Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceram: 172 vezes

Re: Aviação do Exército

#2401 Mensagem por Energys » Seg Abr 27, 2015 7:51 pm

Ckrauslo escreveu:Eu sempre fico confuso pelo meu pouco conhecimento em aviação civil, mas quando falam em FMS querem dizer Flight management system? ou outra coisa inteiramente diferente
FMS = Foreign Military Sales.

Att.




Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: Aviação do Exército

#2402 Mensagem por Ckrauslo » Seg Abr 27, 2015 7:52 pm

Grato




Kept you waiting, huh?
ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Aviação do Exército

#2403 Mensagem por ciclope » Sex Mai 01, 2015 11:24 am

Fico pensando como seria as nossas forças armadas.
O exército la lógica teria aeronaves dedicadas ao apoio tático da própria força. No caso além dos helicópteros, aviões. No tipo Grand caravan até o KC—390.
A marinha helicópteros, aviões embarcados em PA e aviões de patrulha tipo P3.
A força aérea, helicópteros, caças,aviões radar, de transporte VIP e transportes estratégicos/transgressores tipo os Boeing.
Perguntas: Se assim fosse, teriam as forças armadas condições disso?
O exército teria como bancar um programa como o KC—390?
O próprio projeto teria modificações. Tipo o exército não precisaria da capacidade revo.
Como seria?




ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Aviação do Exército

#2404 Mensagem por ciclope » Sex Mai 01, 2015 11:26 am

Correção. Aviões cargueiros/reabastecedores tipo os Boeing 767.




ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Aviação do Exército

#2405 Mensagem por ciclope » Sex Mai 01, 2015 11:26 am

Correção. Aviões cargueiros/reabastecedores tipo os Boeing 767.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Aviação do Exército

#2406 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 15, 2015 11:32 am

Bom dia a todos.

Trago aqui uma temática que me parece muito interessante e que sempre me chamou a atenção, não só por ser pouco conhecida, como comentada, e que são as equipes C-SAR da infantaria da Avex.
Temos vários exemplos de tropas com esta finalidade mundo afora, e que inclusive tem treinamento, não raro, como ops.esp, e que instigam muitas histórias.
Eu particularmente pesquisei e não consegui encontrar muita coisa sobre esta qualificação no EB, mas o vídeo abaixo é bem ilustrativo do que existe.
Se alguém puder cooperar e contribuir com mais informações sobre esta tropa do EB que serve na Avex, agradeço.



abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Aviação do Exército

#2407 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 15, 2015 11:50 am

Mais um vídeo interessante. Este mais novo do curso C-SAR 2014.



Uma coisa pode-se dizer: estes não são soldados convencionais. :)

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Aviação do Exército

#2408 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 15, 2015 11:53 am

Aqui mais um vídeo, só que este da FAB, para comparação.



Vê-se que há mais semelhanças do que diferenças.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Aviação do Exército

#2409 Mensagem por Bolovo » Qui Out 15, 2015 11:54 am

Um passo importante. O Pantera K2 vai aumentar demais as capacidades da AvEx.

http://www.youtube.com/watch?v=mZ7YqG3U-ps




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: Aviação do Exército

#2410 Mensagem por Ckrauslo » Qui Out 15, 2015 12:03 pm

FCarvalho escreveu:Bom dia a todos.

Trago aqui uma temática que me parece muito interessante e que sempre me chamou a atenção, não só por ser pouco conhecida, como comentada, e que são as equipes C-SAR da infantaria da Avex.
Temos vários exemplos de tropas com esta finalidade mundo afora, e que inclusive tem treinamento, não raro, como ops.esp, e que instigam muitas histórias.
Eu particularmente pesquisei e não consegui encontrar muita coisa sobre esta qualificação no EB, mas o vídeo abaixo é bem ilustrativo do que existe.
Se alguém puder cooperar e contribuir com mais informações sobre esta tropa do EB que serve na Avex, agradeço.



abs.
Vou tentar explicar o conceito, mesclando com o conceito do PELOPES pode ser?
Bom o PELOPES "Pelotão de Operações Especiais"
O PELOPES é uma uma pequena unidade de OPESP que fica incumbida de realizar operações vitais para o Batalhão que ela esta situada.
Ex: Se um inimigo se situa próximo a um Batalhão, e não é uma coisa tão grande que vá precisar dos FE ou COMANDOS.
Manda-se os combatentes do PELOPES, que podem neutralizar a ameaça.
Em outras palavras são unidades especializadas que ficam a cargo das necessidades operacionais das suas respectivas áreas de atuação.

As unidades do AVEX são mais o menos assim, elas ficam em cargo de resolver os problemas em suas respectivas áreas de atuação, nas áreas que atendem as necessidades operacionais dos Batalhões ou Brigadas que se encontrem as unidades.
E diminuem a carga pra cima do PARA-SAR, que já é uma unidade especial de escopo maior, com um raio de ação maior.
Pois esses casos menores, podem ser resolvido por unidades menores, sem a necessidade de deslocar uma unidade grande.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Aviação do Exército

#2411 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 15, 2015 12:13 pm

Olá Ckrauslo, grato pela ajuda.

Agora, duas perguntas: os Pelopes ainda existem? Achei que tinham sido extintos. Outra, no caso do C-SAR da Avex, me parece ser um curso para o qual qualquer um pode pedir para entrar, como se fosse uma especialização como outra qualquer da infantaria, não estando atrelado necessariamente a nenhuma OM de infantaria, inclusive ao btl de inf da Avex. Isto procede?

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: Aviação do Exército

#2412 Mensagem por Ckrauslo » Qui Out 15, 2015 12:59 pm

FCarvalho escreveu:Olá Ckrauslo, grato pela ajuda.

Agora, duas perguntas: os Pelopes ainda existem? Achei que tinham sido extintos. Outra, no caso do C-SAR da Avex, me parece ser um curso para o qual qualquer um pode pedir para entrar, como se fosse uma especialização como outra qualquer da infantaria, não estando atrelado necessariamente a nenhuma OM de infantaria, inclusive ao btl de inf da Avex. Isto procede?

abs.
Tipo assim, se eu fizer o COESP, ou o Curso de Ações Taticas "Exercito agora pode fazer isso", e fizer isso tipo aqui em minha cidade, quando aqui tinha SUOPES/PELOPES tinha o COESP.
Se eu fosse para Rio Branco, ou para alguma outra cidade com PELOPES, simplesmente pelo meu Breve eu poderia me juntar aquela unidade. Já que exercito é uma instituição a nível federal. Só não poderia me juntar a unidades com escopo operacional maior, ou diferente da minha.

Qualquer um pode pedir para entrar no C-SAR, podem escolher trabalhar com isso depois, e serem transferidos para unidades que tenham Aviação do Exercito e que teriam unidades de C-SAR "Não adianta você ter o curso, você tem que ir para algum batalhão que opere com isso"
Como você pode ir para outro batalhão trabalhar com outras coisas e apenas ostentar o Breve, como um sargento musico que temos aqui no Acre, que é formado no CAT do BOPE e ostenta o breve no seu braço, a única coisa que ele fez relacionada a combate foi o CAT, e depois continuou sua carreira musical no exercito, é formado em musica, e tem pós graduação em teoria musical.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Aviação do Exército

#2413 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 05, 2015 3:09 pm

Uma notícia interessante que saiu na última T&D em banca na reportagem sobre o AW-129, na entrevista com o cmte da Avex italiana, diz-se que poderia haver uma parceria com o Brasil no sentido de desenvolver-se um novo helo de ataque para os dois países, em substituição aos Mangusta, e que o MD italiano hora está avaliando os aspectos técnico-operacionais e industriais-tecnológicos do projeto.

Seria um helo maior, mais veloz e mais robusto que o seu antecessor. Seria esta uma parceria interessante para o EB/Brasil, e mesmo para a MB, que ao invés de simplesmente comprar um helo pronto, poderia desenvolvê-lo conjuntamente com a Itália, sob seus próprios requisitos? A END não estaria aí sendo privilegiada e obedecida em termos de suas orientações gerais sobre a modernização/atualização das ffaa's, além de termos algo nas mãos enquanto argumento para o seu financiamento junto ao governo?

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: Aviação do Exército

#2414 Mensagem por Ckrauslo » Qui Nov 05, 2015 5:26 pm

FCarvalho escreveu:Uma notícia interessante que saiu na última T&D em banca na reportagem sobre o AW-129, na entrevista com o cmte da Avex italiana, diz-se que poderia haver uma parceria com o Brasil no sentido de desenvolver-se um novo helo de ataque para os dois países, em substituição aos Mangusta, e que o MD italiano hora está avaliando os aspectos técnico-operacionais e industriais-tecnológicos do projeto.

Seria um helo maior, mais veloz e mais robusto que o seu antecessor. Seria esta uma parceria interessante para o EB/Brasil, e mesmo para a MB, que ao invés de simplesmente comprar um helo pronto, poderia desenvolvê-lo conjuntamente com a Itália, sob seus próprios requisitos? A END não estaria aí sendo privilegiada e obedecida em termos de suas orientações gerais sobre a modernização/atualização das ffaa's, além de termos algo nas mãos enquanto argumento para o seu financiamento junto ao governo?

abs.
Muito interessante, só espero que ele seja muito bom, por que um projeto desses demoraria alguns anos que nem os gripen brasileiros




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: Aviação do Exército

#2415 Mensagem por ABULDOG74 » Qui Nov 05, 2015 7:40 pm

Olá camaradas, se confirmando é uma ótima notícia!!

ADSUMUS




Responder