TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74836 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 14, 2015 1:08 pm

Se por um acaso destes da vida o Gripen F for além das 8 undes que se pretende comprar do pacote FX-2, e considerando o mesmo padrão organizacional do GDA (supõem-se que todos estes 36 caças sejam para substituir os Mirage deste grupo), ou seja, um esquadrão com 14 mono e 4 bipostos, a FAB pode encomendar ainda cerca de 28 undes desta variante para os demais 7 esquadrões de que dispõe, totalizando uma demanda para 36 modelos F do Gripen NG.

Não sei se este número justifica ou paga o investimento que será feito nesta versão por nós, mas se chagarmos a isso, creio que isso já possa ser contado como uma vitória, simplesmente pelo fato de não ficarmos apenas nos 8 iniciais planejados.

A ver.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74837 Mensagem por Túlio » Qui Mai 14, 2015 1:53 pm

Sei lá, estava pensando (e forçando para ver se achava algum sentido no biplace F): e se fizessem uma versão tipo aquela do F/A-18D, especial para operações noturnas? Ou um Wild Weasel? Melhor ainda, a SAAB é sócia no projeto nEUROn, daí o 2P ficaria controlando os bichinhos em linha de visada (satélite e mole de interceptar/negar sinal). Daí era só fazer os CFTs e...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74838 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mai 14, 2015 2:09 pm

Túlio escreveu:Sei lá, estava pensando (e forçando para ver se achava algum sentido no biplace F): e se fizessem uma versão tipo aquela do F/A-18D, especial para operações noturnas? Ou um Wild Weasel? Melhor ainda, a SAAB é sócia no projeto nEUROn, daí o 2P ficaria controlando os bichinhos em linha de visada (satélite e mole de interceptar/negar sinal). Daí era só fazer os CFTs e...
Em teoria todos os Eurobabies (Gripen/Typhoon/Rafale) tem planos (PowerPoints) de utilizar o 2p para controlar U(C)AVs no futuro.

Até agora em função do número de informações sendo processadas e todos os problemas de tomada de decisão a melhor solução ainda é controlar U(C)AVs a partir de um bunker a milhares de Km do teatro de Operações e resolver problemas de 'sequestro de sinais' com o uso de Datalink / AEW's fazendo o papel secundário de transmissor (caso necessário).

O controle dessas aeronave via AEWs (que tem bem mais espaço do que caças) ainda tem os seus desafios.

Mas creio que nos próximos 10 anos a coisa vai mudar.

Até o F-35 tem esse tipo de plano.

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74839 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mai 14, 2015 2:11 pm

FCarvalho escreveu:Se por um acaso destes da vida o Gripen F for além das 8 undes que se pretende comprar do pacote FX-2, e considerando o mesmo padrão organizacional do GDA (supõem-se que todos estes 36 caças sejam para substituir os Mirage deste grupo), ou seja, um esquadrão com 14 mono e 4 bipostos, a FAB pode encomendar ainda cerca de 28 undes desta variante para os demais 7 esquadrões de que dispõe, totalizando uma demanda para 36 modelos F do Gripen NG.

Não sei se este número justifica ou paga o investimento que será feito nesta versão por nós, mas se chagarmos a isso, creio que isso já possa ser contado como uma vitória, simplesmente pelo fato de não ficarmos apenas nos 8 iniciais planejados.

A ver.

abs.
Faz sentido e ajuda o modelo Biposto. O que tem que mudar é a maneira de pensar da FAB (2p ao invés de 1p) para que isso ocorra.

[029]

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74840 Mensagem por Penguin » Qui Mai 14, 2015 2:14 pm

Túlio escreveu:Sei lá, estava pensando (e forçando para ver se achava algum sentido no biplace F): e se fizessem uma versão tipo aquela do F/A-18D, especial para operações noturnas? Ou um Wild Weasel? Melhor ainda, a SAAB é sócia no projeto nEUROn, daí o 2P ficaria controlando os bichinhos em linha de visada (satélite e mole de interceptar/negar sinal). Daí era só fazer os CFTs e...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74841 Mensagem por Túlio » Qui Mai 14, 2015 2:17 pm

Exatamente o que tinha pensado: o 2P controlando 4 UCAVs, para cada Gripen biplace apenas com armamento para autodefesa (AAMs) seriam 4 drones stealth, e ainda a chance de desenvolver e fabricar CFT...

Notem, estou fazendo o que posso para tentar racionalizar essa idéia de Gripen biplace.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74842 Mensagem por Penguin » Qui Mai 14, 2015 3:31 pm

Túlio escreveu:Exatamente o que tinha pensado: o 2P controlando 4 UCAVs, para cada Gripen biplace apenas com armamento para autodefesa (AAMs) seriam 4 drones stealth, e ainda a chance de desenvolver e fabricar CFT...

Notem, estou fazendo o que posso para tentar racionalizar essa idéia de Gripen biplace.
Há uma outra tendencia aprendida na prática.
Para melhor aproveitar a capacidade de radares AESA (uso simultâneo ar-ar e ar-terra), biplaces tem sido apontados como melhor opção.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74843 Mensagem por Túlio » Qui Mai 14, 2015 3:42 pm

Então nem teria que ter E...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74844 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mai 14, 2015 3:51 pm

Túlio escreveu:Então nem teria que ter E...
Estamos ainda a muitos anos disso... os desafios são tantos que nem a vetoração via aeronaves "AEW" (que são maiores, processam mais informações e são menos vulneráveis a interferência eletrônica, além de possuir um tempo bem maior 'on station') ainda estão totalmente consolidadas como plataformas para vetoração de U(C)AVs.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74845 Mensagem por Túlio » Qui Mai 14, 2015 4:45 pm

Estamos a muitos anos do Gripen F, Lima véio... :wink: 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74846 Mensagem por Penguin » Qui Mai 14, 2015 5:00 pm

Interessante a apresentação abaixo:

Audiência Pública Interativa
CRE : Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional - Encerrado
Projeto FX-2 da Força Aérea Brasileira
27/02/2014 - 10:00 - Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 7
http://www12.senado.gov.br/ecidadania/v ... ia?id=1461

Audiência Pública para tratar do Projeto FX-2, da Força Aérea Brasileira, que consiste na aquisição de 36 aeronaves de caça de múltiplo emprego, incluindo a transferência de tecnologia necessária para a capacitação do parque industrial aeroespacial brasileiro.

Convidados
Juniti Saito
Tenente-Brigadeiro-do-Ar, Comandante da Aeronáutica

José Augusto Crepaldi Affonso
Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate - COP

Link direto para a presentação:
http://www19.senado.gov.br/sdleg-getter ... 9bdd90;1.0




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74847 Mensagem por Penguin » Qui Mai 14, 2015 5:05 pm

Carlos Lima escreveu:
Túlio escreveu:Então nem teria que ter E...
Estamos ainda a muitos anos disso... os desafios são tantos que nem a vetoração via aeronaves "AEW" (que são maiores, processam mais informações e são menos vulneráveis a interferência eletrônica, além de possuir um tempo bem maior 'on station') ainda estão totalmente consolidadas como plataformas para vetoração de U(C)AVs.

[]s
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Se A FAB, depois de operar radares AESA, chegar a conclusão que os biplaces são mais versáteis no sentido de melhor aproveitamento das capacidades dos sistemas, os F podem vir em maior quantidade caso novos lotes sejam encomendados.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74848 Mensagem por Luís Henrique » Qui Mai 14, 2015 5:11 pm

Penguin escreveu:
Túlio escreveu:Exatamente o que tinha pensado: o 2P controlando 4 UCAVs, para cada Gripen biplace apenas com armamento para autodefesa (AAMs) seriam 4 drones stealth, e ainda a chance de desenvolver e fabricar CFT...

Notem, estou fazendo o que posso para tentar racionalizar essa idéia de Gripen biplace.
Há uma outra tendencia aprendida na prática.
Para melhor aproveitar a capacidade de radares AESA (uso simultâneo ar-ar e ar-terra), biplaces tem sido apontados como melhor opção.

Sim. E isto mesmo antes de radares AESA.
Os F-15E, K, SG, SA são prova disso (todos biplace).
Os Super Hornet da Austrália (TODOS biplace) são prova disso.
E os Su-30MKI da Índia (272 unidades) são prova disso também.

A FAB pode utilizar os Gripen F para conversão operacional, mas estes possuirão todos os sensores e armamentos necessários para a missão fim.
E em determinados tipos de missões poderão se sair até melhor do que a versão monoplace.




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Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74849 Mensagem por Luís Henrique » Qui Mai 14, 2015 5:12 pm

FCarvalho escreveu:Se por um acaso destes da vida o Gripen F for além das 8 undes que se pretende comprar do pacote FX-2, e considerando o mesmo padrão organizacional do GDA (supõem-se que todos estes 36 caças sejam para substituir os Mirage deste grupo), ou seja, um esquadrão com 14 mono e 4 bipostos, a FAB pode encomendar ainda cerca de 28 undes desta variante para os demais 7 esquadrões de que dispõe, totalizando uma demanda para 36 modelos F do Gripen NG.

Não sei se este número justifica ou paga o investimento que será feito nesta versão por nós, mas se chagarmos a isso, creio que isso já possa ser contado como uma vitória, simplesmente pelo fato de não ficarmos apenas nos 8 iniciais planejados.

A ver.

abs.

Analise a lógica: Se 60 Gripen E foi suficiente para bancar todo o desenvolvimento de uma aeronave TOTALMENTE modificada, um trabalho gigantesco de atualizações, melhorias e estruturas novas, sensores novos, motor novo, etc. Eu creio que 8 unidades é suficiente para bancar as alterações predominantemente estruturais para um aumento da cabine com condições de dividi-la entre dois ocupantes e a duplicação das telas para que ambos (piloto e operador de armas ou professor e aluno) possam receber informações dos sensores (que não serão duplicados).

Por que os suecos não quiseram o Gripen F? Porque é um absurdo o valor do desenvolvimento? Não. Simplesmente porque possuem Gripen D e podem treinar seus pilotos lá antes do vôo solo.
Nós não temos o Gripen D e se fosse assim tão absurdo o valor deste desenvolvimento, com certeza, os suecos teriam nos oferecido um PLANO B, que poderia ser a venda de algumas unidades do Gripen D ou o treinamento neste estágio realizado na Suécia.
Se nada disso foi preciso não vejo porque nos preocuparmos tanto com isto. :wink:




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Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74850 Mensagem por Penguin » Qui Mai 14, 2015 5:22 pm

Luís Henrique escreveu:
FCarvalho escreveu:Se por um acaso destes da vida o Gripen F for além das 8 undes que se pretende comprar do pacote FX-2, e considerando o mesmo padrão organizacional do GDA (supõem-se que todos estes 36 caças sejam para substituir os Mirage deste grupo), ou seja, um esquadrão com 14 mono e 4 bipostos, a FAB pode encomendar ainda cerca de 28 undes desta variante para os demais 7 esquadrões de que dispõe, totalizando uma demanda para 36 modelos F do Gripen NG.

Não sei se este número justifica ou paga o investimento que será feito nesta versão por nós, mas se chagarmos a isso, creio que isso já possa ser contado como uma vitória, simplesmente pelo fato de não ficarmos apenas nos 8 iniciais planejados.

A ver.

abs.

Analise a lógica: Se 60 Gripen E foi suficiente para bancar todo o desenvolvimento de uma aeronave TOTALMENTE modificada, um trabalho gigantesco de atualizações, melhorias e estruturas novas, sensores novos, motor novo, etc. Eu creio que 8 unidades é suficiente para bancar as alterações predominantemente estruturais para um aumento da cabine com condições de dividi-la entre dois ocupantes e a duplicação das telas para que ambos (piloto e operador de armas ou professor e aluno) possam receber informações dos sensores (que não serão duplicados).

Por que os suecos não quiseram o Gripen F? Porque é um absurdo o valor do desenvolvimento? Não. Simplesmente porque possuem Gripen D e podem treinar seus pilotos lá antes do vôo solo.
Nós não temos o Gripen D e se fosse assim tão absurdo o valor deste desenvolvimento, com certeza, os suecos teriam nos oferecido um PLANO B, que poderia ser a venda de algumas unidades do Gripen D ou o treinamento neste estágio realizado na Suécia.
Se nada disso foi preciso não vejo porque nos preocuparmos tanto com isto. :wink:
Até porque os custos envolvido de desenvolvimento estão supostamente dentro da proposta de USD4,6bi.




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