FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#586 Mensagem por henriquejr » Sáb Mai 02, 2015 9:33 am

Concordo com o Gabriel, e já tinha comentado sobre isso. A escolha da FAB pelo Gripen NG, tem provocado muita paixão em alguns colegas, e isso fica muito claro quando falam sobre o assunto.

Já eu fui o contrário, Bolovo. O Gripen era a minha última opção, e quando soube que a FAB tinha escolhido ele, tive um sentimento de decepção. Hoje eu já acho que foi a melhor escolha. Vamos dar tempo ao tempo.




.
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#587 Mensagem por mmatuso » Sáb Mai 02, 2015 11:31 am

Nem sou contra ou a favor, mas pela quantidade de mentira e gente sem pudor que vejo defender um caça como se fosse um parente, mesmo nas coisas erradas, estou ficando contra.

Não consigo compactuar com esse tipo de mentalidade fan boy.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#588 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Mai 02, 2015 12:31 pm

Bolovo escreveu:
gabriel219 escreveu:Nos testes feitos no Gripen demo. O mesmo não é um ensaio para o que o Gripen E/F se tornará?

É sério, vejo mais gente do contra com raiva por que seu preferido não ganhou do que alguma crítica baseada em algo concreto.
Cuma? Uma screenshot do meu voto no tópico do FX2.

http://i60.tinypic.com/2en2bly.png

Meu voto foi no Gripen NG no começo da enquete até pq era o óbvio, apoiei alucinadamente o Gripen no FX1. Alias, era um dos unicos a fazer isso. Mas mudei de ideia radicalmente quando percebi que caímos no conto do vigário do século. Estará nos livros de história, sem dúvidas, daqui umas décadas. Vai ser um belo capítulo chamado "Quando a SAAB enganou o Brasil".

O Gripen Demo é o Gripen Demo. O Gripen NG/E/F será outro avião, com peso diferente, dimensões diferentes e seu protótipo só voará próximo ano, então até lá tudo não passa de especulação.
Eu ainda acho que o Bolovo teve sua conta roubada por outra pessoa.

O verdadeiro bolovo ainda é apaixonado pelo Gripen, mas deve estar em um porão amarrado ou em uma kombi preta.

Quem é você que está postando em nome do Bolovo??? :lol: :lol: :lol:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#589 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Mai 02, 2015 12:40 pm

Lord Nauta escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Da sim Carlos.

O russos construíram 24 Su-33. Pagaram o desenvolvimento para APENAS 24 unidades.

O MiG-29K só DEPOIS que a Rússia resolveu adquirir para substituir o Su-33. Mas foi desenvolvido APENAS COM 1 CLIENTE e para uma encomenda INICIAL de APENAS 16 unidades (12 monoplace e 4 biplace). Depois a Índia gostou do resultado e encomendou mais um pouco, e DEPOIS a Rússia resolveu adquiri-lo.
Ou seja, foi desenvolvido para APENAS 16 unidades.

Rafale a intenção total da França não é para bem mais que os 40 Rafale M. A intenção total de possuir 296 Rafale, envolve APENAS 60 da versão naval.
E sabemos que dificilmente a França vai chegar neste número. Pois até agora encomendou apenas 180, dos quais 40 da versão naval.

Portanto 3 exemplos, com as respectivas encomendas em 24, 16 e 40 unidades.
E todos para apenas UM OPERADOR inicialmente.

Não tem muita diferença se a MB encomendar 24 unidades, principalmente porque o Gripen é MENOR e mais barato que a maioria dos caças.


Colegas tem diferença sim! :evil:

''A RUSSIA e a FRANÇA SÃO PAÍSES COM INTERESSES MUNDIAIS E POTENCIAS POLITICAS COM HISTÓRICO DENSO EM PARTICIPAÇÃO EM GUERRAS ATRAVÉS DOS SECULOS. SÃO PAÍSES DE EXPRESSÃO NO JOGO GEOPOLITICO GLOBAL E QUE UTILIZAM SUAS FORÇAS ARMADAS COMO EXTENSÃO DE SUA DIPLOMACIA NESTE JOGO. E O BRASIL O QUE É, QUAL SEU PESO RELATIVO, QUAL SUA INFLUÊNCIA , QUAL SEU HISTÓRICO DE POTENCIA, QUAL SUA PARTICIPAÇÃO NO JOGO GEOPOLITICO, QUAL SEU HISTÓRICO COMO PAIS GUERREIRO ATRAVÉS DO SECULOS? A REALIDADE E QUE SOMOS INCAPAZES DE PROJETAR PODER EM NOSSO PRÓPRIO QUINTAL MARÍTIMO QUE E O ATLÂNTICO SUL. EXEMPLO DISTO E A OTAN NO GOLFO DA GUINÉ. NA REALIDADE SOMOS UM ANÃO POLITICO E MILITAR''


Sds


Lord Nauta
Nauta, concordo plenamente com você.

O Brasil é um país de 5o mundo. Não tem expressão nenhuma.

O que eu coloquei para analisarmos é que uma VERSÃO NAVAL de um caça não é algo tão complexo e caro como alguns colegas colocam aqui.

A SAAB já declarou de forma oficial os seguintes dados:

1) o custo de desenvolvimento do Sea Gripen de U$ 240 mi
2) o trabalho de desenvolvimento do Sea Gripen seria MUITO MENOR e de RISCO BEM MAIS BAIXO que o projeto do Gripen NG.
O Gripen NG não é um caça produzido totalmente do ZERO, é um caça que evoluiu em relação ao Gripen C/D. Portanto, o próprio desenvolvimento do NG já foi e está sendo menos complexo e bem mais barato que o desenvolvimento de um caça totalmente do zero. Se a SAAB já disse que o Sea Gripen seria MUITO MAIS FÁCIL E BARATO que o NG, logo concluímos que não é tudo isso que alguns colegas dizem, só não acredita quem não quer.
3) a SAAB já declarou oficialmente que TRABALHOS ESTÃO SENDO FEITOS no NG de modo que FACILITEM o desenvolvimento do Sea Gripen.
Já pararam para pensar que talvez o aumento de peso pode ter, pelo menos em partes, relação com isto???


Portanto Nauta, não estou tentando comparar o Brasil com França ou Rússia. Apenas dizendo que para 24 exemplares, o custo de desenvolvimento do Sea Gripen é totalmente aceitável. E ainda aposto um churrasco com quem quiser que fica mais barato que comprar Rafale Naval novo.

Sem falar que após os últimos posts do Knight eu creio que ficou bem claro que Rafale e Super Hornet NÃO SÃO OPÇÕES para nós.
Pois além de custarem MAIS CARO que o Gripen, e não possuírem comunalidade nenhuma com os caças da FAB, o que abriria uma NOVA CADEIA LOGÍSTICA e MAIS CUSTOS, e também não agregarem nada para nossa indústria, tecnologias, produção local, etc., além de tudo isso, exigiriam a TROCA DO NAVIO AERÓDROMO por um bem maior, o que também custaria uma FORTUNA.
Como teremos o A-12 operando até 2038, é Sea Gripen na cabeça. :twisted: :twisted: :twisted:

Grande Abraço.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#590 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Mai 02, 2015 1:16 pm

Luís Henrique escreveu:Como teremos o A-12 operando até 2038, é Sea Gripen na cabeça. :twisted: :twisted: :twisted:

Grande Abraço.
Ou A-4.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#591 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Mai 02, 2015 1:31 pm

Quem dera Luis... Quem dera que fosse facil e barato Assim... Todo mundo fazia ;)


Mas sonhar ainda e de graca! :)

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#592 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Mai 02, 2015 1:31 pm

LeandroGCard escreveu:
Luís Henrique escreveu:Como teremos o A-12 operando até 2038, é Sea Gripen na cabeça. :twisted: :twisted: :twisted:

Grande Abraço.
Ou A-4.


Leandro G. Card
Pois e...

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#593 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sáb Mai 02, 2015 2:29 pm

Eu acho uma graça a tentativa de alguns em querer transformar o Gripen NG em algo que ele não é.
Será um vetor com limitações.
Ponto.

A SAAB jurava de pés juntos que ele teria 7 tons. Está com 8...
O ganho de 20% proporcionado pela F-414 em relação a F-404 foi anulado com o ganho de massa.
Hoje, o Gripen E não oferece carga bélica maior que o Gripen C...
E falam de supercruise...

O Gripen Naval terá apenas mais 500kg... Acredita quem quiser, assim como acreditaram que a célula do NG não passaria das 7 tons...
A fuselagem traseira teria que ser redesenhada, pois a forma de extração do motor inviabiliza a existência de um gancho de parada. Aliás, em função da LAAD foi divulgado uma maquete da versão naval do Gripen Naval com o gancho junto do trem de pouso principal...
Momento para risadas.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#594 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Mai 02, 2015 3:20 pm

LeandroGCard escreveu:
Luís Henrique escreveu:Como teremos o A-12 operando até 2038, é Sea Gripen na cabeça. :twisted: :twisted: :twisted:

Grande Abraço.
Ou A-4.


Leandro G. Card
É verdade. Mas creio que o A-4M terá sua vida útil estendida por mais 10 anos. Não creio que chegue nem em 2030, que dirá em 2038.

No mais não acho que a MB vai gastar uma BOA grana na modernização do A-12 para poder operar até 2038 + aquisições de aeronaves AEWAC´s e COD/REVO para continuar com o A-4.
Mesmo modernizado.
Eu acredito que os A-4M operarão 10 anos sozinhos e no máximo mais uns 5 anos em conjunto com as primeiras unidades do Sea Gripen.
E de 2028 até 2038 teremos apenas Sea Gripen como caça a bordo do A-12.

Mas isto quem dirá serão os nossos políticos... :? :?




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#595 Mensagem por Bolovo » Sáb Mai 02, 2015 6:24 pm

Luís Henrique escreveu:
Bolovo escreveu: Cuma? Uma screenshot do meu voto no tópico do FX2.

http://i60.tinypic.com/2en2bly.png

Meu voto foi no Gripen NG no começo da enquete até pq era o óbvio, apoiei alucinadamente o Gripen no FX1. Alias, era um dos unicos a fazer isso. Mas mudei de ideia radicalmente quando percebi que caímos no conto do vigário do século. Estará nos livros de história, sem dúvidas, daqui umas décadas. Vai ser um belo capítulo chamado "Quando a SAAB enganou o Brasil".

O Gripen Demo é o Gripen Demo. O Gripen NG/E/F será outro avião, com peso diferente, dimensões diferentes e seu protótipo só voará próximo ano, então até lá tudo não passa de especulação.
Eu ainda acho que o Bolovo teve sua conta roubada por outra pessoa.

O verdadeiro bolovo ainda é apaixonado pelo Gripen, mas deve estar em um porão amarrado ou em uma kombi preta.

Quem é você que está postando em nome do Bolovo??? :lol: :lol: :lol:
Po, mas existe Gripens e Gripens. O Gripen de verdade é legal, voa em vários países, e torço que vença na Croácia. O Gripen de mentira a gente comprou.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#596 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Mai 02, 2015 7:22 pm

Bolovo escreveu:
Luís Henrique escreveu: Eu ainda acho que o Bolovo teve sua conta roubada por outra pessoa.

O verdadeiro bolovo ainda é apaixonado pelo Gripen, mas deve estar em um porão amarrado ou em uma kombi preta.

Quem é você que está postando em nome do Bolovo??? :lol: :lol: :lol:
Po, mas existe Gripens e Gripens. O Gripen de verdade é legal, voa em vários países, e torço que vença na Croácia. O Gripen de mentira a gente comprou.
Bolovo, não estamos em guerra.
Podemos esperar alguns anos para que o gripen de mentira se torne legal também.
E aí teremos um gripen legal muito mais moderno e capaz que o gripen de hoje.

Vai valer a pena. :wink:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#597 Mensagem por Bolovo » Sáb Mai 02, 2015 7:31 pm

Jamais. O maior crime lesa pátria da história desse país foi esse desastre chamado Gripen NG. Isso nunca vai ser bom.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#598 Mensagem por juarez castro » Sáb Mai 02, 2015 9:48 pm

Eu sou cético, e acredito que o Gripen não foi uma má escolha, não a melhor no meu entender, o problema são os rumos que o programa está tomando, o tempo que isto vai demandar e os custos. Quanto a NG naval, esqueçam isto, estas conversas como me disse um oficial aviador naval só servem para tomar o tempo do pessoal da marinha que estão cheio de problemas muito maiores e presentes para resolver que dependem basicamente de migalhas orçamento;
Um amigo da ativa que leu a matéria do "Bob fontado" não sabia se ria ou se vomitava.

Grande abraço




general-lee
Avançado
Avançado
Mensagens: 453
Registrado em: Sex Dez 03, 2010 7:49 pm
Agradeceram: 3 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#599 Mensagem por general-lee » Sáb Mai 02, 2015 10:16 pm

Esse gripadinho veio a calhar.....quantos A-4 foram modernizados até agora....quantos AMX foram modernizados.......quantos f5 da jordania foram modernizados.....até o KC-390 parece ta atrasado por falta de dindim...nem a FAB taxi aéreo ta funcionando por falta de combustivel que é otimo diga-se de passagem......portanto se ele for de papel ainda ..que bom...quanto mais demora melhor será! sds




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#600 Mensagem por Bourne » Sáb Mai 02, 2015 11:56 pm

Bolovo escreveu:Jamais. O maior crime lesa pátria da história desse país foi esse desastre chamado Gripen NG. Isso nunca vai ser bom.
Imagem

Mas creio que sinto o mesmo. Talvez, o Levy mãos de tesoura possa mudar a história.




Responder