Sobre o CV90120-T, não disse que seria uma viatura com 35 toneladas (26 é o peso do CV9040). Quis dizer que seria uma viatura baseada na versão VBCI com canhão 120 mm, mas com maior blindagem, chegando á, no máximo, 50 toneladas para servir os RCB e talvez BIB, sendo uma viatura de apoio de fogo. Serviriam como os VBC 8x8 servirão.Bolovo escreveu:Sou absolutamente contra qualquer desenvolvimento de algo que se pareca um CV90-120, TAM e derivados. Já disse mil vezes e repito, creio que algo como um Merkava light, com umas 40 e tantas toneladas seria o ideal. Uma família completa, com CC, IFV, APP etc. A unica unidade do CMA com blindados é a 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado da 1ª Brigada de Infantaria de Selva em Boa Vista. Mas creio que poderia existir um RCB divisionário por lá tbm. De resto concordo que deveria haver mais 12 Mi-35M em Boa Vista e armamentos melhores para os A-29.gabriel219 escreveu:Mas pra que carros de combate na zona norte? Ali há mais mato que terreno para progressão. Deveria predominar aeronaves com capacidade CAS, helicópteros de ataque, VBR/VBC 8x8 e armas anticarro. Nessa região, nem nós conseguiríamos deslocar carros de combate e nem eles. A maior ameaça na região é os T-72 Venezuelanos, mas nossos AMX, Mi-35M e A-29 podem dar conta disso.
Carros de combate devem existir no Sul, Sudeste, Centro-oeste e Nordeste. Principalmente Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Aqui mesmo, no Nordeste, há muito lugar para progredir e as estradas Sul são boas.
O número ideal que estimo de VBC sobre lagartas seriam 426 VBC de 55-60 tons para RCC's e 324 de 45-50 tons para RCB's, poderia ser até um derivado do VBCI sobre lagartas, com canhão 120 mm e blindagem bem aumentada, parecido com o CV90120-T.
No Norte temso que investir em mais Mi-35M pra FAB e A-29 com armamrntos melhores, como canhões 20 mm com munição APFSDS, mísseis anticarro e bombas guiadas á laser. Por terra, VBR's e VBC's 8x8, além de viaturas 4x4 com mísseis anticarro já dão conta do recado.
Abs.
Não tem nada a ver com ser um CV90120-T Brasileiro, mas um CC mais leve que o principal, para servir de forma parecida, mas em OM's diferentes.
Sobre um RCB no CMA, discordo totalmente. Não é necessário. Para os T-72 chegar até lugar que possam usa-los, tirando a BR que leva á Boa Vista (onde é cercada por mato, onde pode haver emboscada de Infantaria), teriam que utilizar os rios para levar seus T-72. Nesse caso, seria melhor investir em lanchas e navios de patrulha, como o Nodriza IV modificado, com mísseis RBS 70MkII para terem duplo uso, para barrar meios de levar-los para dentro do país. Investir em mais AH-2 e colocar mais A-29, armados com armas anticarro. Nem precisaria de AMX, a não ser que tragam seus Pechora, ai usaríamos com bombas FPG-82 e/ou mísseis MAR-1.
No Norte tem que se investir em meios de combate fluvial, helis de ataque, armamentos pro A-29, VBR/VBC 8x8, artilharia e armas anticarro portáteis. Não precisa de viaturas sobre lagarta na região, teria uso limitado.
Abs