TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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kirk
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74746 Mensagem por kirk » Qui Abr 30, 2015 9:32 pm

Marechal-do-ar escreveu:
kirk escreveu:Imagem
Olha... Desculpa desanimar vocês mas... Como eles não dizem quanto é "X" a única coisa que a imagem diz é que o MK3 de 2014 é uma droga...
Sim Marechal ... o amigo não deixa de ter razão ... exceto pelo fato de que o PS05 já ser considerado um excelente radar ... pelo menos comparável aos seus análogos RBE2 e Captor ...




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74747 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Abr 30, 2015 10:46 pm

kirk escreveu:Sim Marechal ... o amigo não deixa de ter razão ... exceto pelo fato de que o PS05 já ser considerado um excelente radar ... pelo menos comparável aos seus análogos RBE2 e Captor ...
Considerado por quem? Segundo a Saab o MK3 de 2014 só tinha 40% do alcance do MK4, a que distância o MK4 detecta um alvo de 4m²? 200km (um pouco exagerado para um radar tão pequeno, mas vamos supor isso)? Então o MK3 de 2014 detecta esse alvo a no máximo a 80km, o que não impressiona ninguém.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74748 Mensagem por Thor » Sex Mai 01, 2015 4:00 am

Marechal-do-ar escreveu:
kirk escreveu:Sim Marechal ... o amigo não deixa de ter razão ... exceto pelo fato de que o PS05 já ser considerado um excelente radar ... pelo menos comparável aos seus análogos RBE2 e Captor ...
Considerado por quem? Segundo a Saab o MK3 de 2014 só tinha 40% do alcance do MK4, a que distância o MK4 detecta um alvo de 4m²? 200km (um pouco exagerado para um radar tão pequeno, mas vamos supor isso)? Então o MK3 de 2014 detecta esse alvo a no máximo a 80km, o que não impressiona ninguém.
A SAAB disseque houve melhora de 150% de um radar para o outro? :shock:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74749 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Mai 01, 2015 4:47 am

Olha a imagem logo acima.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74750 Mensagem por Carlos Lima » Sex Mai 01, 2015 1:44 pm

Pergunta:

O financiamento do Governo Federal para o Gripen foi aprovado?

Até aonde havia sido anunciado isso tinha que acontecer até ontém ou teríamos que negociar novamente o contrato.

Alguém saberia informar?

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74751 Mensagem por kirk » Sex Mai 01, 2015 4:27 pm

Carlos Lima escreveu:Pergunta:

O financiamento do Governo Federal para o Gripen foi aprovado?

Até aonde havia sido anunciado isso tinha que acontecer até ontém ou teríamos que negociar novamente o contrato.

Alguém saberia informar?

[]s
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Essa é uma pergunta importante !




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74752 Mensagem por ABULDOG74 » Sáb Mai 02, 2015 8:39 pm

Carlos Lima escreveu:Pergunta:

O financiamento do Governo Federal para o Gripen foi aprovado?

Até aonde havia sido anunciado isso tinha que acontecer até ontém ou teríamos que negociar novamente o contrato.

Alguém saberia informar?

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Olá camaradas, alguma notícia referente a isso?

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74753 Mensagem por juarez castro » Sáb Mai 02, 2015 10:13 pm

Até quinta feira a coisa estava embatucada, e não tinha ninguém no GF com vontade defender o projeto, mas como fiquei off três dias não sei como está.

Grande abraço




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74754 Mensagem por general-lee » Sáb Mai 02, 2015 10:30 pm

Deve de está como o NDD Ceará......a deriva!......sds




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74755 Mensagem por knigh7 » Dom Mai 03, 2015 11:40 pm

Ilya Ehrenburg escreveu: Pergunta que não quer calar: quais serão os reais ganhos tecnológicos com o programa Gripen NG?
Olá, Ilya. Tomei a liberdade de trazer para cá seu post a fim de não desvirtuar o assunto do outro tópico.

Na versão "E": estrutura para voos supersônicos, programa de ensaios em voo (aeronavegabilidade e qualidade de voo); integração dos sistemas de guerra eletrônica; integração dos armamentos; integração dos sensores (Radar, IRST); ensaios de fadiga.

O WAD representa um enorme envolvimento das empresas nacionais no processo de desenvolvimento. Trata-se de desenvolvimento de hardware e um novo software de integração deverá ser desenvolvido a partir do zero pela Embraer e AEL, toda a MMI (Man-Machine Interface, ensaios no solo e em voo, certificação) etc.

No caso da versão biposta, as empresas nacionais AEL, Embraer, Atech, SBTA, Mectron e Akaer estarão envolvidas em todas as fases do seu desenvolvimento.

Com exceção de aeroestruturas, vamos ter essas transferências de tecnologia justamente por estarmos desenvolvendo. Quanto a notícia do IOC e FOC do GripenNG para a Flygvapnet esse cronograma já havia sido divulgado e provavelmente o do Brasil será bem próximo. E não é nenhuma surpresa diante do estágio de desenvolvimento. Com um caça já desenvolvido, teríamos uma Força pronta mais rápida sem dúvida (e alguma das nossas FFAA está pronta para um conflito?). Em compensação não teríamos uma transf. de tecnologia nesse nível e com essa participação industrial.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74756 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mai 04, 2015 11:40 am

Honestamente, essa lista esta bem simples para um programa que so' vai ficar operacional em 2020 e poucos... E o preco que vamos pagar por isso...

Eu duvido (por exemplo) que a Boeing nao nos ensinaria os itens citados caso fizessemos esses requerimentos.

Voce nao Precisa de um aviao nao pronto para aprender sobre voos supersonicos, integracao de sistemas, etc.

Dou credito a ideia do projeto biposto (embora seria bom ter mais detalhes), mas quanto ao resto...

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74757 Mensagem por kirk » Seg Mai 04, 2015 1:29 pm

Carlos Lima escreveu:Honestamente, essa lista esta bem simples para um programa que so' vai ficar operacional em 2020 e poucos... E o preco que vamos pagar por isso...

Eu duvido (por exemplo) que a Boeing nao nos ensinaria os itens citados caso fizessemos esses requerimentos.

Voce nao Precisa de um aviao nao pronto para aprender sobre voos supersonicos, integracao de sistemas, etc.

Dou credito a ideia do projeto biposto (embora seria bom ter mais detalhes), mas quanto ao resto...

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Uma coisa é pegar um manual e "ler" como se faz isso ou aquilo ... outra muito diferente é "N" engenheiros participarem in-loco de cada processo de aprendizagem ...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74758 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mai 04, 2015 2:16 pm

kirk escreveu:
Carlos Lima escreveu:Honestamente, essa lista esta bem simples para um programa que so' vai ficar operacional em 2020 e poucos... E o preco que vamos pagar por isso...

Eu duvido (por exemplo) que a Boeing nao nos ensinaria os itens citados caso fizessemos esses requerimentos.

Voce nao Precisa de um aviao nao pronto para aprender sobre voos supersonicos, integracao de sistemas, etc.

Dou credito a ideia do projeto biposto (embora seria bom ter mais detalhes), mas quanto ao resto...

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Uma coisa é pegar um manual e "ler" como se faz isso ou aquilo ... outra muito diferente é "N" engenheiros participarem in-loco de cada processo de aprendizagem ...
Considerando que o avião já está sendo fabricado na Suécia, eu não sei se a diferença é tanta assim. Além disso o que está sendo proposto não é exatamente 'rocket science' e me surpreenderia se a Boeing (por exemplo) não fizesse o mesmo tipo de oferta (ou mais).

Eu não ficaria surpreso se no ITA e mesmo na Embraer já não tivesse bastante gente com conhecimento nessas áreas. Temos até tuneis de vento para esse tipo de pesquisa no Brasil.

Enfim, eu particularmente esperava mais por conta do tempo que vamos esperar para ver um desses operacionais e a geração da aeronave.

Bom... vamos ver se teremos mais transparência com relação aos detalhes dessas 'pesquisas' e torcer por bem mais benefícios do que esses.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74759 Mensagem por kirk » Seg Mai 04, 2015 2:53 pm

Gripen da Saab entra em uma nova alta-fly zone
Por Christopher P. Cavas 14:24 EDT 03 de maio de 2015

Imagem
(Foto: Christopher P. Cavas / Staff)

Linköping, Suécia - jato Gripen da Saab, por anos, muitas vezes visto como um coadjuvante em competições internacionais de combate, é transformar essa reputação ao redor.

A trajetória começou a mudar em outubro pela finalização de um acordo para vender 36 aviões Gripen NG para o Brasil e um 2015 sueco compromisso do governo para comprar 60 JAS 39 Gripen Es e Fs.

"Nossa carteira de pedidos está em um ponto mais alto", Ulf Nilsson, chefe da aeronáutica Saab, disse aos repórteres em uma turnê de imprensa Saab-patrocinado.

A escolha brasileira do New Generation (NG) Gripen foi anunciado em Dezembro de 2013, pondo fim a uma competição de muito anos entre a Saab, da Boeing F / A-18 E / F Super Hornet e Rafale da Dassault para ganhar o programa de caças F-X2. Um contrato de finalizar o negócio foi assinado em outubro para 28 de assento único Gripen NG e oito de dois lugares aeronaves Gripen F.

O negócio brasileiro, Nilsson disse, foi "uma virada de jogo Antes disso, o Gripen era uma aeronave à procura de um mercado Agora é um mercado procurando Gripen E podemos ver que em muitas maneiras -.... Que realmente mudou com o Brasil é mais global. Ele mudou a forma como comunicamos. "


O programa F-X2 tem um outro impulso com o 14 de abril anúncio de um acordo de gestão conjunta com o programa fabricante brasileira Embraer, que irá produzir a maior parte da aeronave no Brasil sob um acordo de transferência de tecnologia.

Um acordo de aquisição de armas com o Brasil foi anunciado 24 de abril, mas o governo brasileiro lançou nenhum detalhe, e Saab não posso comentar.

O negócio brasileiro - o maior de sempre Gripen ordem de exportação de Saab - inclui disposições para a transferência de tecnologia extensas e cooperação industrial. E o acordo com a Embraer para produzir novas aeronaves no Brasil poderia ter implicações mais amplas.

"Nós olhamos para a Embraer como outra linha de produção para Gripen", disse Jerker Ahlqvist, vice-presidente da Saab Gripen para a aeronáutica na área de negócios. Caso mais pedidos materializar, Gripens poderia ser produzido no Brasil para venda a outros países no âmbito de acordos de joint venture. Embora, Nilsson apontou, "nós teríamos que aplicar regras de exportação suecos", que incluem proibições de venda de armas para certos países.

E enquanto o Brasil se comprometeu a comprar 36 aeronaves ", a exigência é de mais de 100 aeronaves", Ahlqvist observou. "Nós acreditamos que eles estão olhando para a compra em três lotes", embora sem outro lote, pelo menos, até depois de 2019.

Saab está comercializando ativamente várias versões do Gripen e os seus sistemas de combate. Gripen C e D podem ser comprados ou alugados. Alguns Cs e Ds são atualizados modelos A e B anteriormente utilizados pela Força Aérea Sueca, enquanto outras aeronaves são construídas novo. Tudo E, F e aeronaves NG são novos modelos de produção, ea produção dos primeiros modelos E da Força Aérea Sueca já começou.

Armas e sensores são controlados pelo sistema material (MS) pacotes de software da Saab, com a versão MS19 instalado no Cs e Ds existente. A partir deste ano, no entanto, a atualização MS20 está sendo oferecido, o que inclui a primeira capacidade operacional do míssil MBDA Meteor ar-ar altamente elogiado. Ensaios de qualificação foram concluídas no ano passado, e os executivos da Saab orgulhosamente apontado o Gripen como o primeiro lutador a campo a arma.

"A adição de Meteor capacidade ar-ar faz com que a plataforma Gripen contra-ar mais formidável em serviço", declarou Ahlqvist. O míssil vai se tornar operacional com a Força Aérea Gripens suecos em 2016.

E enquanto uma nova matriz de varredura eletrônica ativa (AESA) radar está sendo desdobrada com a aeronave E / F, sistemas de defesa Saab desenvolveu uma nova versão Mark 4 do seu PS-05 / A radar para o Cs e Ds.

O Mark 4 radar - discutido por Saab pela primeira vez em 27 de abril - duplica essencialmente ar-ar e ar-terra gamas de detecção, Ahlqvist disse, e melhorou as habilidades para detectar alvos de seção transversal muito baixo por radar.

O sistema, acrescentou, "oferece funcional de crescimento significativo por meio de atualizações de software e oferece grande [, de médio alcance avançado, ar-ar de mísseis] e integração de mísseis Meteor." Impacto na modernização de aeronaves de Mark 3 radares para Mark 4 é "muito pequeno, um mínimo absoluto. Você pode facilmente alternar entre Mark 3 e 4 Mark configuração."

Sete forças aéreas operam ou estão empenhados em Gripens operacionais, juntamente com uma aeronave de teste britânico Gripen D. O último dos 75 Gripen Cs foi entregue à Força Aérea da Suécia este ano, e não mais Cs ou Ds estão em ordem.

Operadores atuais incluem:

• Suécia - 75 Cs, Ds 25, com 60 Es e Fs em ordem

• África do Sul - 17 Cs, Ds 9

• Tailândia - 8 Cs, 4 Ds

• Brasil - 36

• A República Checa - 12 Cs, Ds 2

Hungria (12 Cs, 2 Ds) ea escola piloto de testes britânico operam aeronaves arrendadas, e Eslováquia escolheu o Gripen, em um acordo ainda está sendo finalizado.

E com compromissos para, pelo menos, 96 novas aeronaves, a Saab está empurrando para as vendas mais Gripen. A empresa, Ahlqvist disse, vê um mercado mundial de 300 a 450 aviões de caça ao longo dos próximos 20 anos, excluindo os mercados onde as regulamentações suecas excluem Saab a partir de concorrentes - mercados que incluem muitas das forças aéreas na região do Golfo Arábico. Mas, Ahlqvist observou, a abundância de outros mercados estão abertos.

No norte da Europa, ele disse, "A Finlândia é um país muito interessante para nós. Eles têm um processo longo, sabemos que, mas é também bastante encorajador, e nós sabemos o que podemos esperar. Nós estamos olhando para receber um pedido de informações no início do próximo ano, um pedido de proposta em 2018 e um contrato de algo em torno de 2020. "

Os finlandeses, Ahlqvist disse, são esperados para pedir 40 a 60 aeronaves ", e vemos que o Gripen tem uma boa chance na Finlândia." Competição é esperado para incluir o F-35 lutador comum da greve eo Eurofighter Typhoon.

Um certo número de forças aéreas na Europa Central e Oriental será necessário substituir o envelhecimento sistemas russos, observou ele. "Recentemente, a Croácia anunciou um programa, uma pista muito rápido, deve nomear uma aeronave no próximo ano para substituir os MiG-21." Bulgária terá de substituir seus MiG-29. "Isso vai ser bastante uma competição feroz com caças F-16, mas acreditamos que há um futuro para nós lá." Áustria, Ahlqvist observou, será necessário substituir seus Eurofighter T-1s ", mas que é provavelmente alguns anos de distância." Saab é "não muito ativo na Áustria, no momento, ele reconheceu," mas o tempo talvez em três ou quatro anos. "

Saab também espera Suíça para retornar a uma competição de caça, em poucos anos, apesar da rejeição pública em 2014 de um programa de substituição de lutador, que tinha escolhido o Gripen. "Acreditamos que os suíços vão voltar com novos pedidos de propostas", disse ele.

A região Ásia-Pacífico é visto como uma área com grande potencial de vendas do Gripen.

"Nós sabemos que a Malásia está interessado, Ahlqvist disse," e Indonésia iniciou um programa de substituição de F-5. Eles querem algo tão cedo quanto 2019. Nós sabemos que há uma tradição lá para comprar russo, mas o novo presidente quer um processo de licitação transparente, e acreditamos que temos uma boa chance de lá. "

A Índia, que escolheu Rafale sobre Gripen na competição Combat Aircraft Médio Multi-função, permanece "sempre de interesse", disse Ahlqvist. "Nós sabemos que há algo mais necessário. Eles estão lutando com sua Combate avião leve de programa [LCA], e deve haver um requisito para algo mais, nós estamos lá com a transferência tecnológica ea cooperação industrial."

O programa LCA poderia envolver 150 a 200 aeronaves, observou ele, "por isso é muito interessante para nós. Estamos prontos para fazer um programa muito abrangente na Índia."

A empresa está mantendo vigilância sobre as Filipinas, disse Ahlqvist. "Tivemos algumas questões das Filipinas, mas não há nenhum processo formal em curso. Mas estamos mantendo nossos ouvidos para o chão."

Saab tem "uma forte relação com a África do Sul", Ahlqvist observou, "e a partir dessa base que nós estamos monitorando o que está acontecendo na África Botswana -." Uma das economias de mais rápido crescimento na África "- está olhando para substituir o seu F- 5 lutadores dentro de dois a cinco anos, disse ele. "O Quênia tem um forte interesse no Gripen, mas há incerteza sobre quando eles não poderiam encontrar o dinheiro para um programa desse tipo."

Namíbia ", tem ambições, eles querem se livrar de seus aviões chinês e encontrar outra coisa. Mas, novamente, a incerteza sobre onde iria encontrar o dinheiro, embora recentemente eles descobriram petróleo e gás. Mas nós provavelmente estamos falando de cinco a 10 anos antes de acontecer alguma coisa lá. "

Saab gostaria de melhorar as oportunidades de marketing na América do Sul, particularmente com o seu parceiro de fabricação Embraer.

"Sabemos que a Colômbia vai substituir sua frota Kfir, tivemos perguntas a partir deles", disse Ahlqvist, acrescentando que "será provavelmente ser cerca de cinco anos antes que eles vão precisar de entregas. Mas em muitos desses países, começa juros e, em seguida, ele é retirado, por isso é um pouco para trás e para frente. "

Brasil pode também, eventualmente, decidir comprar uma versão portador-capaz do Gripen para seu porta-aviões, mas Saab não está esperando uma decisão em breve.

"Sea Gripen é parte do acordo de transferência de tecnologia com o Brasil", disse Nilsson, e um estudo será feito. "Estamos em discussões iniciais para Sea Gripen, mas vamos ter de ver onde ele vai. Ele provavelmente será de cerca de 2025 antes de os brasileiros decidir o que fazer."
http://www.defensenews.com/story/defens ... /26692269/




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74760 Mensagem por kirk » Seg Mai 04, 2015 3:27 pm

Carlos Lima escreveu:
kirk escreveu: Uma coisa é pegar um manual e "ler" como se faz isso ou aquilo ... outra muito diferente é "N" engenheiros participarem in-loco de cada processo de aprendizagem ...
Considerando que o avião já está sendo fabricado na Suécia, eu não sei se a diferença é tanta assim. Além disso o que está sendo proposto não é exatamente 'rocket science' e me surpreenderia se a Boeing (por exemplo) não fizesse o mesmo tipo de oferta (ou mais).

Eu não ficaria surpreso se no ITA e mesmo na Embraer já não tivesse bastante gente com conhecimento nessas áreas. Temos até tuneis de vento para esse tipo de pesquisa no Brasil.

Enfim, eu particularmente esperava mais por conta do tempo que vamos esperar para ver um desses operacionais e a geração da aeronave.

Bom... vamos ver se teremos mais transparência com relação aos detalhes dessas 'pesquisas' e torcer por bem mais benefícios do que esses.

[]s
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Teremos ainda anos de desenvolvimento conjunto além do "F" com full participação, acredito que se o Brasil (Embraer) dominasse tal tecnologia, os requisitos do FX-2 seriam apresentados à Embraer e não uma concorrência internacional (FX-2).

Sinceramente não compartilho com o amigo dessa preocupação de "geração" ... era e é uma questão de escolha ou optaríamos por participação industrial ou optaríamos por JSF de prateleira, não há tanta discrepância nos prazos de entrega e operacionalidade entre a escolha Gripen NG e JSF ... optamos, acertadamente na minha opinião, por maior autonomia e independência trilhando um caminho para um vôo solo e menor dependência das grades potências ...

Poderíamos falar em PAK-FA, porém da mesma forma, não há nenhuma garantia de real transferência de conhecimentos e neste caso há outro agravante ... não há nem mesmo certeza das capacidades stealth (5ªG) do equipamento bem como custos envolvidos no projeto e na própria manutenção do equipamento já que estamos falando dos mesmos motores do SU-35 e todas suas implicações nos custos de operação.

Nesse contexto, se por um lado há um equipamento que se tornou limitado sobretudo no quesito de superioridade aérea com o JSF, com baixa velocidade, manobrabilidade, autonomia e payload e altos custos de operação e por outro lado uma total incógnita com o PAK, péssimas escolhas no meu ponto de vista.

Acredito que os passos que estamos trilhando em conhecimentos e amadurecimento da parceria poderá colocar o País com possibilidades de co-desenvolvimento de uma aeronave de 5ªGeração se de fato esses são os objetivos da FAB ... desta vez com uma participação ainda mais expressiva podendo em um horizonte de 15/20 anos estarmos competindo nesse mercado dos aviões de 5ª Geração




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