Kirk,kirk escreveu:Eu de fato concordo que não somos independentes, mas levo muito em consideração em que direção estamos caminhando ... na minha opinião é isso que tem relevância nesse momento.Paisano escreveu:Para reflexão dos enaltecedores e detratores do NG: "Nem tanto ao mar, nem tanto à terra."
Acredito que não haja duvida por parte de ninguém de que seria completamente impossível conseguirmos total independência em "uma só tacada", sobretudo adquirindo 36 aeronaves ... entretanto ACREDITO que fizemos a escolha certa nesse sentido ... vamos no mínimo nos familiarizar como se projeta uma caça de alta performance ... teremos acesso a alguns segredos desses equipamentos ... teremos domínio da logística ... aerodinâmica ... materiais compósitos ... ligas metálicas de alta performance ... full manutenção ... fabricação de alguns componentes ... enfim ... "o primeiro de muitos passos necessários em direção à independência".
Penso que é o máximo e além do que poderíamos esperar ... são passos importantes para que um dia no futuro nossos aviões saiam de nossas fabricas, sob requisitos da FAB/MB ... visando nosso crescimento nossa competitividade internacional ...
Somos bons nisso ... as várias vitórias da Embraer atestam isso ... acredito que o caminho esteja pavimentado ... e acredito que não poderíamos dizer o mesmo com quaisquer outra opção que estavam na mesa do FX-2 ... aprender o que em avião pronto ?
Apenas para complementar o meu post acima:
Quando o NG foi escolhido no FX-2, o meu primeiro sentimento foi de decepção.
Entretanto, a partir daquele momento, a realidade deixou bem claro que o vetor a ser usado pela FAB por 30/40 anos atende pelo nome de NG. Seja para o bem ou seja para o mal.
Assim, tal sentimento passou a ser, então, de curiosidade.
E, curiosidade para saber qual será o produto final dessa escolha.
Entretanto, esse clima de FLA x FLU entre enaltecedores e detratores do NG acaba por criar apenas dúvidas e nada mais.
Portanto, acredito que não seria muito pedir a todos que ao debater esse tema utilizem mais da racionalidade e menos da emotividade.
É isso..
Vida longa e próspera.
PS: Este post não é uma tentativa de censura a quem quer que seja, mas sim um pedido de reflexão a todos sobre os rumos do debate.