensando do zero em evolução constante com a Terceira versão e reconstrução do Gripen e ainda tendo atitude com relação a isso achando que estamos realmente arrebentando a boca do balão?? É isso mesmo?

Não sei se existe o entendimento de que quando o tempo vai passando e você vai esticando e puxando o avião, você está de fato chegando aos limites do desenvolvimento do mesmo. Bom... tanto o Rafale quanto o Typhoon ainda tem muitos e muitos anos até que isso aconteça. O Gripen está na sua Terceira reedição.

Cada um que chegue as suas conclusões.

Realmente você tem razão em uma coisa... "Não adianta vir tentar nivelar..."

[]s
CB_Lima

O Gripen, Rafale e Typhoon são projetos contemporâneos. Os protótipos do Typhoon e do Rafale voaram em 1.986 e do Gripen voou em 1.988.

O Rafale demorou mais para ficar pronto devido aos seus bugs e o Typhoon pela queda do muro de Berlin que levou a Alemanha a restringir o financiamento do projeto.

Sim, o GripenNG é um sistema novo. O que ele vai aproveitar do C/D em termos de sistemas além do computador de voo primário? É uma arquitetura de sistemas completamente nova.

Eles aumentaram o bico em 37 cm para o novo sistema de refrigeração e radar. Vão aumentar as asas em 10cm. E provavelmente vão aumentar em mais partes de acordo com a necessidade. Ele tem apenas uma turbina, é menor, consequentemente as necessidades dele são menores também. Não precisa mudá-lo de classe para inová-lo.

O Gripen NG não é um caça de 5ª geração, mas é um projeto mais avançado que as viúvas se recusam a enxergar.




Editado pela última vez por knigh7 em Seg Mai 18, 2015 2:28 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceu: 662 vezes
Agradeceram: 167 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74923 Mensagem por mmatuso » Seg Mai 18, 2015 2:27 pm

Se consultaram a Hilary Clinton colheriam os frutos agora se ela se eleger presidente. :lol:

Mas o importante é não desagradar quem sempre zelou pela gente.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19191
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2061 vezes
Agradeceram: 2620 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74924 Mensagem por knigh7 » Seg Mai 18, 2015 2:31 pm

Carlos Lima escreveu:

Não foi bem assim... foi deixado claro na época que tudo estava condicionado ao acordo de salvaguardas.

Da mesma forma que a FAB esperou a Hilary Clinton dar o "Ok" para anunciar a short-list, algo semelhante poderia ter sido feito com os russos.

Não foi feito... o resto é história.

[]s
CB_Lima
Tá bom, com representantes da Rosoboronexport dizendo à FlightGlobal que as exigências de off-set do FX2 eram irrealistas... :roll: :roll: :roll:




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74925 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mai 18, 2015 2:42 pm

knigh7 escreveu:
Carlos Lima escreveu: :shock:

Peraí...

Estamos comparando projetos novos de 4 geração, pensando do zero em evolução constante com a Terceira versão e reconstrução do Gripen e ainda tendo atitude com relação a isso achando que estamos realmente arrebentando a boca do balão?? É isso mesmo?

Não sei se existe o entendimento de que quando o tempo vai passando e você vai esticando e puxando o avião, você está de fato chegando aos limites do desenvolvimento do mesmo. Bom... tanto o Rafale quanto o Typhoon ainda tem muitos e muitos anos até que isso aconteça. O Gripen está na sua Terceira reedição.

Cada um que chegue as suas conclusões.

Realmente você tem razão em uma coisa... "Não adianta vir tentar nivelar..."

[]s
CB_Lima

O Gripen, Rafale e Typhoon são projetos contemporâneos. Os protótipos do Typhoon e do Rafale voaram em 1.986 e do Gripen voou em 1.988.

O Rafale demorou mais para ficar pronto devido aos seus bugs e o Typhoon pela queda do muro de Berlin que levou a Alemanha a restringir o financiamento do projeto.

Sim, o GripenNG é um sistema novo. O que ele vai aproveitar do C/D em termos de sistemas além do computador de voo primário? É uma arquitetura de sistemas completamente nova.

Eles aumentaram o bico em 37 cm para o novo sistema de refrigeração e radar. Vão aumentar as asas em 10cm. E provavelmente vão aumentar em mais partes de acordo com a necessidade. Ele tem apenas uma turbina, é menor, consequentemente as necessidades dele são menores também. Não precisa mudá-lo de classe para inová-lo.

O Gripen NG não é um caça de 5ª geração, mas é um projeto mais avançado que as viúvas se recusam a enxergar.
O Gripen NG tem a obrigação de ser um projeto avançado até porque só entra em serviço em 2020++ (se ainda assim não fosse avançado... vou te contar!! :lol: )

Agora achar que o resto do mundo não está aprendendo as suas lições com conflitos e vida operacional e irá ficar parado enquanto o Gripen "é o mais avançado" é querer tapar muito o sol da peneira.

Afinal toda a 'listinha' de """"avanços"""" do Gripen é na área eletrônica e o que impede que os demais projetos também se atualizem? Bom... e quanto ao Meteor... todo mundo vai usar o mesmo míssil... ou seja... nada de novo.

Mas a máxima continua... esticou e puxou daqui e ali... mostra que os limites da célula estão sendo explorados e não há como fugir disso.

Uma hora é para levar mais cabides, e ter mais refrigeração para o radar (já que o bico antigo não dava conta), e depois é um pedaço aqui e outro ali e outro acolá.

Em resumo... tem a obrigação de ser no mínimo um avião bom, mas daí a achar que o resto do mundo vai ficar assitindo e batendo palmas... só no Brasil mesmo. :(

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder