TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74716 Mensagem por kirk » Ter Abr 28, 2015 3:59 pm

Carlos Lima escreveu:
juarez castro escreveu: Eu tenho vários pontos em que não costumo concordar com o Cel Justin, mas este post é exatamente a descrição de uma realidade. Este custo de hora voada de US$ 4.500,00 não existe, nem aqui, nem na Suécia, nem na África do Sul e nem em Marte.

Grande abraço
O Triste vai ser quando a realidade bater a porta e 4.500 nao forem o suficiente... Nem de longe!!

Mas e' claro... Sera problema de quem ainda acreditar nisso em 2020 e poucos.

Ate la... Da-lhe marketing :(

[]s
CB
Lima, véio !

É no mínimo estranho suas poderações a esse respeito ... explico :

- Reclama dos tais US$ 4,5 mil, mas nunca manifestou NENHUMA preocupação com os custos operacionais de se optar pelo SU-35 por exemplo (US$ 50 mil) ou Rafale (US$ 30 mil +) ... mas o Gripen ...

"Olha, quando a realidade bater a porta" ... :D

Num tintendo ! :mrgreen:




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74717 Mensagem por mmatuso » Ter Abr 28, 2015 4:16 pm

Eita 4,5k como dizem, a mentira tem perna curta.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37554
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74718 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 28, 2015 5:02 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu:Não é por nada não, mas a meu ver, pouco importa o custo da hora de voo ou quantas horas estes caças irão poder voar por ano, que acreditem, poderá se muito menos do que hoje se dispõe, ou não... :roll:
A questão real, é como vamos aproveitar tudo o que este projeto está prometendo, e tornar isso algo de valor prático para a nossa defesa. É isso.
Sob o ponto de vista industrial você tem alguma razão caso as partes que venhamos a fazer do projeto realmente agreguem valor e realmente possam ser transformadas em "futuros projetos nacionais" de sucesso.
Carlos, penso que é sobre isso que deveríamos estar centrando a discussão. Essa é a parte mais importante do projeto Gripen E/F para nós, e não quanto custa isso ou de quem é aquilo. A FAB pelo menos está pensando assim.

Sob o ponto de vista operacional, saber o real custo das horas de vôo é ultra importante, sendo assim... muito importa.
Bem, aqui acho que temos de entender o seguinte: somente a SAAB e a FAB, no caso do Gripen E/F, até que se chegue a tais valores reais, é que terão ciência do mesmo, e ninguém mais. Quanto a isso é caso de segredo guardado a sete chaves. Este é um dado que só saberemos quando o primeiro esquadrão estiver funcionando a pleno, pois estes números se tornarão públicos, posto que críveis e avaliados efetiva e operacionalmente. Antes disso, apenas especulações e previsões de marketing. Ademais meu caro Carlos, se considerarmos a eterna pindaíba financeira a que a III Força Aérea é compelida a conviver, desde sempre, eu duvido que o preço da HV chegue a um número inaceitável que inviabilize a operação da maioria deste caças em tempos de paz, de tal forma que a maior parte da frota seja obrigada a ficar no chão por força da nossa demência orçamentária. A FAB com certeza tem algumas linhas escritas sobre esta questão nos contratos assinados com a SAAB. O contrário poderia ser considerado, no mínimo, imprudente, para não usar outra palavra mais forte.

Sob o ponto de vista de um projeto aonde só veremos a cara daqui a 5 anos ou mais, seria muito legal se a propaganda fosse um pouco mais amiga da realidade.

jamais serão, nunca serão... :mrgreen: afinal, esse é o ganha pão deles.

[]s
CB_Lima
Eu posso crer que a FAB não está interessada, e muito menos disposta a aceitar, qualquer tipo de HV do Gripen E/F que supere, os dados apresentados pelos demais concorrentes do FX. Isso não só não seria aceitável, como seria também irresponsável.
Para não dizer contraditório. A rigor, um caça pequeno e monomotor sempre tenderá a ter uma HV menor do que caças bimotores, e maiores. Pela lógica da matemática, da qual entendo pouca coisa, funciona assim.
O que a SAAB tem que se virar para fazer agora que os contratos estão sendo assinados, é correr atrás do prejuízo e colocar na prática aquilo que o seu dpto de marketing tão brilhantemente vem oferecendo. O contrário disso, no caso do negócio com a FAB, seria algo muito, mais muito pior do ponto de vista mercadológico, que perder um contrato com a força aérea suiça em um referendo popular. E eles sabem bem disso.
E nós também.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74719 Mensagem por Carlos Lima » Ter Abr 28, 2015 5:19 pm

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu: Sob o ponto de vista industrial você tem alguma razão caso as partes que venhamos a fazer do projeto realmente agreguem valor e realmente possam ser transformadas em "futuros projetos nacionais" de sucesso.
Carlos, penso que é sobre isso que deveríamos estar centrando a discussão. Essa é a parte mais importante do projeto Gripen E/F para nós, e não quanto custa isso ou de quem é aquilo. A FAB pelo menos está pensando assim.

Sob o ponto de vista operacional, saber o real custo das horas de vôo é ultra importante, sendo assim... muito importa.
Bem, aqui acho que temos de entender o seguinte: somente a SAAB e a FAB, no caso do Gripen E/F, até que se chegue a tais valores reais, é que terão ciência do mesmo, e ninguém mais. Quanto a isso é caso de segredo guardado a sete chaves. Este é um dado que só saberemos quando o primeiro esquadrão estiver funcionando a pleno, pois estes números se tornarão públicos, posto que críveis e avaliados efetiva e operacionalmente. Antes disso, apenas especulações e previsões de marketing. Ademais meu caro Carlos, se considerarmos a eterna pindaíba financeira a que a III Força Aérea é compelida a conviver, desde sempre, eu duvido que o preço da HV chegue a um número inaceitável que inviabilize a operação da maioria deste caças em tempos de paz, de tal forma que a maior parte da frota seja obrigada a ficar no chão por força da nossa demência orçamentária. A FAB com certeza tem algumas linhas escritas sobre esta questão nos contratos assinados com a SAAB. O contrário poderia ser considerado, no mínimo, imprudente, para não usar outra palavra mais forte.

Sob o ponto de vista de um projeto aonde só veremos a cara daqui a 5 anos ou mais, seria muito legal se a propaganda fosse um pouco mais amiga da realidade.

jamais serão, nunca serão... :mrgreen: afinal, esse é o ganha pão deles.

[]s
CB_Lima
Eu posso crer que a FAB não está interessada, e muito menos disposta a aceitar, qualquer tipo de HV do Gripen E/F que supere, os dados apresentados pelos demais concorrentes do FX. Isso não só não seria aceitável, como seria também irresponsável.
Para não dizer contraditório. A rigor, um caça pequeno e monomotor sempre tenderá a ter uma HV menor do que caças bimotores, e maiores. Pela lógica da matemática, da qual entendo pouca coisa, funciona assim.
O que a SAAB tem que se virar para fazer agora que os contratos estão sendo assinados, é correr atrás do prejuízo e colocar na prática aquilo que o seu dpto de marketing tão brilhantemente vem oferecendo. O contrário disso, no caso do negócio com a FAB, seria algo muito, mais muito pior do ponto de vista mercadológico, que perder um contrato com a força aérea suiça em um referendo popular. E eles sabem bem disso.
E nós também.

abs
O AM-X é monomotor e tem uma HV alta. :lol: :wink:

HV depende muito de número de unidades produzidas, existência de peças no mercado, etc.

No ínicio com todas as garantias funcionando tudo saí em conta, mas com poucas unidades + tempo + diferenças entre aeronaves suecas / brasileiras, muitos dos componentes passam a sair bem caros.

Esse papo de que uma empresa tem que 'se virar', depende muito do que está escrito no contrato. Se suporte for garantido por 'x' anos, sim... por esse tempo a coisa funciona, mas depois... novos contratos... novas condições.

No mais, o que existe hoje é de fato o benefício da dúvida e das promessas de marketing, mas como diz o ditado:

"- Cachorro picado de cobra tem medo de linguiça... :lol: "

É aguardar, [029] mas não custa nada apontar quando algo é bom demais para ser verdade...

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37554
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74720 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 28, 2015 5:32 pm

Bem, a FAB já foi picada de cobra mais de uma vez... :lol: Então podemos presumir que essa cachorra aí não quer nem saber de mais linguiças na vida dela.... :mrgreen:

Já temos ao menos 96 undes, talvez chegando a 106 undes iniciais para um programa de produção. É, digamos, um número bem convincente, entre encomendas suecas e brasileiras. Resta saber qual o nível de comunalidade entre elas. Creio em números entre 50% a 80%. E o mercado parece promissor. Se os suíços resolverem entrar novamente na dança em 2017, são mais 22 undes em tese.

Ainda existe a Finlândia, e outros europeus interessados também. De certo este avião já nasce com uma boa carteira de encomendas e propostas. Acho que isso vai ajudar bastante. E no final, em 2024 vamos ter que decidir o que fazer com os A-1M/A-B que sobrarem não é mesmo... :wink:

Temos um suporte garantido até 2026, salvo engano. Então, como na teoria não se trata apenas e tão somente de uma simples compra, mas de uma parceria que visa o longo prazo, é de se esperar que os suecos não queiram complicar a nossa vida na próxima década, posto que ainda haverá negócios a fazer... e é sempre bom lembrar que o "cliente sempre tem razão." :wink:

Vamos no que isso aí tudo vai dar. Eu tenho cá para mim que os suecos ainda vão precisar de nós, e muito, mais na frente para vender este avião por aí. Claro, não somos os donos dessa combi, mas que nós ajudamos a empurrar e a trocar o pneu, isso nós lá ajudamos. [015]

abs.




Carpe Diem
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74721 Mensagem por kirk » Ter Abr 28, 2015 5:43 pm

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu: Sob o ponto de vista industrial você tem alguma razão caso as partes que venhamos a fazer do projeto realmente agreguem valor e realmente possam ser transformadas em "futuros projetos nacionais" de sucesso.
Carlos, penso que é sobre isso que deveríamos estar centrando a discussão. Essa é a parte mais importante do projeto Gripen E/F para nós, e não quanto custa isso ou de quem é aquilo. A FAB pelo menos está pensando assim.

Sob o ponto de vista operacional, saber o real custo das horas de vôo é ultra importante, sendo assim... muito importa.
Bem, aqui acho que temos de entender o seguinte: somente a SAAB e a FAB, no caso do Gripen E/F, até que se chegue a tais valores reais, é que terão ciência do mesmo, e ninguém mais. Quanto a isso é caso de segredo guardado a sete chaves. Este é um dado que só saberemos quando o primeiro esquadrão estiver funcionando a pleno, pois estes números se tornarão públicos, posto que críveis e avaliados efetiva e operacionalmente. Antes disso, apenas especulações e previsões de marketing. Ademais meu caro Carlos, se considerarmos a eterna pindaíba financeira a que a III Força Aérea é compelida a conviver, desde sempre, eu duvido que o preço da HV chegue a um número inaceitável que inviabilize a operação da maioria deste caças em tempos de paz, de tal forma que a maior parte da frota seja obrigada a ficar no chão por força da nossa demência orçamentária. A FAB com certeza tem algumas linhas escritas sobre esta questão nos contratos assinados com a SAAB. O contrário poderia ser considerado, no mínimo, imprudente, para não usar outra palavra mais forte.

Sob o ponto de vista de um projeto aonde só veremos a cara daqui a 5 anos ou mais, seria muito legal se a propaganda fosse um pouco mais amiga da realidade.

jamais serão, nunca serão... :mrgreen: afinal, esse é o ganha pão deles.

[]s
CB_Lima
Eu posso crer que a FAB não está interessada, e muito menos disposta a aceitar, qualquer tipo de HV do Gripen E/F que supere, os dados apresentados pelos demais concorrentes do FX. Isso não só não seria aceitável, como seria também irresponsável.
Para não dizer contraditório. A rigor, um caça pequeno e monomotor sempre tenderá a ter uma HV menor do que caças bimotores, e maiores. Pela lógica da matemática, da qual entendo pouca coisa, funciona assim.
O que a SAAB tem que se virar para fazer agora que os contratos estão sendo assinados, é correr atrás do prejuízo e colocar na prática aquilo que o seu dpto de marketing tão brilhantemente vem oferecendo. O contrário disso, no caso do negócio com a FAB, seria algo muito, mais muito pior do ponto de vista mercadológico, que perder um contrato com a força aérea suiça em um referendo popular. E eles sabem bem disso.
E nós também.

abs
Será que tudo é marketing ? ... será que tá todo mundo mentindo ?
– Det kostar oss 48 000 kronor per timme att flyga med Gripen, inklusive bränsle. Om planet inte haft så låg driftkostnad skulle flygvapnet aldrig ha råd med ett så stort system, säger Micael Bydén.

http://www.svd.se/naringsliv/branscher/ ... 388064.svd

Google tradution :

Custa-nos SEK 48 mil (USD 5,610.00) por hora para voar Gripen, incluindo o combustível. Se o avião não tinha tal baixo custo operacional seria a Força Aérea não pagar um grande sistema tal, diz Micael Byden.
Outra fonte :
Det är svårt att ge ett styckpris. Allt beror på hur planet används. Men vi kan säga vad olika saker kostar, till exempel 48 000 kronor i timmen att flyga, sa Jan Salestrand.

http://www.nyteknik.se/nyheter/fordon_m ... 424811.ece

É difícil dar um preço unitário. Tudo depende de como o avião é usado. Mas podemos dizer que as coisas diferentes custar, por exemplo, 48 000 coroas por hora para voar, disse Jan Venda Strand.
Que vão dizer ? ... todo mundo MENTINDO ??? :roll:




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74722 Mensagem por Carlos Lima » Ter Abr 28, 2015 6:10 pm

FCarvalho escreveu:Bem, a FAB já foi picada de cobra mais de uma vez... :lol: Então podemos presumir que essa cachorra aí não quer nem saber de mais linguiças na vida dela.... :mrgreen:

Já temos ao menos 96 undes, talvez chegando a 106 undes iniciais para um programa de produção. É, digamos, um número bem convincente, entre encomendas suecas e brasileiras. Resta saber qual o nível de comunalidade entre elas. Creio em números entre 50% a 80%. E o mercado parece promissor. Se os suíços resolverem entrar novamente na dança em 2017, são mais 22 undes em tese.

Ainda existe a Finlândia, e outros europeus interessados também. De certo este avião já nasce com uma boa carteira de encomendas e propostas. Acho que isso vai ajudar bastante. E no final, em 2024 vamos ter que decidir o que fazer com os A-1M/A-B que sobrarem não é mesmo... :wink:

Temos um suporte garantido até 2026, salvo engano. Então, como na teoria não se trata apenas e tão somente de uma simples compra, mas de uma parceria que visa o longo prazo, é de se esperar que os suecos não queiram complicar a nossa vida na próxima década, posto que ainda haverá negócios a fazer... e é sempre bom lembrar que o "cliente sempre tem razão." :wink:

Vamos no que isso aí tudo vai dar. Eu tenho cá para mim que os suecos ainda vão precisar de nós, e muito, mais na frente para vender este avião por aí. Claro, não somos os donos dessa combi, mas que nós ajudamos a empurrar e a trocar o pneu, isso nós lá ajudamos. [015]

abs.
Com o F-35 na área, seus custos diminuindo, ele começando a entrar em serviço não só nos EUA, e os prováveis clientes listados no seu post com uma visão de Defesa diferente da nossa e $$$ para isso, eu tenho dúvidas com relação a sua análise de Mercado.

Eu não acho que as coisas são simples assim, mas tudo bem... não tenho problema se eu estiver errado :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74723 Mensagem por Penguin » Ter Abr 28, 2015 8:37 pm

Air Platforms
Saab not selling Gripens to Argentina, official says

Gareth Jennings, Linköping - IHS Jane's Defence Weekly
27 April 2015

A proposed sale of 24 Saab Gripen E/F combat aircraft to Argentina is highly unlikely to happen, a senior company representative told reporters on 27 April.

Speaking at the manufacturer's Linköping facility in Sweden, Ulf Nilsson, head of Saab's Aeronautics division, made his assertion in response to media reports that Argentina was looking to source the aircraft as replacements for its ageing Dassault Mirage jets.

Saab has quashed rumours that Argentina might be about to order 24 Gripen E/F fighter aircraft. It is unlikely that the Gripen C (pictured) or D would be sold either, unless relations between Argentina and the United Kingdom were to improve. (IHS/Patrick Allen)

"[A Gripen sale to Argentina] is not something that we are involved in, and isn't something that we would consider at present. Maybe in the future, if relations with the UK were to improve it could happen, or [if relations don't improve] then perhaps we could source some [UK-made] components from elsewhere, but right now no," he said.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74724 Mensagem por Penguin » Ter Abr 28, 2015 8:41 pm

Air Platforms
Saab pitches Gripen as Typhoon replacement for Austria

Gareth Jennings, Linköping - IHS Jane's Defence Weekly
27 April 2015

Saab is touting its Gripen combat aircraft to Austria as a possible replacement for that country's early model Eurofighter Typhoons, a senior company official disclosed on 27 April.

Imagem
Saab sees its Gripen as a potential replacement for Austria's Eurofighter Typhoon, with a requirement emerging in the next three to five years. (Czech Ministry of Defence)

Speaking at the Linköping production facility in Sweden, the head of Saab's Aeronautics division, Ulf Nilsson, said that, while there is currently no active competition in Austria, he anticipates a requirement to replace the air force's 15 Tranche 1 Typhoons in the next few years.

"Any Austrian opportunity would not be for another three to five years, but we would see the potential for either a [Gripen] C/D or a [Gripen] E/F sale, depending on timelines," he said, noting that the earliest gap on the E/F production line to accommodate orders beyond Sweden and Brazil will be 2022.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74725 Mensagem por kirk » Ter Abr 28, 2015 9:55 pm

Penguin escreveu:Air Platforms
Saab not selling Gripens to Argentina, official says

Gareth Jennings, Linköping - IHS Jane's Defence Weekly
27 April 2015

A proposed sale of 24 Saab Gripen E/F combat aircraft to Argentina is highly unlikely to happen, a senior company representative told reporters on 27 April.

Speaking at the manufacturer's Linköping facility in Sweden, Ulf Nilsson, head of Saab's Aeronautics division, made his assertion in response to media reports that Argentina was looking to source the aircraft as replacements for its ageing Dassault Mirage jets.

Saab has quashed rumours that Argentina might be about to order 24 Gripen E/F fighter aircraft. It is unlikely that the Gripen C (pictured) or D would be sold either, unless relations between Argentina and the United Kingdom were to improve. (IHS/Patrick Allen)

"[A Gripen sale to Argentina] is not something that we are involved in, and isn't something that we would consider at present. Maybe in the future, if relations with the UK were to improve it could happen, or [if relations don't improve] then perhaps we could source some [UK-made] components from elsewhere, but right now no," he said.




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74726 Mensagem por Penguin » Qua Abr 29, 2015 7:12 am

kirk escreveu:
Penguin escreveu:Air Platforms
Saab not selling Gripens to Argentina, official says

Gareth Jennings, Linköping - IHS Jane's Defence Weekly
27 April 2015

A proposed sale of 24 Saab Gripen E/F combat aircraft to Argentina is highly unlikely to happen, a senior company representative told reporters on 27 April.

Speaking at the manufacturer's Linköping facility in Sweden, Ulf Nilsson, head of Saab's Aeronautics division, made his assertion in response to media reports that Argentina was looking to source the aircraft as replacements for its ageing Dassault Mirage jets.

Saab has quashed rumours that Argentina might be about to order 24 Gripen E/F fighter aircraft. It is unlikely that the Gripen C (pictured) or D would be sold either, unless relations between Argentina and the United Kingdom were to improve. (IHS/Patrick Allen)

"[A Gripen sale to Argentina] is not something that we are involved in, and isn't something that we would consider at present. Maybe in the future, if relations with the UK were to improve it could happen, or [if relations don't improve] then perhaps we could source some [UK-made] components from elsewhere, but right now no," he said.
Ai entrou na área do "perhaps"....
Alguém terá pagar a conta...

Na boa, eu não consigo entender essa celeuma devido a impossibilidade de venda do Gripen para a Argentina.
Lá atrás, esses possibilidades já haviam sido discutidos. Os mercado potenciais, mantidas as CNTP, seriam Colombia, Peru, Chile, Equador (e olhe lá).




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74727 Mensagem por Bolovo » Qua Abr 29, 2015 7:31 am

Penguin escreveu:
kirk escreveu:
Ai entrou na área do "perhaps"....
Alguém terá pagar a conta...

Na boa, eu não consigo entender essa celeuma devido a impossibilidade de venda do Gripen para a Argentina.
Lá atrás, esses possibilidades já haviam sido discutidos. Os mercado potenciais, mantidas as CNTP, seriam Colombia, Peru, Chile, Equador (e olhe lá).
Não se faça de desentendido. Todo mundo sabe disso. A celeuma é aquela história do Gripen NG ser nacional, 100% brasileiros e outras papagaiadas que escutamos impunimente por aí.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74728 Mensagem por kirk » Qua Abr 29, 2015 10:24 am

Penguin escreveu:
kirk escreveu:
Ai entrou na área do "perhaps"....
Alguém terá pagar a conta...

Na boa, eu não consigo entender essa celeuma devido a impossibilidade de venda do Gripen para a Argentina.
Lá atrás, esses possibilidades já haviam sido discutidos. Os mercado potenciais, mantidas as CNTP, seriam Colombia, Peru, Chile, Equador (e olhe lá).
Incluiria o México !

A celeuma é criada por questões unicamente ideológicas ... a esquerdopatia de nosso MD criou o PEPSC - programa de erradicação de países sem caça e resolveu adotar a Argentina que não tem dinheiro nem pra JF-17 ... agora pergunto "Pra quê" ?

Encher o saco dos Ingleses ! ... reafirmar nossa posição geopolítica a favor das Malvinas e contra as Falklands ... só isso ... o bom e velho marxismo sem fronteiras ... América do Sul unida pela bandeira vermelha da foice e martelo ... agora adornada com estrelinha vermelha ...

E o Brasil ??? ... que se fod .... :evil:
Sobre a propalada posição do governo de Londres, de negar a cessão de componentes britânicos para o caça Gripen que a Embraer possa vir a fabricar para a Força Aérea Argentina:

“Aí eu vejo dois caminhos. Ou buscamos uma substituição dos componentes britânicos no caça Gripen que a Embraer vai fabricar para os argentinos, ou tentamos que haja uma negociação presidida pela ONU, que eu acho que já deveria ter acontecido há muito tempo, sobre a soberania das Ilhas Malvinas. Ilhas que os ingleses ocuparam e que nós entendemos que pertencem aos argentinos. Eu estive recentemente com o ministro da Defesa argentino, e ele não desiste dos Gripen que a Embraer vai fabricar”.
http://www.aereo.jor.br/2015/04/15/laad ... -prosuper/
Segunda pergunta : Alguém já via tanta infantilidade falta de competência JUNTOS ?

Deveríamos nesse momento estar conversando com Colômbia e México ... oferecendo participações ... mas não ... estamos discutindo Malvinas argentinas ... :evil:

A IDEOLOGIA DESSES ALOPRADOS CEGA SUAS MENTES E COMPROMETE OS REAIS INTERESSES BRASILEIROS ! :roll:




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74729 Mensagem por Penguin » Qua Abr 29, 2015 1:06 pm

Bolovo escreveu:
Penguin escreveu: Ai entrou na área do "perhaps"....
Alguém terá pagar a conta...

Na boa, eu não consigo entender essa celeuma devido a impossibilidade de venda do Gripen para a Argentina.
Lá atrás, esses possibilidades já haviam sido discutidos. Os mercado potenciais, mantidas as CNTP, seriam Colombia, Peru, Chile, Equador (e olhe lá).
Não se faça de desentendido. Todo mundo sabe disso. A celeuma é aquela história do Gripen NG ser nacional, 100% brasileiros e outras papagaiadas que escutamos impunimente por aí.
Não parece. Tenho visto debates infindáveis sobre vendas à Argentina e até mesmo à Venezuela. No fórum "irmão" então, um choro só.
O Brasil lideraria as vendas à AS (Gripen e Rafale) e à Africa (Gripen). Porém, tanto o Gripen quanto o Rafale possuem componentes de terceiros países. Ou seja, teriam obrigatoriamente que ter a autorização desses outros países para venda a terceiros. Com relação aos componentes britânicos, isso seria um impeditivo de venda à Argentina. Componentes americanos impediriam venda à Venezuela. Isso nunca foi segredo para ninguém. Na África, por exemplo, devem ter N países sob embargo dos EUA e UE.

Gripen nacional, 100% brasileiro? :lol: :lol: Onde vc leu isso dos 100%?!
Ele poderá ser fabricado aqui, mas terá componentes estrangeiros. Quando fabricado aqui, será igual à totalidade dos sistemas de armas complexos também fabricados no Brasil: Osório e outros blindados, submarinos, corvetas, fragatas, patrulhas, para não falar em aeronaves, a exemplo do Super Tucano e AMX. Todos têm em comum o fato de estar recheados de componentes estrangeiros.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37554
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74730 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 29, 2015 1:27 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu:Bem, a FAB já foi picada de cobra mais de uma vez... :lol: Então podemos presumir que essa cachorra aí não quer nem saber de mais linguiças na vida dela.... :mrgreen:
Com o F-35 na área, seus custos diminuindo, ele começando a entrar em serviço não só nos EUA, e os prováveis clientes listados no seu post com uma visão de Defesa diferente da nossa e $$$ para isso, eu tenho dúvidas com relação a sua análise de Mercado.
Eu não acho que as coisas são simples assim, mas tudo bem... não tenho problema se eu estiver errado :)
[]s
CB_Lima
As coisas nesse mercado nunca são fáceis Lima. Assim como o F-35 não irá atuar sozinho em nenhuma licitação de que participar. Claro, é um produto americano, de 5a G, com tudo de bom e do melhor, pode ser customizado de acordo com o cliente, e a $$ envolvida, enfim...

Considero que as chances do Gripen E/F no mercado internacional são tão boas quanto, ou quiçá as mesmas, do F-35, observadas as devidas proporções/condições. Nem todo mundo, na verdade a maioria, dos países não pode/poderá arcar com as implicações de comprar e manter este caça.

Vamos ver quem sai ganhando. A Europa é um bom filão, e os suecos, e a Embraer, tem lá as suas cartas na manga. Não são definitivamente uma dupla incomum ou insuspeita. É um time de peso.

Vamos torcer para que as coisas andem. Mesmo assim, espero que alguém tenha a brilhante idéia, não porque seja minha, de aproveitar a necessidade de um novo caça naval para a MB, e fazer deste projeto o nosso ponta-pé inicial para o lançamento do afamado caça de 5a G tupiniquim. Acho que seria o melhor caminho. Depois de 2030 é o que mais se vai ver por aí.

abs




Carpe Diem
Responder