TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1960 vezes
Agradeceram: 2488 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74671 Mensagem por knigh7 » Sáb Abr 25, 2015 1:12 am

juarez castro escreveu:
Esta história de dependência é uma coisa no meu modesto entende tão promiscua quanto. Qual é a diferença de depender de Americanos, de Franceses, de Russos ou Chineses, nenhuma, para os que alardeavam a parceria intergaláctica nunca antes vista na face da terra com os Franceses, o caso dos Mistral Russos mostrou a realidade que é aquela que todo mundo sabe:

Países, independente, de sistema político, ideologia, religião ou localização geográfica não tem amigos, ou aliados, tem interesses.
Não que ficar a bunda na janela, pois muito bem:

Escolha um produto militar que tenha escala de produção, confiabilidade e robustez construtiva, que se adeque ao seu TO e que seja possível de ser mantido dentro de suas limitações orçamentárias.
Fabrique em casa as armas deste equipamento ou parte delas, a munição, os sistemas de EW e rastreio e suas integrações, estude detalhadamente o equipamento e mantenha seu pessoal qualificado e atualizado quanto a doutrina deste.

Grande abraço

Arrebentou, Juarez. [009] [009] [009] [009] [009]

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1960 vezes
Agradeceram: 2488 vezes

#74672 Mensagem por knigh7 » Sáb Abr 25, 2015 1:29 am

Skyway escreveu:
knigh7 escreveu:
Acho que faltou colocar melhor as palavras (minhas).
Eu consigo compreender, não vejo contradição, etc que a SAAB está tratando com a FAB a venda de armamento, pois ela encabeçou a proposta do FX2, tinha armamento (aliás, dos 3 da Short List), é uma empresa que detém 10% de um consórcio com participacões acionárias pulverizadas do Míssil.

No FX2, dado o volume total do negócio, era extremamente positivo agregar itens na discussão dos contratos. Facilita o poder de barganha do comprador.

kirk
Sênior
Sênior
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

#74673 Mensagem por kirk » Sáb Abr 25, 2015 9:46 am

Skyway escreveu:
kirk escreveu:
Neste caso, eu discordo dos amigos.

A MBDA não está fazendo concorrência com a Saab está "apoiando" a opção brasileira pelo Meteor ...

A LAAD é uma feira internacional com multiplas delegações dos 5 continentes, é óbvio que a MBDA faria marketing do MBDA Meteor é seu produto "vedete" atualmente ... só acredito que o "alvo" de tal marketing não seja a FAB ... que já está sendo atendida pela Saab.

Um exemplo de marketing não direcionado é o stand da própria Dassault promovendo o Rafale na LAAD ... certamente o alvo de tal marketing é o mundo, não a FAB.
Pô véio, o esforço de propaganda da MBDA que citei na LAAD não era relativo a outros potenciais clientes né. Se for pra interpretar dessa forma mega simplista e ingênuo, uma penca de empresas lá estavam investindo pesado em propaganda de equipamentos que as forças armadas brasileiras poderiam comprar e teria um monte de gente doida atrás de informações sobre os interesses do nosso país nesses produtos. :lol:

Enfim, acho que o colega acima foi muito feliz na colocação:
Vige, são tantas possibilidades que só podemos especular com o pouco de informações que temos, infelizmente.
:wink:

Um abraço!
Entendi, Skyway !

Então na sua opinião a MBDA veio à LAAD com seu marketing direcionado à FAB para melar o contrato do Meteor com a Saab e conseguir ela mesma o contrato do Meteor ?

A FAB por sua vez atentou contra o próprio patrimônio ao beneficiar a Saab num contrato que deveria ter fechado com a MBDA ?

Se isso faz algum sentido para o amigo, devo dizer que para mim não faz o mínimo sentido ! :wink:

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#74674 Mensagem por Skyway » Sáb Abr 25, 2015 11:00 am

kirk escreveu:
Skyway escreveu: Pô véio, o esforço de propaganda da MBDA que citei na LAAD não era relativo a outros potenciais clientes né. Se for pra interpretar dessa forma mega simplista e ingênuo, uma penca de empresas lá estavam investindo pesado em propaganda de equipamentos que as forças armadas brasileiras poderiam comprar e teria um monte de gente doida atrás de informações sobre os interesses do nosso país nesses produtos. :lol:

Enfim, acho que o colega acima foi muito feliz na colocação: :wink:

Um abraço!
Entendi, Skyway !

Então na sua opinião a MBDA veio à LAAD com seu marketing direcionado à FAB para melar o contrato do Meteor com a Saab e conseguir ela mesma o contrato do Meteor ?

A FAB por sua vez atentou contra o próprio patrimônio ao beneficiar a Saab num contrato que deveria ter fechado com a MBDA ?

Se isso faz algum sentido para o amigo, devo dizer que para mim não faz o mínimo sentido ! :wink:

Oi?! :shock:

Cara, você conseguiu desvirtuar TUDO que eu falei. :lol:

Na boa, eu to desde o início falando que era uma dúvida sincera. Se ter alguma dúvida sobre os processos que envolvem os negócios entra a FAB e a SAAB soa como algum tipo de crime mesmo sendo apenas uma DÚVIDA, então esse tópico está mesmo perdendo seu propósito e uma "patrulha" está criada. O que é uma pena.

Enfim, deixa eu ficar com a minha questão quieto, já ficou óbvio que ganho mais assim. Afinal de contas parece que eu sou obrigado a engolir as "explicações" dadas, mesmo que não faça sentido.

Um abraço e agradeço MUITO quem tentou responder a minha dúvida também de forma sincera! :D

AD ASTRA PER ASPERA
kirk
Sênior
Sênior

#74675 Mensagem por kirk » Sáb Abr 25, 2015 11:11 am

Skyway escreveu:
kirk escreveu: Entendi, Skyway !

Na boa, eu to desde o início falando que era uma dúvida sincera. Se ter alguma dúvida sobre os processos que envolvem os negócios entra a FAB e a SAAB soa como algum tipo de crime mesmo sendo apenas uma DÚVIDA, então esse tópico está mesmo perdendo seu propósito e uma "patrulha" está criada. O que é uma pena.

Enfim, deixa eu ficar com a minha questão quieto, já ficou óbvio que ganho mais assim. Afinal de contas parece que eu sou obrigado a engolir as "explicações" dadas, mesmo que não faça sentido.

Um abraço e agradeço MUITO quem tentou responder a minha dúvida também de forma sincera! :D
Bom, Skyway !

Não há muitas alternativas nessa sua dúvida ... ou a FAB está de sacanagem e a MBDA está numa disputa "interna" tentando ganhar o contrato do Meteor ... ou estão atuando em conjunto pelo contrato do Meteor na FAB.

Não há terceira opção, ou há ??? ... se for o caso por favor esclareça ! :wink:

Em tempo, essa matéria da "Tecnologia e Defesa" me parece evidente uma atuação conjunta entre Saab e MBDA :

http://tecnodefesa.com.br/misseis-para- ... -e-a-mbda/

PS: E se estamos pacientemente "tentando explica" é porque acreditamos a sinceridade de sua dúvida.

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Skyway
Sênior
Sênior

#74676 Mensagem por Skyway » Sáb Abr 25, 2015 11:55 am

kirk escreveu:
Skyway escreveu:

Bom, Skyway !

Não há muitas alternativas nessa sua dúvida ... ou a FAB está de sacanagem e a MBDA está numa disputa "interna" tentando ganhar o contrato do Meteor ... ou estão atuando em conjunto pelo contrato do Meteor na FAB.

Em tempo, essa matéria da "Tecnologia e Defesa" me parece evidente uma atuação conjunta entre Saab e MBDA :

http://tecnodefesa.com.br/misseis-para- ... -e-a-mbda/

PS: E se estamos pacientemente "tentando explica" é porque acreditamos a sinceridade de sua dúvida.
Pô Kirk, na boa. Que há outras alternativas com toda a certeza há e eu ja falei mais de uma vez. Agradeço se a intenção é "tentar explicar pacientemente", mas não vejo as "explicações" que estão tentando dar "pacientemente" como óbvias ou finais. Tem muito mais coisa nesse angu que está sendo ignorado e a conta não fecha. Mas beleza, como eu disse no meu ultimo post, não insisto mais.

O problema Kirk é que deixa a impressão de que ou eu acredito piamente nessas "explicações pacientes", ou eu to sendo teimoso apenas por pensar com a minha própria cabeça. :lol:

Agora devolvo com toda a educação do mundo parte da frase que me escreveu e com outro final: Se isso faz algum sentido para o amigo, devo desejar que seja feliz assim! :wink: :D

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
kirk
Sênior
Sênior

#74677 Mensagem por kirk » Sáb Abr 25, 2015 12:11 pm

Skyway escreveu:
kirk escreveu:Bom, Skyway !

Pô Kirk, na boa. Que há outras alternativas com toda a certeza há ...
Quais ????

Agora a duvida sincera é minha !

Espero que tenha igual paciência para explicar.

[] kirk

ABULDOG74
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 153 vezes

#74678 Mensagem por ABULDOG74 » Sáb Abr 25, 2015 12:40 pm

24 de Abril, 2015 - 15:00 ( Brasília )
Em entrevista a GloboNews, Ministro da Defesa assegura continuidade de Projetos Estratégicos
Durante entrevista concedida nesta quinta-feira ao programa “Diálogos”, da GloboNews, o ministro da Defesa, Jaques Wagner, garantiu a continuidade dos principais projetos estratégicos das Forças Armadas e da Defesa.

Imagem

Ao ser questionado sobre possíveis ajustes orçamentários previstos para este ano, o ministro destacou a peculiaridade da indústria de defesa, que precisa de investimentos no longo prazo para continuar gerando crescimento tecnológico para o país. O ministro destacou que de 2003 até hoje, os investimentos em Defesa saltaram de aproximadamente R$ 850 milhões em 2003 para R$ 8,5 bilhões para 2014.

“Seremos solidários com o governo na questão do ajuste das contas. Haverá restrição, mas não vamos descontinuar nenhum projeto estratégico, como o desenvolvimento dos submarinos com propulsão nuclear, o projeto FX-2, o lançamento de satélites junto com o Ministério das Comunicações e os projetos que estão a cargo do Exército”, disse.

Ao falar sobre o FX-2, que prevê a aquisição de 36 caças suecos Gripen NG, o ministro destacou a importância da absorção de tecnologia – fator que integra praticamente todos os projetos estratégicos – uma vez que o país não apenas comprará as aeronaves, como também participará do processo de desenvolvimento.

“Estamos mandando para a Suécia 250 engenheiros, esse pessoal vai voltar aportando tecnologia pra cá”, ressaltou sobre os profissionais que irão realizar cursos de qualificação em instituições suecas com o objetivo de absorver os conhecimentos tecnológicos.

Jaques Wagner também falou sobre a importância do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), do Exército, criado para monitorar os cerca de 17 mil quilômetros de fronteira que o Brasil faz com países da América do Sul.

A região é marcada por ilícitos e apontada como porta de entrada de drogas e de contrabando no Brasil. Mesmo ponderando que coibir tais ilícitos é uma função do Ministério da Justiça e da Polícia Federal, o ministro afirmou que a colaboração das Forças Armadas é fundamental.

“Somos responsáveis pelas fronteiras e pela soberania nacional”, enfatizou. O Sisfron é um avanço em tecnologia e usa informação e controle do espaço aérea para ajudar no monitoramento das fronteiras.

O ministro afirmou ainda que, atualmente, as Forças Armadas vivem um momento de “concepção mais moderna” e que o grande esforço dos atuais comandantes é com a Defesa aliada à inovação tecnológica.

“Eles estão preocupados em profissionalizar, em inovar, em trazer tecnologia, como estamos fazendo com os principais investimentos da Defesa”, disse. “Forças Armadas profissionalizadas e bem equipadas para garantir que não haja nenhuma ameaça”, concluiu.

http://www.defesanet.com.br/bid/noticia ... rategicos/

ADSUMUS

Skyway
Sênior
Sênior

#74679 Mensagem por Skyway » Sáb Abr 25, 2015 12:47 pm

kirk escreveu:
Skyway escreveu: Pô Kirk, na boa. Que há outras alternativas com toda a certeza há ...
Quais ????

Depois de eu colocar seguidamente meus questionamentos nesse tópico desde ontem e ter minha dúvida ridicularizada falando que "a FAB atentou contra o patrimônio público"? Sinto muito Kirk, mas minha paciência não é tao vasta.

Espero que alguém tenha tanta "paciência" com você e tanta consideração e respeito com a sua dúvida quanto você teve com a minha.

Um abraço.

AD ASTRA PER ASPERA
kirk
Sênior
Sênior

#74680 Mensagem por kirk » Sáb Abr 25, 2015 1:37 pm

Skyway escreveu:
kirk escreveu: Quais ????

Depois de eu colocar seguidamente meus questionamentos nesse tópico desde ontem e ter minha dúvida ridicularizada falando que "a FAB atentou contra o patrimônio público"? Sinto muito Kirk, mas minha paciência não é tao vasta.

Espero que alguém tenha tanta "paciência" com você e tanta consideração e respeito com a sua dúvida quanto você teve com a minha.

Um abraço.
Entendo !

Tenho certeza que sua "dúvida" terá grande receptividade em um outro "espaço" que o amigo já disse que postou.

Porém, como pode observar, vários colegas aqui, demonstraram bom senso e esclareceram que somente há uma "explicação" se é que seja necessária ... a que a Saab está conjuntamente com a MBDA promovendo o Meteor para a FAB.

Pelo visto, todos daqui, não conseguiram enxergar "angu" nenhum ... angu este, "criado" com muita criatividade devo acrescentar.

Um abraço ao amigo também !

[] kirk

Skyway
Sênior
Sênior

#74681 Mensagem por Skyway » Sáb Abr 25, 2015 1:54 pm

Muito obrigado por me pré-julgar dessa forma, e mais uma vez desvirtuar o que falei aqui.

Como já disse, e repito sem problemas: Seja feliz com suas opiniões.

AD ASTRA PER ASPERA
kirk
Sênior
Sênior

#74682 Mensagem por kirk » Sáb Abr 25, 2015 8:29 pm

Com sua licença Alcântara vou replicar aqui ! :wink:
Alcantara escreveu:GRIPEN NG BR: Saab assina contrato de US$ 245 mi com Brasil para venda de armas para caças
Publicado em 24/04/2015 por LaMarca em Força Aérea Brasileira, Militar

A Saab informou nesta sexta-feira (24/04) que assinou um contrato com o Ministério da Defesa do Brasil para a venda de armamentos para equipar os 36 caças Gripen NG encomendados pelo país.
O valor do contrato é de cerca de US$ 245 milhões. Os armamentos serão fabricados pela própria Saab e fornecedores selecionados pelo governo brasileiro.

FONTE: EXAME, Saab – EDIÇÃO: Cavok
http://www.cavok.com.br/blog/gripen-ng- ... ara-cacas/

Em tempo. 8-]

SAAB Air-to-Air Missile Systems
:arrow: http://saab.com/air/weapon-systems/air- ... e-systems/
_ Meteor
_ IRIS-T

SAAB Air-to-Surface Missile Systems
:arrow: http://saab.com/air/weapon-systems/air- ... e-systems/
_Taurus KEPD 350
_ RBS-15F

[] kirk

Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#74683 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Dom Abr 26, 2015 12:43 am

kirk escreveu:
Sem dúvida que o amigo Ilya Ehrenburg, que fez uma matéria extensa sobre o assunto e devidamente rechaçada, fara de um ato de transparência da F.A Suéca um motivo de barulho, colocando até (sic) para o termo restrições temporárias publicado ...

Entretanto fica evidente a atuação na solução, bem como transparência na divulgação dos problemas ... claro, se fosse "SECRETO" como afirma a TV4 ... essa matéria tendenciosa não teria sido publicada, né ?

Para finalizar há um comentário do Blog da F.A.Suéca que diz :

""Anders Linner 22 de abril de 2015 kl. 19:10 Reportar Comentário
Só posso concluir que nenhum piloto morto em tráfego com Gripen desde que foi adicionado ao FV 1992. Completamente único no mundo a segurança rodoviária. Os três aviões que caiu na FV em todos os anos, desde 1992, foram totalmente aproveitável e destruir a causa pode ser atribuída a outros do que a operação da aeronave fatores.""
Caríssimo Kirk...
Levas tantas porradas dos romulanos, que perdeste o caminho da Terra... É o terceiro planeta que orbita a estrela G-0 mais próxima de Alpha Centauri... :twisted:

Entenda uma coisa...
Eu postei uma notícia publicada no Cavok Blog, com o devido link, notícia esta que repercutia uma outra advinda da Suécia, no caso do canal TV4.

Não fiz matéria extensa alguma sobre o Gripen NG. A única alusão que fiz foi sobre o Gripen Naval, matéria intitulada como "Um Sonho Dourado", além de um comentário no Blog Luis Nassif, que ganhou um destaque posterior. Aliás, este comentário apontava que haveria custos crescentes na escolha do Gripen devido ao fato do mesmo ser um projeto... :wink:

Portanto, Kirk, vá assentar as suas baterias no espaço de comentários do Cavok Blog. Ele existe para isso.

Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg

Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
kirk
Sênior
Sênior

#74684 Mensagem por kirk » Dom Abr 26, 2015 6:21 am

Ilya Ehrenburg escreveu:
kirk escreveu:
Sem dúvida que o amigo Ilya Ehrenburg, que fez uma matéria extensa sobre o assunto e devidamente rechaçada, fara de um ato de transparência da F.A Suéca um motivo de barulho, colocando até (sic) para o termo restrições temporárias publicado ...

Entretanto fica evidente a atuação na solução, bem como transparência na divulgação dos problemas ... claro, se fosse "SECRETO" como afirma a TV4 ... essa matéria tendenciosa não teria sido publicada, né ?

Para finalizar há um comentário do Blog da F.A.Suéca que diz :

""Anders Linner 22 de abril de 2015 kl. 19:10 Reportar Comentário
Só posso concluir que nenhum piloto morto em tráfego com Gripen desde que foi adicionado ao FV 1992. Completamente único no mundo a segurança rodoviária. Os três aviões que caiu na FV em todos os anos, desde 1992, foram totalmente aproveitável e destruir a causa pode ser atribuída a outros do que a operação da aeronave fatores.""
Caríssimo Kirk...
Levas tantas porradas dos romulanos, que perdeste o caminho da Terra... É o terceiro planeta que orbita a estrela G-0 mais próxima de Alpha Centauri... :twisted:

Entenda uma coisa...
Eu postei uma notícia publicada no Cavok Blog, com o devido link, notícia esta que repercutia uma outra advinda da Suécia, no caso do canal TV4.

Não fiz matéria extensa alguma sobre o Gripen NG. A única alusão que fiz foi sobre o Gripen Naval, matéria intitulada como "Um Sonho Dourado", além de um comentário no Blog Luis Nassif, que ganhou um destaque posterior. Aliás, este comentário apontava que haveria custos crescentes na escolha do Gripen devido ao fato do mesmo ser um projeto... :wink:

Portanto, Kirk, vá assentar as suas baterias no espaço de comentários do Cavok Blog. Ele existe para isso.
:lol: :lol: :lol: ... Bom Dia pra vc também !!!

Ok Camarada Ilya ! ... terra localizada ...

O preço do Gripen está +/- US$ 4,7 + US$ 300 em armamentos, incluso suporte e manutenção (não esqueça) ... contrato e valores prestes a serem congelados a depender do Congresso até 30 do corrente.

No mais, sei que sabe disso, mas não custa repetir ... as demais opção eram substancialmente mais onerosas e sem dúvida também sofreriam atualizações e os valores iriam pra estratosfera, já imaginou quanto a Dassault ou Boeing nos cobrariam somente pra integrar o A-Darter, com ensaios etc. ?

Participação industrial dessas propostas "Ó" http://4.bp.blogspot.com/-JzBjUvy5crE/T2ziaqjb-SI/AAAAAAAABXU/t-621yUUtx8/s1600/chico.jpg desse tamaninho !

Segundo informações veiculadas na época do anúncio os valores da proposta da Boeing já estava por volta de US$ 7 BI+, Dassault US$ 8 BI + ... sem as integrações do A-Darter e demais opções requeridas pela FAB como por exemplo o Python V e sem atualização da proposta ...

Assim, sugiro mudar de "vidente", pois suas previsões andam meio "capengas" :lol:

[] kirk

Justin Case
Sênior
Sênior
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

#74685 Mensagem por Justin Case » Dom Abr 26, 2015 8:02 am

Kirk,

Você imagina coisas, acredita que são verdades e se irrita quando os outros discordam.
Tenho certeza que você não leu o RFP nem as ofertas dos competidores.
Então, sugiro que não faça afirmações sobre algo que você absolutamente desconhece.
Isso só desinforma, causa estresse para você e para os demais leitores.

Justin

Responder