Viatura Blindada Multitarefa - VBMT GUAICURUS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#811 Mensagem por Wingate » Qua Abr 22, 2015 5:13 am

Agradecimentos ao colega ABULDOG74 pelas belas fotos.

[009]


Wingate




Avatar do usuário
Lywis
Sênior
Sênior
Mensagens: 911
Registrado em: Sáb Nov 28, 2009 6:41 pm
Agradeceram: 110 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#812 Mensagem por Lywis » Qua Abr 22, 2015 8:56 am

Paulo Bastos, muito obriado pelos esclarecimentos. Quando acontece coisas do tipo a internet é inundade de suposições e teorias a respeito e, claro, a maioria passa longe da realidade e assim sse criam boatos.

Seria bom que as empresas brasileiras de defesa aprendessem a ser mais abertas a essas questões, esta informação que você gentilmente nos passou aqui poderia ser dada pela própria empresa públicamente em um site ou revista especializados, ou quem sabe no próprio site da empresa. Boatos de internet também atrapalham vendas, pois estes causam impacto na opnião da imprensa.

No mais, gostei do veículo, resta saber se o EB irá dar mais uma oportunidade à Imbra, pelas poucas chances do VBR-LR sair do canto esse ano, não vejo problemas, afinal de contas eles autorizaram o RG-32M a participar já no meio do caminho.

Outra coisa, pelo visto o requisito do peso não têm sido muito levado em consideração pelo EB, aí eu me pergunto, cadê o AMPV? Acorda KMW!




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36816
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#813 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 22, 2015 10:09 am

Gostei muito do que li na resposta do Paulo sobre o Gladiador II. O projeto parece ser, agora, realmente um sério candidato a ocupar a vaga do VBMT-LR. Tudo vai depender do que o EB irá conseguir nos testes da Marambaia. Se ele for bom mesmo, pode ser que o atual programa de seleção vá pro brejo em favor deste veículo. Ou não. Eu fico, salvo melhor juízo, com a segunda opção.

Quanto a ele ser aparentemente maior do que os demais candidatos, é interessante isso, visto que ele foi projetado tendo por base os requisitos do VBMT-LR. Notar que estes requisitos apesar de não objetivarem induzir outras aplicações do veículo, deixam espaço no mesmo para possíveis aplicações outras, tal como consta no projeto original do VBR-LR da família Guarani, que prevê cerca de 5 ou 6 versões de uso deste bldo leve. No caso do bldo da INBRA, esta questão do tamanho pode ser um facilitador de tais aplicações. Mesmo porque, em termos de espaço, em projetos militares, é sempre melhor sobrar do que não dar.

Estou começando a ficar empolgado com ele. Seria muito, mas muito bom mesmo que este veiculo tenha melhor sorte do que a do Guará da Avibrás.

Estamos precisando.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1961
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 341 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#814 Mensagem por eligioep » Sex Abr 24, 2015 9:11 am

Paulo Bastos escreveu: Olá Eligio, acho que vou discordar de suas informações.

Conversei com Jairo Cândido, Presidente do Grupo Inbra, e com Alessandro Vieira, Engenheiro responsável pelo Gladiador, onde fui apresentado ao carro e recebi um convite para visitar a fabrica em três meses e conhecer o veículo operacional, antes dele ser enviado a Marambaia.

O que vi foi uma carroceria monobloco (respondendo ao FCarvalho, ele não tem chassi), com blindagem espaçada, motor MWM, caixa Alison, eixos militares e os mesmos pneus do Cascavel/Urutu. O seu interior é muito espartano, contando apenas com os itens básicos de um veículo e os displays solicitados no ROB, porem esse sim vai deve ser bastante modificado. Como disse ao Tulio, esse carro veio praticamente da linha de produção para a feira, e seu projeto/construção, feito com apoio da MV2 e Agrale, demorou 12 meses para ficar pronto. Não digo que o carro esteja pronto, o que não esta, mas também ele não é um mero mokup como o BLSR apresentado na LAAD 2009. O reparo REMAX estava só de enfeite, para mostrar que sua carroceria o suporta, e não estava conectado ao veículo.

Nessa entrevista fui informado que os trabalhos se iniciaram logo em seguida do Gladiador ser excluído do programa VBMT-LR 4x4 do EB por não atender ao aos requisitos do programa, que ocorreu em maio de 2014, e que em função disso resolveram projetar um veículo baseado 100% nos requisitos do ROB apresentado.

Também de acordo com eles, sua blindagem padrão é padrão STANAG II, podendo chegar a III com a adição de placas extras, cujos pinos de fixação já estavam instalados em sua carroceria. Sua proteção antiminas é padrão 2A, capaz de resistir a 6kg de TNT sobre a roda, podendo chegar a 2B, com o reforço no chassi, que permitiria resistir a 8Kg nas rodas e 6kg diretamente sobre o habitáculo.

Não sei se o veículo corresponderá aos objetivos planejados, mas parece ser um bom projeto. Vamos aguardar para ver se será concretizado!!!

Só mais uma informação, fui informado que foi criada a Inbra Land, com o intuito e produzir os dois Gladiadores, o I e o II, sendo que o I será reprojetado para atender as solicitações de diversas forças parapúblicas que o testaram.


Abraços,
Paulo Bastos
Olá Paulo.

Também vou discordar, em parte.
Conversei com um dos engenheiros responsáveis pelo projeto, e ele afirmou que o veículo foi elaborado e construído em 4 meses.
Talvez por você ser da imprensa, tenha recebido informações diferentes das que eu recebi, já que estive lá como integrante do EB.
Mas as demais informações são estas mesmo que você colocou.
Aliás, por um breve momento nos conversamos, no estande da Tecnologia e Defesa, quando eu estava conversando com o Mestre Bacchi, e o Sr Bernardini, na quinta-feira, pelas 17:00. Você estava de saída para uma entrevista....

Best regard's!




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36816
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#815 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 24, 2015 11:02 am

Paulo e Eligio, pelo que vocês viram e ouviram do Gladiador II, e com base na experiência na área, acham que este veículo vinga, ou é só mais um lance de mercado, para ver se cola?

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1961
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 341 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#816 Mensagem por eligioep » Sex Abr 24, 2015 11:18 am

Carvalho,
ele tem tudo de boa qualidade. A dúvida será no desempenho e na qualidade da blindagem.....
E só os testes mostrarão a que veio!




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36816
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#817 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 24, 2015 11:39 am

eligioep escreveu:Carvalho,
ele tem tudo de boa qualidade. A dúvida será no desempenho e na qualidade da blindagem.....
E só os testes mostrarão a que veio!
Eu me pergunto, e meio mundo aqui no DB deve estar se perguntando também, o que levou a INBRA a crer que mesmo depois de ser desclassificada em um certame como o VBMT-LR ela pudesse, do nada, simplesmente criar um veículo novo, e... voltar ao certame, em novas condições, agora com um veículo feito a imagem e semelhança do ROB deste programa. O que será que eles estão pensando? :roll:

Acho que a família do VBMT-LR (sim, temos que levar em consideração que ele também terá a sua família, através de suas subvariantes) poderá vir a ser um dos maiores filões de fonte de compras por parte do EB, e quiçá, da MB e FAB, e posteriormente, quem sabe, das PM's e outras instituições, e talvez até do mercado civil, fora eventuais exportações. Talvez seja esta perspectiva que tenha levado a INBRA a tentar a sorte com o Gladiador II, porque se eles conseguirem...

Enfim, é meio que como um jogo de azar. Os dados foram lançados. E para este ano não se espera que haja nenhuma decisão quanto ao VBMT-LR. A sorte está lançada. Para todos.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#818 Mensagem por Alcantara » Sex Abr 24, 2015 3:01 pm

Túlio escreveu:O nosso Mestre Paulo Bastos postou no Facebook fotos que provam que ao menos UM exemplar (protótipo, provavelmente) do Gladiador II já existe, logo, não é só desenho...
Imagem

Imagem

Imagem

O veículo foi reapresentado na LAAD 2011 com o nome Gladiador e características algo diversas: buscando otimizar custos, manteve o estilo do modelo anterior, porém resgatou o porte e o padrão mecânico da versão de 2002-03. Assim, simplificado, o projeto teve as dimensões reduzidas (PBT de 3,5 t) e passou a utilizar mecânica Agrale (chassi e órgãos mecânicos do jipe Agrale Marruá, com motor diesel de 2,5 l e 115 cv, câmbio manual de cinco marchas e reduzida), com tração 4×4 permanente, freios a disco nas quatro rodas e ar condicionado. O projeto conceitual da carroceria (monobloco em chapa de aço balístico) e os nível de proteção e blindagem foram preservados.

Nova versão foi preparada em 2014, atendendo aos requisitos básicos do Exército para a categoria, revistos no ano anterior. O desenho da carroceria foi totalmente modificado, embora mantendo a construção monobloco em aço balístico; de maior porte do que os modelos anteriores, o Gladiador II passou a pesar 9,2 t, com capacidade de carga de 1.000 kg e espaço para até oito pessoas. Foi equipado com motor MWM de 4,8 l e 185 cv (o mesmo da versão de 2009), câmbio automatico de seis marchas com conversor, tração 4×4, suspensão totalmente independente por molas helicoidais, freios a disco nas quatro rodas (duplos na dianteira), freio de estacionamento hidráulico a disco na saída da caixa de transferência e direção hidráulica. Preparado para receber diversos níveis de proteção balística e grande variedade de equipamentos e armamentos, o Gladiador II pode ser fornecido em variadas configurações: antitanque, lançador de mísseis, carro de comando, radar, ambulância e transporte de pessoal, entre outros. Seus atributos máximos para ação fora-de-estrada são: vau, 0,80m; inclinação lateral, 300; rampa, 600; obstáculo vertical, 45 cm; ângulo de entrada, 640; ângulo de saída, 670.

Projetado para concorrer uma próxima licitação, pelo Exército, para a aquisição de 186 unidades de um novo veículo leve de reconhecimento de construção nacional (VBMT-LR, ou viatura blindada multitarefa leve sobre rodas), processo também disputado por quatro outras empresas (a Avibrás, em conjunto com a francesa Renault VI, e as multinacionais BAE Systems, Iveco e AM General), o Gladiador II foi o único não aprovado na fase de pré-qualificação, encerrada em outubro de 2014.

http://www.grupoinbra.com.br



Achei mais duas... 8-]

Imagem

Imagem




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#819 Mensagem por Alcantara » Sex Abr 24, 2015 3:14 pm

Se isso for mock-up, levaram a tarefa realmente à sério! Nem Hollywood faria melhor. [003]

http://4.bp.blogspot.com/-AQrXTkqmmwE/VS4GMcsTaDI/AAAAAAAAMpE/c3lc04wRjmM/s1600/DSC_3510%2BGLADIATOR%2BII%2Bby%2BGroupo%2BInbra%2BFiltro%2Bwith%2Ba%2BREMAX%2BRWS%2Bby%2BARES%2B-%2B01.JPG http://2.bp.blogspot.com/-tjkdtjS7rQE/VS4GMffxtXI/AAAAAAAAMpI/0Bc85DG01l0/s1600/DSC_3515%2BGLADIATOR%2BII%2Bby%2BGroupo%2BInbra%2BFiltro%2Bwith%2Ba%2BREMAX%2BRWS%2Bby%2BARES%2B-%2B02.JPG

Me pareceu mais resistente do que os atuais candidatos. A ver os testes.

http://cdn.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/2015/01/Foto-1-VBMT-LR.-LMV-da-Iveco-..jpg




Editado pela última vez por Alcantara em Sex Abr 24, 2015 3:21 pm, em um total de 1 vez.
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#820 Mensagem por Paulo Bastos » Sex Abr 24, 2015 3:20 pm

eligioep escreveu: Aliás, por um breve momento nos conversamos, no estande da Tecnologia e Defesa, quando eu estava conversando com o Mestre Bacchi, e o Sr Bernardini, na quinta-feira, pelas 17:00. Você estava de saída para uma entrevista....

Best regard's!
ERA VOCÊ????????? :shock:

Putz, que vacilo. Eu havia acabado de receber uma ligação do Sami, da Avibras, e ele queria falar comigo. Como falar com esse cara é algo raro, ele ligar e pedir para ir ao estande pode ser considerado um milagre divino, então saí igual uma bala!!!!


Mas haverá outras oportunidades para conversarmos...


Abraços,
Paulo




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36816
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#821 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 24, 2015 3:26 pm

É realmente um veículo impressionante. É um verdadeiro "brutamontes". E ele é alto. Muito alto.
Agora, me vem uma dúvida, pelas fotos aí em cima, aonde é que vão colocar 8 homens dentro deste veículo?

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#822 Mensagem por Paulo Bastos » Sex Abr 24, 2015 4:20 pm

FCarvalho escreveu:É realmente um veículo impressionante. É um verdadeiro "brutamontes". E ele é alto. Muito alto.
Agora, me vem uma dúvida, pelas fotos aí em cima, aonde é que vão colocar 8 homens dentro deste veículo?

abs.
FCarvalho, olha, o veículo que estava no estande tinha apenas 5 bancos parafusados no assoalho e sem o Liner previsto (A INBRA é a empresa que fabrica o Liner do Guarani, e o do Gladiador será o mesmo), mas o espaço interno do "bicho" é muito grande, diria até que pode ser comparado a um Gaz Tigr ou Centigon Alacran e, na minha opinião, com a configuração adequada, ele carrega 8 homens fácil ali dentro.


Abraços,
Paulo




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36816
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#823 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 24, 2015 4:28 pm

Olá Paulo, grato pela resposta, mas, aproveitando, pergunta de quem só sabe entrar em um carro e dirigir. O que seria um "Liner"?

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#824 Mensagem por Paulo Bastos » Sex Abr 24, 2015 4:41 pm

FCarvalho escreveu:Olá Paulo, grato pela resposta, mas, aproveitando, pergunta de quem só sabe entrar em um carro e dirigir. O que seria um "Liner"?

abs
Liner é um tipo de blindagem feita de material sintético com alto poder de absorção de impactos, geralmente colocada no interior do habitáculo do veículo, e cuja função é de, em caso de o veículo for atingido, absorver os fragmentos de projéteis ou blindagem aumentando a taxa de sobrevivência da tripulação.

Esse tipo de blindagem é também colocada no assoalho para melhorar o grau de sobrevivência da tripulação a minas e IDE's.


Abraços,
Paulo




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
general-lee
Avançado
Avançado
Mensagens: 453
Registrado em: Sex Dez 03, 2010 7:49 pm
Agradeceram: 3 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#825 Mensagem por general-lee » Sex Abr 24, 2015 5:08 pm

Os pneus parecem iguais a dos Urutus ou eu estou vendo coisas????




Responder