O futuro da AAAe no Brasil

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8266 Mensagem por juarez castro » Ter Mai 12, 2015 10:35 pm

Lord Nauta escreveu:
juarez castro escreveu: O grifo é meu: USA, Rússia, China, Inglaterra,Canadá, Austrália, Índia tem aeronaves de transporte estratégico.

França, Espanha, Alemanha, Turquia, Holanda, Bélgica, Itália e etc.. tem aeronaves de transporte táticos capazes de transportar tais sistemas.

Todos acima seriam países de merda que não priorizam a defesa de sua população e ainda por cima são nações periféricas dirigidas por elites retrógradas?

Grande abraço

todos acima são ´´[aise sde merda pois


O colega com seu texto brilhantemente excluiu todos os países mencionados, pelo simples fato de destacar que entre eles alguns possuem aviação de transporte estratégico, outros são potencias militares mundiais e os demais contam com capacidade de deslocarem seus meios AAé através de aviação de transporte tático compatível com os sistemas a serem deslocados.
Outro dado revelador e o percentual do PIB que estes países investem em defesa e a maioria possue uma BID consolidada. Também e importante notar que a maioria dos países mencionados como referencia no aerotransporte de baterias AAé, artilharia, veículos...etc quando muito tem dimensões territoriais não maiores que o estado de Minas Gerais.
Considerando o exposto a alcunha de nação periférica dirigida por uma elite retrograda serve apenas neste caso a um único país o nosso Brasil varonil.

Sds


Lord Nauta
Nauta, tu sabes como a banda toca por acá, não poderemos tão cedo adquirir um C 17 que resolveria o problema compra o Pantsir e ponto, mas não é assim, como eu já citei anteriormente, isto ficou claro no estudo realizado, a aero transportabilidade seria muito importante, porque;

Porque os bestuntos não vão autorizar mais levas deste armamento, então compra o que tem de melhor na categoria inicialmente definida pelas ROPs.
Ggrande abraço




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61290
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6578 vezes
Contato:

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8267 Mensagem por Túlio » Qua Mai 13, 2015 11:43 am

juarez castro escreveu:
Túlio escreveu:Vão charlando, só cego não vê que nossas FFAA não querem saber de coisas SOVIÉTICAS (pois é, o resto do mundo nem se ligou, só nós, os agraciados, sabemos que a Guerra Fria não acabou e que a URSS continua aí, apenas mudou de cara), vão levar em fogo brando até termos as tão almejadas CARROCINHAS Suecas, aí sim, fazemos parte do Mundo Livre (by Reader's Digest)...

PS.: PANTSIR nem em sonho aqui.
Xirú, respeito por demais as tuas opiniões com relação a este assunto, mas aqui apeaste de pingo no toco errado, explico:

Não vi e não ouvi de nenhum militar repulsa a sistemas AA de origem Russa, o que aconteceu é que muita gente fritou miolos a pedido do Mindef para criar uma doutrina e padronizar um equipamento de defesa AA de médio alcance, e depois de muiiiiiito trabalho, muito miolo derretido, milhares de páginas, relatórios pqp não sei o que mais, um vagabundo político veio e mandou refazer tudo reduzindo parâmetros que foram estabelecidos em conformidade com o pessoal de AA das três forças, porque????
Como o pessoal da caserna já conhece a terra Brasilis e sabiam que esta compra como desculpa das olimpíadas, copa do mundo e não sei mais o que ficaria restrita a esta e tão somente, então, o porque de se comprar algo com desempenho um pouco melhor e aero transportável, casualmente a carrocinha sueca ficava fora por questões de alcance e não era bem vista pelo pessoal do EB e dos FNs, a FAB até topava pois queria poder levar de um ponto a outro de avião, não importando se puxada a cavalo ou com um motor hiper sônico.

O sistema que ficou melhor posicionado e que foi unanimidade foi um Europeu ocidental, que vou abster de falar por questões éticas.

Xirú, tu não precisa comprar a o charque e a banha do vizinho para fazer o carreteiro, tens em casa e de boa mão, deixa isto para aqueles que oferecem o mate frio e colocam a vassoura atrás da porta da frente....

Grande abraço
Cupincha véio, não estou falando exatamente do que acho: na verdade vi e ouvi de Oficias-Generais das 3 Forças. Um que me impressionou muito (e que já relatei aqui) foi um Brigadeiro em um evento do COMDEFESA-FIERGS, quando eu ainda fazia parte do Portal: o VP Ops da AEL, Eng Vítor, tinha feito uma pergunta, tentando puxar alguma brasa pro seu assado (claro, né), o citado OG começou a responder a questão, e eu ali, com a câmera na mão mas entediado, já (imaginava que) sabia qual seria a resposta, daí deu um faniquito no hôme e, assim do nada, começou a desancar tudo o que fosse Russo, nada prestava, não dava para confiar nos caras & quetales. Just like that! Fiquei tão atônito (nunca esperaria por uma dessas) que nem me lembrei de fazer o que deveria, ou seja, imediatamente começar a filmar. Mais impressionante ainda foi a salva de palmas, sendo os mais entusiasmados os Oficiais do EB e da MB presentes. Caí duro, só tinha testemunhado coisas assim ditas de maneira velada, jamais com tal ênfase...

Notes, Gaudério, não peguei esta info de outro, eu estava lá! Também não tenho nada contra material dos EUA nem acho maravilhoso tudo o que a Rússia faz, apenas vi e ouvi várias vezes o que me permite concluir que aqui o que vier da terra da Sagrada Vodka para as FFAA só goela abaixo (como os Hind), não querem porque não querem e fim.
Abração




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8268 Mensagem por mmatuso » Qua Mai 13, 2015 12:22 pm

Me orgulho das nossas F.A. que são comprometidas com a democracia e não se rendem ao comunismo.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37548
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8269 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 13, 2015 12:56 pm

Túlio escreveu:Notes, Gaudério, não peguei esta info de outro, eu estava lá! Também não tenho nada contra material dos EUA nem acho maravilhoso tudo o que a Rússia faz, apenas vi e ouvi várias vezes o que me permite concluir que aqui o que vier da terra da Sagrada Vodka para as FFAA só goela abaixo (como os Hind), não querem porque não querem e fim.[/justificar]
Abração
Túlio, como é que se explica esse tipo de reação, de quem, por ofício, deveria avaliar com todo o profissionalismo e racionalidade - pois formação acadêmica e aperfeiçoamento profissional é o que não lhes falta - os recursos materiais para o pleno exercício de suas funções apenas e tão somente do ponto de vista técnico-operacional, complementado pelo industrial-comercial e econômico?

A meu ver, me parece que o nosso maior inimigo continua sendo... nós. :roll:

Então, pra quem tem um inimigo assim, não tem amigos que chegue para resolver o problema. :?

Começo a me perguntar o que é que anda ensinando para esses meninos e meninas nas academias por aqui para se ver tamanho despautério.

abs.




Carpe Diem
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8270 Mensagem por juarez castro » Qua Mai 13, 2015 1:40 pm

Túlio escreveu:
juarez castro escreveu: Xirú, respeito por demais as tuas opiniões com relação a este assunto, mas aqui apeaste de pingo no toco errado, explico:

Não vi e não ouvi de nenhum militar repulsa a sistemas AA de origem Russa, o que aconteceu é que muita gente fritou miolos a pedido do Mindef para criar uma doutrina e padronizar um equipamento de defesa AA de médio alcance, e depois de muiiiiiito trabalho, muito miolo derretido, milhares de páginas, relatórios pqp não sei o que mais, um vagabundo político veio e mandou refazer tudo reduzindo parâmetros que foram estabelecidos em conformidade com o pessoal de AA das três forças, porque????
Como o pessoal da caserna já conhece a terra Brasilis e sabiam que esta compra como desculpa das olimpíadas, copa do mundo e não sei mais o que ficaria restrita a esta e tão somente, então, o porque de se comprar algo com desempenho um pouco melhor e aero transportável, casualmente a carrocinha sueca ficava fora por questões de alcance e não era bem vista pelo pessoal do EB e dos FNs, a FAB até topava pois queria poder levar de um ponto a outro de avião, não importando se puxada a cavalo ou com um motor hiper sônico.

O sistema que ficou melhor posicionado e que foi unanimidade foi um Europeu ocidental, que vou abster de falar por questões éticas.

Xirú, tu não precisa comprar a o charque e a banha do vizinho para fazer o carreteiro, tens em casa e de boa mão, deixa isto para aqueles que oferecem o mate frio e colocam a vassoura atrás da porta da frente....

Grande abraço
Cupincha véio, não estou falando exatamente do que acho: na verdade vi e ouvi de Oficias-Generais das 3 Forças. Um que me impressionou muito (e que já relatei aqui) foi um Brigadeiro em um evento do COMDEFESA-FIERGS, quando eu ainda fazia parte do Portal: o VP Ops da AEL, Eng Vítor, tinha feito uma pergunta, tentando puxar alguma brasa pro seu assado (claro, né), o citado OG começou a responder a questão, e eu ali, com a câmera na mão mas entediado, já (imaginava que) sabia qual seria a resposta, daí deu um faniquito no hôme e, assim do nada, começou a desancar tudo o que fosse Russo, nada prestava, não dava para confiar nos caras & quetales. Just like that! Fiquei tão atônito (nunca esperaria por uma dessas) que nem me lembrei de fazer o que deveria, ou seja, imediatamente começar a filmar. Mais impressionante ainda foi a salva de palmas, sendo os mais entusiasmados os Oficiais do EB e da MB presentes. Caí duro, só tinha testemunhado coisas assim ditas de maneira velada, jamais com tal ênfase...

Notes, Gaudério, não peguei esta info de outro, eu estava lá! Também não tenho nada contra material dos EUA nem acho maravilhoso tudo o que a Rússia faz, apenas vi e ouvi várias vezes o que me permite concluir que aqui o que vier da terra da Sagrada Vodka para as FFAA só goela abaixo (como os Hind), não querem porque não querem e fim.
Abração
Xirú, o caso do Mi 35 é um "causo" a aparte que nem com Jaime Caetano Braum declamando o "Buxinxo" ia dar para contar, e ainda,é um Heli errado na força errada. Os AAs Russo são de certa forma bem vistos, me pare que só os marinheiros tinham ressalvas, como eu disse antes a FAB quer/queria um sistema que pudesse carrocear no C 130 e com alcance de pelo menos uns 20 ou 30Km e ponto final.
O EB queria avaliar mais de perto o KA 52, não sei se foram ou se ainda vão, mas pode certeza o que eles querem mesmo distância é de um troço que eles querem distância é o Tiger, mas correm o grande risco de serem entubados.....

Grande abraço

PS Tô aguardando para o mate.




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8271 Mensagem por juarez castro » Qua Mai 13, 2015 1:42 pm

FCarvalho escreveu:
Túlio escreveu:Notes, Gaudério, não peguei esta info de outro, eu estava lá! Também não tenho nada contra material dos EUA nem acho maravilhoso tudo o que a Rússia faz, apenas vi e ouvi várias vezes o que me permite concluir que aqui o que vier da terra da Sagrada Vodka para as FFAA só goela abaixo (como os Hind), não querem porque não querem e fim.[/justificar]
Abração
Túlio, como é que se explica esse tipo de reação, de quem, por ofício, deveria avaliar com todo o profissionalismo e racionalidade - pois formação acadêmica e aperfeiçoamento profissional é o que não lhes falta - os recursos materiais para o pleno exercício de suas funções apenas e tão somente do ponto de vista técnico-operacional, complementado pelo industrial-comercial e econômico?

A meu ver, me parece que o nosso maior inimigo continua sendo... nós. :roll:

Então, pra quem tem um inimigo assim, não tem amigos que chegue para resolver o problema. :?

Começo a me perguntar o que é que anda ensinando para esses meninos e meninas nas academias por aqui para se ver tamanho despautério.

abs.
Carvalho, não se pode e não se deve tomar a opinião de um oficial general como sendo a tendência e o caminho de toda uma força, o tempo já nos mostrou que todos podem e devem expressar suas opiniões, o que não quer dizer que todas devam ser adotadas como principio ou verdade absoluta.

Grande abraço




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8272 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Mai 13, 2015 7:07 pm

Túlio escreveu:Cupincha véio, não estou falando exatamente do que acho: na verdade vi e ouvi de Oficias-Generais das 3 Forças. Um que me impressionou muito (e que já relatei aqui) foi um Brigadeiro em um evento do COMDEFESA-FIERGS, quando eu ainda fazia parte do Portal: o VP Ops da AEL, Eng Vítor, tinha feito uma pergunta, tentando puxar alguma brasa pro seu assado (claro, né), o citado OG começou a responder a questão, e eu ali, com a câmera na mão mas entediado, já (imaginava que) sabia qual seria a resposta, daí deu um faniquito no hôme e, assim do nada, começou a desancar tudo o que fosse Russo, nada prestava, não dava para confiar nos caras & quetales. Just like that! Fiquei tão atônito (nunca esperaria por uma dessas) que nem me lembrei de fazer o que deveria, ou seja, imediatamente começar a filmar. Mais impressionante ainda foi a salva de palmas, sendo os mais entusiasmados os Oficiais do EB e da MB presentes. Caí duro, só tinha testemunhado coisas assim ditas de maneira velada, jamais com tal ênfase...
Não me surpreende que os generais sejam tão contra materiais russos, passaram sua infância aprendendo a temer os russos e a juventude caçando comunistas (e fizeram um trabalho bem porco, por sinal :lol: ), mas em breve eles se aposentam, o que me preocuparia era se oficiais com 30 ou até 40 anos tivessem esse mesmo pavor de equipamentos russos, se for, pode fechar as FAs por falta de profissionalismo.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8273 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mai 13, 2015 7:26 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Túlio escreveu:Cupincha véio, não estou falando exatamente do que acho: na verdade vi e ouvi de Oficias-Generais das 3 Forças. Um que me impressionou muito (e que já relatei aqui) foi um Brigadeiro em um evento do COMDEFESA-FIERGS, quando eu ainda fazia parte do Portal: o VP Ops da AEL, Eng Vítor, tinha feito uma pergunta, tentando puxar alguma brasa pro seu assado (claro, né), o citado OG começou a responder a questão, e eu ali, com a câmera na mão mas entediado, já (imaginava que) sabia qual seria a resposta, daí deu um faniquito no hôme e, assim do nada, começou a desancar tudo o que fosse Russo, nada prestava, não dava para confiar nos caras & quetales. Just like that! Fiquei tão atônito (nunca esperaria por uma dessas) que nem me lembrei de fazer o que deveria, ou seja, imediatamente começar a filmar. Mais impressionante ainda foi a salva de palmas, sendo os mais entusiasmados os Oficiais do EB e da MB presentes. Caí duro, só tinha testemunhado coisas assim ditas de maneira velada, jamais com tal ênfase...
Não me surpreende que os generais sejam tão contra materiais russos, passaram sua infância aprendendo a temer os russos e a juventude caçando comunistas (e fizeram um trabalho bem porco, por sinal :lol: ), mas em breve eles se aposentam, o que me preocuparia era se oficiais com 30 ou até 40 anos tivessem esse mesmo pavor de equipamentos russos, se for, pode fechar as FAs por falta de profissionalismo.
Penso por aí mesmo...

O que me preocupa são as novas gerações.

Eu já ouvi muita coisa estranha de oficiais superiores, mas mesmo aqui nos EUA você via umas aloprações assim.

Depois que o bicho realmente pegou no Afeganistão e eles começaram a depender de AK-47, respeitar RPG e descobriram o quanto útil são os Mi-8 naquele inferno a mudança foi gigantesca!!

Já vi "chief" calando a boca de oficiais superiores porque esses caras estão lá tomando tiro.

Mas para ser justo funciona da outra maneira também... tive contato com poloneses e eles pensavam de uma maneira antes do Afeganistão/Iraque e outra depois disso.

O que eu vejo aqui hoje é a diferença nas novas gerações que voltam lá do Oriente Médio tendo voado/futucado todo tipo de equipamento "comuna" e não parecem ter problemas. Eu torço para que algo parecido aconteça (esteja acontecendo) no Brasil.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37548
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8274 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 13, 2015 8:01 pm

Isso só vai acontecer quando grande parte da oficialidade de hoje começar a colocar as mãos em "material comuna" em atividades reais, de preferencia nas missões da ONU.

Sempre leio aqui e ali oficiais entre ten e coronel falando coisas boas sobre equipamento russo ou fabricados derivados. E normalmente, quando não tem esta opinião, acabam com ela quando tem contato real e uso efetivo do mesmo.

Ontem mesmo li na revista operacional uma reportagem sobre um major da Avex que foi fazer curso na aviação do exercito da Venezuela. E o cara deixou bastante claro que gostou do que viu por lá em termos de material russo.

Talvez tenhamos que esperar mesmo essa geração de generais pós 60/70 passar, e aí tenhamos um pouco mais de abertura em relação a material russo, e até mesmo chinês.

A ver.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Fábio Machado
Avançado
Avançado
Mensagens: 519
Registrado em: Ter Jul 01, 2008 7:43 pm
Agradeceram: 87 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8275 Mensagem por Fábio Machado » Qua Mai 13, 2015 8:02 pm

Tenho respeito pelos equipamentos russos, mesmo com os seus defeitos. Se nos olharmos para os conflitos contemporâneos, o que se vê são AK 47, RPG-7, carros de combate T54/T55 e Blindados BTR e BMP, sobrevivendo em ambientes extremo e com manutenção precária.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37548
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8276 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 13, 2015 8:04 pm

juarez castro escreveu:
FCarvalho escreveu:Túlio, como é que se explica esse tipo de reação, de quem, por ofício, deveria avaliar com todo o profissionalismo e racionalidade - pois formação acadêmica e aperfeiçoamento profissional é o que não lhes falta - os recursos materiais para o pleno exercício de suas funções apenas e tão somente do ponto de vista técnico-operacional, complementado pelo industrial-comercial e econômico?
Carvalho, não se pode e não se deve tomar a opinião de um oficial general como sendo a tendência e o caminho de toda uma força, o tempo já nos mostrou que todos podem e devem expressar suas opiniões, o que não quer dizer que todas devam ser adotadas como principio ou verdade absoluta.
Grande abraço
Juarez, nada de mais nos comentários, não fosse um cara com 4 estrelas nos ombros e em posição de decisão, e de influência nelas, dentro das ffaa's falando. Não fosse isso, até passaria despercebida toda essa conversa.
Se tem gente que manda alguma coisa pensando assim, e pelos efusivos aplausos recebidos de grande parte da platéia militar que assistia, como comentou o Túlio, me parece não ser uma opinião exatamente individual ou pessoal, mas uma expressão do que não poucos, vamos dizer assim, oficiais superiores pensam, ou podem estar pensando.

abs




Carpe Diem
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8277 Mensagem por juarez castro » Qua Mai 13, 2015 8:50 pm

FCarvalho escreveu:
juarez castro escreveu: Carvalho, não se pode e não se deve tomar a opinião de um oficial general como sendo a tendência e o caminho de toda uma força, o tempo já nos mostrou que todos podem e devem expressar suas opiniões, o que não quer dizer que todas devam ser adotadas como principio ou verdade absoluta.
Grande abraço
Juarez, nada de mais nos comentários, não fosse um cara com 4 estrelas nos ombros e em posição de decisão, e de influência nelas, dentro das ffaa's falando. Não fosse isso, até passaria despercebida toda essa conversa.
Se tem gente que manda alguma coisa pensando assim, e pelos efusivos aplausos recebidos de grande parte da platéia militar que assistia, como comentou o Túlio, me parece não ser uma opinião exatamente individual ou pessoal, mas uma expressão do que não poucos, vamos dizer assim, oficiais superiores pensam, ou podem estar pensando.

abs
Ele pode ter quantas estrelas quiser, mas não pode falar pela força, pode e deve ter opinião independente, seja ela contrária ou não ao equipamento.

Grande abraço




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8278 Mensagem por Luís Henrique » Qui Mai 14, 2015 10:03 am

juarez castro escreveu:
Luís Henrique escreveu: Sim Juarez, no nosso caso nossas forças terão que elencar dentre os locais importantíssimos, os ainda mais importantes, pois com toda certeza não teremos baterias suficientes.

Já pensou retirar a bateria Pantsir da base de Itaguaí, colocar dentro de uma aeronave e enviar para outro local e no meio do caminho a base de Itaguaí sofrer um ataque e for totalmente destruída?

LH tu já ouviu falar em inteligência, S 2?? pois é eles servem para isto, para suprir informações estratégicas a fim de determinar ações como estas.}}T u já pensou em dexiar a Usina de Itaipu oa estação de conversão de Ivai Porã sem defesa e elas forem pelos ares???

A inteligência erra. Ainda mais com os equipamentos que possuímos, da mesma forma que teremos poucas baterias antiaéreas, teremos poucos equipamentos para apoiar as ações de inteligência. Em caso de conflito teremos que priorizar o mais do mais importante e tentar adquirir MAIS baterias às pressas, ou se as tots nos capacitarem, PRODUZIR em grande quantidade o mais rápido possível um sistema semelhante, talvez menos complexo, para proteger as demais localidades.
LH eu acabei de perguntar se nas atuais CNTPS alguém aqui acredita piamente que isto vá adiante??? Eu não acredito e com poucas baterias, elas, no meu entender e no entender dos três estados maiores,da Dirmab, do CFN e da Diretoria de material bélico do EB, deveriam ser aero transportáveis, mas talvez estes órgão não entendam por...r nenhuma de estratégia e de artilharia anti aérea quanto tu e outras mentes iluminadas.

Grande abraço
Oras, não sou o dono da verdade, mas se não me engano o requisito de ser aerotransportável em C-130/KC-390 deixou de ser absoluto e passou a ser requisito DESEJÁVEL e sem mencionar a aeronave.

Portanto não vejo porque basear a decisão apenas neste quesito.

Existem outras opções que seria mais fácil o transporte por aeronaves do porte do KC-390, mas também possuem limitações em outras áreas.
Acho a combinação mísseis + canhões um ponto muito importante no Pantsir, assim como o sistema de guiamento do míssil que ajuda a baratear os disparos.
A meu ver o transporte aéreo pode sim ser bem vindo, mas não vejo como algo tão importante como outras características.
E se não me engano o novo ROB também concluiu isto, ou não?




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61290
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6578 vezes
Contato:

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8279 Mensagem por Túlio » Qui Mai 14, 2015 11:27 am

juarez castro escreveu:
FCarvalho escreveu: Juarez, nada de mais nos comentários, não fosse um cara com 4 estrelas nos ombros e em posição de decisão, e de influência nelas, dentro das ffaa's falando. Não fosse isso, até passaria despercebida toda essa conversa.
Se tem gente que manda alguma coisa pensando assim, e pelos efusivos aplausos recebidos de grande parte da platéia militar que assistia, como comentou o Túlio, me parece não ser uma opinião exatamente individual ou pessoal, mas uma expressão do que não poucos, vamos dizer assim, oficiais superiores pensam, ou podem estar pensando.

abs
Ele pode ter quantas estrelas quiser, mas não pode falar pela força, pode e deve ter opinião independente, seja ela contrária ou não ao equipamento.

Grande abraço

Peraê, cupincha: como é que achas que escolhem um índio que vai a um evento OFICIAL, no meio de um monte de empresários, autoridades e acadêmicos e ele NÃO ESTÁ falando em nome da Força? Que eu saiba não é "oba-oba", selecionam precisamente quem tenha condições de falar pela Força.

Em outras palavras, em evento oficial não é o sujeito falando, é a Força falando através dele. Caso contrário, todos diriam o que quisessem, tipo "por mim ficava com o Super Hornet", "a FAB está com os caças aos cacos mas pro GTE só tem filé" & quetales...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37548
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#8280 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 14, 2015 11:59 am

Faço minhas as palavras do Túlio. Nenhum oficial que se apresente em um evento na condição de represente da sua força, irá falar por si, ou emitir opiniões pessoais. Fala, ou deve falar, pela força que representa.

E neste caso, se o fez em caráter pessoal, deveria no mínimo ser advertido ou coisa semelhante por seus superiores, o que obviamente não aconteceu. Até pelo contrário, o que se viu foi uma louvação geral das palavras dele em relação a equipamento, que entendo, ele nem sequer deve conhecer de perto.

Obviamente o que ele falou representa o que a força pensa ou entende sobre equipamento militar russo, que é o que ele devia estar fazendo ali; então estamos bem complicados. Porque se nossos oficiais generais avaliam a aquisição de equipamentos baseados em opiniões e achismos de que se este ou aquele material não é "padrão Otan' ou made in América então não presta, é coisa de comuna e afins, deveriam ser depostos de seus comandos, pois não servem como oficiais generais.

Uma coisa é ter opinião pessoal, que todo mundo tem, e estes inclusive, são pagos e formados para ter. Outra é ir a algum lugar profissionalmente e soltar uma verdadeira verborragia pessoal típica dos tempos da guerra fria... :roll: Onde está o profissionalismo nisso?

Em matéria de defesa no Brasil, não estamos, e de fato nunca estivemos, em posição de ficar fazendo beicinho para este ou aquele material, só porque queremos ser como os nossos primos ricos, e fazer tudo no padrão dos outros. Temos sim é que ter um padrão Brasil de fazer as coisas, independente das origens dos equipamentos. Se forem bons e atenderem as nossas necessidades e especificidades, não tem porque não comprar. Filosofia politica não paga combustível e nem operacionalidade.

Se não, daqui a pouco o EB vai dizer que não pode comprar caminhões militares da SHACMAN, mesmo sendo fabricados aqui com tecnologia e peças ocidentais só porque a China é comunista. :? :shock:

Será que as ffaa's preferem continuar andando de jeep e de Reo o resto da vida só porque são americanos, e "tudo que é americano é bom"?

abs.




Carpe Diem
Responder