TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Se por um acaso destes da vida o Gripen F for além das 8 undes que se pretende comprar do pacote FX-2, e considerando o mesmo padrão organizacional do GDA (supõem-se que todos estes 36 caças sejam para substituir os Mirage deste grupo), ou seja, um esquadrão com 14 mono e 4 bipostos, a FAB pode encomendar ainda cerca de 28 undes desta variante para os demais 7 esquadrões de que dispõe, totalizando uma demanda para 36 modelos F do Gripen NG.
Não sei se este número justifica ou paga o investimento que será feito nesta versão por nós, mas se chagarmos a isso, creio que isso já possa ser contado como uma vitória, simplesmente pelo fato de não ficarmos apenas nos 8 iniciais planejados.
A ver.
abs.
Não sei se este número justifica ou paga o investimento que será feito nesta versão por nós, mas se chagarmos a isso, creio que isso já possa ser contado como uma vitória, simplesmente pelo fato de não ficarmos apenas nos 8 iniciais planejados.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Sei lá, estava pensando (e forçando para ver se achava algum sentido no biplace F): e se fizessem uma versão tipo aquela do F/A-18D, especial para operações noturnas? Ou um Wild Weasel? Melhor ainda, a SAAB é sócia no projeto nEUROn, daí o 2P ficaria controlando os bichinhos em linha de visada (satélite e mole de interceptar/negar sinal). Daí era só fazer os CFTs e...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Em teoria todos os Eurobabies (Gripen/Typhoon/Rafale) tem planos (PowerPoints) de utilizar o 2p para controlar U(C)AVs no futuro.Túlio escreveu:Sei lá, estava pensando (e forçando para ver se achava algum sentido no biplace F): e se fizessem uma versão tipo aquela do F/A-18D, especial para operações noturnas? Ou um Wild Weasel? Melhor ainda, a SAAB é sócia no projeto nEUROn, daí o 2P ficaria controlando os bichinhos em linha de visada (satélite e mole de interceptar/negar sinal). Daí era só fazer os CFTs e...
Até agora em função do número de informações sendo processadas e todos os problemas de tomada de decisão a melhor solução ainda é controlar U(C)AVs a partir de um bunker a milhares de Km do teatro de Operações e resolver problemas de 'sequestro de sinais' com o uso de Datalink / AEW's fazendo o papel secundário de transmissor (caso necessário).
O controle dessas aeronave via AEWs (que tem bem mais espaço do que caças) ainda tem os seus desafios.
Mas creio que nos próximos 10 anos a coisa vai mudar.
Até o F-35 tem esse tipo de plano.
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CB_Lima
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Faz sentido e ajuda o modelo Biposto. O que tem que mudar é a maneira de pensar da FAB (2p ao invés de 1p) para que isso ocorra.FCarvalho escreveu:Se por um acaso destes da vida o Gripen F for além das 8 undes que se pretende comprar do pacote FX-2, e considerando o mesmo padrão organizacional do GDA (supõem-se que todos estes 36 caças sejam para substituir os Mirage deste grupo), ou seja, um esquadrão com 14 mono e 4 bipostos, a FAB pode encomendar ainda cerca de 28 undes desta variante para os demais 7 esquadrões de que dispõe, totalizando uma demanda para 36 modelos F do Gripen NG.
Não sei se este número justifica ou paga o investimento que será feito nesta versão por nós, mas se chagarmos a isso, creio que isso já possa ser contado como uma vitória, simplesmente pelo fato de não ficarmos apenas nos 8 iniciais planejados.
A ver.
abs.
![[029]](./images/smilies/029.gif)
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CB_Lima
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Túlio escreveu:Sei lá, estava pensando (e forçando para ver se achava algum sentido no biplace F): e se fizessem uma versão tipo aquela do F/A-18D, especial para operações noturnas? Ou um Wild Weasel? Melhor ainda, a SAAB é sócia no projeto nEUROn, daí o 2P ficaria controlando os bichinhos em linha de visada (satélite e mole de interceptar/negar sinal). Daí era só fazer os CFTs e...
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Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Exatamente o que tinha pensado: o 2P controlando 4 UCAVs, para cada Gripen biplace apenas com armamento para autodefesa (AAMs) seriam 4 drones stealth, e ainda a chance de desenvolver e fabricar CFT...
Notem, estou fazendo o que posso para tentar racionalizar essa idéia de Gripen biplace.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Há uma outra tendencia aprendida na prática.Túlio escreveu:Exatamente o que tinha pensado: o 2P controlando 4 UCAVs, para cada Gripen biplace apenas com armamento para autodefesa (AAMs) seriam 4 drones stealth, e ainda a chance de desenvolver e fabricar CFT...
Notem, estou fazendo o que posso para tentar racionalizar essa idéia de Gripen biplace.
Para melhor aproveitar a capacidade de radares AESA (uso simultâneo ar-ar e ar-terra), biplaces tem sido apontados como melhor opção.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Então nem teria que ter E...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Estamos ainda a muitos anos disso... os desafios são tantos que nem a vetoração via aeronaves "AEW" (que são maiores, processam mais informações e são menos vulneráveis a interferência eletrônica, além de possuir um tempo bem maior 'on station') ainda estão totalmente consolidadas como plataformas para vetoração de U(C)AVs.Túlio escreveu:Então nem teria que ter E...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Estamos a muitos anos do Gripen F, Lima véio...
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Interessante a apresentação abaixo:
Audiência Pública Interativa
CRE : Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional - Encerrado
Projeto FX-2 da Força Aérea Brasileira
27/02/2014 - 10:00 - Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 7
http://www12.senado.gov.br/ecidadania/v ... ia?id=1461
Audiência Pública para tratar do Projeto FX-2, da Força Aérea Brasileira, que consiste na aquisição de 36 aeronaves de caça de múltiplo emprego, incluindo a transferência de tecnologia necessária para a capacitação do parque industrial aeroespacial brasileiro.
Convidados
Juniti Saito
Tenente-Brigadeiro-do-Ar, Comandante da Aeronáutica
José Augusto Crepaldi Affonso
Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate - COP
Link direto para a presentação:
http://www19.senado.gov.br/sdleg-getter ... 9bdd90;1.0
Audiência Pública Interativa
CRE : Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional - Encerrado
Projeto FX-2 da Força Aérea Brasileira
27/02/2014 - 10:00 - Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 7
http://www12.senado.gov.br/ecidadania/v ... ia?id=1461
Audiência Pública para tratar do Projeto FX-2, da Força Aérea Brasileira, que consiste na aquisição de 36 aeronaves de caça de múltiplo emprego, incluindo a transferência de tecnologia necessária para a capacitação do parque industrial aeroespacial brasileiro.
Convidados
Juniti Saito
Tenente-Brigadeiro-do-Ar, Comandante da Aeronáutica
José Augusto Crepaldi Affonso
Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate - COP
Link direto para a presentação:
http://www19.senado.gov.br/sdleg-getter ... 9bdd90;1.0
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Se A FAB, depois de operar radares AESA, chegar a conclusão que os biplaces são mais versáteis no sentido de melhor aproveitamento das capacidades dos sistemas, os F podem vir em maior quantidade caso novos lotes sejam encomendados.Carlos Lima escreveu:Estamos ainda a muitos anos disso... os desafios são tantos que nem a vetoração via aeronaves "AEW" (que são maiores, processam mais informações e são menos vulneráveis a interferência eletrônica, além de possuir um tempo bem maior 'on station') ainda estão totalmente consolidadas como plataformas para vetoração de U(C)AVs.Túlio escreveu:Então nem teria que ter E...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Penguin escreveu:Há uma outra tendencia aprendida na prática.Túlio escreveu:Exatamente o que tinha pensado: o 2P controlando 4 UCAVs, para cada Gripen biplace apenas com armamento para autodefesa (AAMs) seriam 4 drones stealth, e ainda a chance de desenvolver e fabricar CFT...
Notem, estou fazendo o que posso para tentar racionalizar essa idéia de Gripen biplace.
Para melhor aproveitar a capacidade de radares AESA (uso simultâneo ar-ar e ar-terra), biplaces tem sido apontados como melhor opção.
Sim. E isto mesmo antes de radares AESA.
Os F-15E, K, SG, SA são prova disso (todos biplace).
Os Super Hornet da Austrália (TODOS biplace) são prova disso.
E os Su-30MKI da Índia (272 unidades) são prova disso também.
A FAB pode utilizar os Gripen F para conversão operacional, mas estes possuirão todos os sensores e armamentos necessários para a missão fim.
E em determinados tipos de missões poderão se sair até melhor do que a versão monoplace.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- Luís Henrique
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
FCarvalho escreveu:Se por um acaso destes da vida o Gripen F for além das 8 undes que se pretende comprar do pacote FX-2, e considerando o mesmo padrão organizacional do GDA (supõem-se que todos estes 36 caças sejam para substituir os Mirage deste grupo), ou seja, um esquadrão com 14 mono e 4 bipostos, a FAB pode encomendar ainda cerca de 28 undes desta variante para os demais 7 esquadrões de que dispõe, totalizando uma demanda para 36 modelos F do Gripen NG.
Não sei se este número justifica ou paga o investimento que será feito nesta versão por nós, mas se chagarmos a isso, creio que isso já possa ser contado como uma vitória, simplesmente pelo fato de não ficarmos apenas nos 8 iniciais planejados.
A ver.
abs.
Analise a lógica: Se 60 Gripen E foi suficiente para bancar todo o desenvolvimento de uma aeronave TOTALMENTE modificada, um trabalho gigantesco de atualizações, melhorias e estruturas novas, sensores novos, motor novo, etc. Eu creio que 8 unidades é suficiente para bancar as alterações predominantemente estruturais para um aumento da cabine com condições de dividi-la entre dois ocupantes e a duplicação das telas para que ambos (piloto e operador de armas ou professor e aluno) possam receber informações dos sensores (que não serão duplicados).
Por que os suecos não quiseram o Gripen F? Porque é um absurdo o valor do desenvolvimento? Não. Simplesmente porque possuem Gripen D e podem treinar seus pilotos lá antes do vôo solo.
Nós não temos o Gripen D e se fosse assim tão absurdo o valor deste desenvolvimento, com certeza, os suecos teriam nos oferecido um PLANO B, que poderia ser a venda de algumas unidades do Gripen D ou o treinamento neste estágio realizado na Suécia.
Se nada disso foi preciso não vejo porque nos preocuparmos tanto com isto.

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Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Até porque os custos envolvido de desenvolvimento estão supostamente dentro da proposta de USD4,6bi.Luís Henrique escreveu:FCarvalho escreveu:Se por um acaso destes da vida o Gripen F for além das 8 undes que se pretende comprar do pacote FX-2, e considerando o mesmo padrão organizacional do GDA (supõem-se que todos estes 36 caças sejam para substituir os Mirage deste grupo), ou seja, um esquadrão com 14 mono e 4 bipostos, a FAB pode encomendar ainda cerca de 28 undes desta variante para os demais 7 esquadrões de que dispõe, totalizando uma demanda para 36 modelos F do Gripen NG.
Não sei se este número justifica ou paga o investimento que será feito nesta versão por nós, mas se chagarmos a isso, creio que isso já possa ser contado como uma vitória, simplesmente pelo fato de não ficarmos apenas nos 8 iniciais planejados.
A ver.
abs.
Analise a lógica: Se 60 Gripen E foi suficiente para bancar todo o desenvolvimento de uma aeronave TOTALMENTE modificada, um trabalho gigantesco de atualizações, melhorias e estruturas novas, sensores novos, motor novo, etc. Eu creio que 8 unidades é suficiente para bancar as alterações predominantemente estruturais para um aumento da cabine com condições de dividi-la entre dois ocupantes e a duplicação das telas para que ambos (piloto e operador de armas ou professor e aluno) possam receber informações dos sensores (que não serão duplicados).
Por que os suecos não quiseram o Gripen F? Porque é um absurdo o valor do desenvolvimento? Não. Simplesmente porque possuem Gripen D e podem treinar seus pilotos lá antes do vôo solo.
Nós não temos o Gripen D e se fosse assim tão absurdo o valor deste desenvolvimento, com certeza, os suecos teriam nos oferecido um PLANO B, que poderia ser a venda de algumas unidades do Gripen D ou o treinamento neste estágio realizado na Suécia.
Se nada disso foi preciso não vejo porque nos preocuparmos tanto com isto.
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