O futuro da AAAe no Brasil

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8296 Mensagem por juarez castro » Dom Mai 17, 2015 9:28 pm

Marechal-do-ar escreveu:
juarez castro escreveu:O sistema que ficou melhor posicionado e que foi unanimidade foi um Europeu ocidental, que vou abster de falar por questões éticas.
Isso me deixou realmente curioso, não quanto ao sistema em si, mas uma dúvida mais genérica, quais são as opções ao Pantsir oferecidas pela Europa ocidental?
Os que se encaixavam no 1º ROB da AA antes de ser alterado.

Grande abraço




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8297 Mensagem por juarez castro » Dom Mai 17, 2015 9:51 pm

Luís Henrique escreveu:
juarez castro escreveu: [destacar]Como já expliquei antes foi mudado por alguém entende tanto do assunto quanto eu de física quântica.[/destacar]

Grande abraço
Juarez, gostaria que você dissesse qual sistema devemos comprar no lugar do Pantsir.

[destacar]O que estava previsto no 1º ROB da AA.[/destacar]

Creio que ficaria muito mais fácil uma análise comparativa.

[destacar]Comparar o que, se a ROB foi alterada irresponsavelmente na minha opinião e se perdeu uma janela de aquisição muito boa.[/destacar]

E já adianto, se o Brasil entrar em guerra/conflito com apenas 3 baterias antiaéreas de curto alcance, seja Pantsir ou QUALQUER outro do seu gosto por ser aero-transportável isto não vai mudar em NADA. Nós utilizaremos a INTELIGÊNCIA para ficar levando as 3 baterias de um lugar para o outro e a inteligência VAI ERRAR, e nós vamos perder vários pontos estratégicos.

[destacar]Evidentemente que isto é atua opinião de conhecedor de internetez, porque se for assim os caras que se sentaram durante meses, analisando todas as situações possíveis, gastaram bilhões de neurônios e meses de estudos e análises são todos idiotas.
A inteligência "pode" errar, pode, muda alguma coisa se for o Pantsyr, ou pica das galáxias(parafraseando um colega aqui), não né, agora se ela falhar e nós pudermos mobilizar um dos sistemas e leva-lo rapidamente TO não é melhor....[/destacar]
O melhor sistema antiaéreo de curto alcance é aquele que nos trará o maior conhecimento possível, as melhores tots e que nos capacitará em produzir MÍSSEIS AOS MILHARES em caso de necessidade e também o que nos capacitará a construir o sistema todo em quantidade, mesmo que fique uma versão menos capaz.

[destacar]Sonha Marcelino, LH não viaja, milhares, tots, já nos custaram muito dinheiro e atrasos.

LH! Ninguém, repito ninguém transfere conhecimento tecnológico militar de ponta para outro, repito ninguém. Quer fazer, faça você mesmo, aprenda com os erros e invista maciçamente em educação de qualidade, pesquisa e tecnologia.

Olha o exemplo de Israel:

Iron dome. David Sling, Barak, Arrow, tudo made in Jud......[/destacar]Eu vejo com bons olhos as propostas russas na área pois parece que aceitam transferir tecnologias, talvez a produção dos mísseis aqui, talvez outras partes também, etc.

[destacar]Aonde isto está escrito????[/destacar]

Tem o tal do Paraná (este sim poderá ser produzido em muito maior quantidade) e claro, por serem equipamentos excelentes no nível técnico e que nos garantam grande poder dissuasório, além da Rússia ser um país amigo e distante e pouco interessado nestas bandas, o que diminui consideravelmente chances de embargos e coisas do tipo.
Algo muito mais NORMAL de acontecer em equipamentos ocidentais, sejam americanos, europeus ou israelenses. Se nosso governo pisar na bola e virarmos ALVO, nossa defesa antiaérea será comprometida. Exemplos não faltam.
Portanto acredito que TODOS estes ítens superam esta dificuldade no aerotransporte.
[destacar]Paraná???? Os únicos "Paranás" que eu conheço são o estado do Paraná e os ex CT da MB, um era ex classe:Garcia e outro Fletcher se não me engano....

"além da Rússia ser um país amigo" LH países não tem amigos, tem interesses, achei, acreditei, pensei que o exemplo recente dos Mistral russos tinham te aberto a mente, parece que não abriu.[/destacar]

Algo muito mais NORMAL de acontecer em equipamentos ocidentais, sejam americanos, europeus ou israelenses. Se nosso governo pisar na bola e virarmos ALVO, nossa defesa antiaérea será comprometida. Exemplos não faltam.
Portanto acredito que TODOS estes ítens superam esta dificuldade no aerotransporte

[destacar]Justamente o contrário, a mobilidade diminui o tempo de exposição ou o tempo de entrar em ação.[/destacar]

Grande abraço




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8298 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Mai 17, 2015 9:58 pm

juarez castro escreveu:Os que se encaixavam no 1º ROB da AA antes de ser alterado.
E quais seriam?
LeandroGCard escreveu:O sistema não competia com o Pantsir. Nem de longe, muuuuito longe.
Qual sistema você tem em mente?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8299 Mensagem por Bolovo » Dom Mai 17, 2015 10:04 pm

general-lee escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Isso me deixou realmente curioso, não quanto ao sistema em si, mas uma dúvida mais genérica, quais são as opções ao Pantsir oferecidas pela Europa ocidental?
Deve ser o SAMP/t da MBDA
RBS-23 BAMSE




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8300 Mensagem por juarez castro » Dom Mai 17, 2015 10:10 pm

Marechal-do-ar escreveu:
juarez castro escreveu:Os que se encaixavam no 1º ROB da AA antes de ser alterado.
E quais seriam?
LeandroGCard escreveu:O sistema não competia com o Pantsir. Nem de longe, muuuuito longe.
Qual sistema você tem em mente?
Marechal, tu és um pessoa inteligente, basta ler o 1º ROB que até acho que foi postado por aqui que tu vais conseguir deduzir os que se encaixavam.

Grande abraço




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8301 Mensagem por juarez castro » Dom Mai 17, 2015 10:11 pm

Bolovo escreveu:
general-lee escreveu: Deve ser o SAMP/t da MBDA
RBS-23 BAMSE
Ele estava dentro do ROB?

Grande abraço




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8302 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Mai 17, 2015 10:27 pm

juarez castro escreveu:Marechal, tu és um pessoa inteligente, basta ler o 1º ROB que até acho que foi postado por aqui que tu vais conseguir deduzir os que se encaixavam.
Foi a primeira coisa que eu fiz, por isso demorei um pouco para responder, acontece que os sistemas que se encaixam no 1º ROB que eu encontrei, bem... Não tem nada a ver com o Pantsir, quer dizer, falando dos sistemas que eu ACHO que se encaixam no 1º ROB porque aquele documento estava muito mal escrito e o 2º ROB melhorou um pouco.

Já que você está com a resposta na ponta da língua, pode dizer qual é esse sistema?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8303 Mensagem por juarez castro » Dom Mai 17, 2015 10:46 pm

Marechal-do-ar escreveu:
juarez castro escreveu:Marechal, tu és um pessoa inteligente, basta ler o 1º ROB que até acho que foi postado por aqui que tu vais conseguir deduzir os que se encaixavam.
Foi a primeira coisa que eu fiz, por isso demorei um pouco para responder, acontece que os sistemas que se encaixam no 1º ROB que eu encontrei, bem... Não tem nada a ver com o Pantsir, quer dizer, falando dos sistemas que eu ACHO que se encaixam no 1º ROB porque aquele documento estava muito mal escrito e o 2º ROB melhorou um pouco.

Já que você está com a resposta na ponta da língua, pode dizer qual é esse sistema?
Porque na tua opinião estava mal escrito???

Grande abraço




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8304 Mensagem por Bolovo » Dom Mai 17, 2015 11:23 pm

juarez castro escreveu:
Bolovo escreveu: RBS-23 BAMSE
Ele estava dentro do ROB?

Grande abraço
Era de longe o mais cotado a época.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13790
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8305 Mensagem por gabriel219 » Dom Mai 17, 2015 11:23 pm

O Pantsir é um sistema de ESCOLTA antiaérea, utilizado para proteger avanço de unidades mecanizadas, blindadas ou outrad baterias antiaéreas de maior alance, por isso tem a opção de disparo de míssil em movimento.esma tarefa do Tunguska, sistema que visa substituir, Gepard e entre outros.

Sistemas como Aster SAMP/T, Land Ceptor, S-350 e entre outros são sistemas de defesa de ponto e de área. Esses sim, designados para defender pontos estratégicos.

A missão do Pantsir, ou pelo menos a que ele foi designado quando foi desenvolvido, não é defesa de ponto estratégico, mas defesa de outras baterias ou avanço de tropas.

Ser aerotransportado, que seu módulo separado do caminhão é sim, não é um requisito, afinal as viaturas irão avançar por terra, assim como viaturas antiaéreas de maior alcance.

Para defender pontos estratégicos precisamos de outro sistema, além de mais aeronaves. A proposta da MBDA á Avibrás pode cumprir isto, com o Sea Ceptor, mas o Pantsir é outro sistema.

Deveríamos aceitar ambas as propostas, além de tentar fabricar o RBS-70NG e o Millenium. Millenium e o Sea Ceptor, em lançadores parecidos com os de NASAM, seriam excelentes para defender bases e locais estratégicos, como defesa antiaérea fixa. Sendo coberta por sistema maior, talvez outro acordo com a MBDA e o Aster SAMP/T.

Abs.




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8306 Mensagem por prp » Seg Mai 18, 2015 12:29 am

juarez castro escreveu:
Bolovo escreveu: RBS-23 BAMSE
Ele estava dentro do ROB?

Grande abraço
Sim, tanto que o ROB foi feito para ele ganhar.
Igual o ROB do RBS70.

O famoso ROB direcionado...




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8307 Mensagem por Bolovo » Seg Mai 18, 2015 1:26 am

prp escreveu:
juarez castro escreveu: Ele estava dentro do ROB?

Grande abraço
Sim, tanto que o ROB foi feito para ele ganhar.
Igual o ROB do RBS70.

O famoso ROB direcionado...
Pois é...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8308 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mai 18, 2015 10:04 am

juarez castro escreveu:
Luís Henrique escreveu: Juarez, gostaria que você dissesse qual sistema devemos comprar no lugar do Pantsir.

[destacar]O que estava previsto no 1º ROB da AA.[/destacar]

Creio que ficaria muito mais fácil uma análise comparativa.

[destacar]Comparar o que, se a ROB foi alterada irresponsavelmente na minha opinião e se perdeu uma janela de aquisição muito boa.[/destacar]

E já adianto, se o Brasil entrar em guerra/conflito com apenas 3 baterias antiaéreas de curto alcance, seja Pantsir ou QUALQUER outro do seu gosto por ser aero-transportável isto não vai mudar em NADA. Nós utilizaremos a INTELIGÊNCIA para ficar levando as 3 baterias de um lugar para o outro e a inteligência VAI ERRAR, e nós vamos perder vários pontos estratégicos.

[destacar]Evidentemente que isto é atua opinião de conhecedor de internetez, porque se for assim os caras que se sentaram durante meses, analisando todas as situações possíveis, gastaram bilhões de neurônios e meses de estudos e análises são todos idiotas.
A inteligência "pode" errar, pode, muda alguma coisa se for o Pantsyr, ou pica das galáxias(parafraseando um colega aqui), não né, agora se ela falhar e nós pudermos mobilizar um dos sistemas e leva-lo rapidamente TO não é melhor....[/destacar]
O melhor sistema antiaéreo de curto alcance é aquele que nos trará o maior conhecimento possível, as melhores tots e que nos capacitará em produzir MÍSSEIS AOS MILHARES em caso de necessidade e também o que nos capacitará a construir o sistema todo em quantidade, mesmo que fique uma versão menos capaz.

[destacar]Sonha Marcelino, LH não viaja, milhares, tots, já nos custaram muito dinheiro e atrasos.

LH! Ninguém, repito ninguém transfere conhecimento tecnológico militar de ponta para outro, repito ninguém. Quer fazer, faça você mesmo, aprenda com os erros e invista maciçamente em educação de qualidade, pesquisa e tecnologia.

Olha o exemplo de Israel:

Iron dome. David Sling, Barak, Arrow, tudo made in Jud......[/destacar]Eu vejo com bons olhos as propostas russas na área pois parece que aceitam transferir tecnologias, talvez a produção dos mísseis aqui, talvez outras partes também, etc.

[destacar]Aonde isto está escrito????[/destacar]

Tem o tal do Paraná (este sim poderá ser produzido em muito maior quantidade) e claro, por serem equipamentos excelentes no nível técnico e que nos garantam grande poder dissuasório, além da Rússia ser um país amigo e distante e pouco interessado nestas bandas, o que diminui consideravelmente chances de embargos e coisas do tipo.
Algo muito mais NORMAL de acontecer em equipamentos ocidentais, sejam americanos, europeus ou israelenses. Se nosso governo pisar na bola e virarmos ALVO, nossa defesa antiaérea será comprometida. Exemplos não faltam.
Portanto acredito que TODOS estes ítens superam esta dificuldade no aerotransporte.
[destacar]Paraná???? Os únicos "Paranás" que eu conheço são o estado do Paraná e os ex CT da MB, um era ex classe:Garcia e outro Fletcher se não me engano....

"além da Rússia ser um país amigo" LH países não tem amigos, tem interesses, achei, acreditei, pensei que o exemplo recente dos Mistral russos tinham te aberto a mente, parece que não abriu.[/destacar]

Algo muito mais NORMAL de acontecer em equipamentos ocidentais, sejam americanos, europeus ou israelenses. Se nosso governo pisar na bola e virarmos ALVO, nossa defesa antiaérea será comprometida. Exemplos não faltam.
Portanto acredito que TODOS estes ítens superam esta dificuldade no aerotransporte

[destacar]Justamente o contrário, a mobilidade diminui o tempo de exposição ou o tempo de entrar em ação.[/destacar]

Grande abraço
Juarez, o 1º ROB foi feito sob medida para o BANSE.
E era o meu favorito na época.
Inclusive, para falar a verdade, se mudarem de ideia em relação ao Pantsir e adquirirem o RBS-23 BANSE, eu não vou ficar nem um pouco triste.

Acredito que os dois sistemas são excelentes. Mas debatendo com outros colegas ficou evidente que o Pantsir também possui vantagens sobre o BANSE.
O BANSE pode ser mais fácil no aerotransporte, mas a mobilidade que você diz que reduz o tempo de exposição, é justamente outra. É a mobilidade EM TERRA, e neste quesito o Pantsir é melhor que o BANSE.

Juarez, a inteligência vai dizer que 3 sistemas são INSUFICIENTES.
Não vai adiantar ficar movendo via aérea os 3 sistemas de lá para cá. O hipotético inimigo não vai atacar 1 alvo por vez com 1 dia de descanso para acionarmos a inteligência e posicionarmos as baterias no lugar correto para o dia seguinte.
Isso no ecxiste.

Portanto, o melhor sistema é sim aquele que nos oferecer mais tots, que pudermos produzir os mísseis AQUI, etc. Em um ataque de saturação será gasto MUITOS mísseis na defesa. O pequeno estoque acaba rápido, ai precisamos produzir os mísseis AQUI para suprir a demanda sem depender de ninguém.
Ninguém vai ensinar tudo, mas existe sim compartilhamento de tecnologias, veja o exemplo do Python na China, do Brahmos na Índia, do Barak na Índia, etc.

Sobre ROB sob medida, isto parece ser comum. A primeira estava sob medida para o BANSE, e a ROB do RBS-70 como um colega bem lembrou, também foi feita sob medida para o sistema sueco.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37548
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8309 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 18, 2015 12:46 pm

Nesta conversa toda, ninguém ainda conseguiu foi é definir qual ou quais sistemas melhor se encaixam em uma doutrina que simplesmente não existe no Brasil.
E o que temos aí é algo do tempo de Laodicéia...
Aí fica a pergunta: o que deveria vir primeiro: o míssil ou a doutrina?

abs.




Carpe Diem
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8310 Mensagem por juarez castro » Seg Mai 18, 2015 6:15 pm

FCarvalho escreveu:Nesta conversa toda, ninguém ainda conseguiu foi é definir qual ou quais sistemas melhor se encaixam em uma doutrina que simplesmente não existe no Brasil.
E o que temos aí é algo do tempo de Laodicéia...
Aí fica a pergunta: o que deveria vir primeiro: o míssil ou a doutrina?

abs.
Caro Carvalho, o melhor na minha modesta opinião era o escolhido no 1º ROB e que não era o Banse.

Grande abraço




Responder