TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74596 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Abr 22, 2015 10:52 pm

knigh7 escreveu:O projeto do WAD da AEL/ELBIT são 2 monitores unidos com alimentação e processamento separados, mas um coladinho no outro, com uma borda ultrafina. E em caso de falha de uma das telas, o monitor sem problema automaticamente assume também as imagens, alternado ou dividindo a do outro. O piloto faz o que bem entende com as funções da tela que sobrou, as telas são idênticas, sejam em hardware, software e alimentação.
Me pergunto se isso realmente adiciona mais segurança, se as funções passam de uma tela para outra existe um sistema que liga as duas e esse sistema é centralizado e se tornou mais complexo para poder fazer esse joguinho de ping pong, e se esse sistema falhar? As duas telas redundantes apagam?

O MTBF de um monitor deve ser de, no mínimo, umas 100.000 horas, boa sorte com algum software assim, e a complexidade só piora as coisas.
juarez castro escreveu: Evidentemente que tal tela vai necessitar de mais arrefecimento, portanto o sistema de refrigeração da aeronave deverá ser reprojetado e o lay out e talvez algumas dimensões da cabine também.
Um monitor deve consumir uns 20W, não vai nem fazer cócegas no sistema de refrigeração.




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kirk
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74597 Mensagem por kirk » Qua Abr 22, 2015 11:01 pm

juarez castro escreveu:Evidentemente que tal tela vai necessitar de mais arrefecimento, portanto o sistema de refrigeração da aeronave deverá ser reprojetado e o lay out e talvez algumas dimensões da cabine também.

Grande abraço
Essa questão do arrefecimento, três telas não geram tanto calor quanto uma WAD ? ... talvez até mais ?




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74598 Mensagem por knigh7 » Qua Abr 22, 2015 11:09 pm

Marechal-do-ar escreveu:
knigh7 escreveu:O projeto do WAD da AEL/ELBIT são 2 monitores unidos com alimentação e processamento separados, mas um coladinho no outro, com uma borda ultrafina. E em caso de falha de uma das telas, o monitor sem problema automaticamente assume também as imagens, alternado ou dividindo a do outro. O piloto faz o que bem entende com as funções da tela que sobrou, as telas são idênticas, sejam em hardware, software e alimentação.
Me pergunto se isso realmente adiciona mais segurança, se as funções passam de uma tela para outra existe um sistema que liga as duas e esse sistema é centralizado e se tornou mais complexo para poder fazer esse joguinho de ping pong, e se esse sistema falhar? As duas telas redundantes apagam?

O MTBF de um monitor deve ser de, no mínimo, umas 100.000 horas, boa sorte com algum software assim, e a complexidade só piora as coisas.
Como eles estão dividindo por segurança, com 2 telas de 9,5x8 polegadas, eles dever ter sopesado esses fatores.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74599 Mensagem por Carlos Lima » Qua Abr 22, 2015 11:25 pm

knigh7 escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Me pergunto se isso realmente adiciona mais segurança, se as funções passam de uma tela para outra existe um sistema que liga as duas e esse sistema é centralizado e se tornou mais complexo para poder fazer esse joguinho de ping pong, e se esse sistema falhar? As duas telas redundantes apagam?

O MTBF de um monitor deve ser de, no mínimo, umas 100.000 horas, boa sorte com algum software assim, e a complexidade só piora as coisas.
Como eles estão dividindo por segurança, com 2 telas de 9,5x8 polegadas, eles dever ter sopesado esses fatores.
Então pelo visto eles mudaram a especificação original já que essa era um único monitor de 19'.

http://www.advfn.com/news_Saab-Selects- ... 21600.html
...
The WAD for Brazil’s Gripen NG aircraft is a single intelligent and full-redundant multi-purpose display system, full-colour, large-screen (19 x 8 in) with continuous image presentation and the state-of-the-art touch-screen controls capability. It is the primary source of all flight and mission information in the cockpit...
[]s
CB_Lima




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74600 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Abr 22, 2015 11:31 pm

...
The WAD for Brazil’s Gripen NG aircraft is a single intelligent and full-redundant multi-purpose display system, full-colour, large-screen (19 x 8 in) with continuous image presentation and the state-of-the-art touch-screen controls capability. It is the primary source of all flight and mission information in the cockpit...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74601 Mensagem por Carlos Lima » Qua Abr 22, 2015 11:34 pm

Marechal-do-ar escreveu:
...
The WAD for Brazil’s Gripen NG aircraft is a single intelligent and full-redundant multi-purpose display system, full-colour, large-screen (19 x 8 in) with continuous image presentation and the state-of-the-art touch-screen controls capability. It is the primary source of all flight and mission information in the cockpit...
Pois é,

[]s
CB_Lima




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74602 Mensagem por kirk » Qui Abr 23, 2015 12:47 am

Carlos Lima escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:
Pois é,

[]s
CB_Lima
Eu entendo diferente, pessoal !

O apelo dessa frase é comercial, assim como lemos sobre a tela do F-35 ...

Já o knigh, fez uma observação TÉCNICA, sim é uma tela única com XY benefícios, mas se a tela terá duas fontes se será ou não composta por dois módulos, não interessa COMERCIALMENTE falando ... somente quando se aborda questões de segurança no funcionamento.




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74603 Mensagem por Carlos Lima » Qui Abr 23, 2015 2:39 am

Honestamente o que ele falou foi bem técnico e não muito diferente do que o knight7 falou.

Resta saber quem está com razão...

[]s
CB_Lima




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74604 Mensagem por Penguin » Qui Abr 23, 2015 6:51 am

II SEMINÁRIO DE OFFSET
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“O OFFSET NOS PROJETOS ESTRATÉGICOS DA FAB”
Brig Ar José Augusto Crepaldi Affonso
Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate
14 de dezembro de 2014
São José dos Campos- SP

http://www.workshop3.ifi.cta.br/apresen ... epaldi.pdf




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74605 Mensagem por Justin Case » Qui Abr 23, 2015 7:49 am

Penguin escreveu:II SEMINÁRIO DE OFFSET
INSTITUTO DE FOMENTO E COORDENAÇÃO INDUSTRIAL


“O OFFSET NOS PROJETOS ESTRATÉGICOS DA FAB”
Brig Ar José Augusto Crepaldi Affonso
Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate
14 de dezembro de 2014
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http://www.workshop3.ifi.cta.br/apresen ... epaldi.pdf
Muito interessante, Penguin.
Valeu!

Justin




juarez castro
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74606 Mensagem por juarez castro » Qui Abr 23, 2015 8:14 am

Marechal-do-ar escreveu:
knigh7 escreveu:O projeto do WAD da AEL/ELBIT são 2 monitores unidos com alimentação e processamento separados, mas um coladinho no outro, com uma borda ultrafina. E em caso de falha de uma das telas, o monitor sem problema automaticamente assume também as imagens, alternado ou dividindo a do outro. O piloto faz o que bem entende com as funções da tela que sobrou, as telas são idênticas, sejam em hardware, software e alimentação.
Me pergunto se isso realmente adiciona mais segurança, se as funções passam de uma tela para outra existe um sistema que liga as duas e esse sistema é centralizado e se tornou mais complexo para poder fazer esse joguinho de ping pong, e se esse sistema falhar? As duas telas redundantes apagam?

O MTBF de um monitor deve ser de, no mínimo, umas 100.000 horas, boa sorte com algum software assim, e a complexidade só piora as coisas.
juarez castro escreveu: Evidentemente que tal tela vai necessitar de mais arrefecimento, portanto o sistema de refrigeração da aeronave deverá ser reprojetado e o lay out e talvez algumas dimensões da cabine também.
Um monitor deve consumir uns 20W, não vai nem fazer cócegas no sistema de refrigeração.
Calor, ele gera muito calor, eu já ouvi que o sistema de refrigeração do painel precisa ser revisto.

Grande abraço




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74607 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Abr 23, 2015 9:19 am

O consumo de energia é quanto calor ele gera.

E caso não tenha ficado claro, só destaquei aquela frase porque é incomum ver "single" e "full-redundant" na mesma frase, pra mim, isso é marketing e pode não estar 100% correto do ponto de vista técnico.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74608 Mensagem por Penguin » Qui Abr 23, 2015 10:00 am

Marechal-do-ar escreveu:O consumo de energia é quanto calor ele gera.

E caso não tenha ficado claro, só destaquei aquela frase porque é incomum ver "single" e "full-redundant" na mesma frase, pra mim, isso é marketing e pode não estar 100% correto do ponto de vista técnico.
No site da Elbit é mencionado o termo DUAL REDUNDANT.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74609 Mensagem por kirk » Qui Abr 23, 2015 11:18 am

Penguin escreveu:II SEMINÁRIO DE OFFSET
INSTITUTO DE FOMENTO E COORDENAÇÃO INDUSTRIAL


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http://www.workshop3.ifi.cta.br/apresen ... epaldi.pdf
Show de Bola esse PDF heim Penguin ??? [100]

Vlw por postar !




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74610 Mensagem por BrasilPotência » Qui Abr 23, 2015 12:39 pm

O prazo para assinar o financiamento é dia 30/04 certo? Há algum movimento em andamento para assinar? É preocupante.




Brava Gente, Brasileira!!!
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