Eu sou da opinião que pelo menos por tudo o que conversei, vi e li, eu prefiro investir em AEW como plataforma de vetoração de U(C)AVs do que aeronaves de combate.Penguin escreveu:Se A FAB, depois de operar radares AESA, chegar a conclusão que os biplaces são mais versáteis no sentido de melhor aproveitamento das capacidades dos sistemas, os F podem vir em maior quantidade caso novos lotes sejam encomendados.Carlos Lima escreveu: Estamos ainda a muitos anos disso... os desafios são tantos que nem a vetoração via aeronaves "AEW" (que são maiores, processam mais informações e são menos vulneráveis a interferência eletrônica, além de possuir um tempo bem maior 'on station') ainda estão totalmente consolidadas como plataformas para vetoração de U(C)AVs.
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CB_Lima
Eu prefiro o desenvolvimento de um E-Jet AEW com esse tipo de capacidade e em quantidades maiores do que os nossos E-99A e podendo atuar como multiplicador de forças e posto de C&C.
Eu particularmente prefiriria um Gripen F tipo o Growler, para realizar trabalhos de interferência ativa.
É bom lembrar que uma versão "F" com esse tipo de especialização muito provavelmente não será usada para treinamento, pois é uma aeronave mais cara em função dos equipamentos extras que irá possuir (não vale a pena usá-la para treinar pilotos), o que abriria uma brecha para LIFTs de alta capacidade (o que acho melhor para ser honesto).
Na minha opinião um Gripen F para treinar pilotos é um LIFT de Luxo. A plataforma pode ser usada em outras missões.
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CB_Lima