Cavok Blog: A Casa Caiu...
http://www.cavok.com.br/blog/parlamento ... -o-gripen/
Parlamento da Suécia exige explicações após a denúncia da existência de sérios problemas técnicos com o Gripen
Publicado em 22/04/2015
por LaMarca em Militar
As falhas, que foram encobertas durante cinco anos, são consideradas inaceitáveis. O Parlamento sueco demanda explicações.
A denúncia foi feita inicialmente pela emissora de televisão TV4 News, que teve acesso a relatórios internos da Força Aérea Sueca (Flygvapnet). Logo em seguida, o assunto ganhou grande repercussão na imprensa local.
Segundo o que foi apurado, as falhas na aeronave envolvem os seguintes sistemas:
sistema de armas
sistema de geração de oxigênio a bordo
sistema de pressurização dos macacões anti-G dos pilotos
Também foi relatado uma série de eventos envolvendo o desligamento, as vezes simultâneo, das telas (LCD displays) empregadas na navegação e informações de radar da aeronave. Por conta desses problemas, a Flygvapnet criou um plano definindo restrições relativas ao teto de serviço da aeronave e ao tipo de manobras que podem ser realizadas com segurança.
2nd flight with weapons
Gripen NG Demonstrator (Foto: Katsuhiko TOKUNAGA – Saab)
Outro problema relatado é o mau funcionamento no sistema de pouso ou aterragem por instrumentos da aeronave, também conhecido pela sigla ILS.
De acordo com a opinião de Robert Persson, Gerente de Segurança de Voo da Força Aérea Sueca, todos esses erros impedem que Gripen seja empregado em sua plena capacidade.
O Gripen é a espinha dorsal do sistema de defesa sueco, sendo o primeiro recurso acionado para verificar qualquer instabilidade no Báltico ou uma atitude agressiva por parte da Rússia
Allan Widman, membro do Partido Liberal e presidente da Comissão de Defesa do Parlamento, ficou surpreso com as denúncias e exigiu uma explicação imediata das Forças Armadas Suecas.
“É algo particularmente importante, diante na situação geopolítica que temos neste momento”, declarou Widman à TV4 News.
Reação da Força Aérea Sueca
Em resposta às denúncias feitas pela emissora de televisão TV4 News, o Comando de Defesa Aeroespacial da Flygvapnet se posicionou em seu Blog, informando que a reportagem está seriamente equivocada, haja vista os referidos documentos nunca foram secretos, assim também como as restrições não são graves.
Ainda segundo a Flygvapnet, a Autoridade reguladora da Força Aérea (Militära Flygsäkerhetsinspektionen – FLYGI) não considerou necessário criticar a forma como a Força Aérea Sueca gerencia as restrições temporárias (sic) nas aeronaves. Em seu mais recente relatório a FLYGI afirma que a avaliação geral da segurança aérea das aeronaves é aceitável e sem uma clara tendência negativa. Em um sentido estatístico, a situação é considerada boa pois a taxa de acidentes no ano de 2014 é zero e o número de incidentes graves é baixo. De uma forma mais ampla, isso se reflete nos demais operadores da aeronave, lembrando que a mesma é empregada em missões com alto grau de importância e operada por pessoal altamente qualificado.
Para ler o posicionamento completo do Comando de Defesa Aeroespacial da Flygvapnet, clique aqui.
Reação da Saab
A Saab, fabricante do Gripen, através de seu Diretor de Imprensa, Sebastian Carlsson, afirmou estar ciente dos problemas, enfatizando que medidas corretivas tem sido implementadas.
“Nunca tivemos tão poucos casos como agora. Ocorrem anormalidades, mas o Gripen possui um dos sistemas de voo mais estáveis do mundo”, afirmou Sebastian Carlsson.
Para ler o posicionamento da Saab, clique aqui, aqui, aqui e aqui.
FONTE: Svenska Dagbladet, Dagens Nyheter link 1, Dagens Nyheter link 2, Di, TV4 News link 1, TV4 News link 2, Corren, Metro, NyTeknik, Folkbladet, Sveriges Radio, Helsingborgs Dagblad, Skaraborgsbygden
EDIÇÃO: Cavok
IMAGENS: Meramente ilustrativas
NOTA DO EDITOR¹: É… a casa caiu!
NOTA DO EDITOR²: Diante do exposto, fica claro cristalino o porquê da resistência dos pilotos suecos à tela única.
NOTA DO EDITOR³: Interessante a Força Aérea Sueca afirmar que os tais documentos, que serviram de base para as denúncias feitas pela emissora de televisão TV4 News, nunca foram secretos e que as restrições não são graves. Ou seja, assumiram que existem problemas, apenas trataram de minimizar os mesmos.
Mesmos não se tratando de documentos secretos, é impressionante que, até então, um assunto como esse nunca tinha sido abordado abertamente pela imprensa sueca.
A Saab também afirma que já estava ciente da situação, e que medidas tem sido implementadas a fim de corrigir as anormalidades.
Diante de fatos cuja veracidade foi confirmada tanto pela Força Aérea Sueca, como pela Saab, e, obviamente, minimizados por ambos, este Editor entende que é razoável presumir que essas anormalidades, por questões de segurança, tenham sido divulgadas aos demais operadores da aeronave (África do Sul, Hungria, República Checa, Reino Unido e Tailândia), até porque o fabricante afirma que medidas corretivas tem sido implementadas, e é bem possível que essas anomalias não atinjam apenas as aeronaves em operação na Suécia.
É incrível como as pessoas se contradizem com facilidade. Muita gente reclama que não existe transparência, e que os acidentes e incidentes aeronáuticos não são relatados. Aí, quando um assunto como este é divulgado pela imprensa, e republicado aqui no Cavok, a situação gera revolta em algumas pessoas.
Muitos dos que reclamaram são os mesmos que geralmente se divertem quando divulgamos os acidentes aéreos com aeronaves militares na Índia, quando relatamos os problemas no desenvolvimento do PAK FA, e quando abordamos os problemas do F-22 e F-35. Se for problema no Rafale, é porque é “jaca”, se for no Typhoon, é porque é um “tijolão”, se for russo, é porque não presta, e se o acidente é com um avião chinês, então é porque “soltou pecinha”, é “xing ling” e por aí vai…
Aí é divertido, não é mesmo?
Sem falar que quando o problema é com os outros, quase ninguém liga para a credibilidade da fonte.
Mas quando se trata do Gripen, a coisa muda de figura. E, mesmo com a Saab e a Força Aérea Sueca admitindo a situação, algumas pessoas insistem em afirmar que tudo isso é mentira e intriga da “imprensa marrom”, e até tentam denegrir a imagem do Cavok por estar publicando tais coisas.
Sejam mais coerentes em seus posicionamentos…
Por fim, entendemos que o Gripen é uma aeronave em constante desenvolvimento, entretanto nos causa estranheza que esse assunto não tenha sido tratado de forma mais transparente, como, por exemplo ocorre com o F-35.